Avisos da Semana: 17 de Abril de 2022

18-04-2022 19:04

Avisos da Semana

Semana de 17 de Abril de 2022

01. Neste Domingo de Páscoa, o começo da Visita pascal vai ser às 12 horas [meio dia]. O compasso da visita pascal será assim um prolongamento do anúncio de Cristo Ressuscitado nas nossas casas e às nossas Famílias. Os grupos seguem os itinerários habituais. As pessoas deverão assinalar as entradas das suas casas com alguns “verdes” - de forma visível junto às suas portas – ou então com uma cruz simples feita também de verdes, para isso ser também um sinal indicativo aos grupos de que essas casas desejam receber o compasso da visita pascal. Este ano a visita pascal decorrerá com alguns cuidados:

- A cruz que segue no compasso não será dada a beijar, apenas haverá um gesto de pequena inclinação, a seguir a uma breve oração;

- As pessoas poderão optar por fazer dentro ou no exterior da casa (se for no exterior pede-se que coloquem no local escolhido uma pequena mesa com um vela);

- Os grupos que andam na visita pascal não poderão este ano ficar em convívio com as famílias visitadas, evitando demoras e constrangimentos. Algumas paragens serão para descanso e para resolver necessidades básicas das pessoas dos grupos.

Agradecemos a todas as famílias de Avanca desde já pelo acolhimento na Visita Pascal que retomamos após dois anos de ausência em virtude da situação de crise pandémica que atravessamos.

02. O Tempo Pascal acontece do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, por isso, cinquenta dias na presença do Ressuscitado nos preparando para receber o Espírito Santo prometido. O amor, a doação, a generosidade e a humildade geram ressurreição. Jesus dá-se a conhecer neste tempo de vitória sobre a morte e o pecado: ele ressuscita onde existe acolhimento, onde se presta serviço ao próximo. Cristo ressuscita onde se vive o novo mandamento do amor. Este é assim um tempo de reconhecer dAquele que Vive no meio de nós e junto de nós, mesmo no meio de dificuldades, frustrações e angústias.

03. Tal como houve para a vivência da quaresma, está ainda disponível um pequeno livro de oração e meditação para este tempo de Páscoa. As pessoas interessadas podem-no adquirir na sacristia junto do Vítor Oliveira por 1 euro. É uma ajuda para viver o tempo Pascal.

04. A catequese paroquial interrompeu no Domingo de Ramos os seus trabalhos. O tempo pascal, e nele a vida dos grupos de catequese, é também um momento forte na transmissão de valores e de vida. Esta semana retomam-se o trabalho de grupos da catequese, na 3ª Feira, dia 19 de Abril.

05. Haverá Ultreia dos Cursistas de Cristandade dos arciprestados de Estarreja-Murtosa, esta próxima 5ª Feira dia 21 de Abril, às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial.

06. Reunião de Pais, Padrinhos e das crianças que vão ser Baptizadas neste ano em que vão também receber a 1ª comunhão; a reunião será no próximo Domingo, dia 24 de Abril, às 17.30 horas [cinco e meia da noite] no Centro Paroquial.

07. Também no próximo Domingo, dia 24 de Abril, vai decorrer na Branca, a grande festa dos Escuteiros, Dia da Região e Dia de "São Jorge". O nosso agrupamento de Escuteiros de Avanca participa com cerca de meia centena dos seus elementos no programa do dia e na eucaristia presidida pelo senhor bispo às 15.30 horas , feita junto à Escola Básica da Branca.

08. Vai haver Convivo Fraterno para Jovens em Eirol nos dias 22, 23 e 24 de Abril. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá faze-lo junto da Secretaria Paroquial, junto do Padres da paróquia ou junto de qualquer elemento do grupo de convivas fraternos de Avanca. O local do encerramento deste convívio decorrerá em local a divulgar oportunamente. Rezemos pelos jovens que participam.

09. Estamos gratos uma vez mais a todos àqueles que colocaram uma cruz na consignação de 0,5% (meio por cento), na altura em que no ano passado fizeram a sua declaração de IRS, onde diz ‘IPSS’ e terem acrescentado o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca. Este ano pedimos então para não esquecerem o nosso Centro Social e Paroquial, indicando no lugar próprio das declarações de IRS (modelo 3 - campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição e neste momento toda a ajuda é necessária.

10. Acontece na próxima semana mais um grupo de sessões da época de primavera do ALAVANCA, festival de teatro de Avanca. Organizado pela Kopinxas - Companhia de Teatro, tem na 6 ª feira dia 22 de abril a peça ‘ANTON, o rato do Circo’ pela Companhia ‘Marimbondo’ às 10 horas no Auditório do Centro Paroquial de Avanca, para as escolas. No Sábado dia 23 de abril às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Auditório do Centro Paroquial de Avanca, será apresentado, “Vinil", da Companhia ‘Quando Sais à Rua’. “Acende a Noite” pelo grupo ‘Quinta Parede’ será a proposta para o Domingo dia 24 de Abril às 16 horas [quatro da tarde], no Auditório do Centro Paroquial de Avanca. A informação outras realizações do programa está disponível nas redes sociais.

:: A Comunidade Ortodoxa Ucraniana na nossa diocese em conjunto com as nossas Paróquias da diocese de Aveiro, continua a organizar neste momento uma recolha de ajuda humanitária para a Ucrânia. Os bens mais necessários de momento são: comida enlatada de abertura fácil, pronta a comer; barras energéticas, bolachas;- fruta seca ou desidratada; material de primeiros socorros; produtos de higiene e fraldas; roupa de criança para o inverno. As pessoas que queiram fazer a doação de alguns destes artigos, podem fazer a entrega no Centro Paroquial e Social entre as 9.30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira; ou então numas caixas ao fundo da Igreja Matriz ao fim-de-semana antes das missas, a partir de 12 de Março. A nossa Cáritas Portuguesa está a apoiar o trabalho da sua congénere na Ucrânia no terreno, “conforme as necessidades o exigirem”, com “alimentos, água potável, acomodações seguras e kits de higiene, bem como garantir transporte para que as pessoas possam chegar até áreas seguras”.

:: No domingo dia 20 de Março, teve lugar o Equinócio de Primavera – assinalando o seu primeiro dia. Equinócio é uma de origem latina, e quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas. A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância. Na primavera, é tradição fazerem-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas nas casas para que estas possam arejar depois de meses fechadas durante o inverno. As pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas. Curiosamente, os ovos desempenham um papel importante nas comemorações do equinócio da primavera em todo o mundo, uma vez que são também um símbolo de fertilidade e ressurgimento – associados assim à Pascoa.

:: No Domingo dia 27 de Março, o último do mês de Março, mudou a hora. Entrou-se assim na hora de Verão. Com a mudança da hora que ocorreu, foram acertados, na sua grande maioria a partir desse Domingo dia 27 de Março, os horários das celebrações. Assim, desde a 2ª feira 28 de Março as eucaristias nos dias da semana na Igreja Matriz passaram a ser às 19.30 horas [sete e meia da noite] portanto de 2ª a 6ª feira, isto até começar o mês de Maio. Em Santa Ana e Santa Luzia à semana a eucaristia passou a ser para as 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passou a ser às 20.30 horas [oito e meia da noite]. O acerto do horário da eucaristia da tarde de domingo passou para às 19 horas [sete da noite] já a partir deste Domingo dia 27 de Março.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar