Avisos da Semana: 10 a 17 de Dezembro de 2023

10-12-2023 15:55

Avisos da Semana

Semana de 10 a 17 de Dezembro de 2023

01. De forma especial, irá ser lembrada neste Domingo a memória de Santa Luzia, ela que é invocada na Capela Paroquial de Santa Luzia, na Areia. Por isso, neste domingo dia 10 de dezembro, haverá missa às 10 horas (e não no habitual horário das 8.30 horas) na Capela Paroquial de Santa Luzia, a que se seguirá a habitual procissão, caso o tempo permita.

02. Celebra-se a memória litúrgica de Santa Luzia nesta 4ª feira dia 13 de dezembro, invocada na Capela Paroquial de Santa Luzia – na Areia. Haverá missa nesse dia na capela às 10 horas.

03. Vai decorrer esta 4ª feira 13 de dezembro o 3º e último Encontro de Reflexão Jubilar, para TODOS, catequistas, demais agentes de pastoral, pais das crianças da catequese, jovens, casais da nossa comunidade Paroquial de Avanca, e todo aquele que quiser ter um tempo de vivência cristã relevante. A nossa diocese está a viver um ano jubilar e estes encontros são oportunidades de reflexão e aprofundamento espiritual do modo de sermos cristãos de uma forma mais pratica e ativa. Este encontro acontece no Centro Paroquial apenas durante uma hora, das 21 às 22 horas [das nove às dez da noite].

04. Os membros do Movimento dos Cursilhos de Cristandade do Arciprestado de Estarreja-Murtosa reúnem em Ultreia no próximo sábado dia 16 de dezembro, participando a eucaristia das 20 horas na Igreja Matriz de Avanca e logo depois num tempo de convívio e confraternização no Centro Paroquial.

05. Nestas semanas que antecedem a celebração do Natal, os padres irão estar envolvidos no serviço de confissões – sacramento da penitência, nas várias freguesias do arciprestado de Estarreja-Murtosa. Não haverá verdadeiramente Natal sem o arrependimento sincero, sem a misericórdia de Deus. O momento de confissões na nossa comunidade paroquial com a presença de vários sacerdotes, é no dia 21 de dezembro (5ª Feira), na Igreja Matriz às 15 horas [três da tarde]. Estando presentes nesse momento vários padres, a demora vai ser pouca; e quando acabar o grupo de pessoas que se apresentaram para a confissão os senhores padres irão retirar-se. Nos cartazes da Igreja e das capelas está afixado o calendário para outras oportunidades de confissão.

06. Para as famílias, numa ajuda para a vivência do tempo do Advento, ainda temos disponíveis a 1,50 euros os livrinhos de apoio à oração familiar para este tempo de Advento/Natal. O preço dos materiais fez subir o valor, mas sendo vendidos nas livrarias a 2 euros a paróquia consegui um desconto se que traduz na disponibilidade do preço divulgado de 1,50. Aproveitemos.

07. Vai haver Convívio Fraterno para Jovens em Eirol nos dias 27, 28 e 29 do próximo mês de dezembro. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá fazê-lo ou junto da Secretaria Paroquial ou junto dos Padres José Henriques e Manuel Augusto. O encerramento deste convívio decorrerá aqui no Auditório do Centro Paroquial de Avanca a partir das 20.30 horas do dia 29 de dezembro. No dia 28 de dezembro haverá também uma oração de intendência pela realização do convívio - a hora e o local serão confirmados oportunamente.

08. A interrupção da catequese de grupos neste tempo de Advento/Natal acontecerá a partir do dia 17 de dezembro até 1 de janeiro do novo ano. Os trabalhos da catequese retomam no dia 2 de janeiro.

09. Neste domingo - dia 10 de dezembro uma representação do nosso Agrupamento de Escuteiros de Avanca vai receber a Chama da Luz que veio da Gruta de Belém (numa zona em guerra), onde Jesus Nasceu. Esta Luz está a viajar, sempre acesa, cerca de 5000 km - de Belém a Viena (na Áustria) e depois até ao Pavilhão Municipal José Natário em Viana do Castelo nesse Domingo dia 10 de dezembro. Daí vai ser depois distribuída no sábado seguinte dia 16 de dezembro na Catedral de Aveiro às 19 horas, para ir para outros pontos da nossa diocese. Este gesto é um alerta para a construção da Paz e para um despertar mais ativo de gestos ao longo de todo o ano que promovam a concórdia, a justiça, a verdade e a fraternidade entre as pessoas. Na nossa paróquia esta Luz dará entrada solene na celebração de 16 de dezembro às 16.30 horas onde as nossas crianças do 3º ano terão a sua Festa da Luz. Esta Luz será distribuída na nossa Igreja para as famílias que assim quiserem, no final da missa vespertina do dia 24, na missa do dia de Natal e na celebração da véspera de Ano Novo. As pessoas deverão trazer uma vela ou candeeiro para poderem depois levar para casa e até espalhar por vizinhos, amigos e outros familiares que assim desejarem. O transporte e cuidado com a chama, a cera e os candeeiros deverão ser tomados em especial atenção para não causar danos, incómodos ou acidentes.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Dâmaso I, papa [na 2ª feira – 11 de dezembro]; Virgem Santa Maria de Guadalupe [na 3ª feira – 12 de dezembro]; S. Luzia, virgem e mártir [na 4ª feira – 13 de dezembro]; S. João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja [na 5ª feira – 14 de dezembro]

- lembrança: Agora que se aproxima o dia Natal, está disponível o livro ‘Memorial Eclesiástico de Avanca’ que é sempre uma boa prenda para poder oferecer nesta ocasião. Pode ser adquirido no final das missas ou na Secretaria Paroquial de 2ª a 6ª feira das 9 às 17 horas.

- Nesta próxima 2ª feira dia 11 de dezembro lembramos o Dia Internacional da UNICEF. A UNICEF (United Nations Children's Fund - Fundo das Nações Unidas para a Infância) é um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo fomentar a defesa dos direitos das crianças e contribuir para o desenvolvimento destas. Ela rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança, lutando por um mundo melhor para as crianças, que são o futuro da humanidade. Celebra-se a dia 11 de dezembro o Dia Internacional da UNICEF pois foi neste dia que se fundou este organismo, em 1946. Na sua origem esteve o desejo de ajudar as crianças europeias que sentiram na pele a crueldade da 2ª Guerra Mundial. Hoje em dia a UNICEF está em 193 países e territórios do mundo, tendo a sua sede em Nova Iorque.

- Neste próximo domingo dia 10 de dezembro lembramos o Dia Internacional das Migrações, ou Dia Internacional do Migrante. A data foi proclamada em 2000 pela Assembleia Geral das Nações Unidas sendo celebrada neste dia desde então. É considerado migrante a pessoa que: é forçada a deixar o seu país ou que o faz voluntariamente; procura uma vida melhor ou uma vida diferente; possui autorização de residência num determinado país; vive na clandestinidade. No dia 18 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias. Ao longo da história do homem, a migração tem sido uma manifestação corajosa da vontade da pessoa em superar a adversidade e em alcançar uma vida melhor. Com a globalização e com as novas tecnologias de comunicação, cada vez mais pessoas desejam passar fronteiras.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar