Avisos da Semana: 24 a 31 de Dezembro de 2023

24-12-2023 17:08

Avisos da Semana

Semana de 24 a 31 de Dezembro de 2023

01. O Grupo de Jovens da nossa paróquia prepara e realiza uma Vigília de Oração de Advento hoje, Sábado dia 23 de dezembro, às 21 horas [nove da noite] na Igreja Matriz, logo a seguir à missa vespertina da noite.

02. No próximo Domingo, dia 31 de dezembro, celebramos a Festa da Sagrada Família, festejada habitualmente no Domingo entre o Natal e o Ano Novo. A nossa Família é também sagrada. Procuremos participar em família na missa desse domingo, agradecendo a Deus e pedindo-lhe prosperidade para a vida familiar – haverá a Bênção das Famílias no final das celebrações. Lembramos também na celebração todas as famílias, especialmente as que pertencem à nossa comunidade. Na nossa paróquia há umas dezenas de Santuários que ao longo do mês vão de casa-em-casa. A entrada da Sagrada Família em nossas casas é uma bênção e será uma ocasião para a família se reunir e fazer uma oração. Com a pandemia alguns Santuários deixaram de andar de casa-em-casa. Agora já não há razão para ter os Santuários parados. As pessoas responsáveis devem organizar tudo para permitir a entrada da Sagrada Família onde ela é desejada. No próximo domingo dia 31 de dezembro, na missa das 11 horas na nossa Igreja Matriz os responsáveis deverão trazer os Santuários da Sagrada Família para serem benzidos.

03. A missa da tarde do próximo domingo 31 de dezembro na Igreja Matriz às 17 horas [cinco da tarde], será também missa da véspera do dia de Ano Novo, pelo que não haverá missa à noite. No dia de Ano Novo, sendo à 2ª feira, os horários e os locais das missas são os habituais de um domingo (de um dia de feriado de Guarda): na capela paroquial de S.ta Luzia (Areia) às 8.30 horas, na capela paroquial de S.ta Ana (Água Levada) às 10 horas, e na Igreja Matriz de Avanca às 11 e às 17 horas [cinco da tarde].

04. A Luz que veio da Gruta de Belém será distribuída na nossa Igreja para as famílias que assim quiserem, no final da missa da tarde deste domingo dia 24, na missa do dia de Natal e na celebração da véspera de Ano Novo. As pessoas deverão trazer uma vela ou candeeiro para poderem depois levar para casa e até espalhar por vizinhos, amigos e outros familiares que assim desejarem. O transporte e cuidado com a chama, a cera e os candeeiros deverão ser tomados em especial atenção para não causar danos, incómodos ou acidentes.

05. A interrupção da catequese de grupos neste tempo de Advento/Natal acontecerá a partir do domingo dia 17 de dezembro até 1 de janeiro do novo ano. Mesmo não havendo catequese de grupos nestas semanas próximas do Natal, a ligação e a proximidade comunitária a Jesus e com Jesus passa a ter uma responsabilidade acrescida junto de cada família. Não participar na vida da comunidade, deixando conscientemente de rezar, de vir à missa vespertina ou do dia de Natal e do dia Ano Novo, é ignorar Jesus Cristo no seu apelo comunitário, assim como é o adotar a covardia de estarmos associados a Deus - na procura comum da paz, da concórdia e do entendimento entre todos - a começar por nós próprios. E mais grave ainda: é dar um péssimo exemplo de desrespeito e desinteresse para com Deus e os demais – mesmo os da nossa família. As atitudes falam mais do que as justificações, as desculpas dissimuladas e os motivos fingidos. É necessário assumir a nossa condição e responsabilidade de filhos de Deus, que passa também por uma vivência empenhada em comunidade. Os trabalhos da catequese de grupos retomam no dia 2 de janeiro.

06. Vai haver Convívio Fraterno para Jovens em Eirol na próxima semana, nos dias 27, 28 e 29 deste mês de dezembro. O encerramento deste convívio decorrerá aqui no Auditório do Centro Paroquial de Avanca a partir das 21 horas [nove da noite] desta 6ª feira dia 29 de dezembro.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: NATAL DO SENHOR – Feriado e Festa de Guarda [na 2ª feira – 25 de dezembro]; S. Estêvão, Primeiro Mártir [na 3ª feira – 26 de dezembro]; S. João, Apóstolo e Evangelista [na 4ª feira – 27 de dezembro]; Santos Inocentes, mártires [na 5ª feira – 28 de dezembro]; São Tomás Becket, bispo e mártir [na 6ª feira – 29 de dezembro]; Sagrada Família de Jesus, Maria e José – FESTA e São Silvestre I, papa [no domingo – 31 de dezembro]

- lembrança #01: Agora que se aproxima o dia Natal, está disponível o livro ‘Memorial Eclesiástico de Avanca’ que é sempre uma boa prenda para poder oferecer nesta ocasião. Pode ser adquirido no final das missas ou na Secretaria Paroquial de 2ª a 6ª feira das 9 às 17 horas.

- lembrança #02: na 2ª feira dia 1 de janeiro: lembramos o 57º dia mundial da Paz; o Papa Francisco pede "um diálogo aberto sobre o significado das novas tecnologias, dotadas de potencial disruptivo e de efeitos ambivalentes". O Pontífice ainda lembra a necessidade de se estar vigilante e de se trabalhar para garantir que "uma lógica de violência e de discriminação" não estejam vinculadas ao se produzir e se usar esses dispositivos, em detrimento dos mais frágeis e excluídos. "Inteligências Artificiais e Paz", é esse o tema escolhido pelo papa Francisco para a mensagem do primeiro dia do ano. O Papa pede "um diálogo aberto sobre o significado dessas novas tecnologias" e de se trabalhar de "forma responsável" ao se produzir e usar esses dispositivos para estar "a serviço da humanidade e pela proteção da casa comum". Ao divulgar a inteligência artificial como tema de reflexão para o Dia Mundial da Paz de 2024 destaca-se a importância de se "proteger a dignidade da pessoa e o cuidado de uma fraternidade verdadeiramente aberta a toda a família humana" como condições indispensáveis para que o desenvolvimento tecnológico contribua para a promoção da justiça e da paz no mundo. O Dia Mundial da Paz foi instituído em 1968 por São Paulo VI (1897-1978) e é celebrado no primeiro dia do novo ano com uma mensagem papal.

- Nesta próxima 4ª feira dia 27 de dezembro lembramos o Dia Internacional de Preparação Epidemiológica. Este é um dia internacional que incentiva cada indivíduo, cada instituição e cada governo a observar apropriadamente e conforme os contextos e prioridades nacionais, por meio de atividades de educação e conscientização, a fim de destacar a importância da prevenção, da preparação e da parceria contra epidemias. A Assembleia Geral das Nações Unidas designou este dia na sua resolução de 7 de dezembro de 2020. O impulso para designar um dia específico para esse tópico foi, obviamente, a experiência com a epidemia interminável e ainda não contida da pandemia de COVID-19. A Organização Mundial da Saúde, bem como os governos e líderes de todo o mundo, perceberam que “há uma necessidade urgente de ter sistemas de saúde resilientes e robustos, alcançando aqueles que são vulneráveis ou estão em situações vulneráveis. E, especificamente, que há uma grande necessidade de aumentar a conscientização, a troca de informações, o conhecimento científico e as melhores práticas, a educação de qualidade e os programas de defesa de direitos sobre epidemias nos níveis local, nacional, regional e global como medidas eficazes para prevenir e responder a epidemias. Muitos países e regiões acolhem com satisfação a atenção extra que a observância desse Dia Internacional pode trazer para seus esforços não apenas para conter a epidemia de COVID-19, mas também para melhorar suas capacidades de resposta no futuro, de modo que estejam mais bem equipados para desafios futuros.

Os Padres que estão ao serviço da comunidade paroquial de Avanca desejam

a todas as famílias um bom Tempo de Natal, vivido na Paz, na Alegria e na Misericórdia.

Desde já, o desejo de um Santo Ano para 2024 com Saúde, Paz e Coragem!

 

 

 

Voltar