Avisos da Semana: 2 a 9 de junho de 2024

02-06-2024 16:00

Avisos da Semana

Semana de 2 a 9 de junho de 2024

01. Neste Domingo, dia 2 de junho, vamos ter a Primeira Comunhão das nossas crianças. Irão juntar-se às 10.30 horas [dez e trinta da manhã], junto da Capela de Santo António, para se poder organizar o cortejo e ir a caminho da Igreja de forma à missa começar mesmo às 11 horas [onze da manhã].

02. Vai também celebrar-se neste Domingo de 2 de junho a “Festa do Senhor”, organizada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nª Senhora do Rosário, iniciando-se a missa solene da festa às 17 horas [cinco da tarde]. Depois da missa haverá a procissão eucarística em que irão também participar as crianças da Primeira Comunhão. O final da procissão, na Igreja, irá dar lugar a uma celebração dedicada a Nª Senhora - de consagração das crianças e suas famílias à Virgem Maria. É claro que neste dia a missa da tarde é excecionalmente às 17 horas [cinco da tarde], pelo que não haverá a missa das 19 horas.

03. A partir desta 2ª feira dia 3 de junho, o horário habitual das missas à semana na Igreja Matriz será às 20.30 horas [oito e meia da noite].

04. Haverá esta semana a eucaristia mensal na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), nesta 2ª feira dia 3 de junho, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

05. Encontram-se abertas, nos estabelecimentos escolares de ensino, as matrículas para o próximo ano letivo. A esse propósito, e após um diálogo sincero e construtivo com os filhos, os encarregados de educação deverão fazer a opção para que os seus filhos possam frequentar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, pois trata-se de uma disciplina de grande interesse e reflexão sobre os aspetos importantes da vida e do sentido da existência; sobre os valores de uma sociedade mais justa e fraterna, na participação dos deveres e direitos cívicos, e também acerca dos fundamentos das opções e projetos de realização pessoal na construção da felicidade. Não há, da parte das escolas e estabelecimentos de ensino, alternativa do mesmo género e com a mesma importância em relação a essa disciplina. A não opção por Educação Moral e Religiosa católica nas matrículas significa tempo desocupado no horário, permitindo muitas vezes situações de inquietação e confusão na vida escolar de alguns alunos. É também nestas oportunidades de opção, que a família cristã dá testemunho da Fé e da escolha consciente procurando o melhor caminho da educação dos filhos.

06. Há reunião esta semana da Equipa Coordenadora da Catequese Paroquial, esta 4ª feira dia 5 de junho às 21.15 horas [nove e um quarto da noite] no Centro Paroquial.

07. Na próxima 6ª Feira dia 7 de junho, celebramos assim a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que ocorre em cada ano na 6ª feira da semana seguinte ao ‘Corpo de Deus’. Neste dia acontece a Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Na nossa paróquia lembraremos essa intenção na missa da noite, às 20.30 horas [oito e meia da noite] na Igreja Matriz. Sendo a 1ª sexta-feira do mês que vem, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de junho que é: PELOS QUE FOGEM DO PRÓPRIO PAÍS. Rezamos para que os migrantes que fogem da guerra ou da fome, forçados a viagens cheias de perigo e violência, encontrem acolhimento e novas oportunidades de vida nos Países que os recebem.

08 No próximo sábado dia 8 de junho, celebra-se liturgicamente a Festa do Imaculado Coração de Maria, que lembraremos nas celebrações do dia.

09 A partir do próximo domingo dia 9 de junho, vai haver um acerto no horário habitual da missa aos domingos em Água Levada - na capela paroquial de Santa Ana. Será a partir dessa data, às 10.15 horas [dez e um quarto].

10. Lembramos que já estão abertas, na Secretaria Paroquial, as matrículas para o 1º ano da catequese das crianças que entram este ano pela primeira vez na escola. Os encarregados de educação deverão fazer essa inscrição até finais de junho, de forma a ser organizado o grupo de catequese do 1º ano que irá iniciar o seu trabalho.

11. No próximo domingo dia 9 de junho, é dia de eleições para a escolha dos 21 deputados portugueses com assento no Parlamento Europeu - onde Portugal participa. Votar é um direito, mas também um dever. Pode-se não gostar de nenhum partido, e não apreciar qualquer dos candidatos que se apresentam – não deve ser isso que nos impede de votar. Não votar é deixar que outros o façam por nós, e isso pode conduzir a situações graves – pois todos os votos contam, mesmo que existam pessoas que queiram fazer passar outra mensagem. Não há partidos perfeitos, mas facilmente verificamos que existem alguns que não merecem que nos fiemos neles, pela forma como procedem perante valores cristãos – que são valores humanos. Assistimos e verificamos as mentiras, e as aldrabices quase diárias, pensando muitos que a memoria é curta, mas mesmo assim e podendo ser difícil devemos escolher os que nos parecem menos maus.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Santos Carlos Lwanga e Companheiros, mártires [na 2ª feira – 3 de junho]; S. Bonifácio, bispo e mártir [na 4ª feira – 5 de junho]; S. Norberto, bispo [na 5ª feira – 6 de maio]; S. Efrém, diácono e doutor da Igreja [no domingo – 9 de junho]

- lembrança #01: A adoração semanal ao Santíssimo Sacramento ocorre semanalmente às 5ª feiras, imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá este momento de adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz.

- lembrança #03: Um grupo de pessoas, reunida com senhor Reitor, aceitou constituir a comissão de festas e organizar os Festejos em honra de Santa Marinha deste ano 2024 – celebrando assim a padroeira de Avanca. Sendo assim, a comissão iniciou já a recolha de fundos para os festejos. Por todas as razões temos de ser compreensivos com os membros desta comissão que nos irão bater à porta, acolhendo respeitosamente o seu trabalho e dedicação em prol desta festa maior da nossa terra e que irão assim recolher sem exigências e de forma livre, aquilo que as famílias poderem e quiserem dar para a concretização dos festejos.

- Na 2ª feira dia 3 de junho ocorre o Dia Mundial da Bicicleta. Os objetivos da data passam por promover o uso da bicicleta como meio de transporte, por destacar os seus benefícios e por chamar a atenção para os direitos dos ciclistas. Neste dia a bicicleta está no centro das atenções. Por todo o mundo se realizam iniciativas que incentivam o uso da bicicleta e a mobilidade sustentável. A bicicleta é o primeiro meio de transporte de muita gente que faz bem à saúde, é económico e é amigo do ambiente, para além de transmitir um sentimento de liberdade. Seja por conveniência ou como passatempo, andar de bicicleta é uma prática que tem aumentado a nível mundial.

- Na 3ª feira dia 4 de junho ocorre o Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes de Agressão. Longe de ser um dia de celebração, este é um dia de protesto, de luto e de reflexão. Todos os dias as crianças são vítimas de agressão física e psicológica no mundo inteiro, inclusivamente nas suas próprias casas, por obra dos seus pais. Este dia relembra todas as vítimas infantis de afogamento, envenenamento, espancamento, queimadura, trabalho infantil e abuso sexual, mas também chama a atenção para a necessidade de proteção e de educação das crianças, que se encontram numa fase frágil, de construção de mentalidade, carácter e de valores. Garantir um ambiente seguro e são para o crescimento das crianças é um dever dos pais, famílias, comunidades locais, professores, educadores, governantes e população em geral. O Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes da Violência e da Agressão foi criado pela ONU em 1982.

- Na 4ª feira dia 5 de junho ocorre o Dia Mundial do Ambiente. É uma lembrança anual que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente. A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972. Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente em mais de 100 países, com variadas atividades programadas em função desse tema. Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas.

- No sábado dia 8 de junho ocorre o Dia Mundial dos Oceanos. A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992. Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial. A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera é um dos vários factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos. Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos. Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar