Avisos da Semana: 22 a 29 de junho de 2025

22-06-2025 10:00

Avisos da Semana

Semana de 22 a 29 de junho de 2025

01. Na 3ª feira dia 24 de junho, celebramos a solenidade do nascimento de São João Batista. Além do nascimento de Jesus Cristo e de sua mãe, a Liturgia celebra especialmente também o nascimento do precursor. As datas referentes aos outros Santos, nos seus dias indicados, dizem respeito à sua morte – à sua entrada para a vida eterna.

02. Nesta 4ª feira dia 25 de junho apenas da parte da tarde haverá atendimento de Cartório com o senhor Reitor, pois estará ausente da parte da manhã num outro compromisso.

03. Vai haver reunião da Equipa do Clero Arciprestal de Estarreja-Murtosa, na 5ª feira dia 26 de junho, desde as 11.30 h. até meio da tarde.

04. Celebra-se também esta semana a solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, no domingo dia 29 de junho. Esta Solenidade de São Pedro e São Paulo é uma das mais antigas da Igreja. Já no séc. IV existia a tradição de neste dia celebrar três missas em Roma: a primeira, na Basílica de São Pedro, no Vaticano; a segunda, na Basílica de São Paulo Extramuros; e a terceira, nas catacumbas de São Sebastião, onde as relíquias dos apóstolos ficaram escondidas de modo a estarem protegidas em tempos de perseguição. O martírio dos dois apóstolos, pensava-se que terá ocorrido no mesmo dia. Sabe-se que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, na colina Vaticana, e que São Paulo foi decapitado nas chamadas Três Fontes. Os dois são encarados como as Colunas que sustentam a Igreja, tanto pela sua fé e pregação, como pelo seu ardor e zelo missionários – glorificados com a coroa do martírio, no final das suas missões, dando a vida em testemunho e amor por Cristo.

05. Na próxima 6ª Feira dia 27 de junho, celebramos a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que ocorre em cada ano na 6ª feira da semana seguinte ao ‘Corpo de Deus’. Neste dia acontece a Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Na nossa paróquia lembraremos essa intenção na missa da noite, às 20 horas [oito da noite] na Igreja Matriz. Nesse dia toda a Igreja celebra o Jubileu dos Sacerdotes, sendo que haverá, para os sacerdotes da nossa diocese, uma missa na Sé de Aveiro às 10 horas presidida pelo senhor Bispo, seguida de uma conferência acerca do documento “Antiqua et nova” no Seminário de Aveiro.

06 No próximo sábado dia 28 de junho, celebra-se liturgicamente a Festa do Imaculado Coração de Maria, que lembraremos nas celebrações do dia.

07. Lembramos que já estão abertas, na Secretaria Paroquial, as matrículas para o 1º ano da catequese das crianças que entram este ano pela primeira vez na escola. Os encarregados de educação deverão fazer essa inscrição até finais de junho, de forma a ser organizado o grupo de catequese do 1º ano que irá iniciar o seu trabalho.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Solenidade do NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA [na 3ª feira – 24 de junho]; S. Josemaria Escrivá, presbítero [na 5ª feira – 26 de junho]; São Cirilo de Alexandria, bispo e doutor da Igreja e Solenidade do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS [na 6ª feira – 27 de junho]; Festa do Imaculado Coração da Virgem Santa Maria [no sábado – 28 de junho]; Solenidade dos SANTOS PEDRO E PAULO, apóstolos [no domingo – 29 de junho];

- lembrança #01: A adoração semanal ao Santíssimo Sacramento ocorre semanalmente às 5ª feiras, imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá este momento de adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz.

- lembrança #02: A 1ª sexta-feira do mês de Junho, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembramos a intenção do Santo Padre que é: PARA CRESCERMOS NA COMPAIXÃO PELO MUNDO. Rezamos para que cada um de nós encontre consolo na relação pessoal com Jesus e aprenda do seu Coração a compaixão pelo mundo.

- lembrança #03: Os responsáveis dos Escuteiros do Agrupamento 402 de Avanca, pedem para avisar que estão abertas as inscrições para crianças e adolescentes que queiram integrar as atividades desenvolvidas pelo grupo de escuteiros. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial, de 2ª a 6ª feira no horário de atendimento.

- No dia 23 de junho ocorre o Dia Internacional das Viúvas. Foi em 2010 que a ONU declarou o dia 23 de junho como o Dia Internacional das Viúvas, sendo a data celebrada oficialmente pela primeira vez em 2011. Na prática, o primeiro Dia Internacional das Viúvas teve lugar em 2005, por iniciativa da ‘Loom Foundation’, tendo sido escolhido o dia 23 de junho por ter sido neste dia, em 1954, que a mãe do fundador desta fundação ficou viúva. O objetivo da instauração da data é consciencializar a população relativamente ao sofrimento das mulheres viúvas, lembrando as crueldades cometidas contra elas, e obrigar os países a prestar atenção à situação das viúvas e dos seus filhos. Estima-se que existam 245 milhões de viúvas no mundo, das quais 115 milhões vivem na pobreza, sofrendo discriminação social e privação económica, simplesmente porque perderam o marido. Em certos países, nega-se a herança e os direitos de terra da viúva, despejando-se a viúva da própria casa e abusando fisicamente dela. Para tentar impedir o abuso dos seus direitos humanos e dos direitos dos seus filhos, a ONU criou este Dia Mundial das Viúvas.

- No dia 24 de junho ocorre o Dia Nacional da Comunidade Cigana. Neste dia realiza-se a festa de S. João Baptista, sendo um santo tradicionalmente festejado pela comunidade cigana portuguesa. As festas surgem espontaneamente pelo país, não faltando música e comida, como habitual na cultura cigana. O objetivo deste dia é celebrar as tradições da cultura cigana e chamar a atenção para as dificuldades e para a exclusão social que a comunidade cigana sofre. O cigano representa a maior minoria étnica na Europa, perfazendo cerca de 8 milhões de pessoas.

- No dia 25 de junho ocorre o Dia Mundial do Vitiligo. Esta data, também conhecida por Dia Mundial do Combate ao Vitiligo, pretende aumentar o conhecimento das pessoas sobre o vitiligo e travar a progressão da doença. Foi escolhido o dia 25 de junho em alusão à morte de Michael Jackson, que sofria de vitiligo e lúpus. O vitiligo é uma doença não contagiosa que se caracteriza pela perda da coloração da pele, formando-se frequentemente manchas brancas pelo corpo todo. Não provoca dor física, mas causa transtornos emotivos e psicológicos. Estas manchas podem ser despoletadas por vários fatores, desde o componente genético à exposição solar ou química, desde queimaduras ao stress e outros traumas emocionais. Aos primeiros sinais de descoloração da pele deve-se consultar um dermatologista, pois quanto mais cedo se começar o tratamento, maior é a hipótese de se evitar a propagação das manchas. Os tratamentos extensivos, de cirurgias a fototerapias, podem ser capazes de controlar, atenuar e, em certos casos, até de curar o vitiligo. Estima-se que existam 100 milhões de pessoas no mundo afetadas por vitiligo, com 1% da população europeia a sofrer desta doença.

- No dia 26 de junho ocorre o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura. objetivo deste dia é alertar para a necessidade de apoio a todas as vítimas de tortura, que sofrem maus-tratos, silenciosamente e frequentemente, por todo o mundo. A data sublinha que a tortura, além de ser uma violação dos Direitos Humanos, é um crime. O apelo é feito sobretudo aos Estados, que se devem prontificar a erradicar a prática da tortura. O Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura foi instituído em 1997 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com vista à erradicação da tortura e à aplicação da Convenção contra a Tortura e Outras Penas ou Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes (resolução 39/46, criada a 26 de junho de 1987).

- No dia 26 de junho ocorre também o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Todos os anos a 26 de junho se dá relevância à luta contra o uso de drogas ilícitas no mundo, sobretudo pelos jovens. Foi em 1987 que se instaurou esta data como o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, pela resolução 42/112 da ONU, para implementar a recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada a 26 de junho de 1987. Neste dia a ONU divulga o Relatório Mundial de Drogas, com as informações anuais sobre o consumo, a produção e o tráfico de drogas no mundo. Estima-se que morrem cerca de 200.000 pessoas anualmente por causa das drogas ilícitas. Em vários países do mundo realizam-se encontros para discutir a resolução do problema do uso e tráfico de drogas, assim como o tratamento dos danos causados pelas drogas. Também se verificam campanhas de consciencialização contra os perigos das drogas e se abrem linhas para a doação de fundos.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; 

São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

 

Voltar