Avisos da Semana: 13 a 20 de outubro de 2024

14-10-2024 15:41

Avisos da Semana

Semana de 13 a 20 de outubro de 2024

01. Desde o passado domingo 6 de outubro até este domingo dia 13 de outubro aconteceu a Semana Nacional da Educação Cristã. Subordinada ao tema «Construtores do futuro como peregri-nos de esperança» a nota da comissão episcopal faz referência ao Jubileu da Esperança, previsto para 2025, e lembra o convite do Papa Francisco, a ser “peregrinos da esperança”, conscientes de que “a fragilidade e o erro não prendem o caminhar”, mas permitem colocar cada um “em atitude de procura”. Este ano a nota pastoral da comissão da educação cristã da conferência episcopal, realça que ‘quem educa é construtor do agora e do futuro como peregrino da esperança. Nestes tempos, necessitados de esperança, somos convidados, como cristãos na família, no trabalho, nas comunidades eclesiais e nas escolas, a sermos focos de luz de esperança, sinais de que ela não nasce de cada um, mas habita o coração de cada ser humano.’ Educar é, pois, amar e apontar caminhos.

02. Vai haver Assembleia Geral de todos os membros [de todas as mesas] da Irmandade do SS.mo Sacramento e Nª Sª do Rosário de Avanca neste domingo dia 13 de outubro, às 16 horas [quatro da tarde], no Centro Paroquial.

03. Haverá esta semana a eucaristia mensal na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), nesta 2ª Feira dia 14 de outubro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

04. Vai haver reunião da Equipa do Clero Arciprestal de Estarreja-Murtosa, na 5ª Feira dia 17 de outubro, em Pardilhó, desde as 9.30 horas.

05. Vai haver Formação especial para o Clero da Diocese de Aveiro, na 6ª Feira dia 18 de outubro, no Seminário de Aveiro, desde as 10 horas às 17.30 horas [cinco e meia da tarde].

06. outubro é chamado o mês missionário. A mensagem deste mês dedicado às Missões vai no sentido de irmos ao encontro dos demais, para lhes dar a conhecer um convite especial, como na parábola do banquete nupcial: ‘Ide e convidai a todos para o banquete’ (Mt 22, 9) tema que o papa irá desenvolver especialmente para próximo domingo 20 de outubro – Dia Mundial das Missões e que antecede esta próxima semana como a ‘Semana das Missões’ –centrada neste tema a partir da passagem do evangelho de São Mateus. O papa refere: “a missão é ida incansável rumo a toda a humanidade para a convidar ao encontro e à comunhão com Deus.”. A partilha nos ofertórios das missas desse fim de semana de 19 e 20 de outubro será para as missões.

07. Continua a série de sessões de Catequeses para todos, orientada pelo grupo do “Caminho Neocatecumenal”. Estas sessões decorrem às 2ª e 6ªs feiras; todos estes encontros são às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial. Estão todos convidados.

08. Continuam abertas até ao final deste mês as inscrições para o GRUPO DE ADULTOS com + de 20 anos que desejem fazer a caminhada de preparação para receber o SACRAMENTO DO CRISMA, ao longo do próximo ano pastoral. Os interessados deverão dirigir-se à Secretaria Paroquial para fazer a sua inscrição. Esta formação envolve uma hora por semana, à noite, em horário e dia a combinar no primeiro encontro.

09. O Encontro Nacional dos Associados do Imaculado Coração de Maria vai decorrer no Santuário de Fátima no próximo sábado dia 19 outubro; ainda é possível, para a participação das pessoas interessadas, a inscrição. Estas podem ser feitas na Secretaria Paroquial ou do Carlos Pinto do Lugar do Seixo. A saída, junto à Capela de Santo António, será às 7.30 horas.

10. Um grupo de pessoas da nossa paróquia, identificado e autorizado, está a fazer o peditório para organizar os Festejos em Honra de São Sebastião 2025. Acolhamos com estima e colaboremos.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Calisto I, papa e mártir [na 2ª feira – 14 de outubro]; S. Teresa de Jesus, virgem e doutora da Igreja [na 3ª feira – 15 de outubro]; S.ta Hedwiges, religiosa, e S.ta Margarida Maria Alacoque, virgem [na 4ª feira – 16 de outubro]; S. Inácio de Antioquia, bispo e mártir [na 5ª feira – 17 de outubro]; S. Lucas, Evangelista [na 6ª feira – 18 de outubro]; Santos João de Brébeuf e Isaac Jogues, presbíteros, e companheiros mártires, S. Paulo da Cruz, presbítero [no sábado– 19 de outubro];.

- lembrança #01: A adoração semanal ao Santíssimo Sacramento ocorre semanalmente às 5ª feiras, imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá este momento de adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz.

- lembrança #02: Para ajudar as missões estão à venda na nossa paróquia: CALENDÁRIOS, ALMANAQUES E AGENDAS DAS MISSÕES. As pessoas interessadas em adquirir esses materiais poderão fazê-lo na secretaria paroquial de 2ª a 6ª ou na sacristia da Capela de S.ta Luzia - aos domingos no final da missa da manhã.

- lembrança #03: Apenas para os Jovens (e que o ano passado frequentaram o 11º ano), assim como para os adultos (que fizeram o itinerário próprio no ano passado) que se preparam para receber proximamente o sacramento do Crisma,encontro no próximo sábado, às 10.30 horas [dez e meia da manhã] no Centro Paroquial.

- lembrança #04: A 1ª sexta-feira deste mês, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, onde lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de OUTUbro que é: POR UMA MISSÃO COMUM. Rezamos para que a Igreja continue a apoiar de todas as formas um modo de vida sinodal, sob o signo da corresponsabilidade, promovendo a participação, a comunhão e a missão partilhada entre sacerdotes, religiosos e leigos. No Sábado dia 5 de outubro: sendo o primeiro Sábado do mês, haverá recitação da oração do terço, junto ao monumento do Imaculado Coração de Maria às 15 horas [três da tarde], seguida de meditação na Igreja Matriz.

- lembrança #05: Mês de outubro é mês do Rosário. Entre as imagens mais antigas da nossa Igreja Matriz está a de Nª Sª do Rosário, exortada popularmente num dos seus altares laterais. A Virgem Maria nesta invocação, é padroeira da Irmandade. A Capela de Santa Luzia na Areia era antes dedicada a Nª Sª do Rosário. Vizinho da mesma, Egas Moniz mandou fazer em Paris (França) uma imagem de Nª Sª do Rosário ao então promissor escultor Maurício de Almeida – natural de Pardilhó, seu protegido e que desapareceu prematuramente. Isto significa que a devoção a Nª Sª do Rosário é muito forte -mesmo antes das aparições aos pastorinhos na Cova da Iria, onde Nª Senhora disse a Lúcia que era a Senhora do Rosário. Também a Conferência Vicentina a tem como padroeira, para além do especial lugar que ocupa nos grupos e congregações de espiritualidade dominicana. Esta semana a memória litúrgica de Nª Sª do Rosário é celebrada especialmente no dia 7 de outubro; lembraremos esta invocação de Nª Sª do Rosário na missa desse dia. A irmandade está a programar a celebração solene da sua padroeira – oportunamente serão dadas informações acerca do programa.

- lembrança #06: Os responsáveis dos Escuteiros do Agrupamento 402 de Avanca, pedem para avisar que estão abertas as inscrições para crianças e adolescentes que queiram integrar as atividades desenvolvidas pelo grupo de escuteiros durante este ano. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial, de 2ª a 6ª feira no horário de atendimento até ao final deste mês.

- Tempo especial – decorre em Roma até 27 de outubro, a 2ª sessão da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo. Lembramos nas nossas orações as intenções do Santo Padre pela Igreja, para que adote a escuta e o diálogo como estilo de vida a todos os níveis, deixando-se guiar pelo Espírito Santo em direção às periferias do mundo.

- Na 2ª feira dia 14 de outubro ocorre o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. O objetivo do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é unir esforços nos cuidados paliativos por todo o mundo, chamando a atenção para as necessidades das pessoas em sofrimento (18 milhões de pessoas morrem em dor e sofrimento todos os anos). Discutir os cuidados paliativos e reunir fundos são outros fins desta data. Os cuidados paliativos são tratamentos focados na prevenção e no alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, assim como na melhoria do bem-estar geral dos doentes em estado terminal, com doenças graves ou incuráveis, em fase avançada, em internamento ou no domicílio. O tema do dia em 2016 foi: “Viver e morrer em dor: não tem que acontecer”. Em Portugal realizam-se congressos no Algarve, em Lisboa e em Tondela. Os eventos podem ser conhecidos no site da Worldwide Palliative Care Alliance (Aliança Mundial para os Cuidados Paliativos), a entidade que organiza esta data.

- Na 4ª feira dia 16 de outubro ocorrem:

:: O Dia Mundial da Alimentação. O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945. A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal. Todos as atividades e informações podem ser encontradas no site FAO. Objetivos do Dia Mundial da Alimentação: Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis; alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo; Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento; Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento; Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida. Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar os nove bilhões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.

:: O Dia Mundial da Coluna. Neste dia realizam-se atividades com o objetivo de prevenir lesões na coluna vertebral. Estima-se que mais de 70% da população portuguesa já sofreu ou sofre com dores na coluna vertebral. As doenças da coluna representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física em idade laboral e são uma das principais causas de ausência no trabalho. Segundo a OMS, 1 em 4 adultos e mais de 80% dos adolescentes não são ativos o suficiente. Algumas das principais doenças da coluna são a escoliose, a hérnia discal, a doença discal degenerativa, a espondilartrose entre outras. As lesões da coluna devido a traumatismo são comuns, principalmente as que resultam de de acidentes de trânsito e quedas de altura. A coluna pode também ser afetada por tumores benignos ou malignos, necessitando de intervenção cirúrgica.

:: O Dia Mundial do Pão. A data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins em 2000 para celebrar este alimento essencial. O pão é o alimento mais popular do mundo, estando presente nas várias refeições, assim como é o alimento mais versátil, dando origem a inúmeras receitas. Seja de manhã ao pequeno almoço, de tarde ao almoço e lanche, ou à noite, ao jantar, o pão é uma peça chave da alimentação diária. Por vezes como entrada, outras como prato principal ou mesmo como sobremesa, o pão é um alimento muito consumido. De custo baixo, o pão é também um dos alimentos que menos mal faz à saúde. Quanto às variedades mais saudáveis de pão encontram-se o pão de espelta, o pão de milho, o pão de alfarroba, e o pão de malte, por exemplo. O primeiro registo do pão fermentado data de, aproximadamente, 4 mil anos a.C., quando os egípcios, realizaram a fermentação de uma massa de trigo. O pão era o alimento do povo. Os egípcios amassavam o pão com os pés, utilizando espécies de trigo de qualidade inferior. O trigo de qualidade superior estava reservado para os ricos. Foram os romanos que espalharam o consumo do pão pela Europa. Era costume fazer-se uma cruz na massa do pão e rezar para que ele crescesse bastante, o que originou um corte que ainda se vê nos pães de hoje. Até à Idade Média o número de pães era uma medida de pagamento. Para os cristãos o pão é um alimento sagrado: um símbolo do corpo de Deus, da vida e de partilha.

- Na 5ª feira dia 17 de outubro ocorre o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. A data foi comemorada oficialmente pela primeira vez em 1992, com o objetivo de alertar a população para a necessidade de defender um direito básico do ser humano Antes, a 17 de outubro de 1987, Joseph Wresinski, o fundador do Movimento Internacional ATD Quarto Mundo, convidou as pessoas a se reunirem em honra das vítimas da fome e da pobreza em Paris, no local onde tinha sido assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ao seu apelo responderam cem mil pessoas. A erradicação da pobreza e da fome é um dos oito objetivos de desenvolvimento do milénio, definidos no ano de 2000 por 193 países membros das Nações Unidas e por várias organizações internacionais. Em Portugal, o número de pobres e de pessoas que passam fome tem vindo a aumentar, em resultado da crise económica. As instituições de apoio e caridade social têm registado um aumento significativo do número de pedidos de apoio por parte das famílias portuguesas. Segundo dados revelados pela Rede Europeia Anti-Pobreza, 18% dos portugueses são pobres. De acordo com esta organização, o número europeu que serve de referência para definir a pobreza equivale a um vencimento mínimo mensal de 406 euros. Dados revelados pelas UNESCO indicam que 842 milhões de pessoas continuaram a sofrer de fome crónica entre 2011 e 2013.A pobreza está a diminuir a uma taxa sem precedentes. Em 1990, 43% da população mundial vivia em pobreza extrema, com menos de 1,25 dólares por dia. Este número reduziu para 21%, mas há ainda muito trabalho pela frente, especialmente no continente africano..

- Na 6ª feira dia 18 de outubro ocorre o Dia Mundial da Menopausa. Este é um dia de lembrança para a saúde da mulher e de diálogo entre mulheres e médicos, sobre o acompanhamento médico da menopausa. A data foi criada pela Sociedade Internacional da Menopausa (IMS) e reconhecida oficialmente pela Organização Mundial da Saude (OMS). A menopausa afeta as mulheres, em média, a partir dos 50 anos. Em 2030 deverão existir 1,2 milhões de mulheres no mundo com mais de 50 anos. Os principais efeitos da menopausa na saúde da mulher é a ausência de menstruação e impossibilidade de engravidar. Em Portugal são poucas as mulheres que recorrem a tratamentos hormonais na menopausa. Contudo, os médicos aconselham as mulheres com fortes sintomas na menopausa a procurar orientação médica, para atenuar os efeitos.

- No sábado dia 19 de outubro ocorre o Dia Mundial de Resolução de Conflitos. A data foi criada em 2005 pela Association For Conflict Resolution e assinala-se anualmente na terceira quinta-feira de outubro. O objetivo desta efeméride é apelar aos cidadãos para recorrer à mediação, à arbitragem e à conciliação para a resolução de conflitos, sublinhando as vantagens da resolução pacífica. Para assinalar a efeméride realizam-se diferentes atividades pelo mundo. Em Portugal destaca-se a abertura gratuita do Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios (GRAL), do Ministério da Justiça, em Lisboa, que dá a conhecer os meios disponíveis de resolver conflitos fora dos tribunais, de forma simplificada. Existem 9 centros de arbitragem de conflitos em Portugal: 2 em Lisboa, 1 no Porto, 1 em Coimbra, 1 em Guimarães, 1 em Braga, 1 em Viana do Castelo, 1 em Faro e outro no Funchal..

- No domingo dia 20 de outubro ocorre:

:: O Dia Mundial da Osteoporose. Neste dia internacional da osteoporose faz-se uma chamada de atenção a nível mundial para os perigos da doença que afeta mais de 200 milhões de pessoas no mundo. De três em três segundo acontece uma fratura por osteoporose. A osteoporose é uma doença metabólica em que os ossos se vão tornando cada vez mais frágeis, conduzindo a um risco acrescido de fratura, em particular na anca, coluna vertebral e membros superiores. A osteoporose afeta 800 mil portugueses, tendo maior incidência nas mulheres após a menopausa, numa relação de um homem para cada três ou quatro mulheres afetadas, realidade comum em todo o mundo. Estima-se que cerca de 50% das mulheres após a menopausa irão sofrer uma fratura resultante da osteoporose. Uma em três mulheres e um em cinco homens acima de 50 anos parte um osso devido à osteoporose.

:: O Dia Mundial de Combate ao Bullying. A data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens vivem. Segundo a UNICEF, uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente. Consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data, visto que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas. Nesta data são promovidas campanhas de prevenção e combate ao bullying, sobretudo nas escolas, e são revelados relatórios de estudo sobre este problema social. Em Portugal as vítimas de bullying podem recorrer à APAV para obterem apoio. No site da APAV encontra-se informação útil e ajuda para este problema. A família é uma das estruturas mais importantes na prevenção e no combate à violência praticada contra crianças e jovens, assim como a escola. Os pais devem perguntar diariamente aos filhos sobre o dia na escola e perceber pelas respostas se os filhos permanecem tristes ou distantes, o que pode ser indicativo de problemas de bullying. Encoraje os filhos a expressarem o que sentem, a dizerem “não” quando estão desconfortáveis e a não reagirem com violência, para não gerir ainda mais violência.

:: O Dia Mundial da Estatística. A data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU e celebrada pela primeira vez em 2010, por mais de 130 países membros, com o intuito de reconhecer a importância e o contributo que a estatística têm vindo a proporcionar, ao longo dos tempos, para o conhecimento e desenvolvimento da sociedade. Neste dia realizam-se atividades como conferências, exposições, jogos interativos, entre outras, todas elas com a estatística como base. O dia internacional da estatística serve para relembrar a importância do estudo estatístico no mundo.

:: O Dia Nacional da Paralisia Cerebral. A data celebrou-se pela primeira vez em Portugal em 2013, e foi criada oficialmente por decreto-lei em 2014, com o nome de Dia Nacional da Paralisia Cerebral. Esta data visa desmistificar alguns preconceitos relacionados com a paralisia cerebral e mostrar à sociedade os problemas e desafios que sofrem diariamente as pessoas com paralisia cerebral, assim como as suas famílias. Neste dia organizam-se atividades que apelam à solidariedade para com os doentes com paralisia cerebral, no intuito de melhorar a sua vida. A paralisia cerebral é a doença motora mais frequente nas crianças e assume diferentes tipos de gravidade de pessoa para pessoa. Em cada 1000 crianças que nascem, 2 podem sofrer de paralisia cerebral. Em Portugal são cerca de 20 mil pessoas que vivem com paralisia cerebral, registando-se 200 novos casos por ano.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar