Avisos da Semana: 11 a 18 de Fevereiro de 2024

11-02-2024 15:22

Avisos da Semana

Semana de 11 a 18 de Fevereiro de 2024

01. Celebramos neste Domingo dia 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente - festa de Nª Sª de Lurdes. «’Não é conveniente que o homem esteja só’ (Gn 2, 18) - Cuidar do doente, cuidando das relações», é este o trecho do Génesis que se apresenta como tema da mensagem do Papa Francisco para este 32º Dia Mundial do Doente. Esperamos, mais adiante para a época da primavera, poder fazer a visita a doentes e organizar uma celebração, bem como um encontro-convívio com os enfermos e idosos da nossa comunidade –a aproximação aos mais doentes e frágeis das nossas comunidades é uma prioridade. Rezamos de forma especial pelos nossos enfermos e seus cuidadores.

02. A origem do Carnaval está associada diretamente ao cristianismo e as suas festividades vem desde a idade média. ‘Carnem levare’ (afastar-se da carne) procurava assim reavivar todo o esforço e sacrifício em abandonar atitudes e mentalidades de ganância, egoísmo, vaidade e inveja, aproximando-nos mais dos outros com uma vida de simplicidade, e próxima dos mais necessitados e frágeis, seguindo o ensinamento fraternal e transformador do evangelho de Jesus. Por sua vez, ‘Entrudo’ que tem origem no latim ‘introitus’ e significa ‘introdução’, ‘entrada’, tem que ver com o período imediatamente anterior aos 40 dias de preparação da Páscoa. Vai então começar o tempo da quaresma na próxima 4ª feira dia 14 de fevereiro, com a Celebração das Cinzas. Este dia é o começo dum tempo que nos vai conduzir e preparar para celebrar a Páscoa. É um dia de Penitência que nos liga a um processo de conversão pessoal e nos introduz num tempo especial de oração, e que tem também uma das suas expressões na prática do jejum e da abstinência, havendo mesmo outras formas de penitência que em muitos casos são também formas de austeridade e privações, num esforço de renúncia e conversão que nos aproxima uns dos outros. 4ª Feira de Cinzas é mesmo um dia marcante pelo gesto penitencial da imposição das cinzas. Porque é importante começarmos bem as coisas no princípio da Quaresma, e para facilitar a participação ao maior número de pessoas e suas famílias na eucaristia, a celebração de 4ª Feira de Cinzas, será meia hora mais tarde do que o horário habitual, ou seja às 19.30 horas [sete e meia da noite]. Nessa celebração daremos início à Caminhada comunitária desta Quaresma 2024.

03. Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todos dias de abstinência. O sentido da abstinência é termos uma vida mais sóbria e simples, para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este também o sentido do Contributo Penitencial, cuja aplicação este ano será para partilhar com a diocese de Luena, em Angola, e com o Fundo de Emergência Social, da Cáritas Diocesana.

04. Deste este Sábado dia 10 de fevereiro (pertencente ao fim de semana “gordo”), não haverá catequese paroquial de grupos devido à interrupção das atividades de catequese – dada a época de Carnaval. Esta interrupção decorrerá durante a semana de carnaval. Por isso entre estes dias 10 de fevereiro e 16 de fevereiro (inclusive) não haverá trabalhos nos grupos da catequese. As atividades da catequese serão depois todas retomadas no próximo Sábado dia 17 de fevereiro. Procuremos sim, entrar todos no tempo da Quaresma, participando na celebração desta 4ª Feira de cinzas, dia 22 de fevereiro.

05. O Convivo Fraterno destes dias em Eirol, terá a sua conclusão esta 2ª feira dia 12 de fevereiro, e nesse dia o local de encerramento será no Auditório do Salão Paroquial de Arrifana – S.João da Madeira, a partir das 21 horas [nove da noite]. Rezemos por estes jovens e suas famílias.

06. Retomamos esta próxima semana, a adoração semanal ao Santíssimo Sacramento; será na 5ª feira dia 15 de fevereiro, às 19.30 horas [sete e meia da tarde], imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, a partir desta semana - todas as 5ª s feiras, haverá sempre adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz.

07. Encontram-se abertas as inscrições para a preparação daqueles que irão casar ao longo deste ano de 2024 - os encontros do Curso de Preparação para Noivos. O curso irá decorrer a entre 15 e 17 de março no Centro Paroquial de Avanca. Nesta altura do ano a nossa paróquia de Avanca, não mais que uma vez apenas, vai promover estes encontros para os noivos e dado que nos concelhos de Estarreja e Murtosa não irá haver outros encontros deste género, tornando-se necessária a inscrição na Secretaria Paroquial, de forma a organizar os trabalhos.

08. Vai haver na parte final do mês de março uma Peregrinação ao Santuário de Fátima aberta a todas as pessoas. Aproveitando a oportunidade, esta peregrinação irá ser feita no sábado em que decorre no Santuário o Encontro Internacional dos associados da Coração Imaculado de Maria - no dia 23 de março. A saída nesse sábado 23 de março será pelas 7 horas da manhã e as pessoas estarão de regresso a Avanca pelas 19.30 horas [sete e meia da tarde]. De forma a poder atempadamente providenciar autocarro de transporte, as pessoas que quiserem participar, podem inscrever-se na Secretaria Paroquial ou então junto do senhor Carlos Pinto, do Seixo.

09. Também como acontece todos os anos, a paróquia disponibiliza às famílias alguma ajuda para a vivência do tempo da Quaresma, sendo que temos disponíveis a 1,50 euro os livrinhos de apoio à oração familiar para este Tempo de Quaresma. Aproveitemos.

10. A Peregrinação do nosso arciprestado de Estarreja-Murtosa à nossa catedral de Aveiro neste ano jubilar é no dia 25 de fevereiro. Há várias maneiras de se ir para Aveiro nesse dia. Nesse domingo dia 25, a concentração de todos os que forem de manhã para Aveiro acontecerá no Seminário de Santa Joana às 11 horas, havendo a essa hora uma reflexão comunitária. O almoço, que cada deverá levar, será em regime de pic-nic no espaço do Seminário. O cortejo da peregrinação sairá do Seminário às 13 horas, visitando a Igreja da Misericórdia (1ª catedral), depois o túmulo de Santa Joana, e finalmente pelas 16 horas (quatro da tarde) teremos na Catedral a eucaristia presidida pelo senhor Bispo de Aveiro. Todos são convidados a participar em Aveiro, mesmo que venham depois do almoço, e só depois possam apenas participar no cortejo da peregrinação que sai às 13 horas. Em tempo de vivência quaresmal, este é um acontecimento significativo e único na nossa vida de cristãos.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: QUARTA-FEIRA DE CINZAS – início da observância quaresmal [na 4ª feira – 14 de fevereiro]; Santos Cirilo, monge, e Metódio, bispo - Padroeiros da Europa [na 4ª feira – 14 de fevereiro]; S. Cláudio La Colombière, presbítero [na 5ª feira – 15 de fevereiro]; Santos Sete Fundadores da Ordem dos Servos da Virgem Santa Maria [no sábado– 17 de fevereiro]; S. Teotónio, presbítero [no domingo – 18 de fevereiro]

- lembrança: Na 1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS de fevereiro, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembram-se as intenções do Santo Padre deste mês de fevereiro: PELOS DOENTES TERMINAIS. Rezamos para que os doentes na fase terminal das suas vidas, e as suas famílias, recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano.

- Na 2ª feira dia 12 de fevereiro ocorre o Dia da Mão Vermelha. Este dia é um pedido mundial a todos os líderes políticos e militares para deixarem de recrutar crianças para a guerra. O recrutamento de crianças e adolescentes para a guerra é uma realidade em vários países do mundo, surgindo a data como uma chamada de atenção internacional para esta situação. Apesar da existência de convenções internacionais contra o uso de crianças na guerra, estima-se que o número de crianças soldados espalhadas pelo mundo ande entre 300 e 500 mil (entre elas um terço são raparigas).

- Na 3ª feira dia 13 de fevereiro ocorre o Dia Mundial da Rádio. A data foi escolhida pois foi neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012. A rádio é um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, de promoção cultural ou em casos de emergência social. Para os profissionais de comunicação social, a rádio é uma plataforma para se divulgarem factos e histórias. A rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo esta uma das características mais positivas da rádio.

- Na 4ª feira dia 14 de fevereiro ocorre a Quarta-feira de Cinzas. A Quarta-feira de Cinzas observa-se um dia depois da terça-feira de Carnaval. Também conhecido como o ‘Dia das Cinzas’, é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão. É celebrado 40 dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) e calha sempre entre o início de fevereiro (dia 4) e a segunda semana de março (dia 10). Não é feriado, mas é um dia importante no calendário cristão, apelando-se ao jejum, abstinência de carne, a dar esmolas e à reflexão. As cinzas, que provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, representam a mortalidade e o arrependimento dos pecados. Por esse motivo, o sacerdote coloca as cinzas na testa dos católicos durante as missas realizadas neste dia por todo o mundo, onde se recorda: “Com o suor do teu rosto comerás o teu pão, até que voltes à terra, visto que dela foste tirado; porque és pó, e ao pó voltarás". (Gn 3, 19). Enquanto traça a cruz na testa dos fiéis, o sacerdote profere estas palavras: "arrependei-vos e acreditai no Evangelho". A celebração da ‘quarta-feira de cinzas’ remonta ao antigo Médio Oriente, onde o ato de colocar cinzas sobre a cabeça era um símbolo de arrependimento perante Deus. Desta maneira, os católicos começam a se preparar para o período da Quaresma. A Quaresma simboliza o período em que Jesus ficou no deserto, em penitência e sendo tentado pelo demónio. A Quarta-feira de Cinzas é um rito próprio da Igreja Católica Romana, não sendo observada pelas igrejas ortodoxas.

- Na 4ª feira dia 14 de fevereiro ocorre também o Dia dos Namorados (Dia de São Valentim). Nesse dia, o imperador romano Cláudio II mandou matar Valentim por desrespeitado a sua ordem. O imperador tinha proibido a realização de casamentos, mas Valentim continuou a realizá-los em segredo. A história remonta ao século III d.c. O Imperador havia proibido os casamentos, pois acreditava que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas. Valentim era bispo e desrespeitou esse decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. Segunda a lenda, enquanto estava preso, Valentim teria ficado muito amigo da filha do carcereiro, que era cega e, por milagre, a moça ficara curada da cegueira. Executado no dia 14 de fevereiro do ano de 269, a data deu origem ao Dia dos Namorados. Antes de morrer, Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões, os chamados "valentines". Nesse dia, além da troca de presentes, os namorados costumam sair para jantar e preparar surpresas um para o outro.

- Na 4ª feira dia 14 de fevereiro ocorre também o Dia Nacional do Doente Coronário. A data foi institucionalizada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e comemora-se por toda Comunidade Europeia. Neste que é Dia dos Namorados, aproveita-se para chamar a atenção da população para problemas que atacam o coração, como o tabagismo ativo e passivo, a má alimentação e a falta de exercício físico. A doença coronária caracteriza-se pelo desenvolvimento de placas ateroscleróticas no interior das artérias coronárias. Com a concentração de gorduras nas paredes das artérias, a circulação sanguínea e a irrigação dos tecidos do coração são colocadas em causa. Doente coronário é aquele que sofre de insuficiência cardíaca crónica. Ele pode ser alguém que já teve um enfarte do miocárdio ou que apresenta queixas de dores no peito ligadas ao esforço. Em Portugal a doença coronária aguda afeta 10 mil pessoas por ano, sendo que as doenças cardiovasculares se apresentam como a principal causa de morte na nação (42% dos óbitos).

- Na 5ª feira dia 15 de fevereiro ocorre o Dia Internacional da Criança com Cancro. Esta data mundial visa ajudar todas as crianças vítimas de cancro a conseguirem acesso a melhores tratamentos e medicamentos e ao mesmo tempo ajudar as famílias e os amigos das crianças vítimas da doença. Todos os anos são diagnosticados em Portugal 350 novos casos de cancro em crianças.

- No Domingo dia 11 de fevereiro ocorre o Dia Internacional da Síndrome de Asperger. O Síndrome de Asperger é uma perturbação neuro-comportamental que tem algumas semelhanças com o autismo. A síndrome de Asperger é um transtorno de desenvolvimento humano que atinge as habilidades de interação social. Apesar de apresentar diferentes graus, geralmente os seus portadores têm dificuldades em fazer amigos, entender as sutilezas da comunicação e aceitar novas rotinas. Estima-se que existem mais de 67 milhões de pessoas com autismo e síndrome de Asperger no mundo.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar