Avisos da Semana: 11 a 18 de Junho de 2023

12-06-2023 11:05

Avisos da Semana

Semana de 11 a 18 de Junho de 2023

01. Haverá esta semana a eucaristia na Unidade de Cuidados Continuados (aldeia), nesta 2ª Feira dia 12 de junho, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

02. Celebra-se esta semana a memória de Santo António, na 3ª feira, dia 13 de junho, invocado na Capela Paroquial de Santo António, onde haverá eucaristia às 10 horas [dez da manhã]. A capela estará aberta de manhã e à tarde, com exceção do meio-dia às duas da tarde.

03. Na 6ª Feira dia 16 de junho, celebramos assim a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que ocorre em cada ano na 6ª Feira da semana seguinte ao Corpo de Deus. Neste dia acontece a Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Na nossa paróquia lembraremos essa intenção na missa da noite, às 20.30 horas [oito e meia da noite] na Igreja Matriz. Depois, no Sábado dia 17 celebra-se liturgicamente a Festa do Imaculado Coração de Maria; o grupo paroquial da Imaculada orientará nesse dia a oração do terço às 15.30 horas [três e meia da tarde] junto ao monumento.

04. Haverá uma Recolha benévola de sangue, no próximo Domingo, dia 18 de Junho, apenas da parte da manhã, entre as 9 e as 12.30 horas [meio dia e meio]. As colheitas serão feitas nas instalações do Centro Paroquial e estão ao cargo do Instituto Nacional de Sangue, numa organização da Associação de Dadores de Sangue Terras do Antuã. Dar sangue é dar vida, auxilie.

05. Lembramos que no próximo dia 25 de junho, daqui a 15 dias, o Padre Passionista Nuno Almeida celebra o seu jubileu de 25 anos de sacerdócio. Entre outras atividades, ele vai presidir à missa em Válega nesse dia às 9.30 horas e depois na nossa comunidade, na Igreja Matriz de Avanca, também nesse dia 25 de junho às 11 horas. Nesse domingo, depois dessa eucaristia celebrativa em Avanca, haverá um almoço/convívio na Senhora de Entre¬Águas em que vão estar diversas pessoas, de várias freguesias e que tenham adquirido o ingresso para este almoço. Entretanto dia 24 de junho de 2023 à noite, no Auditório do Centro Paroquial de Avanca decorre um Concerto Solidário de angariação de fundos, interpretado pelo ‘Vozes de S. Gabriel’ e ‘Compassos de S. Gabriel – Escola de Música’ de Santa Maria da Feira, revertendo a recolha dos ingressos para a obra social em Angola ‘Sopas Nutritivas’projeto dinamizado pelo Pe. Nuno Almeida; os bilhetes para este concerto podem ser adquiridos no Secretaria Paroquial; colaboremos com esta causa missionária e não deixem a aquisição do bilhete para o último dias.

06. Lembramos que já estão abertas, na Secretaria Paroquial, as matrículas para o 1º ano da catequese das crianças que entram este ano pela primeira vez na escola. Os encarregados de educação deverão fazer essa inscrição até finais de junho, de forma a ser organizado o grupo de catequese do 1º ano que irá iniciar o seu trabalho.

07. Recordamos que se encontram abertas, nos estabelecimentos escolares de ensino, as matrículas para o próximo ano letivo. A esse propósito, e após um diálogo sincero e construtivo com os filhos, os encarregados de educação deverão fazer a opção para que os seus filhos possam frequentar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, pois trata-se de uma disciplina de grande interesse e reflexão sobre os aspetos importantes da vida e do sentido da existência; sobre os valores de uma sociedade mais justa e fraterna, na participação dos deveres e direitos cívicos, e também acerca dos fundamentos das opções e projetos de realização pessoal na construção da felicidade. Não há, da parte das escolas e estabelecimentos de ensino, alternativa do mesmo género e com a mesma importância em relação a essa disciplina. A não opção por Educação Moral e Religiosa católica nas matrículas significa tempo desocupado no horário, permitindo muitas vezes situações de inquietação e confusão na vida escolar de alguns alunos. É também nestas oportunidades de opção, que a família cristã dá testemunho da Fé e da escolha consciente procurando o melhor caminho da educação dos filhos. Existem à saída alguns desdobráveis que poderão acrescentar informações importantes.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. António de Lisboa, presbítero e doutor da Igreja, Padroeiro de Portugal [na 3ª feira – 13 de junho]; Solenidade do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS [na 6ª feira – 16 de junho]; festa do Imaculado Coração da Virgem Santa Maria [no sábado– 17 de junho].

- Os responsáveis dos Escuteiros do Agrupamento 402 de Avanca, pedem para avisar que estão abertas as inscrições para crianças e adolescentes que queiram integrar as atividades desenvolvidas pelo grupo de escuteiros. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial, de 2ª a 6ª feira no horário de atendimento.

- Nesta 2ª feira dia 12 de junho ocorre o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Quem criou esta celebração foi a Organização Internacional do Trabalho. Esta data, celebrada no mesmo mês do Dia Mundial da Criança, visa alertar a população para o facto de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola a aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias. O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deseja assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e doutras violações dos seus direitos humanos fundamentais, assim como a combater todos os tipos de trabalho infantil. Algumas celebridades juntam-se à causa, para aumentar a divulgação da data. A UNICEF estima que existam 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas delas (85 milhões) em condições de exploração infantil, com perigos graves à saúde e sendo envolvidas em conflitos armados. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos de idade nos países pobres.

- Nesta 4ª feira dia 14 de junho ocorre o Dia Mundial do Dador de Sangue. A celebração do Dia Mundial do Dador tem como objetivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias e benévolas, assim como reconhecer a sua importância e o seu contributo em salvar vidas e em melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92 milhões de pessoas dão sangue anualmente, sendo que 45% destes dadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. A OMS quer expandir este universo de dadores, encorajando outras pessoas a tornarem-se dadores de sangue. A organização pretende que em 2020 as dádivas de sangue em todos os países sejam completamente benévolas e não remuneradas. Quem pode ser dador de sangue? Pode proceder à doação de sangue se: tiver entre 18 e 65 anos de idade; pesar mais de 50 quilos; gozar de boa saúde e tenha hábitos de vida saudáveis. Onde dar sangue? Pode dar sangue nos: centros regionais de sangue do Instituto Português do Sangue em Lisboa, Porto e Coimbra; locais onde se realizam colheita de sangue móveis, no seu local de trabalho, centro comercial ou na sua área de residência; serviços de imunohemoterapia hospitalares. O que fazer e o que não fazer depois de doar sangue? Deve-se beber líquidos em abundância; não se pode conduzir por 30 minutos; não se pode fumar por duas horas; não se pode beber álcool por 12 horas.

- Nesta 5ª feira dia 15 de junho ocorre o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi criada em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tendo como objetivos refletir numa questão social sensível e acabar com a violência contra a pessoa idosa. Numa sociedade cada vez mais envelhecida (serão 1,2 mil milhões de pessoas com mais de 60 anos em 2025), os idosos são esquecidos e sujeitos a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral. Todos os anos se registam vários casos de abuso contra os idosos e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público. Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais e promover a integração e o bem-estar do idoso são os desafios lançados pela celebração desta data. A ONU relembra também que a discriminação etária é uma grave violação dos Direitos Humanos, exigindo o empenhamento dos governos, das instituições e da população para mudar a situação.

- No próximo Sábado dia 17 de junho ocorre o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação. Este dia foi insti-tuído pela ONU em 1994 e foi celebrado pela primeira vez em 1995. Desde então comemora-se anualmente a 17 de junho. O objetivo do Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação é sensibilizar as populações e governos quanto à necessidade de cooperação mundial no que respeita a desertificação e a seca, assim como sublinhar a importância do respeito da Convenção da ONU de Combate à Desertificação nos países mais afetados pela seca /desertificação (países africanos especialmente). Não só nos países que assinaram a convenção da ONU, como em grande parte dos países do mundo, se realizam atividades neste dia para incentivar o combate à desertificação e à seca. A desertificação é a perda da capacidade de renovação biológica das zonas áridas, semi-áridas e sub-húmi-das, por ação humana ou variação climática. A seca é um fenómeno natural onde se regista um défice de água por um extenso ‘período de tempo’, com danos na agricultura, pesca e no habitat dos seres vivos, entre outros.

- No próximo Domingo dia 18 de junho ocorre o Dia Internacional do Piquenique. Com a aproximação do verão, o Dia Internacional do Piquenique convida as pessoas a saírem de casa e do trabalho e a estenderem a toalha no chão para comer. As comemorações deste dia são simples e qualquer pessoa pode aderir: basta preparar um pouco de comida e levar a cesta e a toalha para o ar livre. A palavra piquenique é de origem francesa e acredita-se que é uma atividade que se popularizou após a Revolução neste país. Há quem diga que a vida não é um piquenique, mas neste dia ela é.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar