Avisos da Semana

Semana de 9 a 16 de junho de 2024

01. Neste domingo dia 9 de junho, é dia de eleições para a escolha dos 21 deputados portugueses com assento no Parlamento Europeu - onde Portugal participa. Votar é um direito, mas também um dever. Pode-se não gostar de nenhum partido, e não apreciar qualquer dos candidatos que se apresentam – não deve ser isso que nos impede de votar. Não votar é deixar que outros o façam por nós, e isso pode conduzir a situações graves – pois todos os votos contam, mesmo que existam pessoas que queiram fazer passar outra mensagem. Não há partidos perfeitos, mas facilmente verificamos que existem alguns que não merecem que nos fiemos neles, pela forma como procedem perante valores cristãos – que são valores humanos. Assistimos e verificamos as mentiras, e as aldrabices quase diárias, pensando muitos que a memoria é curta, mas mesmo assim e podendo ser difícil devemos escolher os que nos parecem menos maus.

02. Relembramos que desde este domingo dia 9 de junho, vai haver um acerto no horário habitual da missa aos domingos em Água-Levada - na Capela Paroquial de Santa Ana. Será a partir desse domingo em diante, às 10.15 horas [dez e um quarto].

03. Celebra-se esta semana a memória de Santo António, na 5ª feira, dia 13 de junho, invocado na Capela Paroquial de Santo António, onde haverá eucaristia às 10 horas [dez da manhã]. A capela estará aberta de manhã e à tarde, com exceção do meio-dia às duas da tarde.

04. Vai haver esta semana reunião da Equipa Arciprestal da Pastoral, esta 6ª feira dia 14 de junho, às 21 horas [nove da noite] no Centro Paroquial de Beduído.

05. No próximo Sábado dia 15 de junho, teremos a participação de todos na Festa da Catequese Paroquial – que irá acontecer na celebração eucarística das 16.30 horas [quatro e meia da tarde]. Esperamos assim a presença de todos, num dia especial da família paroquial, de testemunho e esforço em sermos cristãos. Esse esforço e compromisso continuarão, mesmo em tempo de férias de verão e sem o trabalho especial em grupo de catequese, pois a catequese paroquial irá assim interromper as suas atividades, para férias de verão, a partir de 16 de junho, voltando ao trabalho de catequese de grupos na 2ª quinzena de setembro.

06. Haverá uma Recolha benévola de sangue, no próximo Domingo, dia 16 de junho, apenas da parte da manhã, entre as 9 e as 12.30 horas [meio-dia e meio]. As colheitas serão feitas nas instalações do Centro Paroquial e estão ao cargo do Instituto Nacional de Sangue, numa organização da Associação de Dadores de Sangue Terras do Antuã. Dar sangue é dar vida, auxilie.

07. Encontram-se abertas, nos estabelecimentos escolares de ensino, as matrículas para o próximo ano letivo. A esse propósito, e após um diálogo sincero e construtivo com os filhos, os encarregados de educação deverão fazer a opção para que os seus filhos possam frequentar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, pois trata-se de uma disciplina de grande interesse e reflexão sobre os aspetos importantes da vida e do sentido da existência; sobre os valores de uma sociedade mais justa e fraterna, na participação dos deveres e direitos cívicos, e também acerca dos fundamentos das opções e projetos de realização pessoal na construção da felicidade. Não há, da parte das escolas e estabelecimentos de ensino, alternativa do mesmo género e com a mesma importância em relação a essa disciplina. A não opção por Educação Moral e Religiosa católica nas matrículas significa tempo desocupado no horário, permitindo muitas vezes situações de inquietação e confusão na vida escolar de alguns alunos. É também nestas oportunidades de opção, que a família cristã dá testemunho da Fé e da escolha consciente procurando o melhor caminho da educação dos filhos.

08. Lembramos que já estão abertas, na Secretaria Paroquial, as matrículas para o 1º ano da catequese das crianças que entram este ano pela primeira vez na escola. Os encarregados de educação deverão fazer essa inscrição até finais de junho, de forma a ser organizado o grupo de catequese do 1º ano que irá iniciar o seu trabalho.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Anjo da Guarda de Portugal [na 2ª feira – 10 de junho]; S. Barnabé, apóstolo [na 3ª feira – 11 de junho]; S. António de Lisboa, presbítero e doutor da Igreja, Padroeiro de Portugal [na 5ª feira – 13 de junho]

- lembrança #01: A adoração semanal ao Santíssimo Sacramento ocorre semanalmente às 5ª feiras, imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá este momento de adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz.

- lembrança #02: Um grupo de pessoas, reunida com senhor Reitor, aceitou constituir a comissão de festas e organizar os Festejos em honra de Santa Marinha deste ano 2024 – celebrando assim a padroeira de Avanca. Sendo assim, a comissão iniciou já a recolha de fundos para os festejos. Por todas as razões temos de ser compreensivos com os membros desta comissão que nos irão bater à porta, acolhendo respeitosamente o seu trabalho e dedicação em prol desta festa maior da nossa terra e que irão assim recolher sem exigências e de forma livre, aquilo que as famílias poderem e quiserem dar para a concretização dos festejos.

- lembrança #03: Os responsáveis dos Escuteiros do Agrupamento 402 de Avanca, pedem para avisar que estão abertas as inscrições para crianças e adolescentes que queiram integrar as atividades desenvolvidas pelo grupo de escuteiros. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial, de 2ª a 6ª feira no horário de atendimento.

- Na 2ª feira dia 10 de junho ocorre o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal. Este é o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional. Pela sua importância, é um dos feriados civis que não foram eliminados pelo Governo. Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses". Após a revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.

- Na 4ª feira dia 12 de junho ocorre o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Quem criou esta celebração foi a Organização Internacional do Trabalho. Esta data, celebrada no mesmo mês do Dia Mundial da Criança, visa alertar a população para o facto de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola a aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias. O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deseja assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e doutras violações dos seus direitos humanos fundamentais, assim como a combater todos os tipos de trabalho infantil. Algumas celebridades juntam-se à causa, para aumentar a divulgação da data. A UNICEF estima que existam 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas delas (85 milhões) em condições de exploração infantil, com perigos graves à saúde e sendo envolvidas em conflitos armados.

- Na 6ª feira dia 14 de junho ocorre o Dia Mundial do Dador de Sangue. A celebração do Dia Mundial do Dador tem como objetivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias e benévolas, assim como reconhecer a sua importância e o seu contributo em salvar vidas e em melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92 milhões de pessoas dão sangue anualmente, sendo que 45% destes dadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. A OMS quer expandir este universo de dadores, encorajando outras pessoas a tornarem-se dadores de sangue. A organização pretende que em 2020 as dádivas de sangue em todos os países sejam completamente benévolas e não remuneradas. Quem pode ser dador de sangue? Pode proceder à doação de sangue se: tiver entre 18 e 65 anos de idade; pesar mais de 50 quilos; gozar de boa saúde e tenha hábitos de vida saudáveis. Onde dar sangue? Pode dar sangue nos: centros regionais de sangue do Instituto Português do Sangue em Lisboa, Porto e Coimbra; locais onde se realizam colheita de sangue móveis, no seu local de trabalho, centro comercial ou na sua área de residência; serviços de imunohemoterapia hospitalares. O que fazer e o que não fazer depois de doar sangue? Deve-se beber líquidos em abundância; não se pode conduzir por 30 minutos; não se pode fumar por duas horas; não se pode beber álcool por 12 horas.

- No Sábado dia 15 de junho ocorre o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi criada em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tendo como objetivos refletir numa questão social sensível e acabar com a violência contra a pessoa idosa. Numa sociedade cada vez mais envelhecida (serão 1,2 mil milhões de pessoas com mais de 60 anos em 2025), os idosos são esquecidos e sujeitos a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral. Todos os anos se registam vários casos de abuso contra os idosos e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público. Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais e promover a integração e o bem-estar do idoso são os desafios lançados pela celebração desta data.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial