Avisos da Semana: 15 de Maio de 2022

16-05-2022 19:46

Semana de 15 de Maio de 2022

01. Vai haver esta semana a Assembleia Diocesana sobre o Sínodo, neste Domingo dia 15 de Maio, entre as 14.30 às 18 horas [nove da noite] na Seminário de Aveiro.

02. Decorre esta semana o Encontro de preparação para Baptismos, destinados a Pais e Padrinhos cujos baptizados decorram nos meses Maio e Junho, na 2ª Feira, dia 16 de Maio, às 20 horas [oito da noite], no Centro Paroquial.

03. Prossegue a devoção de Maio, neste mês dedicado a Nossa Senhora. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelas zonas e grupos da paróquia:

2ª Feira/dia 16 de Maio: Aldeia | Ministros Extraordinários Comunhão | Acólitos

3ª Feira/dia 17 de Maio: Bandeira | Outeiro da Bandeira | Fojo | Frat. Dominicana

4ª Feira/dia 18 de Maio: Congosta | Areia | Porto Brejo

5ª Feira/dia 19 de Maio: Lombão | Estrada | Equipas de Nossa Senhora

6ª Feira/dia 20 de Maio: Jovens do 10º e 11º anos

Sábado e Domingo o terço começará meia hora antes da missa da tarde e da noite, mas vamos dar mais importância à Animação da Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

04. Vai haver reunião da Equipa do Clero Arciprestal de Estarreja/Murtosa, na 3ª Feira dia 17 de Março, em Beduido, desde as 9.30 horas.

05. Os adolescentes do 9º ano da catequese paroquial, para preparar a Profissão de Fé vão ter a sua recolecção/retiro no próximo Sábado dia 21 de Maio, devendo estar às 9 horas junto da Capela de S.ta Luzia (Areia) onde terão início os trabalhos. Esta recolecção acabará com a participação e animação da missa das 16h30 na Igreja Matriz.

06. Realizam-se as Promessas de Escuteiros do Agrupamento 402 da nossa comunidade paroquial, no próximo Domingo, dia 22 de Maio, integradas na celebração das 11 horas. Sendo assim, e para preparar este momento, haverá a Vigília de Oração pelos que fazem as suas promessas, no Sábado, dia 21 de Maio, às 21.30 horas [nove e meia da noite] na Igreja Matriz.

07. Conclui-se este Domingo dia 15 de Maio a “Semana da Vida 2022”, subordinada este ano ao tema “A Vida que acolhemos”, tendo como inspiração “a parábola do Bom Samaritano”. Este Bom Samaritano, como “personagem de acolhimento e, em simultâneo estrangeiro, não deixa de ser um pouco desconcertante pois é o estrangeiro que é o protagonista do acolhimento e não o inverso”.

08. Ocorre também neste domingo dia 15 de Maio, a eucaristia da Bênção dos Finalistas das Escolas do Ensino Superior de Aveiro, na Alameda da Universidade de Aveiro, às 10 horas, presidida pelo senhor Bispo de Aveiro. Lembramos os novos licenciados nas nossas orações e desejamos o melhor para as suas vidas.

:: Um grupo de pessoas ligadas à 2ª mesa da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar os Festejos em honra de Santa Marinha, padroeira de Avanca, no ano de 2020 em que se iniciou da Pandemia – mas viu-se impedido de o fazer. Na altura, semanas antes da crise que levou ao confinamento, esta comissão tinha realizado já uma primeira recolha de ofertas de casa-em-casa, ficando ainda por fazer uma outra parte da recolha. Este ano de 2022 em Julho, tudo está encaminhado para poder haver o tempo de festa e convívio familiar à volta da Padroeira de Avanca; por isso a comissão retomou a recolha de fundos para os festejos. Por todas as razões, temos que ser compreensivos com os membros desta comissão que nos irão bater à porta, acolhendo respeitosamente o seu trabalho e dedicação em prol desta festa maior da nossa terra e que irão assim recolher sem exigências - e de forma livre, aquilo que as famílias poderem e quiserem dar para a concretização dos festejos.

:: As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma neste ano de 2022 continuam às 6ª.s feiras às 20.45 horas [oito menos um quarto da noite] no Centro Paroquial.

:: Como temos vindo a lembrar, o Tempo Pascal acontece desde Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, por isso, cinquenta dias na presença do Ressuscitado nos preparando para receber o Espírito Santo prometido. O amor, a doação, a generosidade e a humildade geram ressurreição. Jesus dá-se a conhecer neste tempo de vitória sobre a morte e o pecado: ele ressuscita onde existe acolhimento, onde se presta serviço ao próximo. Cristo ressuscita onde se vive o novo mandamento do amor. Este é assim um tempo de reconhecer dAquele que Vive no meio de nós e junto de nós, mesmo no meio de dificuldades, frustrações e angústias.

:: A Comunidade Ortodoxa Ucraniana na nossa diocese em conjunto com as nossas Paróquias da diocese de Aveiro, continua a organizar neste momento uma recolha de ajuda humanitária para a Ucrânia. Os bens mais necessários de momento são: comida enlatada de abertura fácil, pronta a comer; barras energéticas, bolachas;- fruta seca ou desidratada; material de primeiros socorros; produtos de higiene e fraldas; roupa de criança para o inverno. As pessoas que queiram fazer a doação de alguns destes artigos, podem fazer a entrega no Centro Paroquial e Social entre as 9.30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira; ou então numas caixas ao fundo da Igreja Matriz ao fim-de-semana antes das missas, a partir de 12 de Março. A nossa Cáritas Portuguesa está a apoiar o trabalho da sua congénere na Ucrânia no terreno, “conforme as necessidades o exigirem”, com “alimentos, água potável, acomodações seguras e kits de higiene, bem como garantir transporte para que as pessoas possam chegar até áreas seguras”.