Avisos da Semana: 10 de Abril de 2022

09-04-2022 17:11

Avisos da Semana

Semana de 10 de Abril de 2022

01. Neste Domingo dia 10 de Abril é Domingo de Ramos – evocamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e damos início à Semana-Santa. A habitual bênção dos Ramos será feita este ano na Capela Paroquial de São José (capela do Lar – no lado sul da Igreja) às 10.45 horas [onze menos um quarto] vindo depois em cortejo processional a caminho da Igreja, de forma a iniciar a eucaristia às 11 horas. A Capela Paroquial de Santo António vai entrar em obras devido ao piso estar degradado, não tendo condições este ano para acolher a bênção dos Ramos.

02. Com a entrada na Semana Santa vamos celebrar os principais mistérios da Vida de Jesus: Ceia Pascal, Morte e Ressurreição. Um cristão ausente das celebrações não entendeu o que é ser cristão. A iniciar o Tríduo Pascal temos a celebração da Ceia do Senhor que é na 5ª Feira Santa, dia 14 de Abril na Igreja Matriz – para um cristão consciente esta é uma celebração essencial. Na 6ª Feira Santa dia 15 de Abril, também na Igreja Matriz, a liturgia irá estar centrada na paixão e morte de Jesus. 6ª Feira Santa é dia especialmente dedicado à penitência; penitência significa arrependimento; é pois um dia de reflexão e avaliação das metas a alcançar na vivência do dia-a-dia, no esforço dedicado e determinado em construir um mundo melhor, uma sociedade mais justa e fraterna, alicerçada num compromisso e acompanhamento relativamente às novas gerações e à educação dada, a partir das responsabilidades familiares – esta 6ª feira Santa é para tornar assim presente na nossa vida essa doação de Cristo, na generosidade do dia-a-dia. Sábado dia 16 de Abril, a Vigila Pascal da Ressurreição do Senhor é a celebração mais importante de todo o ano. As celebrações do Tríduo Pascal, 5ª Feira Santa, 6ª Feira Santa e Sábado, na Vigília Pascal, começam todas à mesma hora: 21 horas [nove da noite]. Na 5ª Feira Santa da Ceia do Senhor, vai também haver a Missa Crismal, às 10 horas [dez da manhã] na Sé de Aveiro, concelebrada com a presença dos sacerdotes e diáconos da nossa diocese; nesta celebração, que é também um sinal de unidade e fraternidade diocesanas, vão ser consagrados os Santos Óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos - que depois irão ser partilhados por todas as paróquias da diocese, servindo na administração dos sacramentos. No próximo Sábado, como todos sabem e como é lógico, não há missa às 16.30 horas.

03. A Eucaristia do Domingo de Páscoa na Igreja Matriz ao final da manhã dia 17 de Abril, será antecipada meia hora da hora habitual, ficando para as 10.30 horas [dez e meia da manhã], de forma aos grupos da Visita Pascal poderem começar por volta das 12 horas. O compasso da visita pascal prolonga o anúncio da Ressurreição ao longo da tarde. A missa da tarde na Igreja Matriz às 19 horas [sete da tarde] encerra também os percursos do anúncio pascal.

04. Aproveitemos os últimos dias antes da celebração pascal para sentirmos a grande Misericórdia de Deus para connosco quando nos perdoa no sacramento da Penitência – da Confissão, da Reconciliação, do Perdão. Vai haver Confissões de manhã e de tarde, na Igreja Matriz, nesta próxima 2ª feira, dia 11 de Abril. De manhã, as confissões começam às 9 horas e vão até às 12 [meio dia]. De tarde vão desde as 15 horas [três da tarde] até às 18 horas [seis da tarde]. Estarão presentes vários padres para o atendimento. Não haverá verdadeira Páscoa sem o perdão dos pecados e sem o consequente compromisso de mudança. A Conversão Quaresmal tem no sacramento da Penitência um momento determinante para alicerçar a Esperança.

05. Vai haver reunião dos elementos que integrarão os grupos que vão no compasso da Visita Pascal, na próxima 5ª feira - 5ª feira Semana Santa, dia 14 de Abril, às 18 horas [seis da tarde] no Centro Paroquial.

06. A catequese paroquial interrompe neste Domingo de Ramos os seus trabalhos. O tempo quaresmal, e nele, a vida dos grupos de catequese, é um momento forte na transmissão de valores e de vida. Os pais e encarregados de educação deverão por isso ter em conta neste tempo de férias escolares, o dever de participar com os seus filhos nos importantes espaço da vida da comunidade cristã em período de Semana Santa e Páscoa. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá entre 10 e 18 de Abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 3ª Feira, dia 19 de Abril.

07. Estamos gratos uma vez mais a todos àqueles que colocaram uma cruz na consignação de 0,5% (meio por cento), na altura em que no ano passado fizeram a sua declaração de IRS, onde diz ‘IPSS’ e terem acrescentado o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca. Este ano pedimos então para não esquecerem o nosso Centro Social e Paroquial, indicando no lugar próprio das declarações de IRS (modelo 3 - campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição e neste momento toda a ajuda é necessária.

:: A Comunidade Ortodoxa Ucraniana na nossa diocese em conjunto com as nossas Paróquias da diocese de Aveiro, continua a organizar neste momento uma recolha de ajuda humanitária para a Ucrânia. Os bens mais necessários de momento são: comida enlatada de abertura fácil, pronta a comer; barras energéticas, bolachas;- fruta seca ou desidratada; material de primeiros socorros; produtos de higiene e fraldas; roupa de criança para o inverno. As pessoas que queiram fazer a doação de alguns destes artigos, podem fazer a entrega no Centro Paroquial e Social entre as 9.30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira; ou então numas caixas ao fundo da Igreja Matriz ao fim-de-semana antes das missas, a partir de 12 de Março. A nossa Cáritas Portuguesa está a apoiar o trabalho da sua congénere na Ucrânia no terreno, “conforme as necessidades o exigirem”, com “alimentos, água potável, acomodações seguras e kits de higiene, bem como garantir transporte para que as pessoas possam chegar até áreas seguras”.

:: Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todos dias de abstinência. O sentido da abstinência é termos uma vida mais sóbria e simples, para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este também o sentido do Contributo Penitencial, cuja aplicação este ano será metade para os deslocados da guerra de Cabo Delgado, na diocese de Pemba - em Moçambique, onde a guerra também se vive em grande escala, mas que não é tão noticiada nos órgãos de comunicação social; a outra parte do contributo será para o Fundo Solidário do Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC), de Aveiro – que apoia jovens universitários que frequentam a academia em Aveiro, principalmente vindos de países em dificuldades.

:: Como acontece em cada ano, a paróquia de Avanca disponibiliza às famílias alguns recursos para a vivência deste tempo de conversão ligados à oração, sendo que temos disponíveis a 1 euro os livrinhos de apoio à oração familiar para o Tempo Pascal - tempo a seguir à Páscoa. Aproveitemos.

:: No domingo dia 20 de Março, teve lugar o Equinócio de Primavera – assinalando o seu primeiro dia. Equinócio é uma de origem latina, e quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas. A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância. Na primavera, é tradição fazerem-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas nas casas para que estas possam arejar depois de meses fechadas durante o inverno. As pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas. Curiosamente, os ovos desempenham um papel importante nas comemorações do equinócio da primavera em todo o mundo, uma vez que são também um símbolo de fertilidade e ressurgimento – associados assim à Pascoa.

:: No Domingo dia 27 de Março, o último do mês de Março, mudou a hora. Entrou-se assim na hora de Verão. Com a mudança da hora que ocorreu, foram acertados, na sua grande maioria a partir desse Domingo dia 27 de Março, os horários das celebrações. Assim, desde a 2ª feira 28 de Março as eucaristias nos dias da semana na Igreja Matriz passaram a ser às 19.30 horas [sete e meia da noite] portanto de 2ª a 6ª feira, isto até começar o mês de Maio. Em Santa Ana e Santa Luzia à semana a eucaristia passou a ser para as 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passou a ser às 20.30 horas [oito e meia da noite]. O acerto do horário da eucaristia da tarde de domingo passou para às 19 horas [sete da noite] já a partir deste Domingo dia 27 de Março.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar