Avisos da Semana: 01 de Maio de 2022

01-05-2022 14:51

Avisos da Semana

Semana de 01 de Maio de 2022

01. Neste domingo dia 1 de Maio celebramos o Dia da Mãe – lembrando nas eucaristias as mães, vivas e já falecidas, todas elas educadoras da Fé e candeias firmes do amor de Deus.

02. Neste Sábado dia 30 de Abril, o 8º ano da catequese paroquial celebra a ‘Festa da Vida’ na eucaristia das 16.30 horas [quatro e meia da tarde] na Igreja Matriz. E no Domingo dia 1 de Maio, as crianças do 1º ano da catequese paroquial, com a colaboração dos Jovens do 11º ano, celebram na missa das 11 horas a ‘Festa da Família’. Quer o 8º ano no Sábado, quer o 1º e 11º anos no Domingo irão ter muito presentes as mães num dia em que têm destaque especial. Neste dia 1 de Maio, iremos também fazer na eucaristia das 11 horas, o acolhimento e a apresentação das crianças mais crescidas, que - estando em idade de fazer a 1ª comunhão - irão ser baptizadas dentro de poucas semanas.

03. Vai começar esta semana o mês dedicado a Nossa Senhora. Vamos por isso fazer um esforço de participação nesta devoção do mês de Maio que tem, apesar de tudo, muito impacto na nossa freguesia, pelas pessoas que vêm à Igreja e às outras capelas, o que tudo junto é muita gente: vamos continuar a seguir o princípio de serem lugares e grupos a organizarem cada dia. Também com a chegada do mês de Maio e para termos uma maior presença de gente nova, muda a hora da missa semanal para as 20.30 horas [oito e meia da noite], dando também a seguir oportunidade de outras reuniões de trabalho e de grupos. Sendo assim, à semana, na nossa Igreja, desde a 2ª feira dia 2 de Maio, começa a devoção do mês de Maio às 20.30 horas, seguindo-se-lhe a missa. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelos lugares/zonas e grupos da paróquia:

2ª Feira/dia 2 de Maio: Mato | Conferência Vicentina

3ª Feira/dia 3 de Maio: Igreja | Telhado | Todos os Grupos Corais da paróquia

4ª Feira/dia 4 de Maio: Santo André | Porto Tonce | Boca do Monte | Lagoa

5ª Feira/dia 5 de Maio: Areia do Gonde | Fontela | Mourão

6ª Feira/dia 6 de Maio: Agueiros | Zangarinheira | Roçomil

Sábado e Domingo o terço começará meia hora antes da missa da tarde e da noite, mas vamos dar mais importância à Animação da Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

04. Celebrarmos no próximo Domingo dia 8 de Maio o 59º "Dia Mundial de Oração pelas Voca-ções" - Domingo do Bom Pastor, no encerramento desta Semana de oração pelas vocações que agora começa e que vai deste domingo 1 a 8 de Maio. Lembramos de uma forma geral esta semana, na vida da nossa comunidade cristã, a nossa vocação de baptizados na constru-ção do Reino de Deus, e de maneira particular as Vocações Consagradas de serviço à vida da Igreja, na opção livre e a tempo inteiro. A propósito desta Semana de oração pelas Vocações, o Secretariado Diocesano das Vocações promove várias atividades para adolescentes e jovens no próximo fim-de-semana, algumas delas onde participarão jovens da nossa comunidade.

05. Vai realizar-se esta semana um tempo de Confissões (Sacramento da Reconciliação) apenas e somente para as crianças que irão fazer a sua Primeira Comunhão. Nesse momento é de toda a conveniência que os pais acompanhem os seus filhos. Este tempo de confissões será na 6ª Feira, dia 6 de Maio, às 18 horas [6 da tarde] na Igreja Matriz. E depois no Sábado, dia 7 de Maio, às 9.30 horas haverá ainda oportunidade de confissões na Igreja Matriz para essas crianças. Como foi dito, os pais devem escolher num destes dias de acordo com as suas possibilidades para poder estar presentes e acompanhar os filhos neste momento importante da preparação.

06. No próximo Sábado, dia 7 de Maio todas as crianças da 1ª comunhão do 4º ano, com os seus pais, irão ter a celebração da “Festa do Perdão” na eucaristia das 16.30 horas [quatro e meia da tarde].

07. Um grupo de pessoas ligadas à 2ª mesa da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar os Festejos em honra de Santa Marinha, padroeira de Avanca, no ano de 2020 em que se iniciou da Pandemia – mas viu-se impedido de o fazer. Na altura, semanas antes da crise que levou ao confinamento, esta comissão tinha realizado já uma primeira recolha de ofertas de casa-em-casa, ficando ainda por fazer uma outra parte da recolha. Este ano de 2022 em Julho, tudo está encaminhado para poder haver o tempo de festa e convívio familiar à volta da Padroeira de Avanca; por isso a comissão retomou a recolha de fundos para os festejos. Por todas as razões, temos que ser compreensivos com os membros desta comissão que nos irão bater à porta, acolhendo respeitosamente o seu trabalho e dedicação em prol desta festa maior da nossa terra e que irão assim recolher sem exigências - e de forma livre, aquilo que as famílias poderem e quiserem dar para a concretização dos festejos.

:: Como já lembrámos, o Tempo Pascal acontece do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, por isso, cinquenta dias na presença do Ressuscitado nos preparando para receber o Espírito Santo prometido. O amor, a doação, a generosidade e a humildade geram ressurreição. Jesus dá-se a conhecer neste tempo de vitória sobre a morte e o pecado: ele ressuscita onde existe acolhimento, onde se presta serviço ao próximo. Cristo ressuscita onde se vive o novo mandamento do amor. Este é assim um tempo de reconhecer dAquele que Vive no meio de nós e junto de nós, mesmo no meio de dificuldades, frustrações e angústias.

:: A Comunidade Ortodoxa Ucraniana na nossa diocese em conjunto com as nossas Paróquias da diocese de Aveiro, continua a organizar neste momento uma recolha de ajuda humanitária para a Ucrânia. Os bens mais necessários de momento são: comida enlatada de abertura fácil, pronta a comer; barras energéticas, bolachas;- fruta seca ou desidratada; material de primeiros socorros; produtos de higiene e fraldas; roupa de criança para o inverno. As pessoas que queiram fazer a doação de alguns destes artigos, podem fazer a entrega no Centro Paroquial e Social entre as 9.30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira; ou então numas caixas ao fundo da Igreja Matriz ao fim-de-semana antes das missas, a partir de 12 de Março. A nossa Cáritas Portuguesa está a apoiar o trabalho da sua congénere na Ucrânia no terreno, “conforme as necessidades o exigirem”, com “alimentos, água potável, acomodações seguras e kits de higiene, bem como garantir transporte para que as pessoas possam chegar até áreas seguras”.

:: Vai começar o mês dedicado a Nossa Senhora. Haverá por isso um esforço de participação nesta devoção do mês de Maio que tem grande muito impacto na comunidade local, pelas muitas pessoas e famílias que vêm à Igreja e às outras capelas. Tal como já foi referido, irá continuar-se a ter o princípio de serem lugares e grupos a organizarem cada dia a celebração do terço e as leituras da missa à semana (a listagem dos grupos encontra-se divulgada em vários locais). Também com a chegada do mês de Maio e para termos uma maior presença na celebração semanal da devoção, irá muda a hora da missa semanal para as 20.30 horas [oito e meia da noite], dando também a seguir oportunidade de outras reuniões de trabalho e de grupos. Sendo assim, à semana, na nossa Igreja, desde o dia 2 de Maio (2ª feira), começa a devoção do mês de Maio às 20.30 horas, seguindo-se-lhe a missa. Ao fim-de-semana o terço poderá ser recitado, começando meia hora antes da missa e ficando concluído dez minutos antes desta começar.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar