Avisos da Semana: 22 a 29 de dezembro de 2024

23-12-2024 17:34

Avisos da Semana

Semana de 22 a 29 de dezembro de 2024

01. A interrupção da catequese de grupos neste tempo de Advento/Natal acontecerá a partir deste domingo dia 22 de dezembro até 5 de janeiro do novo ano. Mesmo não havendo catequese de grupos nestas semanas próximas do Natal, a ligação e a proximidade comunitária a Jesus e com Jesus passa a ter uma responsabilidade acrescida junto de cada família. Não participar na vida da comunidade, deixando conscientemente de rezar em comum, de vir à missa vespertina ou do dia de Natal e do dia Ano Novo, é ignorar Jesus Cristo no seu apelo comunitário. Do mesmo modo, essa posição tem consequências na procura comum da paz, da concórdia e do entendimento entre todos - a começar por nós próprios. E mais grave ainda: é dar um péssimo exemplo de desrespeito e desinteresse para com os demais – mesmo os da nossa família. As atitudes falam mais do que as justificações, as desculpas dissimuladas e os motivos fingidos. É necessário assumir com esforço a nossa condição e responsabilidade de filhos de Deus, que passa também por uma vivência empenhada em comunidade. Os trabalhos da catequese de grupos retomam no dia 6 de janeiro.

02. Na véspera de Natal e Ano Novo, as missas da tarde (da Vigília de Natal) das próximas 3ª.s feiras 24 e 31 de dezembro na Igreja Matriz às 16.30 horas [quatro e meia da tarde]. Estas serão as únicas missas desse dia. No dia de Natal e dia de Ano Novo, sendo ao 4ª feira, os horários e os locais das missas são os habituais de um domingo (de um dia de feriado de Guarda): na capela paroquial de S.ta Luzia (Areia) às 8.30 horas, na capela paroquial de S.ta Ana (Água Levada) às 10.15 horas, e na Igreja Matriz de Avanca às 11 e às 17 horas [cinco da tarde].

03. No domingo passado uma representação do nosso Agrupamento de Escuteiros de Avanca recebeu em Portimão (no Algarve) a Chama da Luz que veio da Gruta de Belém, onde Jesus Nasceu. Esta Luz dará entrada solene na nossa paróquia - na celebração das 11 horas da Igreja Matriz deste domingo 22 de dezembro. Esta Luz será distribuída na nossa Igreja para as famílias que assim quiserem, no final da missa vespertina do dia 24, na missa do dia de Natal e na celebração da véspera de Ano Novo. As pessoas deverão trazer uma vela ou candeeiro para poderem depois levar para casa e até espalhar por vizinhos, amigos e outros familiares que assim desejarem. O transporte e cuidado com a chama, a cera e os candeeiros deverão ser tomados em especial atenção para não causar danos, incómodos ou acidentes.

04. O Jubileu 2025 – celebrando os 2025 anos do nascimento de Cristo, terá início com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, no dia 24 de dezembro de 2024. O Papa Francisco abrirá ainda as Portas Santas das outras três Basílicas Papais de Roma. No dia 29 de dezembro será aberta a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão; no dia 1 de janeiro de 2025, Solenidade de Maria Mãe de Deus, a de Santa Maria Maior e, em 5 de janeiro, a Porta Santa de São Paulo Fora dos Muros. Estas três Portas serão fechadas em 28 de dezembro de 2025. Por fim, o Jubileu terminará com o encerramento da Porta Santa da Basílica de São Pedro no dia 6 de janeiro de 2026. Na nossa diocese de Aveiro, a abertura solene do Jubileu 2025 acontecerá às 16 horas do próximo domingo dia 29 de dezembro, com a concentração de todos os peregrinos e do senhor Bispo junto do túmulo de Santa Joana, seguindo-se a procissão de entrada na Catedral e a celebração da Eucaristia. Mais informações serão dadas adiante sobre este Jubileu 2025.

05. No próximo domingo dia 29 de dezembro, celebramos a Festa da Sagrada Família, festejada habitualmente no domingo entre o Natal e o Ano Novo. A nossa Família é também sagrada. Procuremos participar em família na missa desse domingo, agradecendo a Deus e pedindo-lhe prosperidade para a vida familiar. Lembramos também na celebração todas as famílias, especialmente as que pertencem à nossa comunidade. 

06. Vai haver esta semana um Convivo Fraterno para Jovens em Eirol, desde 27 a 29 dezembro. O encerramento deste convívio será então no próximo domingo dia 29 de dezembro às 21h no salão dos Bombeiros Voluntários de Fajões (Oliveira de Azeméis) com sarau e eucaristia final.

07. O senhor Presidente Junta Freguesia de Avanca pede para avisar a alteração da realização dos dias de mercado em Avanca a realizar a 25 de dezembro 2024 e 1 de janeiro 2025. Isto porque, tendo em consideração que nessas 4ª.s feiras dia 25 de dezembro, é dia de Natal, e no dia 01 de janeiro, é dia de Ano Novo, a Junta de Freguesia, em reunião de 3 de dezembro de 2024, deliberou que os referidos mercados, sejam antecipados e realizados nas 3ª.s feiras dia 24 e 31 de dezembro.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. João de Quenty, presbítero [na 2ª feira  – 23 de dezembro]; NATAL DO SENHOR – Feriado e Festa de Guarda [na 4ª feira – 25 de dezembro]; Santo Estêvão, Primeiro Mártir [na 5ª feira – 26 de dezembro]; S. João, Apóstolo e Evangelista [na 6ª feira – 27 de dezembro]; Santos Inocentes, mártires [no sábado – 28 de dezembro]; São Tomás Becket, bispo e mártir [no domingo – 29 de dezembro]; Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José [no domingo – 29 de dezembro]

- lembrança #01: A adoração semanal ao Santíssimo Sacramento ocorre semanalmente às 5ª feiras, imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá este momento de adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz.

- lembrança #02: Na 1ª sexta-feira deste mês, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembramos as intenções do Santo Padre para todo o mês de DEZembro: PELOS PEREGRINOS DA ESPERANÇA. Em cada dia do mês rezamos para que este Jubileu nos reforce na fé, ajudando-nos a reconhecer Cristo ressuscitado no meio das nossas vidas, e nos transforme em peregrinos da esperança cristã.

- lembrança #03: O inverno iniciou-se no dia 21 de dezembro de 2024 (sexta-feira), às 09h21. Esse é o momento exato em que ocorre o Solstício de inverno, evento astronómico que marca o início dessa estação. O inverno começa todos os anos no dia 21 ou 22 de dezembro. Embora as temperaturas variem em todo o país, chegando a nevar em algumas localidades, o inverno de Portugal é considerado ameno, especialmente se compararmos com as temperaturas registadas nos termómetros portugueses e em outros países do hemisfério norte. Enquanto a média em Portugal é de 8 °C de temperatura mínima, na Rússia, que é considerado um dos países mais frios do mundo, os termómetros chegam a marcar -20 °C. O inverno é chamado de "inverno boreal" no hemisfério norte, enquanto é chamado de "inverno austral" no hemisfério sul. Solstício de Inverno é o momento em que o Sol se encontra mais a sul e, assim, dita o início do in-verno no hemisfério norte e o início do verão no hemisfério sul. O dia do solstício de inverno é o mais curto do ano e, consequentemente, o dia que tem a noite mais longa. A partir dessa data a duração do dia começa a crescer. Por isso, na antiguidade, o solstício de inverno simbolizava a vitória da luz sobre a escuridão. O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador, ou seja, quando o Sol se encontra mais a sul. Por isso, o hemisfério em que acontece o solstício de inverno recebe menor incidência de raios solares. Os solstícios ocorrem duas vezes ao ano (no inverno e no verão), mas em datas móveis. O solstício de inverno ocorre todos os anos nos dias 21 ou 22 de dezembro, enquanto o solstício de verão ocorre a 20 ou 21 de junho, no hemisfério norte. O hemisfério em que acontece o solstício de verão recebe maior incidência de raios solares. A pa-lavra solstício significa "sol parado". Ela vem do latim solstitius, e é a junção de sol e sistere, que significa "ficar parado".

- No dia 27 de dezembro lembramos o Dia Internacional de Preparação Epidemiológica. Este é um dia internacional que incentiva cada indivíduo, cada instituição e cada governo a observar apropriadamente e conforme os contextos e prioridades nacionais, por meio de atividades de educação e conscientização, a fim de destacar a importância da prevenção, da preparação e da parceria contra epidemias. A Assembleia Geral das Nações Unidas designou este dia na sua resolução de 7 de dezembro de 2020. O impulso para designar um dia específico para esse tópico foi, obviamente, a experiência com a epidemia interminável e ainda não contida da pandemia de COVID-19.

Os Padres que estão ao serviço da comunidade paroquial de Avanca desejam
a todas as famílias um bom Tempo de Natal, vivido na Paz, na Alegria e na Misericórdia.
Desde já, o desejo de um Santo Ano para 2025 com Saúde, Paz e Coragem!

 

 

Voltar