Avisos da Semana: 03 a 10 de Março de 2024

03-03-2024 15:44

Avisos da Semana

Semana de 03 a 10 de Março de 2024

01. As “24 horas para o Senhor” é um desafio proposto pelo Papa Francisco - desde o Ano da Misericórdia, para uma jornada de oração e penitência a decorrer no início do fim-de-semana 6ª feira e Sábado - nos dias 8 e 9 de março aos cristãos de todo o mundo. O desafio do Santo Padre pede que se dedique 24 horas a uma oração mais intensa, convidando os fiéis do mundo inteiro a uma conversão mais firme neste tempo quaresmal. O nosso Arciprestado de Estarreja e Murtosa organiza esta jornada a nível inter-paroquial, realizando várias iniciativas em cada paróquia – onde qualquer pessoa pode participar – o importante destas ‘24 horas para o Senhor’ é que de facto cada um de nós dê tempo para a oração. Na nossa paróquia de Avanca, as 24 horas começam 6ª feira dia 8 de março às 14 horas na Igreja Matriz com o Santíssimo permanentemente exposto (com exceção do tempo de eucaristia das 19 às 19.30 horas) e vai, sem interrupção, até ao Sábado dia 9 de março, encerrando com a Bênção do Santíssimo às 14 horas. Nestas 24 horas em Avanca haverá vários turnos, com vários grupos a garantir a presença junto do Santíssimo Sacramento exposto. A lista de grupos que estará a dinamizar a cada hora, será afixado na Igreja e nas capelas, assim como será divulgado nas redes sociais da nossa paróquia. Durante cada turno os grupos assinalados coordenarão um tempo de oração comunitária e um tempo de silêncio por si preparado e organizado. Cada pessoa (cada catequista, sua família, ou mesmo o seu grupo de catequese, e as famílias do grupo de catequese) poderá vir em qualquer hora - o importante é vir e participar.

02. A Cáritas Diocesana de Aveiro está a celebrar a Semana Cáritas, terminando com a celebração neste domingo, dia 3 de março, do Dia Nacional da Cáritas. O tema destes dias tem sido “Cáritas - Amor que transforma”. A Cáritas quer com esta semana e neste domingo promover o debate e a reflexão sobre as responsabilidades de todos no exercício da cidadania. A recolha da partilha comunitária no ofertório das eucaristias deste fim-de-semana, de 2 e 3 de março, destina-se a apoiar a Cáritas Portuguesa e as Conferências Vicentinas. Estas organizações da vida da igreja têm uma expressão diocesana, nacional e internacional cuja principal missão é a promoção e dinamização da ação social. Luta por uma sociedade mais justa, com a participação dos que são atingidos por qualquer forma de exclusão ou emergência, sem olhar a crenças, culturas, etnias ou origem. O nosso Centro Paroquial e Social desenvolve muitas vezes com estas organizações alguns programas de trabalho no âmbito da ação social, quer para grupos sociais em risco em Avanca, quer para a solidariedade com outras comunidades, povos e nações carenciadas. É este também o sentido do Contributo Penitencial, cuja aplicação este ano será para partilhar com a diocese de Luena, em Angola, e com o Fundo de Emergência Social, da Cáritas Diocesana.

03. Haverá esta semana a eucaristia na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), nesta 2ª Feira dia 4 de março, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

04. Aproveitemos a quaresma para procurarmos e sentirmos a grande Misericórdia de Deus para connosco quando nos perdoa no sacramento da Penitência – da Confissão, da Reconciliação, do Perdão. Vai haver a oportunidade desse perdão sacramental nas várias paróquias do arciprestado durante o mês de março – o calendário será afixado na porta da Igreja e nas capelas. Em cada momento de confissão estarão presentes vários padres para o atendimento. Não haverá verdadeira Páscoa sem o perdão dos pecados e sem o consequente compromisso de mudança. A Conversão Quaresmal tem no sacramento da Penitência um momento determinante para alicerçar a Esperança.

05. De forma a começar a organizar o número de elementos necessário para cada um dos grupos da visita pascal 2024 em Avanca, estão a aceitar-se as inscrições de crianças, adolescentes, jovens e adultos que queiram integrar esses grupos – os nomes e contactos destas crianças, adolescentes, jovens e adultos poderão ser deixados aos catequistas e animadores desses grupos na sacristia da Igreja ou na Secretaria Paroquial.

06. Em cada ano, na Semana Santa a animação do canto na liturgia fica ao encargo de um grupo coral que reúne as vozes de todos os coros de serviço na comunidade, seja nas capelas seja na Igreja Matriz. Vai assim haver ensaios para todas as pessoas que queiram estar ao serviço nesses dias na animação do canto das celebrações. Os ensaios serão nas 3ª feiras de março, a começar no dia 5 de março, e acontecerão às 21 horas [nove da noite] na Igreja Matriz de Avanca. Apelamos à generosidade de todos, de forma especial aos membros dos grupos corais da Igreja Matriz, da Capela Paroquial de Santa Luzia (Areia) e da Capela Paroquial de Santa Ana (Água Levada).

07. Encontram-se abertas as inscrições para a preparação daqueles que irão casar ao longo deste ano de 2024 - os encontros do Curso de Preparação para Noivos. O curso irá decorrer a entre 15 e 17 de março no Centro Paroquial de Avanca. Nesta altura do ano a nossa paróquia de Avanca, não mais que uma vez apenas, vai promover estes encontros para os noivos e dado que nos concelhos de Estarreja e Murtosa não irá haver outros encontros deste género, tornando-se necessária a inscrição na Secretaria Paroquial, de forma a organizar os trabalhos.

08. No fim de semana de 16 e 17 de março próximo, o agrupamento de Escuteiros 402 de Avanca vai comemorar os seus 50 anos. Haverá eucaristia de ação de graças no sábado 16 na Igreja Matriz às 16.30 horas, à qual se seguirá uma Sessão Solene aberta a todos, às 18 horas no auditório do Centro Paroquial. É feito assim o convite a toda a comunidade, de forma especial a todos os antigos escuteiros; pedindo que na eucaristia de ação de graças e na sessão solene venham com o último lenço ao pescoço que usaram, ou outro, se ainda tiverem. Ainda no sábado à noite, na Escola da Bandeira, haverá um 'Fogo de Conselho' - momento de animação aberto a todos, que começa às 21.30 horas. Domingo dia 17 de março, também na escola da Bandeira, haverá um almoço de confraternização, aberto a todos os que se inscreverem junto dos Chefes do Agrupamento ou na Secretaria Paroquial – na inscrição são dadas mais informações. Esse almoço de domingo será antecedido pela bênção e inauguração da 'Torre de Vigia' dos escuteiros que se ergue esbelta junto à 'Escola da Bandeira' – essa pequena cerimónia será às 12.15 horas.

09. Vai haver na parte final do mês de março uma Peregrinação ao Santuário de Fátima aberta a todas as pessoas. Aproveitando a oportunidade, esta peregrinação irá ser feita no sábado em que decorre no Santuário o Encontro Internacional dos associados da Coração Imaculado de Maria - no dia 23 de março. A saída nesse sábado 23 de março será pelas 7 horas da manhã e as pessoas estarão de regresso a Avanca pelas 19.30 horas [sete e meia da tarde]. De forma a poder atempadamente providenciar autocarro de transporte, as pessoas que quiserem participar, podem inscrever-se na Secretaria Paroquial ou então junto do senhor Carlos Pinto, do Seixo.

10. No próximo Domingo dia 10 de março vão decorrer as eleições legislativas de forma a escolher os representantes da população à Assembleia da República e o governo da república. Esperamos todos e também pedimos a Deus para que aqueles que forem eleitos sirvam generosamente, com verdade e dignidade as populações que os escolheram. Todos aqueles que já podem exercer o seu dever de votar devem participar, num apelo à cidadania e à responsabilidade.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Perpétua e S. Felicidade, mártires [na 5ª feira – 7 de março]; S. João de Deus, religioso [na 6ª feira – 8 de março]; S. Francisca Romana, religiosa [no sábado– 9 de março].

- lembrança #01: Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todos dias de abstinência. O sentido da abstinência é termos uma vida mais sóbria e simples, para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este também o sentido do Contributo Penitencial, cuja aplicação este ano será para partilhar com a diocese de Luena, em Angola, e com o Fundo de Emergência Social, da Cáritas Diocesana.

- lembrança #02: Há adoração semanal ao Santíssimo Sacramento na 5ª feira, às 19.30 horas [sete e meia da tarde], imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá sempre adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz.

- Na 2ª feira dia 4 de março: ocorre o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade. O Dia Mundial da Obesidade assinala-se a 4 de março e foi criado pela Federação Mundial da Obesidade. O propósito deste dia é consciencializar a sociedade sobre esta doença, enquanto se promove a mobilização para a elaboração de políticas que a combatam. O dia visa sensibilizar a população para o problema da obesidade e das doenças associadas, assim como das implicações da obesidade na saúde humana. Considerada pela Organização Mundial de Saúde como a "epidemia do século XXI", a obesidade é uma doença crónica de armazenamento excessivo de gordura corporal. Encarada como um dos maiores problemas de saúde pública mundial, a obesidade é a segunda causa de morte passível de prevenção, logo a seguir ao tabagismo. Mais de metade da população portuguesa tem excesso de peso e desta metade 14% são casos de obesidade.

- Na 5ª feira dia 7 de março: ocorre o Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica. Esta iniciativa tem como objetivo homenagear as vítimas de violência doméstica, assim como a solidariedade para com as famílias e o compromisso de todos, coletivamente, renovarem o propósito de se continuar o combate contra o flagelo da violência doméstica.

- Na 6ª feira dia 8 de março: ocorre o Dia Internacional da Mulher. A data surgiu pela primeira em 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. O dia tem vindo a ser comemorado em vários países do mundo, de forma a reconhecer a dignidade, importância e contributo da mulher na sociedade.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar