Avisos da Semana: 10 a 17 de Março de 2024

10-03-2024 13:53

Avisos da Semana

Semana de 10 a 17 de Março de 2024

01. Neste domingo dia 10 de março decorrem as eleições legislativas de forma a escolher os representantes da população à Assembleia da República e com eles o 24º Governo Constitucional da república. Esperamos todos e também pedimos a Deus para que aqueles que forem eleitos sirvam generosamente, com verdade e dignidade as populações que os escolheram. Todos aqueles que já podem exercer o seu dever de votar devem participar, num apelo à cidadania e à responsabilidade.

02. Haverá Ultreia dos Cursistas de Cristandade do Arciprestado de Estarreja-Murtosa, na próxima 5ª Feira dia 14 de março, às 21.30 horas [nove e meia da noite] na Igreja Matriz, centrada na vivência e reflexão da Via-Sacra.

03. Na próxima 6ª feira dia 15 de março às 21 horas [nove da noite] começam os Encontros do Curso de Preparação para Noivos que se irá prolongar também no fim-de-semana: Sábado dia 16 de março de manhã os trabalhos começam às 9.30 horas até às 12.30 horas com o almoço partilhado; depois recomeçam às 14.30 horas até final da tarde; no Domingo 17 de março, os trabalhos decorrerão da parte da manhã começando às 10 horas com um pequeno encontro - os trabalhos irão concluir-se com a participação na celebração da eucaristia dominical às 11 horas. Esses encontros decorrerão no Centro Paroquial de Avanca. Por isso, a preparação para aqueles que irão casar proximamente - ainda ao longo deste ano, acontece apenas nessa altura na nossa paróquia de Avanca, e quer na nossa paróquia quer no arciprestado de Estarreja-Murtosa não irá haver outros encontros deste género.

04. No Jubileu dos 600 anos da primeira pedra da nossa Catedral, desafiou-se a companhia ‘Start-Teatro’ a levar à cena “Fracassos da Corte”, uma peça de 1682 sobre Santa Joana. Será uma só sessão, e vai ter lugar na próxima 6ª feira dia 15 de março pelas 21 horas no Cinte-Teatro de Estarreja. O espetáculo tem entrada gratuita e contamos com o esforço de todos para que a sala se componha para este momento cultural. É um momento único, será apenas a segunda vez que a peça é exibida desde que o original [em latim] foi descoberto no Museu de Aveiro. Traduzido pelo saudoso Padre Franclim, foi levado à cena no Auditório do Seminário de Aveiro em 2017.

05. No tempo de Quaresma haverá vários momentos em que os sacerdotes da nossa paróquia irão estar envolvidos em confissões e na visita aos doentes e mais frágeis. No que se refere às confissões já estão agendadas ocasiões próprias para os grupos da catequese paroquial. Haverá também confissões em oportunidades mais gerais, com colaboração de todos os sacerdotes do arciprestado, pelo que os sacerdotes em Avanca terão serviço de confissões em outras paróquias, para também poderem ter a presença de outros, nos momentos em que for em Avanca. Aproveitemos este tempo quaresmal para sentirmos a grandeza da Misericórdia de Deus que nos perdoou já tantas vezes. Nas próximas semanas, serão, portanto, percorridas todas as paróquias do arciprestado. Há por isso Sacramento da Penitência – Confissões, com a presença de outros padres vindos das paróquias vizinhas. O cartaz com a informação das horas e locais das confissões está fixado na igreja e nas capelas para as pessoas que quiserem aproveitar também uma dessas oportunidades. Em Avanca, a 2ª feira da Semana Santa dia 25 de março, será dedicada, de manhã e de tarde, a atender as pessoas no Sacramento da Confissão na Igreja Matriz.

06. No próximo fim de semana de 16 e 17 de março próximo, o agrupamento de Escuteiros 402 de Avanca vai comemorar os seus 50 anos. Haverá eucaristia de ação de graças no sábado 16 na Igreja Matriz às 16.30 horas, à qual se seguirá uma Sessão Solene aberta a todos, às 18 horas no auditório do Centro Paroquial. É feito assim o convite a toda a comunidade, de forma especial a todos os antigos escuteiros; pedindo que na eucaristia de ação de graças e na sessão solene venham com o último lenço ao pescoço que usaram, ou outro, se ainda tiverem. Ainda no sábado à noite, na Escola da Bandeira, haverá um 'Fogo de Conselho' - momento de animação aberto a todos, que começa às 21.30 horas. Domingo dia 17 de março, haverá um almoço de confraternização – nas instalações do Centro Paroquial, aberto a todos os que se inscreverem junto dos Chefes do Agrupamento ou na Secretaria Paroquial – na inscrição são dadas mais informações. Nesse domingo, o almoço de será antecedido pela bênção e inauguração da 'Torre de Vigia' dos escuteiros que se ergue esbelta junto à 'Escola da Bandeira' – essa pequena cerimónia ocorrerá pelas 10 horas.

07. De forma a começar a organizar o número de elementos necessário para cada um dos grupos da visita pascal 2024 em Avanca, estão a aceitar-se as inscrições de crianças, adolescentes, jovens e adultos que queiram integrar esses grupos – os nomes e contactos destas crianças, adolescentes, jovens e adultos poderão ser deixados aos catequistas e animadores desses grupos, ou na sacristia da Igreja ou ainda na Secretaria Paroquial.

08. Vai haver na parte final deste mês de março uma Peregrinação ao Santuário de Fátima aberta a todas as pessoas. Aproveitando a oportunidade, esta peregrinação irá ser feita no sábado em que decorre no Santuário o Encontro Internacional dos associados da Coração Imaculado de Maria - no dia 23 de março. A saída nesse sábado 23 de março será pelas 7 horas da manhã e as pessoas estarão de regresso a Avanca pelas 19.30 horas [sete e meia da tarde]. De forma a poder atempadamente providenciar autocarro de transporte, as pessoas que quiserem participar, podem inscrever-se na Secretaria Paroquial ou então junto do senhor Carlos Pinto, do Seixo.

09. Nesta semana vão ter lugar em Avanca as comemorações do 51º aniversário da sua elevação a Vila. A Junta de Freguesia arranca nessa 5ª feira dia 14 de março, com o programa de comemorações a partir das 9 horas com o hastear das bandeiras, seguindo-se a inauguração do ‘Espaço CIDADÃO’. No fim-de-semana existirão várias cerimónias e momentos previstos de comemoração dos 51 anos de elevação a Vila, e que constam nos programas espalhados um pouco por toda a Vila de Avanca, e em que destacamos no sábado dia 16 de março, a partir das 9.30 horas a realização de várias cerimónias protocolares da Junta de Freguesia na sua sede; depois, e a partir das 14 horas, vários espaços de animação na praça Júlio Neves até ao final da tarde. Domingo, as comemorações encerram-se com a atividade ‘Caminhar por Avanca’, num percurso matinal organizado pela Junta de Freguesia.

10. No próximo Domingo dia 10 de março vão decorrer as eleições legislativas de forma a escolher os representantes da população à Assembleia da República e o governo da república. Esperamos todos e também pedimos a Deus para que aqueles que forem eleitos sirvam generosamente, com verdade e dignidade as populações que os escolheram. Todos aqueles que já podem exercer o seu dever de votar devem participar, num apelo à cidadania e à responsabilidade.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: na 4ª feira – 13 de março celebra-se o 11º aniversário da eleição do Papa Francisco (2013); S. Patrício, bispo [no domingo – 17 de março]

- lembrança #01: Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todos dias de abstinência. O sentido da abstinência é termos uma vida mais sóbria e simples, para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este também o sentido do Contributo Penitencial, cuja aplicação este ano será para partilhar com a diocese de Luena, em Angola, e com o Fundo de Emergência Social, da Cáritas Diocesana.

- lembrança #02: Há adoração semanal ao Santíssimo Sacramento na 5ª feira, às 19.30 horas [sete e meia da tarde], imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá sempre adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz. Uma das exceções é esta semana (que não haverá na 5ª feira) devido às ‘24 horas para o Senhor’.

- lembrança #03: Na 1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS de março, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembram-se as intenções do Santo Padre deste mês de março: PELOS NOVOS MÁRTIRES. Rezamos para que aqueles que em várias partes do mundo arriscam as suas vidas pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário.

- lembrança #04: Aproveitemos a Quaresma para procurarmos e sentirmos a grande Misericórdia de Deus para connosco quando nos perdoa no sacramento da Penitência – da Confissão, da Reconciliação, do Perdão. Vai haver a oportunidade desse perdão sacramental nas várias paróquias do arciprestado durante o mês de março – o calendário será afixado na porta da Igreja e nas capelas. Em cada momento de confissão estarão presentes vários padres para o atendimento. Não haverá verdadeira Páscoa sem o perdão dos pecados e sem o consequente compromisso de mudança. A Conversão Quaresmal tem no sacramento da Penitência um momento determinante para alicerçar a Esperança.

- lembrança #05: Em cada ano, na Semana Santa, a animação do canto na liturgia fica ao encargo de um grupo coral que reúne as vozes de todos os coros de serviço na comunidade, seja nas capelas seja na Igreja Matriz. Vai assim haver ensaios para todas as pessoas que queiram estar ao serviço nesses dias na animação do canto das celebrações. Os ensaios serão nas 3ª feiras de março (começará no dia 5 de março), e acontecerão às 21 horas [nove da noite] na Igreja Matriz de Avanca. Apelamos à generosidade de todos, de forma especial aos membros dos grupos corais da Igreja Matriz, da Capela Paroquial de Santa Luzia (Areia) e da Capela Paroquial de Santa Ana (Água Levada).

- Na 2ª feira dia 11 de março: ocorre o Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo. Este é um dia de memória em honra das vítimas de terrorismo na Europa. Neste dia presta-se homenagem a todas as pessoas que perderam a vida em ataques terroristas, partilhando-se a dor dos familiares e dos amigos das vítimas de terrorismo. Através de um dia de homenagem pretende-se consciencializar a opinião pública e os governos para a necessidade do combate ao terrorismo e da promoção da defesa dos direitos humanos. O Dia Europeu pelas Vítimas de Terrorismo foi instituído em 2004. O Conselho Europeu instaurou a data a 25 de março na sequência dos atentados de Madrid, que decorreram a 11 de março de 2004 e que causaram 91 mortos 1800 feridos.

- No sábado dia 16 de março: ocorre o Dia da Liberdade de Informação. A data celebra-se no dia do nascimento de James Madison, presidente norte-americano considerado o “pai da Constituição” dos Estados Unidos da América. A liberdade de informação é um direito de acesso à informação detida por governos e organismos públicos e é uma extensão da liberdade de expressão, como é reconhecido pela Resolução 59 da Assembleia Geral das Nações Unidas, pelo artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pelo Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos e pela Convenção Americana sobre os Direitos Humanos. A liberdade de informação também pode ser entendida como a liberdade de privacidade no contexto da internet e das tecnologias de informação ou como a oposição à propriedade intelectual em geral ou aos direitos de autor.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar