Avisos da Semana: 20 a 27 de Março 2021

20-03-2021 15:11

Avisos da Semana

20 a 27 de Março 2021

01. Vai mudar a hora no próximo Domingo, o último deste mês, dia 28 de Março. Entramos na hora de Verão. Os relógios vão adiantar uma hora na passagem de sábado para domingo. As eucaristias de Domingo, após esse dia, irão já adoptar o horário de Verão; a mudança de horário diz respeito à eucaristia de Domingo à tarde que passa a ser às 19 horas [sete da tarde]. Para não gerar confusões, as outras alterações, quer da semana quer do Sábado à noite serão anunciadas no próximo fim-de-semana.

02. No próximo Domingo dia 28 de Março é Domingo de Ramos – evocamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e damos início à Semana-Santa. A habitual bênção dos Ramos será feita este ano APENAS dentro da Igreja Matriz. NÃO HAVERÁ POR ISSO cortejo processional da capela paroquial de Santo António a caminho da Igreja. Cada pessoa deverá procurar trazer o seu ramo para a Igreja de forma a evitar manuseamentos partilhados e que podem de certa forma colocar em risco as pessoas que participam e outras até posteriormente.

03. Para quem esteve privado das celebrações, sem vir à Igreja vários meses, naturalmente que deseja voltar com alegria para celebrar a sua vida na Páscoa de Jesus Cristo – o que fazemos semanalmente aos domingos. Estamos no entanto próximos de iniciar a Semana Maior do ano da Páscoa do Senhor, que se inicia no próximo Domingo de Ramos da Paixão do Senhor e que vai até ao fim-de-semana seguinte, onde do Domingo de Páscoa. As adaptações que necessariamente terão que existir por causa da pandemia, irão simplificar um pouco as celebrações, mas mesmo assim devemos vivê-las melhor e intensamente.

04. Nas eucaristias do próximo fim-de-semana, os sacerdotes irão administrar o sacramento da penitência (confissões) na modalidade de celebração da reconciliação de vários penitentes com “confissão e absolvição geral”. Desta forma, todos os fiéis que participaram na eucaristia poderão aí depois comungar sem constrangimentos. Essa “confissão e absolvição geral”, substitui assim o habitual momento de “confissões” do tempo da quaresma – que está suspenso ainda. Tendo recebido a “confissão e absolvição geral” os fiéis poderão comungar assim regularmente em consciência nas missas em que participarem, com a mesma validade da habitual “confissão e absolvição particular”. A “confissão e absolvição geral” têm a mesma validade da habitual “confissão e absolvição particular” na vivência religiosa cristã dos fiéis.

05. Estamos gratos uma vez mais a todos àqueles que colocaram uma cruz na consignação de 0,5% (meio por cento), na altura em que no ano passado fizeram a sua declaração de IRS, onde diz ‘IPSS’ e terem acrescentado o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca. Este ano pedimos então para não esquecerem o nosso Centro Social e Paroquial, indicando no lugar próprio das declarações de IRS (modelo 3 - campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição e neste momento toda a ajuda é necessária.

06. Os grupos da Catequese Paroquial, com crianças, adolescentes e jovens irão começar progressivamente os seus trabalhos, logo a seguir à Páscoa. Os catequistas vão dar as informações necessárias depois, junto dos seus grupos. Daremos entretanto, semana-a-semana, outras informações oportunas. As reuniões e ações ligadas à catequese para esta semana que aí vem e a ter em conta são:

- Reunião de Pais do 4º ano – esta próxima 6ª feira dia 26 de Março às 21h., no Auditório do Centro Paroquial.

:: Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todas dias de abstinência. O sentido da abstinência é comermos uma comida mais barata para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este o sentido do Contributo Penitencial.

:: A Igreja convida neste tempo de quaresma a fazer uma partilha diferente – o chamado Contributo Penitencial [Renúncia Quaresmal], que deve ser o fruto de algumas privações vividas na Quaresma. Este ano, o produto desta renúncia, na nossa diocese de Aveiro, será destinado ao Fundo de Emergência Social, da Cáritas Diocesana, como forma de partilha com os que mais sofrem os efeitos desta pandemia. As razões destas escolhas prendem-se com a necessidade de ajudarmos as comunidades no apoio aos passam por situações de fome e de falta apoios vários.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar