Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 27 de Setembro a 4 de Outubro de 2015

28-09-2015 11:33

Avisos da Semana

Semana de 27 de Setembro a 4 de Outubro de 2015

 

1. Começa este Domingo, dia 27 de Setembro, a Semana Nacional da Educação Cristã centrada no tema «Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia»: na mensagem desta semana, a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé convida as comunidades católicas do país a reflectir no papel fundamental da fé para o desenvolvimento harmonioso das pessoas e para a promoção da paz e do amor na família e na sociedade.

2. Esta semana todos os anos da catequese iniciarão normalmente os seus trabalhos de grupo. Na 2ª feira, dia 28 de Setembro, começa a catequese para as crianças, que seguira os mesmos moldes do ano passado; de 2ª a 5ª feira, os primeiros 4 anos de catequese terão o seu encontro das 17.30 às 18.30 horas [das cinco e meia às seis e meia da tarde], e os restantes anos ao sábado de manhã e de tarde. O 5º ano terá catequese às 9 horas [nove da manhã]. O 1º ano este ano tem os seus trabalhos de catequese na 4ª feira, os restantes anos nos mesmos dias em que tinham no ano passado.

3. Está a decorrer a fase de votação, até 30 deste mês (4ª feira da próxima semana), no Orçamento Participativo Municipal e nela está inserida uma obra de grande notoriedade e importância municipal e para Avanca concretamente: a "sede do Cine-Clube de Avanca". Um equipamento necessário para que o Cine-Clube de Avanca possa prosseguir com empenho os seus trabalhos e abrir novos horizontes na promoção da Cultura e e do Conhecimento - trabalho que já deu provas de responsabilidade e de projecção inovadora, em Portugal e no estrangeiro. Por isso é nossa obrigação dar prioridade ao mais importante e apoiar, nas várias propostas municipais apresentadas, esta que nos diz respeito e que ao mesmo tempo irá beneficiar todo o concelho de Estarreja.

4. O grupo de pessoas dos lugares Santo André, Peneda, Boca do Monte e Lagoa envolvidos na organização da próxima iniciativa de almoço-convívio em prol da Unidade dos Cuidados Continuados e do Novo Lar têm uma reunião marcada na capela paroquial de Santo André, nesta 2ª Feira, dia 28 de Setembro, às 21 horas [nove da noite] para o acerto de coisas necessárias.

5. Por ser Dia Internacional do Idoso, haverá a eucaristia mensal na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), na 5ª Feira, dia 1 de Outubro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando todos os idosos assim como os benfeitores do Centro Social e da paróquia.

6. Haverá esta semana Ultreia dos Cursistas de Cristandade dos arciprestados de Estarreja-Murtosa, na 5ª Feira, dia 1 de Outubro, às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial.

7. Reunião mensal de Visitadores de Doentes e Idosos, no próximo Sábado, dia 3 de Outubro, às 14 horas [duas da tarde], nas instalações do Lar do Centro Paroquial e Social.

8. Estão ainda abertas até 15 de Outubro as inscrições para o grupo de adultos que desejem fazer a caminhada de preparação, ao longo do próximo ano, para receber o Sacramento do Crisma. Os interessados deverão dirigir-se à Secretaria Paroquial para fazer a sua inscrição. Esta formação envolve uma hora por semana, à noite, em horário e dia a combinar no primeiro encontro.

9. Os responsáveis da Confraria da Broa d'Avanca pediram para divulgar que neste Domingo dia 27 de Setembro haverá a tradicional "Desfolhada à Moda Antiga" das 15 às 16.30 horas para as crianças, na eira da Quinta do Marinheiro, sendo a entrada pelo portão da Rua de St.ª Luzia. A partir das 21 horas haverá a desfolhada no centro cívico de Avanca com a animação musical do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Avanca. Cascar o milho e ajudar a fazer a moreia de canas, cantar, dançar, conviver em família e com amigos será um bom motivo para reviver as tradições seculares. 

10. Lembramos esta semana a memória de Santo Francisco de Assis, no Domingo dia 4 de Outubro, invocado na Capela Paroquial de Santo Francisco de Assis, no Rego da Arada. Na 2ª feira, dia 5 de Outubro haverá eucaristia na capela às 19 horas [sete das noite].

11. Um grupo de pessoas da nossa paróquia, identificado e autorizado, vai começar no dia 1 de Outubro a fazer o peditório para organizar os Festejos em Honra de São Sebastião 2016. Acolhamos com estima e colaboremos.

12. O Encontro Nacional dos Associados do Imaculado Coração de Maria que vai decorrer no Santuário de Fátima a 17 de Outubro, tem abertas as inscrições, para a participação das pessoas interessadas, na Secretaria Paroquial ou junto do Carlos Pinto do Lugar do Seixo.

13. No próximo domingo dia 4 de Outubro vão decorrer as eleições legislativas de forma a escolher os representantes da população à Assembleia da República. Esperamos todos e rezamos a Deus para que aqueles que forem eleitos sirvam generosamente, com verdade e dignidade as populações que os escolheram. Todos aqueles que já podem exercer o seu dever de votar devem participar, num chamamento à cidadania e à responsabilidade. 

>. A próxima 6ª Feira, dia 2 de Outubro, é a primeira 6ª Feira do mês dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de Setembro: (Tráfico de pessoas) Para que seja erradicado o tráfico de pessoas, a forma moderna de escravidão e (Missão na Ásia) para que, com espírito missionário, as comunidades cristãs do continente asiático anunciem o Evangelho a todos aqueles que ainda não o conhecem. Sendo também o próximo dia 3 de Outubro, o primeiro Sábado do mês, haverá recitação da oração do terço, junto ao monumento do Imaculado Coração de Maria, às 15.30 horas [três e meia da tarde].

>. Para os jovens que se preparam para receber proximamente o sacramento do Crisma (e que o ano passado frequentaram o 11º ano), prosseguem os seus encontros no próximo Sábado, dia 26 de Setembro, às 18 horas {seis da tarde] no Centro Paroquial. Esta reunião é apenas para os jovens.

>. O Orfeão Egas Moniz de Avanca pediu para relembrar novamente vai reiniciar os seus ensaios e assim como para divulgar a satisfação que teria em poder receber pessoas que queiram integrar o grupo. Os interessados poderão comparecer já na próxima 5ª feira, dia 17 de Setembro pelas 21 horas na Escola de Artes de Avanca (junto à Casa da Eira), para fazer a experiência e ponderar a integração do grupo, aprofundando o gosto pela música e a partilha dessa afeição e levando ainda mais longe o nome Avanca.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar