Avisos da Semana

Semana de 18 a 25 de Fevereiro de 2018

01. Nos avisos da semana passada houve um engano sobre o recomeço da catequese e que induziu em erro muitos pais, pelo que pedimos desculpas. As actividades da catequese foram de facto retomadas neste Sábado dia 17 de Fevereiro. Pelo que haverá catequese de grupos já a partir desta 2ª feira dia 19 de Fevereiro.

02. Vai acontecer a primeira sessão da ação de Formação para todos sobre “a Eucaristia e a Caridade”, na próxima 4ª feira dia 21 de Fevereiro, no Salão Paroquial da Igreja de Beduído às 21 horas. Na 4ª feira da semana a seguir vai ter lugar a segunda sessão do mesmo tema sobre “a Eucaristia e a Caridade”; quem vem apresentar os temas vai ser o senhor Vigário Geral e o Senhor Bispo de Aveiro. Procuremos participar nestes dois encontros nas próximas duas quartas-feiras às 21 horas o que nos pode ajudar a viver a quaresma de acordo com o plano de pastoral.

03. Neste ano vamos ser chamados a Viver a Quaresma na adoração a Jesus - que nos aponta o irmão. Iremos ter já na 3ª feira dia 27 de Fevereiro o chamado Lausperene Diocesano em que a nossa freguesia durante este dia é a chamada a dar louvor a Deus em sintonia com toda a diocese. É uma maneira de participarmos nesta Oração Diocesana diariamente contínua, onde calha a cada freguesia um dia de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

04. Também a 9 e 10 de Março vai decorrer na Igreja de Santa Maria da Murtosa, a atividade "24 horas para o Senhor" para os arciprestados de Estarreja-Murtosa seguindo uma proposta do papa Francisco para este tempo de vivência quaresmal. É também uma maneira de prepararmos o Congresso Eucarístico Diocesano que vai decorrer no dia 2 de Junho - na véspera da nossa festa da comunhão solene das crianças.

05. Além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todas dias de abstinência. O sentido da abstinência é comermos uma comida mais barata para podermos ajudar os mais pobres e as obras destinadas ao bem comum.

06. A Igreja convida-nos a dar-mos uma esmola maior - chamado Contributo Penitencial, que deve ser o fruto de algumas privações vividas na Quaresma. Este dinheiro é destinado a obras que o Bispo diocesano entende que precisam de ajuda. O nosso Bispo resolveu este ano dividir em partes iguais para o Colégio de Nossa Senhora da Apresentação, em Calvão; para o Fundo Diocesano de Emergência Social, ligado à Caritas; e para projetos missionários na Diocese de S. Tomé e Príncipe. As razões destas escolhas prendem-se com a necessidade de ajudarmos o Colégio de Calvão a realizar a sua missão na educação cristã dos alunos, de fortalecermos o apoio aos mais pobres que vivem no meio de nós e de apoiarmos uma paróquia missionária, com a qual queremos estabelecer parcerias de comunhão e evangelização.

07. Haverá Ultreia dos Cursistas de Cristandade dos arciprestados de Estarreja-Murtosa, na próxima 5ª Feira, dia 22 de Fevereiro, às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial.

08. A preparação para aqueles que irão casar ao longo deste ano - os encontros do Curso de Preparação para Noivos, irá começar no próximo Sábado 24 de Fevereiro no Centro Paroquial de Avanca. Nesta altura do ano a nossa paróquia de Avanca, não mais que uma vez apenas, vai promover estes encontros para os noivos e dado que no concelho de Estarreja não irá haver outros encontros deste género, tornando-se necessária a inscrição com a máxima brevidade na Secretaria Paroquial, de forma a organizar os trabalhos.

>. Vai haver uma Peregrinação ao Santuário de Fátima de participação no Encontro Internacional dos associados da Coração Imaculado de Maria, no dia 17 de Março. As pessoas que quiserem participar, podem inscrever-se na Secretaria Paroquial ou então junto do senhor Carlos Pinto, do Seixo

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial