Avisos da Semana: 24 a 31 de agosto de 2025

23-08-2025 16:56

Avisos da Semana

Semana de 24 a 31 de agosto de 2025

01. Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Estarreja e também da Junta de Freguesia de Avanca, vai realizar-se o Passeio Sénior 2025 no próximo mês, a 23 de setembro. O destino da viagem é o centro do país, concretamente o Santuário de Fátima, com almoço na Quinta Dom Nuno. Os interessados com mais de 65 anos, podem inscrever-se na Junta de Freguesia necessariamente até ao final desta semana - até 29 deste mês de agosto. O custo de cada inscrição tem transporte e refeição incluídos.

02. Lembramos que já estão abertas, na Secretaria Paroquial, as matrículas para o 1º ano da catequese das crianças que entram este ano pela primeira vez na escola. Os encarregados de educação deverão fazer essa inscrição até finais de junho, de forma a ser organizado o grupo de catequese do 1º ano que irá iniciar o seu trabalho.

03. Os responsáveis dos Escuteiros do Agrupamento 402 de Avanca, pedem para avisar que estão abertas as inscrições para crianças e adolescentes que queiram integrar as atividades desenvolvidas pelo grupo de escuteiros. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial, de 2ª a 6ª feira no horário de atendimento.

04. Todos sabemos que se vivem tempos de grandes dificuldades. Verificamos por vezes que existem produtos em excesso que não gostamos de estragar nem “deitar fora” e que podíamos oferecer a um vizinho ou a alguém mais necessitado. O próprio Centro Paroquial e Social, que precisa sempre de recolher e poupar para fazer arranjos e algumas obras de renovação, precisa também desse tipo de auxílio. Dar alguns desses produtos é uma forma de colaborar, seja fruta ou hortaliças (couves, cenouras, abóboras, batatas ou outros). Não deixemos estragar as coisas que porventura não precisemos: o Centro Paroquial e Social está em condições de encaminhar esses excedentes.

05. Damos as boas-vindas aos emigrantes e conterrâneos que chegam por estas alturas a Avanca. Aos que saem de Avanca neste tempo de verão para visitar alguém ou para usufruir de algum tempo de férias desejamos o bem-estar e a tranquilidade para aproveitarem da melhor forma estas ocasiões, e para além de boa viagem, tenham também um bom regresso. Aos que continuam na 2ª feira a sua atividade laboral, desejamos uma boa jornada de trabalho - aos que ficam de férias por aqui, um bom período de repouso. A todos uma boa e feliz semana.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Luís de França e S. José de Calasanz, presbítero [na 2ª feira – 25 de agosto]; Santa Mónica [na 4ª feira – 27 de agosto]; S. Agostinho, bispo e doutor da Igreja [na 5ª feira – 28 de agosto]; Martírio de S. João Batista [na 6ª feira – 29 de agosto].

- lembrança: Na 1ª sexta-feira do mês de Agosto, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembramos as intenções do Santo Padre deste mês: Pela convivência comum. Rezamos para que as sociedades onde a convivência parece mais difícil não sucumbam à tentação do confronto por razões étnicas, políticas, religiosas ou ideológicas.

- DIAS A LEMBRAR:

- No dia 26 de agosto ocorre o Dia Internacional da Igualdade Feminina. A efeméride é comemorada neste dia em alusão à ratificação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão a 26 de agosto de 1789, em França. Esta data celebra as conquistas das mulheres na sociedade ao longo da história, na luta por condições de igualdade de oportunidades entre géneros. O dia foi criado para celebrar a igualdade de géneros e no intuito de se refletir e agir no combate à desigualdade, para se obter a plena igualdade de direitos, deveres e oportunidades entre homens e mulheres. As mulheres alcançaram muitas vitórias ao longo das últimas décadas, como o direito ao voto, a entrada no mercado de trabalho, no ensino, e na vida política, entre outros, mas ainda existem muitas situações a melhorar, como a igualdade salarial e o fim da violência perpetrada contra a mulher. Graças ao movimento feminista, as mulheres alcançaram muitas vitórias ao longo das últimas décadas, como o direito ao voto, a entrada no mercado de trabalho, no ensino, e na vida política.

- No dia 29 de agosto ocorre o Dia Internacional Contra Testes Nucleares. O objetivo do Dia Internacional Contra Testes Nucleares é claro: unir esforços para alcançar o fim dos testes nucleares. Este dia é um trampolim para discussões e iniciativas que almejam a paragem dos testes nucleares no globo. Por todo o mundo juntam-se esforços nesta luta, desde as iniciativas da ONU às mensagens dos representantes dos países, das ações das organizações intergovernamentais e não governamentais à divulgação exercida pelas redes de jovens, de media e das instituições académicas. A origem da data deriva do facto de que foi a 29 de agosto de 1991 que se encerrou um dos maiores locais de ensaios nucleares do mundo: o Semipalatinsk, no Cazaquistão. A Assembleia Geral da ONU instituiu o Tratado de Interdição Completa de Testes Nucleares em 1996 mas este não foi ainda ratificado por países como Estados Unidos, China, Coreia do Norte, Israel, Índia, Egito, Irão e Paquistão, o que impede a sua entrada em vigor. Enquanto estes países não ratificarem o tratado, continuar-se-á a desenvolver testes nucleares pelo mundo e a se celebrar esta data de combate. O primeiro teste nuclear decorreu a 16 de julho de 1945, tendo-se registado desde então cerca de dois mil testes nucleares.

- No dia 30 de agosto ocorre o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados. A data foi instituída pela ONU em dezembro de 2010, através da resolução 65/209, começando-se a celebrar a data em 2011. O objetivo é unir os líderes dos países e combater o desaparecimento forçado de pessoas por todo o mundo. Esta resolução proclamou a entrada em vigor da Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados, já adotada em 2006 (e assinada por Portugal em 2007). Outrora associados às ditaduras militares, os desaparecimentos forçados são hoje cometidos em situações variadas e intrincadas de conflito interno, como um meio de repressão política dos adversários. Milhares de pessoas foram detidas e encontram-se atualmente presas sem as mínimas condições em lugares ocultos, fora do contacto dos seus familiares. Este Dia Internacional das Vítimas do Desaparecimento Forçado recorda o destino das vítimas de sequestro, muitas vezes com o conhecimento das autoridades, assim como presta tributo aos familiares das vítimas, em constante sofrimento. O apelo feito por entidades como a ONU e a Amnistia Internacional neste dia, é que os países do mundo se juntem para ratificar a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados, para acabar finalmente com esta realidade.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; 

São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

 

Voltar