Avisos da Semana: 17 a 24 de Dezembro de 2023

17-12-2023 19:09

Avisos da Semana

Semana de 17 a 24 de Dezembro de 2023

01. A interrupção da catequese de grupos neste tempo de Advento/Natal acontecerá a partir deste domingo dia 17 de dezembro até 1 de janeiro do novo ano. Mesmo não havendo cateque-se de grupos nestas semanas próximas do Natal, a ligação e a proximidade comunitária a Jesus e com Jesus passa a ter uma responsabilidade acrescida junto de cada família. Não participar na vida da comunidade, deixando conscientemente de rezar, de vir à missa vespertina ou do dia de Natal e do dia Ano Novo, é ignorar Jesus Cristo no seu apelo comunitário, assim como é o adoptar a covardia de estarmos associados a Deus - na procura comum da paz, da concórdia e do entendimento entre todos - a começar por nós próprios. E mais grave ainda: é dar um péssimo exemplo de desrespeito e desinteresse para com Deus e os demais – mesmo os da nossa família. As atitudes falam mais do que as justificações, as desculpas dissimuladas e os motivos fingidos. É necessário assumir a nossa condição e responsabilidade de filhos de Deus, que passa também por uma vivência empenhada em comunidade. Os trabalhos da catequese de grupos retomam no dia 2 de janeiro.

02. Nestas semanas que antecedem a celebração do Natal, os padres irão estar envolvidos no serviço de confissões – sacramento da penitência, nas várias freguesias do arciprestado de Estarreja-Murtosa. Não haverá verdadeiramente Natal sem o arrependimento sincero, sem a misericórdia de Deus. O momento de confissões na nossa comunidade paroquial com a presença de vários sacerdotes, é já esta semana na 5ª feira dia 21 de dezembro, na Igreja Matriz às 15 horas [três da tarde]. Estando presentes nesse momento vários padres, a demora vai ser pouca; e quando acabar o grupo de pessoas que se apresentaram para a confissão os senhores padres irão retirar-se. Nos cartazes da Igreja e das capelas está afixado o calendário para outras oportunidades de confissão.

03. Este ano as celebrações do Natal e de Ano Novo vão acontecer logo no dia a seguir aos próximos domingos respetivamente. As missas da tarde dos próximos domingos 24 e 31 de dezembro na Igreja Matriz às 17 horas [cinco da tarde], serão também missas da véspera de dia de Natal e véspera do dia de Ano Novo respetivamente, pelo que não haverá missa à noite. No dia de Natal e dia de Ano Novo, sendo ao 2ª feira, os horários e os locais das missas são os habituais de um domingo (de um dia de feriado de Guarda): na capela paroquial de S.ta Luzia (Areia) às 8.30 horas, na capela paroquial de S.ta Ana (Água Levada) às 10 horas, e na Igreja Matriz de Avanca às 11 e às 17 horas [cinco da tarde].

04. O Grupo de Jovens da nossa paróquia prepara e realiza uma Vigília de Oração de Advento no próximo Sábado dia 23 de dezembro, às 21 horas [nove da noite] na Igreja Matriz, logo a seguir à missa vespertina da noite.

05. No domingo passado uma representação do nosso Agrupamento de Escuteiros de Avanca recebeu em Viana do Castelo a Chama da Luz que veio da Gruta de Belém, onde Jesus Nasceu. Esta Luz deu entrada solene na nossa paróquia na celebração da tarde de 16 de dezembro, onde as nossas crianças do 3º ano tiverão a sua Festa da Luz. Esta Luz será distribuída na nossa Igreja para as famílias que assim quiserem, no final da missa vespertina do dia 24, na missa do dia de Natal e na celebração da véspera de Ano Novo. As pessoas deverão trazer uma vela ou candeeiro para poderem depois levar para casa e até espalhar por vizinhos, amigos e outros familiares que assim desejarem. O transporte e cuidado com a chama, a cera e os candeeiros deverão ser tomados em especial atenção para não causar danos, incómodos ou acidentes.

06. Vai haver Convívio Fraterno para Jovens em Eirol nos dias 27, 28 e 29 do próximo mês de dezembro. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá fazê-lo ou junto da Secretaria Paroquial ou junto dos Padres José Henriques e Manuel Augusto. O encerramento deste convívio decorrerá aqui no Auditório do Centro Paroquial de Avanca a partir das 20.30 horas do dia 29 de dezembro. No dia 28 de dezembro haverá também uma oração de intendência pela realização do convívio - a hora e o local serão confirmados oportunamente.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Pedro Canísio, presbítero e doutor da Igreja [na 5ª feira – 21 de dezembro]; S. João de Quenty, presbítero [no sábado – 23 de dezembro]

- lembrança #01: O inverno tem início no dia 22 de dezembro de 2023 (sexta-feira), às 03h27. Esse é o momento exato em que ocorre o Solstício de inverno, evento astronómico que marca o início dessa estação. O inverno começa todos os anos no dia 21 ou 22 de dezembro. Embora as temperaturas variem em todo o país, chegando a nevar em algumas localidades, o inverno de Portugal é considerado ameno, especialmente se compararmos com as temperaturas registadas nos termómetros portugueses e em outros países do hemisfério norte. Enquanto a média em Portugal é de 8 °C de temperatura mínima, na Rússia, que é considerado um dos países mais frios do mundo, os termómetros chegam a marcar -20 °C. O inverno é chamado de "inverno boreal" no hemisfério norte, enquanto é chamado de "inverno austral" no hemisfério sul. Solstício de Inverno é um fenómeno astronómico que acontece todos os anos no dia 21 ou 22 de dezembro. Este ano, ocorrerá no dia 22 de dezembro de 2023, quarta-feira, às 03h27. Nessa data, o inverno começa em Portugal e em todo o hemisfério norte, e o verão começa no hemisfério sul. É o dia mais curto do ano e, consequen-temente, que tem a noite mais longa. A partir desta data, a duração do dia começa a crescer. Por isso, na antiguidade, o solstício de inverno simbolizava a vitória da luz sobre a escuridão. O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador, ou seja, quando o Sol se encontra mais a sul. Por isso, o hemisfério em que acontece o solstício de inverno recebe menor incidência de raios solares. Os solstícios ocorrem duas vezes ao ano (no inverno e no verão), mas em datas móveis. O solstício de inverno ocorre todos os anos nos dias 21 ou 22 de dezembro, enquanto o solstício de verão ocorre nos dias 20 ou 21 de junho, no hemisfério norte. O hemisfério em que acontece o solstício de verão recebe maior incidência de raios solares. A palavra solstício significa "sol parado". Ela vem do latim solstitius, e é a junção de sol e sistere, que significa "ficar parado".

- lembrança #02: Agora que se aproxima o dia Natal, está disponível o livro ‘Memorial Eclesiástico de Avanca’ que é sempre uma boa prenda para poder oferecer nesta ocasião. Pode ser adquirido no final das missas ou na Secretaria Paroquial de 2ª a 6ª feira das 9 às 17 horas.

- Nesta próxima 2ª feira dia 18 de dezembro lembramos o Dia Internacional das Migrações, ou Dia Internacional do Migrante. A data foi proclamada em 2000 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. É considerado migrante a pessoa que: é forçada a deixar o seu país ou que o faz voluntariamente; procura uma vida melhor ou uma vida diferente; possui autorização de residência num determinado país; vive na clandestinidade. No dia 18 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias. Ao longo da história do homem, a migração tem sido uma manifestação corajosa da vontade da pessoa em superar a adversidade e em alcançar uma vida melhor. Com a globalização e com as novas tecnologias de comunicação, cada vez mais pessoas desejam passar fronteiras. Segundo a OIM (Organização Internacional para as Migrações), em 2015 registaram-se 1.011.712 chegadas de migrantes à Europa, com 341,055 chegadas por mar. Registaram-se 4,271 mortes. A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e em vigor desde 2016 apresenta 17 objetivos para transformar o nosso mundo. Assegurar a segurança da migração e implementar políticas que a tornem ordenada e regular são metas do objetivo 10 para reduzir as desigualdades.

- Nesta próxima 4ª feira dia 20 de dezembro lembramos o Dia Internacional da Solidariedade Humana. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2005, por ocasião da celebração da primeira década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza (1997-2006). A celebração do Dia Internacional da Solidariedade Humana tem como objetivo destacar a importância da ação coletiva para superar os problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento, de forma a construir um mundo melhor e mais seguro para todos. Neste dia, os governos são recordados dos seus compromissos com os acordos internacionais, sobre a necessidade da solidariedade humana como uma forma de combater a pobreza. As pessoas são incentivadas a debater sobre os meios de promover a solidariedade e a encontrar métodos inovadores para ajudar a erradicar a pobreza e a fome.

Os Padres que estão ao serviço da comunidade paroquial de Avanca desejam

a todas as famílias um bom Tempo de Natal, vivido na Paz, na Alegria e na Misericórdia.

Desde já, o desejo de um Santo Ano para 2024 com Saúde, Paz e Coragem!

 

 

 

Voltar