ACÇÃO SENSIBILIZAÇÃO "IDOSOS EM SEGURANÇA"

08-11-2010 10:57

ACÇÃO SENSIBILIZAÇÃO "IDOSOS EM SEGURANÇA"

    

A G. N. R., está desenvolver entre 15 de Outubro e 15 de Novembro, uma operação de sensibilização e esclarecimento da população mais idosa, que tem em vista alertar as pessoas para a problemática da criminalidade, dando conselhos práticos sobre aspectos de segurança e cuidados a ter no dia-a-dia (em casa e na rua).
No dia 4 de Novembro, o Centro Paroquial de Avanca, acolheu esta iniciativa.

Porque achamos este tema do maior interesse, deixamos informação útil que nos foi fornecida pala G.N.R. Não é destinada apenas a idosos, mas à população em geral, pois cabe à comunidade, estar atenta a esta prevenção.

 

  MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

GUARDA NACIONAL REPUBLICANA

 

IMPORTANTE:

 

 Passe esta mensagem

 

CUIDADO COM AS BURLAS

Não forneça qualquer informação sua, de vizinhos ou de conhecidos a estranhos, pois poderá ser usada para a prática de outras burlas.

Procure cultivar relações de boa vizinhança. O apoio mútuo entre vizinhos de confiança pode ajudar em situações duvidosas ou de emergência.

Na rua transporte consigo apenas o dinheiro necessário. Evite usar objectos de valor, carteiras na mão ou no bolso, de forma visível.

Tenha sempre à mão os números de telefone para poder comunicar com alguém, principalmente com a GNR.

 

 

 Como agir se confrontado com este tipo de situação:

Se for ameaçado ou agarrado, procure chamar a atenção gritando.

Mantenha sempre a calma, não se precipite, não mostre sinais de nervosismo e tente anotar a matrícula, marca e modelo do veículo;

Memorize o número de indivíduos e sua descrição física (altura, sexo, raça, cabelo, cor olhos, bigode, barba, óculos, etc.), bem como vestuário (tipo de roupa, cores, etc.).

Atente ainda nos sinais particulares (tatuagens, sinais, «piercings», deficiências, etc.), na pronúncia e/ou nacionalidade.

 

Lembre-se sempre:

Veículos:

Matricula

Marca

Modelo

Cor

Para onde foi

Nº ocupantes

 

Pessoas:

Idade

Altura

Sexo

Etnia

Cabelo

Cor dos olhos

Bigode

Barba

Óculos

Tatuagens

Sinais

Piercings

Roupas

Deficiências

 

Apresente a sua queixa imediatamente.

Burlas a Idosos

Este documento tem como objectivo dar a conhecer junto das populações os métodos que os burlões utilizam, para que todos se possam precaver se forem abordados por estes indivíduos. Assim, solicita-se que se divulgue:

Como actuam os burlões

O modo de actuação destes indivíduos é simples e eficaz: são pessoas bem vestidas (fato e gravata), com voz calma e afável e com uma conversa muito convincente e cativante, que leva as vítimas a fazer aquilo que não querem. Uns afirmam ser da Segurança Social e pretendem ajudar os idosos a trocar o dinheiro, uma vez que as notas perderam a validade ou vão sair de circulação. Outros dizem que são funcionários do banco e que estão ali para substituir o cartão Multibanco velho por um novo. Após terem o cartão na sua posse, pedem o respectivo código e fogem. Existem também os que se apresentam como familiares e, justificando a sua aproximação com a entrega de encomendas, solicitam dinheiro em troca. Também é frequente os burlões informarem a vítima que ganharam um chorudo pré-mio ou que possuem poderes curativos e de bruxaria que afastam todo e qualquer mal das vítimas.

Há, ainda, os denominados “contos do vigário”, entre os quais o praticado por duas pessoas (o burlão e o cúmplice). Neste exemplo o burlão aborda as vítimas dizendo que procura alguém que era muito amiga do seu pai, pessoa bastante rica e que se encontra bastante doente quase a morrer. A pessoa abordada (normalmente idosa) responde que não conhece, e é nesta altura que surge o cúmplice (que parece não ter nada a ver com o primeiro) que diz ter conhecido a pessoa procurada mas que já faleceu há uns anos e prontifica-se a ajudar.

O burlão então diz que pretendia entregar uma quantia elevada em dinheiro a essa pessoa, mas como ela faleceu, propõe então entregar parte desse dinheiro a uma Instituição de Solidariedade Social e dividir o restante pela vítima e pelo cúmplice como recompensa de o terem ajudado a cumprir a última vontade do seu pai.

Em seguida diz à vítima que para receber esse dinheiro a mesma terá de provar a sua idoneidade (sempre a pedido do seu pai) mostrando que possui a mesma quantidade em dinheiro vivo daquela que vai receber e entregá-la ao burlão. O cúmplice concorda de imediato e dispõe-se a mostrar o seu dinheiro e, para isso, vai a uma agência bancária onde efectua um levantamento fictício para entregar ao burlão um embrulho, supostamente, com dinheiro, induzindo a vítima a fazer o mesmo.

A vítima com a ambição de ganhar aquele dinheiro fácil acede e levanta a quantia acordada que, normalmente, entrega ao primeiro burlão como prova da sua idoneidade.

Nesta altura com a presença do dinheiro o burlão faz uma exigência para que aquele acordo fique escrito em papel de 25 linhas (exigência do seu pai) e pede à vítima para ir comprar essa folha a uma papelaria. Quando esta acede ao pedido, os burlões aproveitam para fugir com o seu dinheiro. Quando não se conseguem livrar da vítima, rapidamente arranjam maneira de trocar o seu dinheiro, e sem esta se aperceber substituem a pasta com o dinheiro por outra igual, mas só com papéis, ficando a vítima desta forma sem o dinheiro.

Conselhos da GNR para evitar as burlas

Em casa mantenha as portas e janelas fechadas. Caso seja possível, coloque um óculo e uma corrente de segurança na sua porta. Não deixe entrar pessoas suspeitas ou desconhecidas, sem ter a certeza de quem são.

Todos os funcionários dos serviços oficiais cobradores de água, seguros, etc... têm cartões de identificação própria. Verifique pela fotografia. Não confie em estranhos bem-falantes e cheio de boas intenções. Em caso de dúvida não deixe entrar e comunique de imediato à GNR ou PSP.

Não demonstre estar sozinho, mesmo que não esteja ninguém em casa, não hesite em chamar por um familiar próximo, isso afasta qualquer burlão. Não demonstre sinais de ter posses, dinheiro, ouro ou outros bens valiosos em casa.

 

  www.gnr.pt

Posto de AVANCA ...……….. 234 884 235

ct.avr.dovr.pavc@gnr.pt

 

 

Voltar