Avisos da Semana

Semana de 6 a 13 de abril de 2025

01. Estamos a 15 dias da Páscoa. A Pascoa é o ponto mais alto de todas as celebrações do ano. Não podemos esquecer os elementos importantes da caminhada e conversão penitencial, partilhando também com quem é mais necessitado. Até ao final desta semana, que passou, poucas pessoas ajudaram com o seu contributo penitencial – os envelopes estão disponíveis, e esse contributo pode ser colocado nos cestos dos ofertórios das missas. O dia das confissões/reconciliação em Avanca, como tradicionalmente acontece, é na 2ª feira da Semana Santa - parte da manhã e de tarde. Os padres que trabalham em Avanca, nessas semanas têm estado comprometidos nas confissões em outras paróquias para termos outros sacerdotes na 2ª feira da Semana Santa nas confissões da nossa paróquia.

02. No próximo Domingo dia 13 de abril é Domingo de Ramos – evocamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e damos início à Semana-Santa. A habitual bênção dos Ramos será feita na Capela Paroquial de São José (capela do Lar – no lado sul da Igreja) às 10.45 horas (onze menos um quarto) vindo depois em cortejo processional a caminho da Igreja, de forma a iniciar a eucaristia às 11 horas.

03. A catequese paroquial de Grupos interrompe já neste Domingo dia 6 de abril os seus trabalhos. O tempo quaresmal, e nele, a vida dos grupos de catequese, é um momento forte na transmissão de valores e de vida. Os pais e encarregados de educação deverão por isso ter em conta neste tempo de férias escolares, o dever de participar com os seus filhos nos importantes espaços da vida da comunidade cristã em período de Semana Santa e Páscoa. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá assim entre 6 e 22 de abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 3ª feira dia 23 de abril. Excetuam-se os grupos que tenham organizado a interrupção de outra forma, em virtude de outros ajustes.

04. Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todos dias de abstinência. O sentido da abstinência é termos uma vida mais sóbria e simples, para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este também o sentido do Contributo Penitencial 2025, cuja aplicação este ano será para partilhar com a Paróquia de Gaza –única a prestar cuidados aos cristãos na zona palestiniana e que se mantém ativa no apoio à população sob a coordenação do Patriarcado Latino de Jerusalém; outra parte do contributo penitencial será com o Fundo de Emergência Social, da Cáritas Diocesana.

05. Por impossibilidade na semana passada, haverá esta semana a eucaristia mensal na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), de forma especial na 3ª feira dia 8 de abril, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial. Está marcada para esta 3ª feira dia 1 de abril de forma a evitar a acumulação de demasiadas atividades na proximidade da Semana Santa.

06. De forma a começar a organizar o número de elementos necessário para cada um dos grupos da visita pascal 2025 em Avanca, estão a aceitar-se as inscrições de crianças, adolescentes, jovens e adultos que queiram integrar esses grupos – os nomes e contactos destas crianças, adolescentes, jovens e adultos poderão ser deixados aos catequistas e animadores desses grupos ou na secretaria paroquial.

07. Está a chegar o tempo que que irão ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite agora que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 1 % (um por cento) dos seus impostos - que terá assim fins sociais. Visto 1 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respetiva consignação no local próprio da declaração é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa percentagem do seu IRS, o governo retirará na mesma esse valor e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS, na entidade a consignar 1 % do IRS, a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. João Batista de la Salle, presbítero [na 2ª feira – 7 de abril]; S. Estanislau, bispo e mártir [na 6ª feira – 11 de abril]; S. Martinho I, papa e mártir [no domingo – 13 de abril].

- lembrança #01: No domingo dia 30 de março mudou a hora. Os relógios ADIANTARAM UMA HORA. Entrou-se na hora de Verão. Com essa mudança da hora que ocorreu, foram acertados, na sua grande maioria a partir deste domingo dia 30 de março, os horários das celebrações. Assim, desde a 2ª feira dia 31 de março as eucaristias nos dias da semana na Igreja Matriz passaram a ser às 20 horas [oito da noite] portanto de 2ª a 6ª feira. Em Santa Ana e Santa Luzia, à semana, a eucaristia passou a ser às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite continua a ser às 20 horas [oito da noite]. O acerto do horário da eucaristia da tarde de domingo acontece às 19 horas [sete da noite] já desde o dia 30 de março

- lembrança #02: A 1ª sexta-feira do mês foi dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, onde se lembraram as intenções do Santo Padre para o mês de abril: Pelo uso das novas tecnologias. Rezamos para que o uso das novas tecnologias não substitua as relações humanas, respeite a dignidade das pessoas e ajude a enfrentar as crises do nosso tempo.

- No dia 7 de abril ocorre o Dia Mundial da Saúde. Esta efeméride é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade, além de desenvolver atividades com vista à promoção do bem-estar das populações, tal como a promoção de hábitos de vida saudáveis.

- No dia 7 de abril ocorre também o Dia Nacional dos Moinhos. Uma iniciativa de alcance nacional com o único objetivo de chamar a atenção para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos. Promovida desde 2007 pela Etnoideia esta iniciativa tem o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia sendo divulgada internacionalmente por todo o mundo.

- No dia 8 de abril ocorre o Dia Internacional do Cigano. O objetivo deste dia é comemorar a cultura e a história do povo cigano, lutando para o seu reconhecimento e contra o preconceito e a discriminação sentida pela comunidade cigana, a maior minoria étnica na Europa, e, ao mesmo tempo, a mais discriminada, com um acesso dificultado à educação, à habitação, aos serviços de saúde e ao trabalho. É desde 1971 que se comemora o Dia Internacional do Cigano a 8 de abril, o dia em que se realizou o primeiro encontro internacional de ciganos em Orpingtion, nas redondezas de Londres. A data foi institucionalizada pela ONU, como International Romani Day.

- No dia 10 de abril ocorre o Dia Mundial da Homeopatia. Dez de abril é considerado o Dia Mundial da Homeopatia (Homeopathy Day) por ser a data de nascimento do criador dessa prática, o alemão Samuel Hahnemann, de 1755. A Homeopatia é uma ciência terapêutica e uma racionalidade médica que trata cada pessoa em sua individualidade e totalidade de ser, em seu modo peculiar de adoecer, utilizando substâncias altamente diluídas. Partindo do diagnóstico do desequilíbrio físico, mental e emocional que o indivíduo apresenta quando adoece e de medicamentos capazes de estimular a reação curativa do organismo, pode-se diminuir a predisposição às doenças, curar doenças agudas e de longa duração sem efeitos adversos e promover o equilíbrio mental e emocional.

- No dia 11 de abril ocorre o Dia Mundial da Doença de Parkinson. Foi a 11 de abril de 1755 que nasceu James Parkinson, o médico inglês que descreveu a doença pela primeira vez em 1817. A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, ainda sem cura, pautada pela destruição das células nervosas. Esta doença ataca cerca de 20 mil portugueses, de ambos os sexos, com uma ligeira preponderância para o sexo masculino. Estima-se que no mundo existam 10 milhões de doentes de Parkinson.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; 

São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

 

Crie o seu site grátis Webnode