Avisos da Semana: 21 a 28 de janeiro de 2024

22-01-2024 16:20

Avisos da Semana

Semana de 21 a 28 de janeiro de 2024

01. Celebra-se este sábado o dia litúrgico da memória do mártir São Sebastião, invocado na Capela Paroquial de São Sebastião. A Missa festiva de São Sebastião será neste Domingo dia 21 de janeiro, na Capela Paroquial de São Sebastião, às 10.30 horas, seguida de procissão solene pelo itinerário habitual evitando a estrada nacional 109.

02. Conclui-se esta semana o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos, que começou a 18 de janeiro e termina nesta 5ª feira dia 25 de janeiro – em que se celebra a Festa da Conversão de São Paulo. “Amarás ao Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo”, uma frase do Evangelho de São Lucas (10, 27), é o tema deste Oitavário de Oração pela Unidade. “Não devemos ter medo da diversidade de carismas na Igreja”, afirma o Papa Francisco recentemente, e pede para que “rezemos ao Espírito para que nos ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais dentro da Igreja Católica”. A vivência do ecumenismo neste oitavário, por um conjunto de iniciativas e atividades pretende favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas. O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo. As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).

03. Haverá Ultreia dos Cursistas de Cristandade do Arciprestado de Estarreja-Murtosa, na próxima 5ª Feira dia 25 de janeiro, às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial.

04. Há Encontro de Todos os catequistas da nossa Comunidade Paroquial esta semana, na 6ª Feira dia 26 de janeiro, a partir das 19.30 horas [sete e meia da noite], no Centro Paroquial. O encontro terá um momento inicial de oração, seguindo de testemunho - com um convidado especial; o encontro prossegue depois com um jantar convívio entre todos.

05. Na Eucaristia das 16.30 horas [quatro e meia da tarde] do próximo Sábado dia 27 de janeiro, o 6º ano da catequese celebra a FESTA DO CREDO, na nossa Igreja Matriz.

06. O Núcleo de Avanca da Fraternidade Nuno Álvares Pereira de antigos escuteiros, irá ter as promessas de novos membros pertencentes ao núcleo, no próximo domingo dia 28 de janeiro, na missa das 11 horas na Igreja Matriz.

07. Esta semana irá haver Formação paroquial para Leitores (da Igreja Matriz e das capelas paroquias de Santa Ana e Santa Luzia); será esta 2ª feira 22 de janeiro, às 21 horas [nove da noite], no Centro Paroquial. Outras pessoas que queiram integrar este grupo de trabalho, assim como participar no serviço de leitores, pode e deve participar nesta reunião.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Vicente, diácono e mártir [na 2ª feira – 22 de janeiro]; S. Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja [na 4ª feira – 24 de janeiro]; FESTA da Conversão de são Paulo, apóstolo [na 5ª feira – 25 de janeiro]; Santos Timóteo e Tito, bispos [na 6ª feira – 26 de janeiro]; S. Ângela Mérici, virgem [no sábado– 27 de janeiro]; São Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja [no domingo – 28 de janeiro].

- De 18 de janeiro a 25 de janeiro acontece, no âmbito Ecuménico, o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos. A semana de Oração pela Unidade dos Cristãos pede as nossas preces e súplica pessoais e comunitárias, o nosso esforço de atitude, e nosso empenho sincero pela construção da fraternidade entre todos os cristãos - seja a qual for a ‘confissão’ cristã a que se pertença.

- Na 3ª feira dia 23 de janeiro ocorre o Dia Mundial da Liberdade. Em Portugal o Dia da Liberdade comemora-se a 25 de abril mas a data internacional para celebrar a liberdade calha no calendário a 23 de janeiro. A data foi criada pela ONU e proclamada pela UNESCO. A liberdade é um direito de todos os seres humanos para realizarem as suas próprias escolhas, para traçarem o seu futuro e determinarem as suas opções de vida. A Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla a liberdade no Artigo 1.º: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” Já o Artigo 2.º refere que: “Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.”

- Na 4ª feira dia 24 de janeiro ocorre o Dia Internacional da Educação. A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública. A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 24 de janeiro como Dia Internacional da Educação, na celebração do papel da educação para a paz e o desenvolvimento. Sem uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e oportunidades ao longo da vida para todos, os países não terão sucesso em alcançar a igualdade de gênero e quebrar o ciclo de pobreza que está deixando milhões de crianças, jovens e adultos para trás. Em 2024, 258 milhões de crianças e jovens ainda não vão à escola; 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler e fazer matemática básica; menos de 40% das meninas na África subsaariana concluem o ensino médio e cerca de quatro milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola. Seu direito à educação está sendo violado e isso é inaceitável.

- Na 4ª feira dia 24 de janeiro também ocorre o Dia Mundial para a Cultura Africana e Afrodescendente. Neste dia, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, comemora a multiplicidade e diversidade presentes na região. Respeito pela diversidade: é evidenciado neste dia a coexistência de diversas culturas vibrantes na África e nas diásporas, reforçando o respeito pela diversidade cultural e a criatividade africana em nível global. Unesco aponta promoção da cultura africana e afrodescendente como crucial para o desenvolvimento sustentável. Para a Unesco, esses costumes são uma “uma rica fonte de herança mundial compartilhada”, apontando a promoção da cultura africana e afrodescendente como crucial para o desenvolvimento sustentável, respeito mútuo, diálogo e paz. A data foi proclamada na 40ª sessão da Conferência Geral da Unesco em 2019. A comemoração coincide com os 16 anos da adoção da Carta para o Renascimento Cultural Africano por chefes de Estado e de governo da União Africana. A celebração promove ainda a ratificação e implementação do tratado de forma mais abrangente pelos Estados africanos, a qual reforça o papel da cultura na promoção da paz no continente.

- Na 6ª feira dia 26 de janeiro ocorre o Dia Mundial da Educação Ambiental. A origem da educação ambiental surgiu em conjunto com os movimentos globais, decorrentes de reflexões sobre o modelo de desenvolvimento predominante da década de 60. Constatações de que diversas atividades humanas que possibilitaram o crescimento económico traziam impactos ao meio ambiente e ameaçavam as condições de saúde e sobrevivência humana, levaram à criação desta data especial. Além dos danos provocados no ambiente, decorrentes do que é produzido ou usado no fabrico de bens utilizados na nossa sociedade de consumo, a atenção mundial ficou alerta sobre se os recursos naturais são suficientes e por quanto tempo para suprir as necessidades do nosso quotidiano

- No Sábado dia 27 de janeiro o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial. Nele decorrem cerimónias de homenagem a pessoas falecidas no Holocausto e o Secretário Geral da ONU transmite uma mensagem especial, entre outras iniciativas. A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz) pelas tropas da União Soviética. O dia mundial da memória do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.

- No Domingo dia 28 de janeiro também ocorre o Dia Mundial de Luta contra Lepra (hanseníase). O Dia Mundial dos Leprosos celebra-se no último domingo de janeiro que se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Lepra. Este dia foi instituído em 1954 pela ONU, a pedido de Raoul Follereau, o apóstolo dos leprosos do século XX, que um dia afirmou que "não há sonhos grandes demais". Esta efeméride tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a discriminação exercida sobre os doentes com lepra, assim como promover a ajuda dos leprosos e a sua reintegração social.  A lepra trata-se de uma doença transmissível, que afeta os nervos e a pele. A lepra tem cura, apesar de necessitar de uma longa época de incubação e de tratamento. Na sua origem estão a falta de água potável e de higiene, a desnutrição, entre outros males associados à pobreza. A hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen. A transmissão ocorre por meio de contacto próximo e contínuo com o paciente não tratado. A sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa infectada e apresenta múltiplas manifestações clínicas, exteriorizadas, principalmente, por lesões dos nervos periféricos e cutâneas com alteração de sensibilidade. Embora tenha cura, a doença pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento for inadequado

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar