Avisos da Semana: 1 a 8 de Janeiro de 2023

01-01-2023 15:17

Avisos da Semana

Semana de 1 a 8 de Janeiro de 2023

01. Celebramos primeiro dia do novo ano de 2023 e com ele a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. É também o 56º Dia Mundial da Paz cujo tema este ano esta centrado em «Ninguém pode salvar-se sozinho. Juntos, recomecemos a partir da Covid-19 para traçar sendas de paz». Devemos começar o Ano Novo com as bênçãos de Deus, participando entre outras coisas na celebração da missa de ano novo.

02. Lembramos uma vez mais que a interrupção da catequese de grupos neste tempo de Natal acontecerá até 1 de Janeiro do novo ano. Os trabalhos da catequese retomam na 2ª feira dia 2 de Janeiro.

03. Há reunião/convívio da Equipa do Clero Arciprestal de Estarreja e Murtosa, esta 6ª Feira dia 6 de Janeiro, a partir das 9 horas

04. No próximo domingo dia 8 de Janeiro celebração a solenidade da Epifania do Senhor, conhecida entre nós também como Festa dos Reis. Haverá na missa das 11 horas a apresentação à comunidade dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão, ao serviço da nossa comunidade cristã.

05. A recolha especial generosa da partilha por parte das famílias da nossa comunidade, feita neste tempo de Natal será no próximo fim-de-semana – na festa de Reis, a Epifania do Senhor, um pouco à semelhança dos magos que vieram adorar o Deus-menino e deixaram as suas oferendas junto do presépio. Na nossa comunidade essas ofertas recolhidas em dia de Reis serão orientadas para o fundo de obras da Igreja Matriz, que precisa de uma segunda fase de intervenção a acontecer com alguma brevidade, agora no telhado, na estrutura do tecto e forro interior. Depois, mais à frente terá que existir uma 3ª fase no interior da Igreja. A nossa dádiva este ano, é deste modo uma ajuda especial para a Igreja Matriz da nossa terra, a “prenda ao Menino Jesus” juntando o nosso gesto ao dos Reis Magos.

Destaques NEsta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Santos Basílio Magno e Gregório de Nazianzo, bispos e doutores da Igreja [na 2ª feira – 2 de janeiro]; Festa do Santíssimo Nome de Jesus [na 3ª feira – 3 de janeiro]; S. Raimundo de Penaforte, presbítero [no Sábado – 7 de janeiro]; Solenidade da Epifania do Senhor [no domingo – 8 de janeiro].

- Neste domingo dia 1 de janeiro: lembramos o 56º dia mundial da Paz; o Papa Francisco convida, na sua mensagem para o 56.º Dia Mundial da Paz, a “mudar o coração”, no pós-pandemia, destacando que o impacto da Covid-19 deve reforçar o “sentido comunitário” e de fraternidade, na humanidade. “Deixarmos mudar o coração pela emergência que estivemos a viver, ou seja, permitir que, através deste momento histórico, Deus transforme os nossos critérios habituais de interpretação do mundo e da realidade”, escreve no texto da sua mensagem. A mensagem para a celebração de 1 de janeiro de 2023 tem como tema ‘Ninguém pode salvar-se sozinho. Juntos, recomecemos a partir da Covid-19 para traçar sendas de paz. A maior lição que a Covid-19 nos deixa em herança é a consciência de que todos precisamos uns dos outros, que o nosso maior tesouro, ainda que o mais frágil, é a fraternidade humana, fundada na filiação divina comum, e que ninguém pode salvar-se sozinho”. Quais são os novos caminhos que deveremos empreender para romper com as correntes dos nossos velhos hábitos, estar mais bem preparados, ousar a novidade? Que sinais de vida e esperança podemos individuar para avançar e procurar tornar melhor o nosso mundo?”. A mensagem conclui com votos de que todos possam aprender, no novo ano, a “caminhar juntos, valorizando tudo o que a história pode ensinar. O Dia Mundial da Paz foi instituído em 1968 por São Paulo VI (1897-1978) e é celebrado no primeiro dia do novo ano com uma mensagem papal.

- Relembramos que em julho e agosto de 2023 (no próximo ano) irão decorrer em Portugal a Jornada Mundial da Juventude com a presença do papa Francisco. Na semana de 26 a 31 de Julho de 2023, terão lugar os ‘Dias na Diocese’. Nesses dias, milhares de jovens chegarão ao nosso país para serem acolhidos nas várias dioceses e conhecerem melhor a região, cultura, igreja local e as suas especificidades. Um dos aspectos mais importantes é o contacto e a vivência com a comunidade local. Neste sentido, as famílias são desafiadas a acolher os jovens peregrinos em suas casas, num espírito de partilha, fraternidade e comunhão. Por isso QUEREMOS APELAR ÀS FAMÍLIAS DE AVANCA PARA SEREM ‘FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO’, famílias que se disponibilizam para receber e alojar pelo menos dois dos jovens peregrinos que vão participar nesta semana de 26 a 31 de julho de 2023. Inscreva a sua família como ‘Família de Acolhimento’ da Secretaria Paroquial de Avanca.

- Na 6ª feira dia 6 de janeiro: É a primeira 6ª Feira do mês dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de Novembro: Educar para a fraternidade: para que todas as pessoas que sofrem discriminações e perseguições religiosas encontrem nas sociedades onde vivem o reconhecimento dos próprios direitos e da dignidade que nasce de ser irmãos. No Sábado dia 5 de Novembro: Sendo o primeiro Sábado do mês, haverá recitação da oração do terço, junto ao monumento do Imaculado Coração de Maria, às 15.30 horas [três e meia da tarde].

- Também na 6ª feira dia 6 de janeiro: lembramos o Dia de Reis. O Dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro. Por norma, o Dia de Reis é celebrado já na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis. Este dia é também conhecido como Festa da Epifania. Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do Oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra. É também o dia em que se cantam as Janeiras. O cântico das Janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao Dia de Reis. No dia seguinte ao Dia de Reis, as famílias começam a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas durante a época de Natal. Nos países onde esse dia não é feriado, celebra-se no domingo imediato a 6 de janeiro.

Os Padres e Diáconos que estão ao serviço da comunidade paroquial de Avanca desejam

a todas as famílias um bom Tempo de Natal, vivido na Paz, na Alegria e na Misericórdia.

Desde já, o desejo de um Santo Ano para 2023 com Saúde, Paz e Coragem!

 

 

Voltar