Avisos da Semana: 18 a 24 de Fevereiro de 2024

18-02-2024 14:54

Avisos da Semana

Semana de 18 a 24 de Fevereiro de 2024

01. Esta semana próxima, fica marcada pela Peregrinação do Arciprestado de Estarreja-Murtosa no próximo domingo dia 25 de fevereiro, neste ano jubilar dos 600 anos a Catedral de Aveiro. Das 13 paróquias do arciprestado, 10 não vão ter qualquer eucaristia havendo apenas em 3 - no fundo é uma maneira de dizer que é muito importante participar na Peregrinação. Assim, no Sábado dia 24 de fevereiro, mantêm-se as missas antecipadas de sábado em todas as paróquias; na nossa Paróquia de Avanca haverá missa às 16.30 horas [quatro da tarde] e depois às 20 horas [oito da noite]; para quem quiser haverá missa no hospital de Estarreja às 15 horas [três da tarde] onde o Pe. Manuel Augusto é capelão hospitalar. No domingo apenas haverá de manhã uma missa às 9 horas, na Igreja Matriz; não haverá, pois, missa às 11 horas, nem haverá de manhã em Santa Luzia nem em Santa Ana (Água Levada). O senhor Padre Valente virá celebrar no entanto a missa das 17 horas [cinco da tarde] na Igreja Matriz.

02. À Peregrinação do arciprestado à Catedral de Aveiro do próximo domingo 25 de fevereiro, as pessoas que vão de comboio devem estar na estação de Avanca às 8.30 horas da manhã, pois o comboio é às 8.45 da manhã e terão de entrar todos os membros do grupo para a mesma carruagem. Para quem vai de transporte próprio e queira participar em todo o programa, está marcado estar no Seminário de Aveiro de manhã, para às 11 horas dar arranque a uma oração e reflexão com todos. O almoço será partilhado a partir do farnel que as pessoas levarem, e está marcado para as 12 horas, pois às 13 horas sai do Seminário o cortejo de Peregrinação em direção à Igreja da Misericórdia; depois será a vez de ir ao túmulo de Santa Joana, para, por volta das 16 horas [quatro da tarde] na Catedral, iniciar a celebração da eucaristia – momento central da peregrinação, missa que será presidida pelo senhor Bispo de Aveiro. As pessoas que participarem na peregrinação, para poder receber as graças próprias do ano jubilar, poderão confessar-se nesta próxima na 5ª feira dia 22 de fevereiro, a partir das 15 horas [três da tarde] na Igreja Matriz de Avanca. Para as pessoas que se inscreveram no prazo nesta Peregrinação do Arciprestado, estarão disponíveis os cachecóis na Secretaria paroquial, a partir de 4ª feira dia 21 de fevereiro.

03. Haverá Ultreia dos Cursistas de Cristandade do Arciprestado de Estarreja-Murtosa, na próxima 5ª Feira dia 22 de fevereiro, às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial.

04. Há adoração semanal ao Santíssimo Sacramento na 5ª feira, às 19.30 horas [sete e meia da tarde], imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá sempre adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz.

05. Encontram-se abertas as inscrições para a preparação daqueles que irão casar ao longo deste ano de 2024 - os encontros do Curso de Preparação para Noivos. O curso irá decorrer a entre 15 e 17 de março no Centro Paroquial de Avanca. Nesta altura do ano a nossa paróquia de Avanca, não mais que uma vez apenas, vai promover estes encontros para os noivos e dado que nos concelhos de Estarreja e Murtosa não irá haver outros encontros deste género, tornando-se necessária a inscrição na Secretaria Paroquial, de forma a organizar os trabalhos.

06. Vai haver na parte final do mês de março uma Peregrinação ao Santuário de Fátima aberta a todas as pessoas. Aproveitando a oportunidade, esta peregrinação irá ser feita no sábado em que decorre no Santuário o Encontro Internacional dos associados da Coração Imaculado de Maria - no dia 23 de março. A saída nesse sábado 23 de março será pelas 7 horas da manhã e as pessoas estarão de regresso a Avanca pelas 19.30 horas [sete e meia da tarde]. De forma a poder atempadamente providenciar autocarro de transporte, as pessoas que quiserem participar, podem inscrever-se na Secretaria Paroquial ou então junto do senhor Carlos Pinto, do Seixo.

07. Vai acontecer a 4ª edição das 'Conversa ComVida', um encontro de cerca de 90 minutos, desta vez para falar da circunstância à volta de: “A importância de morrer no sítio em que se deseja. É num momento de reflexão e partilha de testemunhos de doentes e/ou familiares que tiveram a experiência dos cuidados paliativos e que conta com a intervenção da Investigadora e Professora Doutora Bárbara Gomes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Irá ocorrer no dia 26 de fevereiro, 2ª feira às 17 horas, no Cine Teatro de Estarreja e a entrada é livre.

08. Vai realizar-se um Evento Teatral de Comédia em Palco, organizado pela empresa Ribeiro Brites, no próximo sábado dia 24 de dezembro às 21 horas no Auditório do Centro Paroquial de Avanca. O espetáculo terá a participação dos comediantxes João Dantas e Luís Vieira. Os ingressos podem ser adquiridos na Secretaria Paroquial, na Junta de Freguesia de Avanca e no Café Saldida - na Murtosa ou no próprio dia - à entrada do auditório.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Santos Francisco e Jacinta Marto [na 3ª feira – 20 de fevereiro]; S. Pedro Damião, bispo e doutor da Igreja [na 4ª feira – 21 de fevereiro]; Festa da Cadeira de são Pedro, apóstolo [na 5ª feira – 22 de fevereiro]; S. Policarpo, bispo e mártir [na 6ª feira – 23 de fevereiro]; PEREGRINAÇÃO ARCIPRESTAL DE ESTARREJA-MURTOSA À CATEDRAL DE AVEIRO [no domingo – 25 de fevereiro];

- lembrança #01: Na 1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS de fevereiro, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembram-se as intenções do Santo Padre deste mês de fevereiro: PELOS DOENTES TERMINAIS. Rezamos para que os doentes na fase terminal das suas vidas, e as suas famílias, recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano.

- lembrança #02: Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todos dias de abstinência. O sentido da abstinência é termos uma vida mais sóbria e simples, para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este também o sentido do Contributo Penitencial, cuja aplicação este ano será para partilhar com a diocese de Luena, em Angola, e com o Fundo de Emergência Social, da Cáritas Diocesana.

- Na 3ª feira dia 20 de fevereiro ocorre o Dia Mundial da Justiça Social. A data foi criada em 2007 pela Assembleia Geral das Nações Unidas cujo objetivo é enfrentar as realidades da pobreza, do desemprego e da exclusão, tentando criar oportunidades para todos e combater as desigualdades no mundo. Igualdade, bem-estar, trabalho e justiça para todos são algumas das preocupações desta data, numa altura em que se levantam questões sensíveis como as da migração e dos refugiados. Nesse dia também se

- Na 4ª feira dia 21 de fevereiro ocorre o Dia Internacional da Língua Materna. Este dia é celebrado para promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos povos em todo o mundo. Estima-se que existam mais de 7000 línguas em todo o globo. No entanto, metade destas corre o risco de vir a desaparecer. Proteger e salvaguardar as línguas faladas em todo o planeta é o foco esta celebração.

- Na 5ª feira dia 22 de fevereiro ocorre o Dia Europeu da Vítima do Crime. Este dia foi criado para recordar e assinalar os direitos de todas as pessoas que foram e que são vítimas de crime. Todos os anos milhões de crianças e de adultos, homens e mulheres, pobres e ricos, sofrem nas mãos de criminosos na União Europeia.

- Na 5ª feira dia 22 de fevereiro ocorre também o Dia do Pensamento. Este dia, também conhecido como Dia do Fundador do Escutismo – o pedagogo Robert Baden-Powell, e o dia foi criado com o intuito de promover a reflexão a nível mundial de variadas temáticas de paz e unidade entre povos e a dimensão mundial da fraternidade. O Dia do Pensamento tornou-se desde 1926 numa iniciativa universal, deixando a esfera única das Guias (escutismo feminino) e dos Escuteiros (escutismo misto), pois o seu significado mantém-se, porém, tanto para escuteiros como para não escuteiros: trata-se da reflexão, fraternidade, união e harmonia universal, sem fronteiras e impedimentos políticos, religiosos ou outros.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar