Avisos da Semana: 19 a 26 de Novembro de 2023

20-11-2023 15:20

Avisos da Semana

Semana de 19 a 26 de Novembro de 2023

01. Celebramos neste domingo dia 19 de novembro, o “Dia Mundial dos Pobres” celebrado em cada ano no penúltimo domingo do ano litúrgico. O Papa explica que esta celebração é também uma “mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo”, que encerra o ano litúrgico na Igreja Católica, evocando a sua identificação com os “mais pequenos e os pobres”. O “Dia Mundial dos Pobres” quer ajudar as comunidades e cada batizado a “refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho”. A iniciativa pretende ainda “renovar o rosto da Igreja” na sua ação de conversão pastoral para que seja “testemunha da misericórdia”. A Conferência Vicentina de Avanca, no âmbito da celebração do 7º ‘Dia Mundial dos Pobres’, realizará o seu peditório no final das missas do próximo fim-de-semana de 18 e 19 de novembro. Agradecemos generosidade de todos.

02. Decorre uma Recolha benévola de sangue, neste domingo dia 19 de novembro, apenas da parte da manhã, entre as 9 e as 12.30 horas [meio-dia e meio]. As colheitas serão feitas nas instalações do Centro Paroquial e estão ao cargo do Instituto Nacional de Sangue, numa organização da Associação de Dadores de Sangue Terras do Antuã. Dar sangue é dar vida, auxiliemos com esta contribuição.

03. Os dois Encontro de preparação para Batismos, destinados a Pais e Padrinhos cujos batizados decorram nos meses dezembro e janeiro de 2024, acontecem nestas próximas 2ª feiras. A 1ª sessão será já esta 2ª feira 20 de novembro, às 20 horas [oito da noite], no Centro Paroquial. A 2ª sessão desta 2ª feira a oito dias.

04. Há reunião esta semana da Equipa Coordenadora da Catequese Paroquial, esta 4ª Feira dia 22 de novembro, no Centro Paroquial às 21 horas [nove da noite].

05. Haverá Encontro dos Cursistas de Cristandade do Arciprestados de Estarreja-Murtosa, na próxima 5ª Feira, dia 23 de novembro, às 21.30 horas [nove e meia da noite], na Igreja Matriz. Irá haver uma oração comunitária pelo Cursilhos da nossa diocese a começar em breve.

06. No próximo sábado dia 25 de novembro, entre a 14 e as 23 horas decorre o Dia Mundial da Juventude 2023 da diocese de Aveiro, no arciprestado de Oliveira do Bairro, mais concretamente nas instalações da Escola Frei Gil - na paróquia de Bustos. Este Dia Mundial da Juventude 2023 destina-se a jovens a partir do 10º ano de catequese (inclusive) e a movimentos de âmbito juvenil até aos 30 anos, sendo assim o maior encontro de jovens cristãos da Diocese de Aveiro. Além do acolhimento inicial, está no programa momento de oração, oficinas, tertúlias juvenis, espaço de Convívio, a Eucaristia vespertina de Cristo Rei e depois o concerto final. Nesse mesmo ambiente decorre também o Encontro Diocesano ADOLESCENTES 14&15, organizado pelo Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência, destina-se a todos os adolescentes com 14 e 15 anos, que se encontrem em grupos de catequese.

07. Está a chegar ao fim o ciclo de sessões de Catequeses para todos, orientada pelo grupo do “Caminho Neocatecumenal”. A última sessão irá decorrer esta 2ª dia 20, no Centro Paroquial às 21.30 horas [nove e meia da noite]. Os que quiserem aceitar o desafio, estão convidados.

08. Vão decorrer desde 29 de novembro (desta 4ª a oito dias), e nas outras 4ªs feiras seguintes, já no mês de dezembro, os Encontros de Reflexão Jubilar, para TODOS, catequistas, demais agentes de pastoral, pais das crianças da catequese, jovens, casais da nossa comunidade Paroquial de Avanca, todo aquele que quiser ter um tempo de vivência cristã relevante. A nossa diocese está a viver um ano jubilar e estes encontros são oportunidades de reflexão e aprofundamento espiritual do modo de sermos cristãos de uma forma mais pratica e ativa. Por favor, guardem disponibilidade para esses três encontros, que vão decorrer no Centro Paroquial apenas durante uma hora, das 21 às 22 horas [das nove às dez da noite]

09. Também como acontece todos os anos a paróquia disponibiliza às famílias alguma ajuda para a vivência do tempo do Advento, sendo que temos disponíveis a 1,50 euros os livrinhos de apoio à oração familiar para este tempo de Advento/Natal. O preço dos materiais fez subir o valor, mas sendo vendidos nas livrarias a 2 euros a paróquia consegui um desconto se que traduz na disponibilidade do preço divulgado de 1,50. Aproveitemos.

10. Vai haver reunião do Grupo Paroquial de Acólitos na 6ª feira dia 1 de dezembro (feriado), às 9.30 horas no Centro Paroquial.

11. Vai haver Convivo Fraterno para Jovens em Eirol nos dias 27, 28 e 29 do próximo mês de dezembro. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá fazê-lo ou junto da Secretaria Paroquial ou junto dos Padres José Henriques e Manuel Augusto. O encerramento deste convívio decorrerá aqui no Auditório do Centro Paroquial de Avanca a partir das 20.30 horas do dia 29 de dezembro. No dia 28 de dezembro haverá também uma oração de intendência pela realização do convívio - a hora e o local serão confirmados oportunamente.

12. No próximo Sábado dia 25 de novembro a Associação Atlética de Avanca realiza à noite nas instalações do Centro Paroquial um jantar de angariação de fundos para as suas atividades. As pessoas que quiserem ajudar podem adquirir os seus bilhetes junto dos responsáveis da Atlética ou nos locais habituais. Neste momento da sua história a Atlética precisa da colaboração de todos e de todas as ajudas.

13. Vai realizar-se um Evento Teatral de Comédia em Palco, organizado pela empresa Ribeiro Brites, no dia 2 de dezembro às 21 horas no Auditório do Centro Paroquial de Avanca. O espetáculo terá a participação dos comediantes Miguel Sete Estacas - João Seabra - Paulo Baldaia. Os ingressos podem ser adquiridos na Secretaria Paroquial, no Café Saldida - na Murtosa ou no próprio dia - à entrada do auditório.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Apresentação da Virgem Santa Maria [na 3ª feira – 21 de novembro]; S. Cecília, virgem e mártir [na 4ª feira – 22 de novembro]; S. Clemente I, papa e mártir e S. Columbano, abade [na 5ª feira – 23 de novembro]; Santos André Dung-Lac, presbítero, e Companheiros, mártires – [na 6ª feira – 24 de novembro]; S. Catarina de Alexandria, virgem e mártir [no sábado – 25 de novembro].

- lembrança #01: Apenas para os Jovens que se preparam para receber proximamente o sacramento do Crisma (e que o ano passado frequentaram o 11º ano), há encontro no próximo Sábado, às 18 horas [seis da tarde] no Centro Paroquial.

- lembrança #02: Todos sabemos que se vivem tempos de grandes dificuldades. Verificamos por vezes que existem produtos em excesso que não gostamos de estragar nem “deitar fora” e que podíamos oferecer a um vizinho ou a alguém mais necessitado. O próprio Centro Paroquial e Social, que precisa sempre de recolher e poupar para fazer arranjos e algumas obras de renovação, precisa também desse tipo de auxílio. Dar alguns desses produtos é uma forma de colaborar, seja fruta ou hortaliças (couves, cenouras, abóboras, batatas ou outros). Não deixemos estragar as coisas que porventura não precisemos: o Centro Paroquial e Social está em condições de encaminhar esses excedentes.

- lembrança #03: A 1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS DE NOVEMBRO, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembramos para este dia e para os restantes as intenções do Santo Padre deste mês de novembro: PELO PAPA. Rezamos pelo Papa, para que, no exercício da sua missão, continue a acompanhar na Fé́ o rebanho a ele confiado, com a ajuda do Espírito Santo.

- lembrança #04: É possível que ao ir fazer compras ao Hipermercado Continente em Avanca, seja perguntado pelo operador de caixa se se quer fazer um donativo de 1 ou 5 euros para o Centro Paroquial e Social de Avanca. O centro paroquial e social acolhe centenas de pessoas, entre idosos, doentes e crianças nos seus serviços sociais, assim como proporciona condições o desenvolvimento de várias atividades e iniciativas para catequeses, grupos, eventos e outras realidades de apoio e desenvolvimento das realidades sociais com que se relacional. Um milhão de euros anual já não chega, pois para além de encargos e responsabilidade de social há a renovação, manutenção e conservação dos seus equipamentos. Esta forma de colaboração é bem-vinda neste período até ao Natal, e através do Hipermercado Continente, ajudar ao Centro Paroquial e Social de Avanca.

- Nesta próxima 2ª feira dia 20 de novembro lembramos o Dia Internacional dos Direitos das Crianças. A origem deste dia é bastante clara e significativa: foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.

- Nesta próxima 5ª feira dia 23 de novembro lembramos o Dia Pelo Fim da Impunidade. O objetivo do Dia Pelo Fim da Impunidade é chamar a atenção para as situações de injustiça verificadas no mundo relativamente a jornalistas, escritores, ativistas, artistas e músicos, que são proibidos de se expressar livremente ou mortos por se exprimirem. Liberdade de expressão é o lema deste dia. A data de 23 novembro recorda o massacre de Ampatuan (massacre Maguindanao) nas Filipinas, onde entre 57 pessoas se mataram 32 jornalistas (é o maior massacre conhecido contra esta classe profissional). Desde 2006 que se assassinaram mais de 800 jornalistas e profissionais da comunicação social. Nove em dez casos não sofrem o devido castigo, saindo os criminosos impunes. A efeméride foi criada em 2011, ano em que se escreveram 1,643 cartas de protesto a 11 governos e se obteve cobertura mediática em 31 países do mundo. Desde o dia 1 de novembro que se incentiva a divulgação de situações de injustiça online, a publicação de cartas de protesto e a assinatura de petições no site oficial Day to End Impunity.

- Nesta próxima 6ª feira dia 23 de novembro lembramos o Dia Mundial da Ciência. O objetivo este dia é enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.

- Nesta próxima 6ª feira dia 23 de novembro também lembramos o Dia Nacional da Cultura Científica. Este dia foi criado em 1996 em Portugal. Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão. Celebrar a ciência e despertar o interesse por esta são os objetivos principais deste dia.

- Nesta próxima 6ª feira dia 23 de novembro também lembramos o Dia de Não Comprar Nada. Este dia, conhecido mundialmente como “Buy Nothing Day”, é celebrado tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, para coincidir estrategicamente com a Black Friday, o dia onde as lojas oferecem grandes descontos e apelam ao consumo extremo. O Dia de Não Comprar Nada foi criado pelo artista Ted Dave no Canadá em 1992, querendo chamar a atenção para os problemas que o consumo desenfreado levanta. A data foi ganhando adeptos ao longo dos anos, sendo adotada atalmente por mais de 60 países.

- Neste próximo sábado dia 25 de novembro lembramos o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos. Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica. 85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres. A violência doméstica contra as mulheres abarca vítimas de todas as condições e de todos os estratos sociais e económicos. As vítimas de violência doméstica em Portugal podem recorrer à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), que além de prestar apoio às vítimas, organiza eventos especiais neste dia. A PSP (Polícia de Segu rança Pública) também garante apoio às vítimas de violência doméstica, tendo implementado o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade na PSP (PIPP), que consiste no atendimento, acompanhamento, apoio e encaminhamento das vítimas. Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde então, essa data tem sido comemorada no mundo.A data está relacionada com a homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs tornaram-se um símbolo mundial de luta contra a violência que vitimiza as mulheres.

- Neste próximo sábado dia 25 de novembro lembramos também o Dia de Lembrança das Compras. O objetivo deste dia é lembrar as pessoas mais atarefadas e distraídas de que falta apenas um mês para o Natal, sendo esta a altura ideal para se planear as compras de todas as prendas natalícias. Ao se comprar as prendas de Natal com antecedência evita-se a azáfama das compras de última hora, assim como se fazem compras mais cuidadas e pensadas. É possível até encontrar promoções nesta altura de fim de novembro, como as oportunidades da Black Friday. Neste dia pode-se fazer uma lista de prendas para se comprar e oferecer, assim como se pode procurar os melhores preços online, preparando-se as compras com antecedência e com mais eficiência. A origem deste Dia de Lembrança de Compras (Shopping Reminder Day) é incerta, acreditando-se que a data faz um apelo ao consumismo no Black Friday, o dia de compras por excelência nos Estados Unidos da América. Mesmo que não aproveite as oportunidades da Black Friday para si, pode aproveitar para comprar algo para os outros, comprando prendas já para o Natal.

- Neste próximo domingo dia 26 de novembro lembramos o Dia Nacional do Empresário. Este dia tem como objetivos homenagear o empresário nacional que contribui para o desenvolvimento do país, e incentivar o empreendedorismo em Portugal, com a criação de novas dinâmicas. Neste dia são lembrados os jovens empresários e a promoção de contacto e de interação entre quadros empresariais. As forças vivas da sociedade são convidadas a incentivar um clima para a cooperação empresarial, tudo com o fim de reunir os empresários e de criar um clima de entreajuda, que permita a promoção de oportunidades, de ideias e de negócios.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar