Avisos da Semana: 06 de Novembro de 2022

05-11-2022 17:37

Avisos da Semana

Semana de 06 de Novembro de 2022

01. A Igreja Católica em Portugal celebrou, desde domingo passado a te este domingo  a Semana dos Seminários 2022 com o tema  «Não te envergonhes de dar testemunho de Cristo» (2Tim 1,8). O tema desta semana sublinhou o objetivo fundamental dos seminários onde «a Igreja deposita uma grande confiança nos mais jovens e o apelo a que sejam capazes de dar um testemunho alegre da fé assenta no reconhecimento das suas capacidades, energia, audácia e criatividade». A nota da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios referia que esta Semana é momento oportuno para que as Dioceses e Congregações Religiosas, o conjunto da Igreja e a sociedade tomem consciência da realidade atual dos Seminários. A recolha na partilha dos ofertórios do deste fim-de-semana será para os nossos Seminários.

02. Vai haver Encontro de preparação para Baptismos, destinados a Pais e Padrinhos cujos baptizados decorram nestas próximas semanas e nos meses de Novembro e Dezembro. Será esta 2ª Feira, dia 7 de Novembro, às 20 horas [oito da noite], no Centro Paroquial.

03. Continua a série de sessões de Catequeses para todos, orientada pelo grupo do “Caminho Neocatecumenal”. Estas sessões decorrem às 2ª e 6ªs feiras; todos estes encontros são às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial. Estão todos convidados.

04. Os Jovens e Adultos que se preparam para receber em Dezembro próximo o sacramento do Crisma (Os jovens referidos são aqueles que o ano passado frequentaram o 11º ano), têm encontro no próximo Sábado dia 12 de Novembro, e será especialmente às 17.30 horas {cinco e meia da tarde] com o senhor Vigário Geral no Centro Paroquial.

05. O “Dia Mundial dos Pobres” é celebrado no penúltimo domingo do ano litúrgico –será no próximo domingo dia 13 de Novembro. O Papa explica que esta celebração é também uma “mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo”, que encerra o ano litúrgico na Igreja Católica, evocando a sua identificação com os “mais pequenos e os pobres”. O “Dia Mundial dos Pobres” quer ajudar as comunidades e cada batizado a “refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho”. A iniciativa pretende ainda “renovar o rosto da Igreja” na sua ação de conversão pastoral para que seja “testemunha da misericórdia”.

06. Um grupo de pessoas da nossa paróquia, identificado e autorizado, já começou a fazer o peditório para organizar os Festejos em Honra de São Sebastião 2023. Acolhamos com estima e colaboremos.

Destaques Nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as memórias de: S. Leão Magno, papa e doutor da Igreja [na 5ª feira – 10 de Novembro]; S. Martinho de Tours, bispo [na 6ª feira – 11 de Novembro]; S. Josafat, bispo e mártir [no sábado – 12 de Novembro].

- Na 6ª feira, 11 de Novembro: lembramos o Dia do Armistício [final da guerra 1914-18]. Foi a 11 de novembro (o mês número 11 do calendário) de 1918, às 11 horas, que se assinou o acordo de paz entre os Aliados e a Alemanha, num vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, colocando-se oficialmente um ponto final na Primeira Guerra Mundial, iniciada quatro anos antes. Este dia 11 de novembro tornou-se desde então um dia de lembrança em homenagem aos soldados e sobreviventes da Grande Guerra. Em muitas partes do mundo fazem-se dois minutos de silêncio às 11 horas da manhã locais. O primeiro minuto é para homenagear as vítimas da Guerra (cerca de 20 milhões de pessoas entre mortos e inválidos) e o segundo para homenagear os sobreviventes deste conflito mundial.

- No Sábado dia 12 de Novembro, a animação da Eucaristia da tarde, das 16.30 horas na Igreja Matriz, está a cargo dos Escuteiros do 402 de Avanca, e nela haverá a cerimónia de promessas, de um lobito e de dois escuteiros.

- No Domingo, 13 de Novembro: lembramos o Dia Mundial do Pobre. Lembrado já nestes avisos.

- Também a 13 de Novembro: lembramos o Dia Mundial da Bondade: o que o Dia Mundial da Bondade quer reavivar no mundo é o sentido de bondade das pessoas. Um simples obrigado, um belo sorriso ou um gesto carinhoso são pequenas ações que podem fazer toda a diferença. Neste dia apela-se à paz nas pessoas, colocando-se de lado por 24 horas as diferenças que possam separar as pessoas de qualquer modo (religiosas, fronteiriças e de raça…). Foi em 1998 que teve lugar em Tóquio a primeira conferência do Movimento Mundial pela Bondade. O objetivo era “criar um mundo mais bondoso e pleno de compaixão”.

- No último domingo do mês de Outubro, a hora mudou- entrou-se então na hora de inverno. A missa de Domingo à tarde passou a ser às 17 horas [cinco da tarde]. Houve  acerto da missa à semana, que passou a ser às 19 horas [sete da tarde] na Igreja Matriz. À semana, em Santa Ana [Água Levada] e em Santa Luzia [Areia] a missa passou a ser às 17 horas [cinco da tarde]. No sábado, a missa antecipada na Igreja Matriz, passou a ser às 20 horas [oito da noite].

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar