Avisos da Semana: 17 a 24 de Março de 2024

18-03-2024 14:48

Avisos da Semana

Semana de 17 a 24 de Março de 2024

01. Estamos a 15 dias da Páscoa que é o ponto mais alto de todas as celebrações do ano. Não podemos esquecer os pontos importantes da caminhada e conversão penitencial, partilhando também com quem é mais necessitado. Até ao final desta semana, que passou, apenas 2 pessoas ajudaram com o seu contributo penitencial – os envelopes estão disponíveis, e esse contributo pode ser colocado nos cestos dos ofertórios das missas. O dia das confissões em Avanca, como tradicionalmente acontece, é na 2ª feira da Semana Santa - parte da manhã e de tarde. Os padres que trabalham em Avanca, nessas semanas têm estado comprometidos nas confissões em outras paróquias para termos outros sacerdotes na 2ª feira da Semana Santa nas confissões da nossa paróquia.

02. Celebramos esta semana São José e com ele o Dia do Pai, na 3ª feira dia 19 de março. Os pais são figuras de proa na vida dos filhos, pelo exemplo de Fé e pelo testemunho de coragem. Na celebração da eucaristia desse dia teremos em especial destaque a intenção pelos pais vivos e já falecidos. No sábado dia 23 de março na eucaristia das 16.30 horas as crianças do 2º ano irão celebrar a festa do ‘Pai-Nosso’; nessa celebração da eucaristia dia lembraremos também todos os nossos pais.

03. Vai haver no próximo sábado dia 23 de março uma Peregrinação ao Santuário de Fátima aberta a todas as pessoas. Aproveitando a oportunidade, esta peregrinação irá ser feita no decorrer do Encontro Internacional dos associados da Coração Imaculado de Maria. A saída será pelas 7 horas da manhã e as pessoas estarão de regresso a Avanca pelas 19.30 horas [sete e meia da tarde]. Ainda existem alguns lugares no autocarro de transporte: as pessoas interessadas deverão dirigir-se ao senhor Carlos Pinto, do Seixo.

04. No próximo fim de semana de 23 e 24 de março, a Conferência Vicentina de Avanca irá fazer o seu peditório anual de primavera – antes da Páscoa - no final das missas da nossa comunidade paroquial, sendo que o contributo poderá ser feito em dinheiro e/ou géneros. Sejamos generosos.

05. No próximo Domingo dia 24 de março é Domingo de Ramos – evocamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e damos início à Semana-Santa. A habitual bênção dos Ramos será feita na Capela Paroquial de São José (capela do Lar – no lado sul da Igreja) às 10.45 horas (onze menos um quarto) vindo depois em cortejo processional a caminho da Igreja, de forma a iniciar a eucaristia às 11 horas. A Capela Paroquial de Santo António está encerrada para iniciar proximamente obras devido ao piso estar degradado, não tendo ainda condições este ano para acolher a bênção dos Ramos.

06. De forma a organizar o número de elementos necessário para cada um dos grupos da visita pascal 2024 em Avanca, estão a aceitar-se as inscrições de crianças, adolescentes, jovens e adultos que queiram integrar esses grupos – os nomes e contactos destas crianças, adolescentes, jovens e adultos poderão ser deixados aos catequistas e animadores desses grupos, ou na sacristia da Igreja ou ainda na Secretaria Paroquial.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja [na 2ª feira – 18 de março]; São JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA - Solenidade [na 3ª feira – 18 de março]; DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR [no domingo – 24 de março]

- lembrança #01: Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todos dias de abstinência. O sentido da abstinência é termos uma vida mais sóbria e simples, para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este também o sentido do Contributo Penitencial, cuja aplicação este ano será para partilhar com a diocese de Luena, em Angola, e com o Fundo de Emergência Social, da Cáritas Diocesana.

- lembrança #02:adoração semanal ao Santíssimo Sacramento na 5ª feira, às 19.30 horas [sete e meia da tarde], imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá sempre adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz. Uma das exceções é esta semana (que não haverá na 5ª feira) devido às ‘24 horas para o Senhor’.

- lembrança #03: Na 1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS de março, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembram-se as intenções do Santo Padre deste mês de março: PELOS NOVOS MÁRTIRES. Rezamos para que aqueles que em várias partes do mundo arriscam as suas vidas pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário.

- lembrança #04: Aproveitemos a Quaresma para procurarmos e sentirmos a grande Misericórdia de Deus para connosco quando nos perdoa no sacramento da Penitência – da Confissão, da Reconciliação, do Perdão. Vai haver a oportunidade desse perdão sacramental nas várias paróquias do arciprestado durante o mês de março – o calendário será afixado na porta da Igreja e nas capelas. Em cada momento de confissão estarão presentes vários padres para o atendimento. Não haverá verdadeira Páscoa sem o perdão dos pecados e sem o consequente compromisso de mudança. A Conversão Quaresmal tem no sacramento da Penitência um momento determinante para alicerçar a Esperança.

- lembrança #05: Em cada ano, na Semana Santa, a animação do canto na liturgia fica ao encargo de um grupo coral que reúne as vozes de todos os coros de serviço na comunidade, seja nas capelas seja na Igreja Matriz. Vai assim haver ensaios para todas as pessoas que queiram estar ao serviço nesses dias na animação do canto das celebrações. Os ensaios serão nas 3ª feiras de março (começará no dia 5 de março), e acontecerão às 21 horas [nove da noite] na Igreja Matriz de Avanca. Apelamos à generosidade de todos, de forma especial aos membros dos grupos corais da Igreja Matriz, da Capela Paroquial de Santa Luzia (Areia) e da Capela Paroquial de Santa Ana (Água Levada).

- Na 3ª feira dia 19 de março: ocorre o Dia de São José - Dia do Pai. São José foi o pai adotivo de Jesus Cristo e o marido de Nossa Senhora, segundo o Novo Testamento. Descendente de David e carpinteiro de profissão, José de Nazaré, tornou-se num modelo de pai e de marido, um protetor da família, que aceitou a tarefa misteriosa de criar e amar um filho que não era seu e que um dia salvaria o mundo. José acolheu a vontade divina e tornou-se o patrono da Igreja. Ele é também o padroeiro dos trabalhadores, dos carpinteiros, dos pais e das famílias. É por essa razão que o santo se celebra a 19 de março, no Dia do Pai. São José terá morrido antes de Jesus ter começado a sua vida pública, pelos 30 anos, visto não se encontrarem mais registos sobre o santo no Novo Testamento e Jesus ter confiado a sua mãe aos cuidados de São João por altura da sua crucificação.

- Na 4ª feira dia 20 de março ocorre também o Equinócio de Primavera – assinalando o seu primeiro dia. Equinócio é uma de origem latina, e quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas. A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância. Na primavera, é tradição fazerem-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas nas casas para que estas possam arejar depois de meses fechadas durante o inverno. As pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas. Curiosamente, os ovos desempenham um papel importante nas comemorações do equinócio da primavera em todo o mundo, uma vez que são também um símbolo de fertilidade e ressurgimento – associados assim à Pascoa.

- Na 4ª feira dia 20 de março ocorre também o Dia Internacional da Felicidade. Este dia pretende promover a felicidade das pessoas e mostrar como esse sentimento é fundamental para o bem estar das nações. Em 2012, foi aprovada a proposta por unanimidade pelos 193 estados-membros da ONU (Organização das Nações Unidas), defendendo que a busca pela felicidade é um objetivo humano fundamental. Todas as pessoas procuram a felicidade. Os psicólogos salientam a importância da felicidade na vida das pessoas e a necessidade destas se conhecerem a si mesmas para conseguirem alcançar o bem-estar desejado. Assim, a felicidade relaciona-se não só com a personalidade, mas também com a disposição e a forma de estar das pessoas.

- Na 5ª feira dia 21 de março ocorre o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta. Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo. O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono). 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos. A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

- Nesta 5ª feira dia 21 de março ocorrem também os:

:: Dia Internacional da Síndrome de Down,

:: Dia Mundial da Poesia,

:: Dia Mundial para a Eliminação da Descriminação Racial,

:: Dia Europeu da Criatividade Artística e o

:: Dia Mundial da Marioneta.

- Nesta 6ª feira dia 22 de março ocorre o Dia Mundial da Água. A data pretende alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso. A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental. As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e colocam em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água. A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.

- Neste sábado dia 23 de março ocorre o Dia Mundial da Meteorologia. A Meteorologia define-se como a ciência de estudo dos fenómenos atmosféricos e das suas leis, com especial incidência na previsão do tempo. Neste dia celebra-se a área de conhecimento que visa aumentar a compreensão dos fenómenos atmosféricos mundiais. O Dia Mundial de Meteorologia celebra-se a 23 de março, para comemorar o dia da entrada em vigor da Convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1950, como agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia e clima e, posteriormente, para a hidrologia e ambiente. A data visa ainda alertar a população para a necessidade de preservar os ecossistemas assim como fazer uma utilização racional dos recursos naturais do planeta Terra.

- No domingo dia 24 de março ocorre o Dia Nacional do Estudante. Este dia foi promulgado pela Assembleia da República Portuguesa em 1987. Além de um dia de comemoração, este é um dia de luta e de homenagem, já que a data é celebrada pelo movimento estudantil nacional, de forma a relembrar as dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentaram nas décadas de 60, aquando da crise académica vivida em Portugal. A data pretende ainda apelar à participação e mobilização dos estudantes em prol de um novo modelo de educação: uma educação de e para todos/as. O direito à educação é um direito basilar da nossa sociedade, consagrado constitucionalmente e que requer o envolvimento de todos/as. A data lembra ainda que o estudante é um pilar da sociedade.

- No domingo dia 24 de março ocorre também o Dia Mundial da Tuberculose. O objetivo deste dia é alertar a população sobre a doença e erradicar completamente a doença. Esta efeméride comemora-se neste dia já que foi a 24 de março de 1882 que Robert Koch anunciou a descoberta da causa da tuberculose – o bacilo TB – o que seria o início do diagnóstico e da cura da tuberculose. Assim, no centenário da data, em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares decidiram criar o Dia Mundial da Tuberculose. Portugal apresenta-se no limiar da baixa incidência desta doença (20/100.000 habitantes), com cerca de 2000 novos casos por ano.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar