Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 27 de Dezembro de 2015 a 3 de Janeiro de 2016

29-12-2015 14:27

Semana de 27 de Dezembro de 2015 a 3 de Janeiro de 2016

1. Este Domingo, dia 27 de Dezembro, celebramos a Festa da Sagrada Família, celebrada habitualmente no Domingo entre o Natal e o Ano Novo. Lembramos também na celebração todas as famílias, especialmente as que pertencem à nossa comunidade.

2. Iremos rezar e ter presentes nas nossas intenções, todos aqueles que faleceram ao longo deste ano de 2015, na eucaristia desta 4ª Feira, dia 30 de Dezembro, na Igreja Matriz às 19 horas [sete da noite]. Se o tempo permitir, passaremos logo a seguir pelo cemitério, para uma breve oração.

3. Todos sabemos que na próxima 6ª Feira é o primeiro dia do novo ano de 2016. É feriado, dia Santo de Guarda, solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. É também o 49º Dia Mundial da Paz cujo tema este ano esta centrado no tema «Vence a indiferença e conquista a paz». As missas são as mesmas horas que ao Domingo. Como missa antecipada, faremos na 5ª Feira apenas a missa às 16.30 horas [quatro e meia da tarde]. A missa da noite não se costuma fazer, por coincidir com o tempo de festas de passagem de ano, havendo também aí valores a destacar tais como o optimismo, a esperança e a alegria de acolher um novo ano, e com ele o surgimento de novas possibilidades. Devemos começar o Ano Novo com as bênçãos de Deus, participando entre outras coisas na celebração da missa.

4. Está a decorrer um Convivo Fraterno para Jovens em Eirol nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro onde participam 3 jovens da nossa comunidade. Estão todos convidados para o encerramento deste convívio que decorrerá no Auditório do Centro Paroquial de Avanca a partir das 20.30 horas desta próxima 3ª feira, dia 29 de Dezembro. Nesta 2ª Feira dia 28 de Dezembro haverá também uma oração de intendência numa das salas do Centro Paroquial Avanca, pelo convívio, às 19 horas.

5. Vai de correr o Curso para Catequistas, actuais e futuros, em Janeiro, a partir do dia 18 (3 sessões: 18, 20 e 22 de Janeiro) às 21 horas, no Centro Paroquial de Veiros. É um curso para todos mas de forma particular para os mais novos. Também o Secretariado Diocesano de Educação Cristã vai concretizar, nos dias 14, 21 e 28 de janeiro e 4 de fevereiro de 2016 no Seminário de Aveiro, às 21 horas, um Curso Bíblico de Formação orientado pelo padre doutor Júlio Franclim, sobre o tema “Evangelho de S. Lucas – o Evangelista da Misericórdia”. Os interessados em participar em algum destes cursos (ou em ambos) deverão fazer a sua inscrição com urgência esta próxima semana na secretaria paroquial até 4ª feira.

6. As 2ª.s Jornadas de Formação Litúrgica destinadas a leitores, acólitos, zeladores, sacristães, cantores e músicos, ministros extraordinários da sagrada comunhão, fotógrafos, catequistas e abertas a outros agentes pastorais, irão decorrer na Casa Diocesana de Albergaria-a-Velha, nos Sábados 16 e 23 de Janeiro, e 6 de Fevereiro das 9.30 às 17.00 horas. As inscrições deverão ser entregues na Secretaria Paroquial até esta 4ª feira, dia 30 de Dezembro.

7. As nossas Irmãs pedem para convidar as pessoas de Avanca a participar no Jubileu dos 100 anos da morte de Teresa de Saldanha sua Fundadora e os 150 anos da Fundação da Congregação. Haverá uma celebração no Santuário de Fátima no dia 9 de Janeiro de 2016 com Missa na Basílica da Santíssima Trindade de manhã e uma Sessão Cultural no Centro Paulo VI à tarde. Quem desejar ir de autocarro deve comunicar necessariamente até este Domingo, dia 27 de Dezembro as Irmãs Dominicanas ou com o Victor Oliveira.

8. A interrupção da catequese de grupos neste tempo de Advento/Natal está a decorrer entre o dia 20 de Dezembro, até 3 de Janeiro do novo ano. Na 2ª feira, dia 4 de Janeiro, retomamos o trabalho dos Grupos da nossa Catequese Paroquial.

>. A próxima 6ª Feira é a primeira 6ª Feira do mês dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de Janeiro: Intenção Geral: Diálogo inter-religioso - Para que o diálogo sincero entre homens e mulheres de diferentes religiões produza frutos de paz e de justiça. Intenção Missionária: Unidade dos Cristãos - Para que, através do diálogo e da caridade fraterna, com a graça do Espírito Santo, sejam superadas as divisões entre os cristãos. Sendo o próximo dia 2 de Janeiro, o primeiro Sábado do mês, haverá recitação da oração do terço, junto ao monumento do Imaculado Coração de Maria, às 15.30 horas [três e meia da tarde].

>. O grupo de Visitadores de Doentes e Idosos da nossa paróquia vai ter a sua reunião mensal, no Sábado, dia 9 de Janeiro, às 14 horas [duas das tarde] na sala habitual do Centro Paroquial de Avanca.

Os Padres e Diáconos que estão ao serviço da comunidade paroquial de Avanca desejam

a todas as famílias um bom Tempo de Natal, vivido na Paz, na Alegria e na Misericórdia.

Desde já, o desejo de um Santo Ano para 2016, com Saúde, Paz e Coragem!