Avisos da Semana: 21 a 28 de Maio de 2023

20-05-2023 19:20

Avisos da Semana

Semana de 21 a 28 de Maio de 2023

01. Celebramos neste Domingo dia 21 de maio a Festa da Ascensão, conhecida também como ‘5ª feira da Ascensão’ ou apenas como Ascensão, que nos ajuda a meditar no significado da ‘elevação de Jesus ao céu’. É uma das nossas festas ecuménicas, ou seja, uma das que são comemoradas por todas as igrejas cristãs, juntamente com as celebrações da Semana da Paixão, a Páscoa e o Pentecostes. Na vida das nossas comunidades é conhecida também como Solenidade da Ascensão do Senhor. A Ascensão era tradicionalmente celebrada numa 5ª feira, a décima-quarta da Páscoa (segundo a contagem do livro dos Atos dos Apóstolos), embora a sua observância esteja situada na nossa realidade para o domingo seguinte. A popular "Festa da Espiga" é comemorada no mesmo dia. No calendário tradicional, os 3 dias antes da Ascensão são dias de Rogações, nos quais a Igreja reza a Ladainha dos Santos, Salmos e outras orações como súplicas destinadas a impedir os flagelos da humanidade e a atrair as bênçãos da misericórdia de Deus sobre os campos, obter a humildade e, com a invocação da Mãe de Deus e dos santos, pedir o fim das doenças e a preservação das culturas.

02. Celebramos também neste Domingo dia 21 de maio o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema «Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15). “O apelo a falar com o coração interpela radicalmente o nosso tempo "tão propenso à indiferença e à indignação", escreve o Papa Francisco em sua Mensagem para este dia. O Papa convida a ir contracorrente para apoiar as aspirações de paz a exemplo de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

03. Fecha este Domingo dia 21 de maio, a “Semana da Vida 2023”, subordinada este ano ao tema “Levanta-te! A tua vida é um dom.” tendo como inspiração a mensagem das Jornadas Mundiais da Juventude, conjugada com a valorização da vida em toda a sua plenitude como um dom de Deus

04. Realizam-se as Promessas de Escuteiros do Agrupamento 402 da nossa comunidade paro-quial, neste Domingo dia 21 de maio, integradas na celebração das 11 horas na Igreja Matriz.

05. Continua a devoção de maio, neste mês dedicado a Nossa Senhora. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelas zonas e grupos da paróquia:

2ª Feira/dia 22 de maio: Infância da Catequese

3ª Feira/dia 23 de maio: Água Levada | Macieira | Visitadores de Doentes

4ª Feira/dia 24 de maio: Falcão | Sardinha | Samouqueiro | Cursos de Cristandade

5ª Feira/dia 25 de maio: Carvalhos

6ª Feira/dia 26 de maio: Adolescentes e Jovens da Catequese | COP de Avanca JMJ

Sábado e Domingo o terço começará meia hora antes da missa da noite, mas vamos dar mais importância à Animação da Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

06. Os dois Encontros de preparação para Batismos, destinados a Pais e Padrinhos cujos batizados decorram nos meses Junho e Julho, irão acontecer nestas próximas 2ª.s feiras de maio, concretamente dia 21 e 28 de maio, às 20 horas [oito da noite], no Centro Paroquial. Pais e Padrinhos implicados devem assim programar com tempo a sua participação.

07. Servirá este mês de Ultreia dos Cursistas de Cristandade dos arciprestados de Estarreja-Murtosa, na próxima 4ª Feira dia 24 de maio, uma Vigília de Oração de Paz que irá decorrer na Igreja após a devoção do mês de maio e a eucaristia. Também o Movimento dos Cursilhos de Cristandade faz o encerramento das suas atividades diocesanas, neste domingo dia 21 de maio com um programa a decorrer em Calvão, entre as 11 e as 15 horas.

08. Também haverá esta semana um Tempo de Confissões (Sacramento da Reconciliação) para pais, padrinhos e familiares dos adolescentes que irão fazer a sua Profissão de Fé. As confissões serão na 6ª Feira, dia 26 de maio, às 21.30 horas [nove e meia da noite] na Igreja Matriz após a eucaristia. Depois haverá também no Sábado, dia 27 de maio, às 18 horas na Igreja Matriz.

09. Com vista a preparar a ‘Festa do Perdão’ e a Comunhão Solene, vai realizar-se esta semana também um tempo de Confissões (Sacramento da Reconciliação) apenas e somente para as crianças que irão fazer a sua Primeira Comunhão. Nesse momento é de toda a conveniência que os pais acompanhem os seus filhos. Este tempo de confissões será na 6ª Feira, dia 26 de maio, das 18 às 19 horas [das 6 às 7 da tarde] na Igreja Matriz. E depois no Sábado, dia 27 de maio, das 9.30 às 10.30 horas haverá ainda oportunidade de confissões na Igreja Matriz para essas crianças.

10. No próximo Sábado, dia 27 de maio todas as crianças da 1ª comunhão irão fazer a sua “Festa do Perdão” na eucaristia das 16.30 horas [quatro e da tarde].

11. Lembramos novamente que este ano de 2023, concretamente no dia 25 de junho, o Padre Nuno Almeida celebra o seu jubileu de 25 anos de sacerdócio. Entre outras atividades, ele vai presidir à missa em Válega nesse dia às 9.30 horas e depois na nossa comunidade, na Igreja Matriz de Avanca, também nesse dia 25 de junho às 11 horas. Nesse domingo, depois dessa eucaristia celebrativa em Avanca, haverá um almoço/convívio na Senhora de Entre‑Águas em que vão estar pessoas de outras freguesias. Os ingressos para este almoço são limitados, tendo recebido 100 ingressos destinados à nossa freguesia. Estes ingressos vão estar à venda até final deste mês de maio na Secretaria paroquial, e esgotando não haverá mais disponíveis.

12. Celebramos no próximo Domingo, dia 28 de maio, a solenidade de Pentecostes – Festa de aniversário da vida da Igreja - atualizando de forma especial o dia da vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Maria, os apóstolos e demais discípulos reunidos no cenáculo. É um momento de reflexão sobre a nossa vida de cristãos e sua dimensão comunitária e missionária. No Domingo seguinte, dia 4 de junho, celebramos a solenidade da Santíssima Trindade.

13. Também no próximo fim de semana, dias 27 e 28 de maio, vai decorrer em Braga, a grande festa dos Escuteiros do Centenário da fundação do Escutismo Católico Português. O nosso Agrupamento 402 de Escuteiros de Avanca participa com cerca de meia centena dos seus elementos no programa deste fim de semana, que contará com mais de 30 mil participantes.

14. Neste mês estão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 % (meio por cento) dos seus impostos - que terá fins sociais. Visto 0,5 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respectiva cruzinha em "IPSS" é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 11, sobre a consignação de 0,5 % do IRS), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Rita de Cássia, religiosa [na 2ª feira – 22 de maio]; S. Beda Venerável, presbítero e doutor da Igreja, S. Gregório VII, papa, S. Maria Madalena de Pazzi, virgem [na 5ª feira – 25 de maio]; S. Filipe Néri, presbítero [na 6ª feira – 26 de maio]; S. Agostinho de Cantuária, bispo [no sábado– 27 de maio]

- Nesta 2ª feira dia 22 de maio ocorre o Dia Internacional da Biodiversidade Biológica. O dia visa alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.

- Nesta 4ª feira dia 24 de maio ocorre o Dia Europeu dos Parques Naturais. A celebração deste dia, com a realização de diferentes eventos nas zonas protegidas, tem em vista divulgar a necessidade de proteger a biodiversidade em diversos espaços da Europa para a potenciar. Um parque natural é uma área protegida por lei com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional. O objetivo do parque natural é conservar a fauna e a flora existentes para as gerações vindouras. O Dia Europeu dos Parques foi lançado pela Federação EUROPARC em 1999. É comemorado a 24 de maio porque foi a 24 de maio de 1909 que se criaram os primeiros parques naturais na Europa (nove parques nacionais na Suécia).

- Nesta 5ª feira dia 25 de maio ocorre o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. Em Portugal, o Dia Interna-cional das Crianças Desaparecidas celebrou-se pela primeira vez a 25 de maio de 2004, por iniciativa do Instituto de Apoio à Criança. A celebração da data teve origem no facto de no dia 25 de maio de 1979 ter desaparecido Ethan Patz, uma criança de 6 anos de Nova Iorque que nunca foi encontrada. Nos anos seguintes, pais, familiares e amigos reuniram-se para assinalar o dia do seu desaparecimento e, em 1986, no dia 25 de maio, o ex-presidente dos Estados Unidos da América, Ronald Reagan, decidiu dedicar o dia a todas as crianças desaparecidas.

- No próximo Domingo dia 28 de maio ocorre o Dia Internacional da Saúde Feminina. Este dia, criado em 1987, visa alertar a população para a desigualdade entre mulheres e homens no acesso aos cuidados de saúde e promover ações de sensibilização para a importância da saúde feminina e do devido acompanhamento médico a todas as mulheres. Algumas patologias são exclusivas da mulher, chamando este dia também a atenção para sintomas e doenças especiais do sexo feminino e para a necessidade de uma higiene diária cuidada. Nos países em vias de desenvolvimento, muitas jovens e mulheres são vítimas de discriminação no acesso aos cuidados de saúde, com base em fatores socioculturais. Esta situação é relembrada uma vez por ano, a 28 de maio, mas exige o esforço diário de todos para ser contornada. Neste dia de ação, governos, agências internacionais, organizações civis e outros tipos de entidades se unem na promoção da saúde feminina.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar