Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 4 a 11 de Junho de 2017

05-06-2017 12:35

Avisos da Semana

Semana de 4 a 11 de Junho de 2017

 

01. Celebramos neste Domingo, dia 4 de Junho, a solenidade de Pentecostes – Festa de aniversário da Igreja. No próximo Domingo dia 11 de Junho, celebramos a solenidade da Santíssima Trindade retomando o Tempo Comum. Semanalmente, na Igreja Matriz a missa da noite será às 21 horas [nove da noite]. Este horário da missa da noite irá manter-se durante os meses de Verão. Às 5ª.s Feiras, logo de seguida à celebração da eucaristia da noite, haverá Oração comunitária de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

02. Neste Domingo, dia 4 de Junho, vamos ter a Primeira Comunhão das nossas crianças. Estas e seus pais devem juntar-se um pouco antes das 10.30 horas [dez e meia da manhã], junto da Capela de Santo António, para se poder organizar o cortejo e ir a caminho da Igreja, de forma a que missa comece mesmo às 11 horas [onze da manhã].

03. Vai celebrar-se a “Festa do Senhor” neste Domingo, dia 4 de Junho, organizada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nª Senhora do Rosário, iniciando-se com a missa da festa às 17 horas [cinco da tarde]. Depois da missa haverá a solene procissão em que participarão as crianças da Primeira Comunhão que deverão estar junto à igreja às 17.45 horas [seis menos um quarto] para se organizar o grupo na procissão. É claro que neste domingo dia 4 de Junho, a missa da tarde é excepcionalmente às 17 horas [cinco da tarde], por isso não haverá missa das 19 horas [sete da noite]. 

04. Haverá a eucaristia na Capela Paroquial de São José - no Lar de idosos, nesta 2ª Feira, dia 5 de Junho, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

05. Reunião mensal dos membros da Fraternidade Dominicana, no próximo Domingo, dia 11 de Junho, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

06. Já se encontram abertas, na Secretaria Paroquial, as matrículas para o 1º ano da catequese das crianças que entram este ano pela primeira vez na escola. Os encarregados de educação deverão fazer essa inscrição até finais de Junho, de forma a ser organizado o grupo de catequese do 1º ano que irá iniciar o seu trabalho.

07. Nesta semana prosseguem os Encontros de Catequese (11º e 12º) organizados pelo grupo do “Caminho Neocatecumenal”, nesta 2ª Feira e 5ª Feira, às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial. O convite continua em aberto a todos.

08. Reunião da Equipa Coordenadora da Catequese Paroquial, esta 2ª feira dia 5 de Junho, às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial. 

09. Vai haver reunião da Equipa do Clero Inter-arciprestal de Estarreja e Murtosa, esta 5ª Feira, dia 8 de Junho, na Murtosa, desde as 9 até às 17 horas.

10. Haverá uma Recolha benévola de sangue, neste Domingo, dia 11 de Junho, apenas da parte da manhã, entre as 9 e as 12.30 horas [meio dia e meio]. As colheitas serão feitas nas instalações do Centro Paroquial e estão ao cargo do Instituto Nacional de Sangue, numa organização da Associação de Dadores de Sangue Terras do Antuã. Dar sangue é dar vida, auxilie com a sua contribuição.

11. No dia 18 de Junho temos o Dia da Comunidade Paroquial e o encerramento das actividades da Catequese Paroquial de Infância e adolescência em Avanca. Todas as famílias cristãs, todos os grupos cristãos de trabalho apostólico da paróquia e suas famílias, é lógico que estão convidados por natureza – porque não precisam de convite. A comunidade paroquial convoca de forma especial a participarem, os casais que completam este ano os seus 25, 50 e 60 anos de vida conjugal e sacramental do matrimónio. São convidados a associarem-se a esta nossa festa, as instituições e organizações da sociedade civil na nossa freguesia, de todos os sectores, autárquico, desportivo, cultural, recreativo e social. Neste ano jubilar mariano vamos dar algum destaque ao aniversário das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria. O programa é simples, pois serve para festejar a participação na edificação da vida em comunidade, da partilha e do serviço. Teremos eucaristia de acção de graças às 11 horas na Igreja Matriz. Às 12.30 horas [meio dia e meio] haverá fêveras, de ‘porco no espeto’, e caldo verde fornecidos pela paróquia nos salões do Centro Paroquial; pedimos apenas que tragam para partilhar bebidas, sobremesa e louça de ‘picnic’ com os talheres. Os ofertórios desse fim-de-semana, em todas as missas da nossa paróquia são para as obras da Unidade de Cuidados Continuado e do novo Lar. Contamos com a presença, participação e generosidade de todos.

12. Encontram-se abertas, nos estabelecimentos escolares de ensino, as matrículas para o próximo ano lectivo. A esse propósito, e após um diálogo sincero e construtivo com os filhos, os encarregados de educação deverão fazer a opção para que os seus filhos possam frequentar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, pois trata-se de uma disciplina de grande interesse e reflexão sobre os aspectos importantes da vida e do sentido da existência; sobre os valores de uma sociedade mais justa e fraterna, na participação dos deveres e direitos cívicos, e também acerca dos fundamentos das opções e projectos de realização pessoal na construção da felicidade. Não há, da parte das escolas e estabelecimentos de ensino, alternativa do mesmo género e com a mesma importância em relação a essa disciplina. A não opção por Educação Moral e Religiosa católica nas matrículas significa tempo desocupado no horário, permitindo muitas vezes situações de inquietação e confusão na vida escolar de alguns alunos. É também nestas oportunidades de opção, que a famílias cristã dá testemunho da Fé e da escolha consciente procurando o melhor caminho da educação dos filhos. Existem à saída alguns desdobráveis que poderão acrescentar informações importantes.

>. Um grupo de pessoas ligadas à da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar este ano os Festejos em honra de Santa Marinha 2017, padroeira de Avanca. Nos últimos anos tem sido por intermédio da irmandade que tem sido feita a festa da padroeira de Avanca - Santa Marinha e temos que ser gratos e estar reconhecidos por esse trabalho generoso, sendo acolhedores e amáveis mesmo que haja diferentes opiniões ou até dificuldades em contribuir. Sendo assim, a comissão irá continuar esta semana a recolha de fundos para os festejos.

>. A nossa Paróquia de Avanca está a organizar para este ano uma saída ao estrangeiro, num itinerário simples e não muito caro, efectuando uma viagem de autocarro com destino a Lourdes – no sul de França, junto á cordilheira dos Pirinéus que faz fronteira com a Espanha. Essa viagem acontecerá entre 21 e 25 de Agosto deste ano, pelo que as pessoas que desejarem poderão fazer a sua inscrição na secretaria paroquial e obter ai mais informações. Neste ano de centenário das aparições marianas em Portugal, pareceu bem ir ao encontro de outras realidades em sintonia com a mensagem de Fátima, e de conhecer o Santuário de Nª Sª de Lourdes e das aparições de Nª Senhora a Bernardette Soubirous.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar