Avisos da Semana: 14 a 20 de janeiro de 2024

15-01-2024 15:35

Semana de 14 a 20 de janeiro de 2024

01. Começa esta 5ª feira o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos, começa portanto a 18 de Janeiro e termina a 25 de Janeiro - na Festa da Conversão de São Paulo. “Amarás ao Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo”, uma frase do Evangelho de São Lucas (10, 27), é o tema deste Oitavário de Oração pela Unidade. “Não devemos ter medo da diversidade de carismas na Igreja”, afirmou o Papa Francisco recentemente. E pede para que “Rezemos ao Espírito para que nos ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais dentro da Igreja Católica”. A vivência do ecumenismo neste oitavário, por conjunto de iniciativas e atividades pretende favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas. O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo. As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).

02. Celebra-se esta semana o dia litúrgico da memória do mártir São Sebastião, no sábado dia 20 de janeiro, invocado na Capela Paroquial de São Sebastião. Haverá eucaristia nesse sábado dia 20 às 10 horas. Entretanto a Missa festiva de São Sebastião será no próximo Domingo dia 21 de janeiro, na Capela Paroquial de São Sebastião, às 10 horas, seguida de procissão solene pelo itinerário habitual evitando a estrada nacional 109.

03. Na Eucaristia das 16.30 horas [quatro e meia da tarde] do próximo Sábado dia 20 de janeiro, o 4º ano da catequese celebra a FESTA DA PALAVRA, recebendo uma Bíblia – oferta dos Pais e da comunidade paroquial. No dia a seguir, dia 21 de janeiro, celebra-se o Domingo da Palavra de Deus. O 'Domingo da Palavra' foi instituído a 30 de setembro de 2019 pelo Papa Francisco e fixado para o III domingo do Tempo Comum, como momento especialmente dedicado à “reflexão e divulgação da Palavra de Deus”, nas comunidades católicas (Aperuit Illis, 3).

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S.to Amaro, abade [na 2ª feira – 15 de janeiro]; S. Antão, abade [na 4ª feira – 17 de janeiro]; S. Fabião, papa e mártir e S. Sebastião, mártir [no sábado– 20 de janeiro]; S. Inês, virgem e mártir [no domingo – 21 de janeiro].

- Na 5ª feira dia 18 de janeiro ocorre o Dia Internacional do Riso. Este dia chama a atenção para a importância de rir. O riso é um comportamento humano que traz bem-estar às pessoas. Neste dia deve rir o mais que puder, quer na companhia dos amigos, trocando-se anedotas e episódios engraçados, quer sozinho, em casa a ver as suas comédias preferidas ou a ler um livro engraçado. Entre os benefícios de rir encontramos: a Redução do stress, a Queima de calorias, a Melhoria da qualidade de sono, o Fortalecimento abdominal, o Combate ao surgimento de rugas, a Melhor circulação sanguínea, a Melhor respiração, a Melhoria da digestão, o Fortalecimento do sistema imunológico, o Estímulo da criatividade, a Criação de laços com outras pessoas.

- De 18 de Janeiro a 25 de janeiro acontece, no âmbito Ecuménico, o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos. A semana de Oração pela Unidade dos Cristãos pede as nossas preces e súplica pessoais e comunitárias, o nosso esforço de atitude, e nosso empenho sincero pela construção da fraternidade entre todos os cristãos - seja a qual for a ‘confissão’ cristã a que se pertença.

- No domingo dia 21 de janeiro ocorre o Dia Mundial da Religião. A religião é o culto prestado a uma divindade, manifestando-se como uma crença pessoal, pautada pela fé. Proveniente do latim, a expressão significa a restauração da relação entre o homem e o universo sagrado. Como existe uma variedade considerável de religiões, e o Dia Mundial da Religião surgiu em 1949 com o intuito de promover a união das religiões existentes no mundo, tentando levar ainda mais fé e esperança aos povos tão diferentes entre si mas na verdade tão semelhantes no sentimento religioso. Neste Dia Mundial da Religião os líderes religiosos apelam ao diálogo inter-religioso e por todo o mundo se incentiva ao respeito pela religião alheia e ao objetivo final da paz entre os povos.

- No Domingo dia 21 de janeiro ocorre também o Domingo da Palavra de Deus. O 'Domingo da Palavra' foi instituído a 30 de setembro de 2019 pelo Papa Francisco e fixado para o III domingo do Tempo Comum, como momento especialmente dedicado à “reflexão e divulgação da Palavra de Deus”, nas comunidades católicas.

Os Padres que estão ao serviço da comunidade paroquial de Avanca desejam

a todas as famílias um bom Tempo de Natal, vivido na Paz, na Alegria e na Misericórdia.

Desde já, o desejo de um Santo Ano para 2024 com Saúde, Paz e Coragem!