Avisos da Semana: 13 a 20 de abril de 2025

15-04-2025 14:47

Avisos da Semana

Semana de 13 a 20 de abril de 2025

01. Aproveitemos os últimos dias antes da celebração pascal para sentirmos a grande Misericórdia de Deus para connosco quando nos perdoa no sacramento da Penitência – da Confissão, da Reconciliação ou do Perdão. Vai haver Confissões de manhã e de tarde, na Igreja Matriz, nesta próxima 2ª feira, dia 14 de abril. De manhã, as confissões começam às 9.30 horas e vão até às 12 [meio-dia]. De tarde vão desde as 15 horas [três da tarde] até às 18 horas [seis da tarde]. Estarão presentes vários padres para o atendimento. Não haverá verdadeira Páscoa sem o perdão dos pecados e sem o consequente compromisso de mudança. A Conversão Quaresmal tem no sacramento da Penitência um momento determinante para alicerçar a Esperança.

02. Vai também haver confissões na capela paroquial de Santa Ana (em Água Levada), na próxima 3ª feira, dia 15 de abril. As confissões começam às 9.30 horas da manhã e vão até haver pessoas; estarão a confessar apenas os padres da nossa paróquia.

03. Com a entrada na Semana Santa vamos celebrar os principais mistérios da Vida de Jesus: Ceia Pascal, Morte e Ressurreição. Um cristão ausente das celebrações não entendeu o que é ser cristão. A iniciar o Tríduo Pascal temos a celebração da Ceia do Senhor que é na 5ª Feira Santa dia 17 de abril, na Igreja Matriz – para um cristão consciente esta é uma celebração essencial. Na 6ª Feira Santa dia 18 de abril, também na Igreja Matriz, a liturgia irá estar centrada na paixão e morte de Jesus. A Vigila Pascal da Ressurreição do Senhor no sábado dia 19 de abril é a celebração mais importante de todo o ano. As celebrações do Tríduo Pascal, 5ª Feira Santa, 6ª Feira Santa e Sábado, na Vigília Pascal, começam todas à mesma hora: 21 horas [nove da noite]. Na 4ª feira da Semana Santa dia 16 de abril, irá haver a Via Sacra que começará na Igreja Matriz às 21 horas [nove da noite] e irá para o Auditório do Centro Paroquial. Na 5ª Feira Santa dia 17 de abril, vai também haver da parte da manhã a Missa Crismal, às 10 horas [dez da manhã] na Sé de Aveiro, concelebrada com a presença dos sacerdotes e diáconos da nossa diocese; nesta celebração, que é também um sinal de unidade e fraternidade diocesanas, vão ser consagrados os Santos Óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos - que depois irão ser partilhados por todas as paróquias da diocese, servindo na administração dos sacramentos. Atenção no próximo Sábado (Sábado Santo), como todos sabem - e como é lógico, não há missa às 16.30 horas, mas apenas e só às 21 horas [nove da noite] onde se celebrará a Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor.

04. A Eucaristia do Domingo de Páscoa, dia 20 de abril, será antecipada meia hora da hora habitual, ficando para as 10.30 horas [dez e meia da manhã], de forma aos grupos da Visita Pascal poderem começar por volta das 12 horas. À tarde, já dentro do novo horário, a missa da tarde PÁSCOA será às 19 horas.

05. No próximo domingo dia 20, Domingo de Páscoa, o começo da Visita pascal vai ser às 12 horas [meio-dia]. O compasso da visita pascal será assim um prolongar da vivência da Ressurreição feita em comunidade na nossa Igreja Matriz, e traduzida no anúncio de Cristo Ressuscitado nas nossas casas e às nossas Famílias. Os grupos seguem os itinerários habituais. As pessoas deverão assinalar as entradas das suas casas com alguns “verdes” - de forma visível junto às suas portas, para isso ser também um sinal indicativo aos grupos de que essas casas desejam receber o compasso da visita pascal.

06. Vai haver reunião dos elementos que integrarão os grupos que vão no compasso da Visita Pascal, na próxima 6ª feira –feriado de 6ª feira Semana Santa dia 18 de abril, às 15.30 horas [três e meia da tarde] no Centro Paroquial.

07. A catequese paroquial tem interrompidos os seus trabalhos. O tempo quaresmal, e nele, a vida dos grupos de catequese, é um momento forte na transmissão de valores e de vida. Os pais e encarregados de educação deverão por isso ter em conta neste tempo de férias escolares, o dever de participar com os seus filhos nos importantes espaços da vida da comunidade cristã em período de Semana Santa e Páscoa. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá até 2ª feira dia 21 de abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 3ª Feira dia 22 de abril. Exceptuam-se os grupos que tenham organizado a interrupção de outra forma, em virtude de outro ajuste.

08. De forma a organizar o número de elementos necessário para cada um dos grupos da visita pascal 2025 em Avanca, estão ainda a aceitar-se as inscrições de crianças, adolescentes, jovens e adultos que queiram integrar esses grupos – os nomes e contactos destas crianças, adolescentes, jovens e adultos poderão ser deixados aos catequistas e animadores desses grupos, ou na sacristia da Igreja ou ainda na Secretaria Paroquial.

09. Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todos dias de abstinência. O sentido da abstinência é termos uma vida mais sóbria e simples, para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este também o sentido do Contributo Penitencial, cuja aplicação este ano será para partilhar com a diocese de Gaza [Zona Palestiniana], e com o Fundo de Emergência Social – Sector dos sem Abrigo, da Cáritas Diocesana.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Tríduo Pascal: 17, 18 e 19 de abril [5ª feira, 6ª feira e sábado]; DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR [domingo 20 de abril de 2025]

- lembrança #01: No domingo dia 30 de março mudou a hora. Os relógios ADIANTARAM UMA HORA. Entrou-se na hora de Verão. Com essa mudança da hora que ocorreu, foram acertados, na sua grande maioria a partir deste domingo dia 30 de março, os horários das celebrações. Assim, desde a 2ª feira dia 31 de março as eucaristias nos dias da semana na Igreja Matriz passaram a ser às 20 horas [oito da noite] portanto de 2ª a 6ª feira. Em Santa Ana e Santa Luzia, à semana, a eucaristia passou a ser às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite continua a ser às 20 horas [oito da noite]. O acerto do horário da eucaristia da tarde de domingo acontece às 19 horas [sete da noite] já desde o dia 30 de março

- lembrança #02: A 1ª sexta-feira do mês foi dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, onde se lembraram as intenções do Santo Padre para o mês de abril: Pelo uso das novas tecnologias. Rezamos para que o uso das novas tecnologias não substitua as relações humanas, respeite a dignidade das pessoas e ajude a enfrentar as crises do nosso tempo.

- No dia 15 de abril ocorre o Dia Mundial da Arte. 15 de abril é Dia Mundial da Arte, por ser também o dia do aniversário de Leonardo da Vinci. Este dia que celebra a importância da Arte em todas as áreas da vida humana, foi declarado pela IAA em Guadalajara, e comemorado pela primeira vez em 2012. A arte educa, transforma e conscientiza. Fala-nos do nosso tempo, quem somos e para onde vamos, difundindo ideias e ações que ajudam a melhorar a nossa perspectiva da realidade. A arte é parte do nosso património, da nossa identidade, dos nossos sentimentos como povo, como cultura e como seres humanos.

- No dia 16 de abril ocorre o Dia Mundial da Voz. A celebração da data tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar. Cuidados a ter com a voz: Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas; Beber bastante água e praticar exercício físico; Não gritar em excesso nem em tom agudo; Falar pausadamente; Não fumar nem abusar de bebidas gasosas; Dormir bem.

- No dia 17 de abril ocorre o Dia Mundial da Hemofilia. Esta data é também conhecida como Dia Mundial do Hemofílico. É desenvolvida desde 1989 pela Federação Mundial do Hemofilia, uma organização sem fins lucrativos que atua em 113 países do mundo e que foi fundada por Frank Schnabel em 1963. O dia 17 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Hemofilia por ser o aniversário de Frank Schnabel. O objetivo deste dia é consciencializar as populações para a hemofilia e para outras desordens sanguíneas. A hemofilia é uma anomalia do sangue caracterizada por uma demora ou uma falta de coagulação, sendo que a menor ferida pode provocar uma grave hemorragia.

- No dia 18 de abril ocorre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, enquanto tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; 

São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

 

Voltar