Avisos da Semana: 24 a 31 de Março de 2024

23-03-2024 15:51

Avisos da Semana

Semana de 24 a 31 de Março de 2024

[Apenas no Sábado] Neste Domingo dia 24 de março é Domingo de Ramos – evocamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e damos início à Semana-Santa. A habitual bênção dos Ramos será feita na Capela Paroquial de São José (capela do Lar – no lado sul da Igreja) às 10.45 horas (onze menos um quarto) vindo depois em cortejo processional a caminho da Igreja, de forma a iniciar a eucaristia às 11 horas. A Capela Paroquial de Santo António está encerrada para iniciar proximamente obras devido ao piso estar degradado, não tendo ainda condições este ano para acolher a bênção dos Ramos.

01. Vai mudar a hora no próximo Domingo, o último deste mês, dia 31 de março. Entramos na hora de Verão. Os relógios VÃO ADIANTAR UMA HORA na passagem de sábado para domingo. As eucaristias de Domingo, após esse dia, irão já adoptar o horário de Verão; a mudança de horário diz respeito à eucaristia de Domingo à tarde que passa a ser às 19 horas [sete da tarde]. Para não gerar confusões, as outras alterações, quer da semana quer do Sábado à noite serão anunciadas no próximo fim-de-semana.

02. Neste fim-de-semana de 23 e 24 de março, a Conferência Vicentina de Avanca faz o seu peditório anual de primavera – antes da Páscoa - no final das missas da nossa comunidade paroquial, sendo que o contributo poderá ser feito em dinheiro e/ou géneros. Sejamos generosos.

03. Aproveitemos os últimos dias antes da celebração pascal para sentirmos a grande Misericórdia de Deus para connosco quando nos perdoa no sacramento da Penitência – da Confissão, da Reconciliação ou do Perdão. Vai haver Confissões de manhã e de tarde, na Igreja Matriz, nesta próxima 2ª feira, dia 25 de março. De manhã, as confissões começam às 9.30 horas e vão até às 12 [meio dia]. De tarde vão desde as 15 horas [três da tarde] até às 18 horas [seis da tarde]. Estarão presentes vários padres para o atendimento. Não haverá verdadeira Páscoa sem o perdão dos pecados e sem o consequente compromisso de mudança. A Conversão Quaresmal tem no sacramento da Penitência um momento determinante para alicerçar a Esperança.

04. Vai também haver confissões de manhã, na capela paroquial de Santa Ana (em Água Levada), na próxima 3ª feira, dia 26 de março. As confissões começam às 9.30 horas da manhã e vão até haver pessoas; estarão a confessar apenas os padres da nossa paróquia.

05. Com a entrada na Semana Santa vamos celebrar os principais mistérios da Vida de Jesus: Ceia Pascal, Morte e Ressurreição. Um cristão ausente das celebrações não entendeu o que é ser cristão. A iniciar o Tríduo Pascal temos a celebração da Ceia do Senhor que é na 5ª Feira Santa dia 28 de março, na Igreja Matriz – para um cristão consciente esta é uma celebração essencial. Na 6ª Feira Santa dia 29 de março, também na Igreja Matriz, a liturgia irá estar centrada na paixão e morte de Jesus. A Vigila Pascal da Ressurreição do Senhor no sábado dia 30 de março é a celebração mais importante de todo o ano. As celebrações do Tríduo Pascal, 5ª Feira Santa, 6ª Feira Santa e Sábado, na Vigília Pascal, começam todas à mesma hora: 21 horas [nove da noite]. Na 4ª feira da Semana Santa dia 27 de março, irá haver a Via Sacra pública a sair da capela de Nª Sª do Carmo (Mato) às 21 horas [nove da noite] onde cada estação da Via-Sacra será orientada por um grupo da paróquia; virá depois pela rua da Fundação Benjamim Dias Costa, entrando depois na Rua Corte-Real e vindo em direção à Igreja. Na 5ª Feira Santa dia 28 de março, vai também haver da parte da manhã a Missa Crismal, às 10 horas [dez da manhã] na Sé de Aveiro, concelebrada com a presença dos sacerdotes e diáconos da nossa diocese; nesta celebração, que é também um sinal de unidade e fraternidade diocesanas, vão ser consagrados os Santos Óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos - que depois irão ser partilhados por todas as paróquias da diocese, servindo na administração dos sacramentos. Atenção no próximo Sábado (Sábado Santo), como todos sabem - e como é lógico, não há missa às 16.30 horas, mas apenas e só às 21 horas [nove da noite] onde se celebrará a Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor.

06. A Eucaristia do Domingo de Páscoa, dia 31 de março, será antecipada meia hora da hora habitual, ficando para as 10.30 horas [dez e meia da manhã], de forma aos grupos da Visita Pascal poderem começar por volta das 12 horas. À tarde, já dentro do novo horário, a missa da tarde PÁSCOA será às 19 horas.

07. Vai haver reunião dos elementos que integrarão os grupos que vão no compasso da Visita Pascal, na próxima 6ª feira –feriado de 6ª feira Semana Santa dia 29 de março, às 14 horas [duas da tarde] no Centro Paroquial.

08. A catequese paroquial interrompe neste Domingo de Ramos os seus trabalhos. O tempo quaresmal, e nele, a vida dos grupos de catequese, é um momento forte na transmissão de valores e de vida. Os pais e encarregados de educação deverão por isso ter em conta neste tempo de férias escolares, o dever de participar com os seus filhos nos importantes espaços da vida da comunidade cristã em período de Semana Santa e Páscoa. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá entre 24 de março e 1 de abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 3ª Feira dia 2 de abril. Exceptuam-se os grupos que tenham organizado a interrupção de outra forma, em virtude de outro ajuste.

09. De forma a organizar o número de elementos necessário para cada um dos grupos da visita pascal 2024 em Avanca, estão a aceitar-se as inscrições de crianças, adolescentes, jovens e adultos que queiram integrar esses grupos – os nomes e contactos destas crianças, adolescentes, jovens e adultos poderão ser deixados aos catequistas e animadores desses grupos, ou na sacristia da Igreja ou ainda na Secretaria Paroquial.

10. Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todos dias de abstinência. O sentido da abstinência é termos uma vida mais sóbria e simples, para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este também o sentido do Contributo Penitencial, cuja aplicação este ano será para partilhar com a diocese de Luena, em Angola, e com o Fundo de Emergência Social, da Cáritas Diocesana.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Solenidade da Anunciação do Senhor [na 2ª feira – 25 de março]; Início da Semana Santa com a celebração do Tríduo Pascal [na 5ª feira Santa, na 6ª feira Santa e no Sábado da Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor Jesus]

- lembrança #01: No domingo dia 31 de março vai mudar a hora. Entramos assim na hora de Verão. Com a mudança da hora que ocorre, serão acertados, na sua grande maioria a partir do Domingo dia 31de março, os horários das celebrações. Assim, desde 1 de abril as eucaristias nos dias da semana na Igreja Matriz serão às 19.30 horas [sete e meia da noite] portanto de 2ª a 6ª feira. Em Santa Ana e Santa Luzia à semana a eucaristia será às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passa a ser às 20.30 horas [oito e meia da noite]. O acerto do horário da eucaristia da tarde de domingo acontece às 19 horas [sete da noite] já a partir do Domingo dia 31 de março.

- lembrança #02: Há adoração semanal ao Santíssimo Sacramento na 5ª feira, às 19.30 horas [sete e meia da tarde], imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá sempre adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz. Uma das exceções é esta semana (que não haverá na 5ª feira) devido às ‘24 horas para o Senhor’.

- lembrança #03: Aproveitemos a Quaresma para procurarmos e sentirmos a grande Misericórdia de Deus para connosco quando nos perdoa no sacramento da Penitência – da Confissão, da Reconciliação, do Perdão. Vai haver a oportunidade desse perdão sacramental nas várias paróquias do arciprestado durante o mês de março – o calendário será afixado na porta da Igreja e nas capelas. Em cada momento de confissão estarão presentes vários padres para o atendimento. Não haverá verdadeira Páscoa sem o perdão dos pecados e sem o consequente compromisso de mudança. A Conversão Quaresmal tem no sacramento da Penitência um momento determinante para alicerçar a Esperança.

- Na 3ª feira dia 26 de março ocorre o Dia do Livro Português. Este dia foi criado pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro e da língua portuguesa em todo o mundo e no saber da humanidade em geral. Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração pois foi neste dia, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o “Pentateuco”, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro. Já o primeiro livro escrito em português foi impresso no Porto, dez anos depois, a 4 de janeiro de 1497. Produzido pelo primeiro impressor luso, Rodrigo Álvares, o livro tinha o título de “Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto”.

- Na 4ª feira dia 27 de março ocorre o Dia Mundial do Teatro. O objetivo da data é promover a arte do teatro junto das pessoas. O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão. Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros. A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro.

- Na 4ª feira dia 27 de março ocorre também o Dia Nacional do Dador de Sangue. A institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue constitui, assim, a expressão oficial desse reconhecimento e serve para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática e tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade. Tendo por missão garantir e regular, a nível nacional, a atividade da medicina ‘transfusional’ e da transplantação e garantir a dádiva, colheita, análise, processamento, preservação, armazenamento e distribuição de sangue humano, de componentes sanguíneos, de órgãos, tecidos e células de origem humana, o Instituto do Sangue e da Transplantação tem a sua génese em 1958 mas apenas surge como organismo público em 1990.

- Na 5ª feira dia 28 de março ocorre o Dia Nacional dos Centros Históricos. A data está intimamente ligada a uma das figuras da cultura portuguesa que melhor defendeu o património nacional — Alexandre Herculano. Nascido na cidade de Lisboa, em 28 de Março de 1810, o insigne historiador e político jamais deixou de levantar a voz em prol do nosso legado histórico-cultural.

- No sábado dia 30 de março ocorre o Dia Mundial do Transtorno Bipolar. O objetivo dessa data é chamar a atenção de todo o mundo para os efeitos dos transtornos bipolares sobre a qualidade de vida e o convívio social do paciente. Ainda que a causa exata do transtorno bipolar não seja esclarecida, pesquisas sugerem que a origem do problema esteja associada a alterações nos níveis de importantes neurotransmissores coordenados pelo cérebro. Esse desajuste seria a base para o surgimento de episódios eufóricos alternados com depressão, a principal característica do distúrbio. O objetivo da celebração da data é destacar a relevância do incentivo ao diagnóstico precoce e do tratamento. Segundo dados da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), entre 76% e 85% dos portadores de transtornos mentais não têm acesso a nenhum tipo de tratamento. O maior problema da ausência de intervenção é que, com o passar do tempo, o paciente acumula significativos prejuízos e incorre no risco de evoluir para desordens emocionais e psíquicas mais graves. Além disso, a falta de suporte adequado para esses pacientes gera implicações sérias no aspeto pessoal, familiar, social e profissional.

- No domingo dia 31 de março ocorre o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Foi instituído no ano de 2003, com o objetivo de sensibilizar a população para a realidade da doença em Portugal e promover a melhoria das práticas profissionais de saúde, incentivando uma dinâmica que conduza a novas atitudes. A elevada prevalência nacional dos fatores de risco destas doenças obriga a uma especial atenção à prevenção, deteção e correção, tendo em atenção que o conceito subjacente a este termo aglutina não apenas as ações que evitam a perda da saúde, mas, também, todos os cuidados que promovem a sua recuperação. A doença continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, liderando também a morbilidade e potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar