Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 7 a 14 de Fevereiro de 2016

08-02-2016 13:43

Semana de 7 a 14 de Fevereiro de 2016

1. Desde este Sábado, dia 6 de Fevereiro (fim de semana “gordo”) até à próxima 6ª Feira, dia 12, haverá interrupção da catequese paroquial de grupos de infância e adolescência, motivada pelo tempo de actividades de Carnaval. Retomamos os trabalhos da catequese, no próximo Sábado, dia 13 de Fevereiro. Procuremos acolher os desafios deste tempo da Quaresma, iniciando a nossa participação logo nesta 4ª Feira de Cinzas.

2. Haverá a eucaristia na Unidade de Cuidados Continuados e ERPI (novo Lar de idosos), nesta 2ª Feira, dia 8 de Fevereiro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Social.

3. Vai começar o tempo quaresma na próxima 4ª feira, dia 10 de Fevereiro, com a celebração de Cinzas. Este dia é o começo dum tempo que nos vai levar até à Páscoa. É um dia de Penitência que nos liga a um processo de conversão pessoal e nos introduz num tempo especial de oração, e que tem também uma das suas expressões na prática do jejum e da abstinência, havendo mesmo outras formas de penitência que em muitos casos são também formas de austeridade e privações, num esforço de renúncia e conversão que nos aproxima uns dos outros. 4ª Feira de Cinzas é mesmo um dia marcante pelo gesto penitencial da imposição das cinzas. Porque é importante começarmos bem as coisas no princípio da Quaresma, para facilitar a participação ao maior número de pessoas na eucaristia, a celebração de 4ª Feira de Cinzas, será meia hora mais tarde, ou seja às 19.30 horas [sete e meia da noite]. Nessa celebração iremos lançar a caminhada paroquial para a quaresma. Como é habitual, estão também ao dispor das pessoas e suas famílias no final das missas um livrinho de oração que poderá ajudar na vivência pessoal e familiar da caminhada de Quaresma/Páscoa pelo valor de 1,50 euros. As pessoas poderão ainda adquirir junto do sacristão ou na secretaria paroquial.

4. Para além desta próxima 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todas dias de abstinência. Como já tivemos ocasião de recordar várias vezes, o sentido da abstinência é comermos uma comida mais barata para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este o sentido do contributo penitencial que este ano se destina aos cristãos perseguidos pelo ódio da intolerância religiosa e a necessidade urgente de dotarmos os Serviços pastorais diocesanos de espaços de trabalho e de reuniões, adaptando, para o efeito, uma zona do nosso Seminário de Santa Joana.

5. Na 5ª Feira, dia 11 de Fevereiro, é o Dia Mundial do Doente, e festa de Nª Sª de Lurdes. O papa, dirigindo-se a todos neste 24º Dia Mundial do Doente, apela a que devemos “Confiar em Jesus misericordioso, como Maria: ‘Fazei o que Ele vos disser’”, seguindo assim o ensinamento das bodas de Caná e assinala que a doença coloca a fé em Deus “à prova” mas revela “toda a sua força positiva”. Rezamos, de forma especial esta semana pelos nossos enfermos e seus cuidadores.

6. Vai haver reunião da Equipa do Clero Inter-arciprestal de Estarreja e Murtosa, esta 5ª Feira, dia 11 de Fevereiro, na Murtosa, desde as 9 até às 17 horas.

7. Há reunião de todos Leitores das celebrações da nossa paróquia (Igreja e capelas) – incluindo de novos leitores que queiram integrar esse serviço pastoral, na próxima 6ª Feira, dia 12 de Fevereiro, às 21 horas [nove da noite], no Centro Paroquial. Está reunião irá servir para programar e organizar o serviço que se presta à comunidade, pelo que é indispensável o esforço para a presença de todos os leitores.

8. O grupo de Visitadores de Doentes e Idosos da nossa paróquia vai ter a sua reunião mensal, no próximo Sábado, dia 13 de Fevereiro, às 14 horas [duas das tarde] na sala habitual do Centro Paroquial de Avanca.

9. Reunião da Fraternidade Dominicana no próximo Domingo dia 14 de Fevereiro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

10. A preparação para noivos que irão casar ao longo deste ano, os encontros do CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio) irá começar em Abril no Centro Paroquial. Nesta altura do ano a nossa paróquia de Avanca, não mais que uma vez apenas, vai promover estes encontros para os noivos e dado que no concelho de Estarreja não irá haver outros encontros deste género, tornando-se necessária a inscrição com a máxima brevidade na Secretaria Paroquial até finais de Março, de forma a organizar os trabalhos.

11. Vai haver uma peregrinação ao Santuário de Fátima, de participação no Encontro Internacional dos associados da Coração Imaculado de Maria, no dia 5 do próximo mês de Março. As pessoas que quiserem participar, podem inscrever-se na Secretaria Paroquial ou então junto do senhor Carlos Pinto, do Seixo.

12. Em virtude da grande lotação da hospedaria de Roma em finais de Agosto deste ano a propósito do Congresso Eucarístico Internacional, a paróquia está a programas a peregrinação Jubilar do Ano da Misericórdia a Roma para 1ª quinzena de Agosto. Daremos oportunamente mais informações.

>. Um grupo de pessoas ligadas à 2ª mesa da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar este ano os Festejos em honra de Santa Marinha, padroeira de Avanca. Nos últimos anos tem sido por intermédio da irmandade que tem sido feita a festa da padroeira de Avanca - Santa Marinha e temos que estar reconhecidos por esse trabalho generoso. Sendo assim, a comissão irá iniciar esta semana, já a partir de 2ª feira, a recolha de fundos para os festejos.