Avisos da Semana: 20 a 27 de abril de 2025

21-04-2025 15:05

Avisos da Semana

Semana de 20 a 27 de abril de 2025

01. Neste Domingo de Páscoa, a Visita pascal vai ter o seu arranque às 12 horas [meio-dia]. O compasso da visita pascal será assim um prolongar da vivência da Ressurreição feita em comunidade na nossa Igreja Matriz, e traduzida no anúncio de Cristo Ressuscitado nas nossas casas e às nossas Famílias. Os grupos seguem os itinerários habituais. As pessoas deverão assinalar as entradas das suas casas com alguns “verdes” - de forma visível junto às suas portas, para isso ser também um sinal indicativo aos grupos de que essas casas desejam receber o compasso da visita pascal.

02. O Tempo Pascal acontece do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, por isso, cinquenta dias na presença do Ressuscitado, a preparar-nos para receber o Espírito Santo prometido. O amor, a doação, a generosidade e a humildade geram ressurreição. Jesus dá-se a conhecer neste tempo de vitória sobre a morte e o pecado: ele ressuscita onde existe acolhimento, onde se presta serviço ao próximo. Cristo ressuscita onde se vive o novo mandamento do amor. Este é assim um tempo de reconhecer dAquele que Vive no meio de nós e junto de nós, mesmo no meio de dificuldades, frustrações e angústias.

03. Vai haver reunião da Equipa do Clero Arciprestal de Estarreja-Murtosa, na 4ª feira dia 23 de abril, desde as 9.30 h. até meio da tarde.

04. Devido à reunião da Equipa do Clero arciprestal no dia 23 de abril não haverá atendimento no Cartório Paroquial esta próxima 4ª feira. As pessoas que precisem de atendimento do Cartório Paroquial junto do Senhor Reitor venham na 5ª feira dia 24 de abril.

05. No próximo Domingo dia 27 de abril celebramos o Domingo da divina Misericórdia. Quem incluiu esta designação no calendário da Igreja foi São João Paulo II, no ano 2000, ao canonizar Santa Faustina Kowalska. A base desta devoção, vem de revelações privadas a Santa Faustina, religiosa polaca – da povoação de Plock, que recebeu a mensagem de Jesus sobre a sua Divina Misericórdia. A primeira das sete semanas do tempo pascal é a assim chamada “Oitava da Páscoa”, a ser encerrada com o “Domingo da Oitava da Páscoa”. O “Domingo da Oitava da Páscoa” também costumava ser chamado «Domingo ‘in Álbis’» (ou seja, domingo “vestido de branco”), já que, nesse dia, os neófitos (novos batizados) depunham a túnica branca do batismo que tinha utilizado durante toda a oitava. Popularmente, também já foi chamado Domingo de “Pascoela”, ou “pequena Páscoa”, e, ainda, “Domingo do Quasimodo”, devido às duas primeiras palavras em latim (“quasi modo”) cantadas no introito da missa desse dia. A celebração da Divina Misericórdia é enriquecida com a possibilidade de indulgência plenária: “Para fazer com que os fiéis vivam com piedade intensa esta celebração, o mesmo Sumo Pontífice (João Paulo II) estabeleceu que o citado Domingo seja enriquecido com a Indulgência Plenária”, “para que os fiéis possam receber mais amplamente o dom do conforto do Espírito Santo e desta forma alimentar uma caridade crescente para com Deus e o próximo e, obtendo eles mesmos o perdão de Deus, sejam por sua vez induzidos a perdoar imediatamente aos irmãos” (Decreto da Penitenciaria Apostólica de 2002).

06. No próximo Domingo dia 27 de abril, a nossa comunidade cristã celebrará o Dia Paroquial do Doente e Idoso. Celebraremos a eucaristia da tarde às 15 horas [três da tarde] e nela irá ser feita a administração do Sacramento da Unção dos Enfermos. Haverá, cerca de uma hora antes da eucaristia, às 13.45 horas [duas menos um quarto da tarde] confissões, sobre tudo para doentes e idosos que queiram ter a oportunidade de o fazer. A seguir à celebração terá lugar no Centro paroquial uma merenda-convívio entre todos. Pedimos a colaboração das famílias, para que tragam os seus doentes, fragilizados e também os mais idosos, pois há alguma escassez de voluntários para esse fim-de-semana; ao mesmo tempo, esta será para os doentes, fragilizados e mais idosos uma circunstância de relevante contentamento, pois esta é uma oportunidade para encontrar outros em convívio e sã camaradagem. É claro que neste dia a missa da tarde é excecionalmente às 15 horas [três da tarde], pelo que NÃO HAVERÁ a missa das 19 horas.

07. Também no próximo Domingo dia 27 de abril, vai decorrer em Travassô-Águeda, a grande festa dos Escuteiros, Dia da Região e Dia de "São Jorge". O nosso agrupamento de Escuteiros de Avanca participa com uma grande parte dos seus elementos no programa do dia e na eucaristia presidida pelo senhor bispo às 15 horas em Travassô.

08. A catequese paroquial interrompeU desde 6 de abril os seus trabalhos de grupo. O tempo pascal, e nele, a vida dos grupos de catequese, continua a ser um momento forte na transmissão de valores e de vida. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá até esta 2ª feira dia 21 de abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 3ª Feira dia 22 de abril. Excetuam-se os grupos que tenham organizado a interrupção de outra forma, em virtude de outro ajuste.

09. Para todos os grupos que estiveram presentes neste tempo de celebrações da Semana Santa - as mais importantes de todo o ano litúrgico, nomeadamente o Grupo Coral, os Acólitos a Irmandade do Santíssimo Sacramento e todos os outros voluntários, a nossa Gratidão pelo esforço, pela participação e pelo empenho. Para todos vós, e para todas as famílias da nossa comunidade uma Santa Páscoa e a bênção de Cristo Ressuscitado.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Santo Anselmo, bispo e doutor da Igreja [na 2ª feira – 21 de abril]; S. Jorge, mártir e S. Adalberto, bispo e mártir [na 4ª feira – 23 de abril]; S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir [na 5ª feira – 24 de abril]; S. Marcos, Evangelista [na 6ª feira – 25 de abril];

- lembrança #01: A 1ª sexta-feira do mês foi dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, onde se lembraram as intenções do Santo Padre para o mês de abril: Pelo uso das novas tecnologias. Rezamos para que o uso das novas tecnologias não substitua as relações humanas, respeite a dignidade das pessoas e ajude a enfrentar as crises do nosso tempo.

- lembrança #02: Está a chegar o tempo que que irão ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite agora que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 1 % (um por cento) dos seus impostos - que terá assim fins sociais. Visto 1 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respetiva consignação no local próprio da declaração é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa percentagem do seu IRS, o governo retirará na mesma esse valor e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS, na entidade a consignar 1 % do IRS, a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.

- No dia 21de abril ocorre o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Este dia foi criado através da Resolução 71/284 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 27 de abril 2017. O seu propósito é destacar o papel da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável a nível social e económico. A criatividade impulsiona as ideias e emoções, bem como a capacidade de ligação, de questionar e de ser compreendido. Mas a cultura e a criatividade são muito mais do que uma expressão de identidade, são meios de subsistência, carreiras e oportunidades económicas para milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente mulheres, jovens, e grupos vulneráveis. A economia criativa tem o poder de estimular o desenvolvimento sustentável.

- No dia 22 de abril ocorre o Dia Mundial da Terra. A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969. Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana. Todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. Neste dia de cariz educativo escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas, entre outras atividades. É possível juntar-se a atividades existentes, criar eventos próprios, doar dinheiro, ou tomar simples atos como plantar uma árvore ou separar o lixo, por exemplo.

- No dia 22 de abril ocorre também o Dia da Comunidade Luso-Brasileira. Esta data serve para lembrar o acordo de amizade, reconhecimento e fraternidade entre Portugal e Brasil, através do chamado Tratado de Amizade. Brasil e Portugal, devido ao contexto histórico, possuem grandes semelhanças culturais. Muitas tradições e raízes que atualmente marcam o povo brasileiro, nasceram a partir da influência dos portugueses, durante o período da colonização do país. Além do idioma, Brasil e Portugal são “nações irmãs” com diversas outras semelhanças, como a arquitetura, os traços étnicos, o folclore, a religião e etc. Este dia é conhecido como o Dia do Descobrimento do Brasil, quando a Coroa Portuguesa anunciou oficialmente o descobrimento de terras brasileiras em 22 de abril de 1500.

- No dia 23 de abril ocorre o Dia Mundial do Escutismo. Esta data é conhecida também como o Dia de São Jorge. Esta santo, que na lenda venceu um dragão, é o patrono mundial do escutismo. O escutismo nasceu em Inglaterra, com Baden-Powell, que confiou a São Jorge, o santo protetor e patrono de Inglaterra, o movimento escutista mundial. O escutismo apela ao sentido de entreajuda, à união e ao despertar da coragem e da força, com um desejo de cumprir a vontade de Deus, à imagem de São Jorge. É o sentido prático que caracteriza o escuteiro. As pessoas, as atividades como as caminhadas, os acampamentos e os encontros entre agrupamentos são alguns dos aspetos que os escuteiros referem como os mais positivos no escutismo. Em Portugal destacam-se duas organizações escutistas: a Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) e o Corpo Nacional de Escutas (CNE), num total que ultrapassa mais de 80 mil jovens envolvidos neste ambiente educativo.

- No dia 23 de abril ocorre também o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população; os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e elemento fundamental no processo educativo. A UNESCO instituiu em 1995 este Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.

- No dia 23 de abril ocorre também o Dia Nacional da Educação de Surdos. Este dia, também conhecido como Dia Nacional do Deficiente Auditivo, tem como finalidade sensibilizar as pessoas para a situação das pessoas surdas e da sua linguagem em específico, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriadas. A inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva e ainda a afirmação da linguagem gestual, são alguns dos pontos fortes da afirmação deste dia. A comunidade falante de Língua Gestual Portuguesa (LGP) é composta por mais de 30 mil pessoas. O número de intérpretes, que são obrigados a ter um curso superior, é de cerca de 150. Em Portugal ainda não existem escolas exclusivas para alunos surdos, sendo os estudantes incorporados em instituições, com turmas constituídas por jovens surdos.

- No dia 25 de abril ocorre o Dia Nacional da Liberdade (e o 51º aniversário). A data celebra a revolta dos militares portugueses que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, que governava Portugal desde 1933. Esta celebração nacional da liberdade não relembra apenas um dia, mas um processo de mais de um ano que teve o seu marco final em 25 de novembro de 1975, onde Portugal, além de se livrar do antigo regime salazarista, também se distanciou e libertou da alçada comunista que procurou submeter o país à tirania, ditadura e ao despotismo Soviético. O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que tinham participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários, teve o apoio da população portuguesa e de uma boa parte da comunidade internacional, conseguindo a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa, a 25 de abril de 1976 de forma pacífica, apesar dos tempos conturbados e agitados entre 25 de abril de 1974 e 25 de novembro de 1975.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; 

São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

 

Voltar