Avisos da Semana: 24 de Abril de 2022

24-04-2022 15:02

Avisos da Semana

Semana de 24 de Abril de 2022

01. Reunião de Pais, Padrinhos e das crianças que vão ser Baptizadas neste ano em que vão também receber a 1ª comunhão; a reunião será neste Domingo, dia 24 de Abril, às 17.30 horas [cinco e meia da tarde] no Centro Paroquial.

02. Neste Domingo, dia 24 de Abril, decorre na Branca, a grande festa dos Escuteiros, Dia da Região e Dia de "São Jorge". O nosso agrupamento de Escuteiros de Avanca participa com cerca de meia centena dos seus elementos no programa do dia e na eucaristia presidida pelo senhor bispo às 15.30 horas, feita junto à Escola Básica da Branca.

03. Neste Domingo da Pascoela, dia 24 de Abril celebramos o Domingo da divina Misericórdia. Aproveitamos assim para manifestar a nossa alegria com a forma digna e o testemunho fraterno como decorreu a Visita Pascal deste ano 2022. O resultado das ofertas recolhidas no “folar” da Visita Pascal foi de 9.942,30 euros nove mil novecentos e quarenta e dois euros e trinta cêntimos). Obrigado aos grupos que generosamente fizeram o compasso e a nossa gratidão pelo acolhimento e partilha a todas as famílias que colaboraram.

04. Vai haver esta semana a Assembleia Arciprestal de Estarreja-Murtosa sobre o Sínodo, esta 5ª feira dia 28 de Abril, às 21 horas [nove da noite] no Centro Paroquial do Monte

05. No próximo domingo 1 de Maio celebramos o Dia da Mãe – lembrando nas eucaristias as mães, vivas e já falecidas, todas elas educadoras da Fé e candeias firmes do amor de Deus.

06. No próximo Sábado dia 30 de Abril, o 8º ano da catequese paroquial celebra a ‘Festa da Vida’ na eucaristia das 16.30 horas [quatro e meia da tarde] na Igreja Matriz. E no Domingo dia 1 de Maio, as crianças do 1º ano da catequese paroquial, com a colaboração dos Jovens do 11º ano, celebram na missa das 11 horas a ‘Festa da Família’. Quer o 8º ano no Sábado, quer o 1º e 11º anos no Domingo irão ter muito presentes as mães num dia em que têm destaque especial. Neste dia 1 de Maio, iremos também fazer na eucaristia das 11 horas, o acolhimento e a apresentação das crianças mais crescidas, que - estando em idade de fazer a 1ª comunhão - irão ser baptizadas dentro de poucas semanas.

07. Um grupo de pessoas ligadas à 2ª mesa da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar os Festejos em honra de Santa Marinha, padroeira de Avanca, no ano de 2020 em que se iniciou da Pandemia – mas viu-se impedido de o fazer. Na altura, semanas antes da crise que levou ao confinamento, esta comissão tinha realizado já uma primeira recolha de ofertas de casa-em-casa, ficando ainda por fazer uma outra parte da recolha. Este ano de 2022 em Julho, tudo está encaminhado para poder haver o tempo de festa e convívio familiar à volta da Padroeira de Avanca; por isso a comissão irá retomar esta semana, já a partir de 2ª feira, a recolha de fundos para os festejos. Por todas as razões, temos que ser compreensivos com os membros desta comissão que nos irão bater à porta, acolhendo respeitosamente o seu trabalho e dedicação em prol desta festa maior da nossa terra e que irão assim recolher sem exigências - e de forma livre, aquilo que as famílias poderem e quiserem dar para a concretização dos festejos.

08. Como já lembrámos, o Tempo Pascal acontece do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, por isso, cinquenta dias na presença do Ressuscitado nos preparando para receber o Espírito Santo prometido. O amor, a doação, a generosidade e a humildade geram ressurreição. Jesus dá-se a conhecer neste tempo de vitória sobre a morte e o pecado: ele ressuscita onde existe acolhimento, onde se presta serviço ao próximo. Cristo ressuscita onde se vive o novo mandamento do amor. Este é assim um tempo de reconhecer dAquele que Vive no meio de nós e junto de nós, mesmo no meio de dificuldades, frustrações e angústias.

09. No próximo Domingo dia 1 de Maio, a Igreja Católica celebra a festa litúrgica de São José Operário, como forma de associar-se à comemoração mundial do Dia do Trabalhador. São José foi desde cedo apresentado como símbolo e exemplo de pai e de trabalhador, tendo sido declarado patrono da Igreja universal em 1870, por Pio IX. A celebração litúrgica de São José operário foi instituída no dia 1 de maio de 1955, pelo Papa Pio XII, diante de milhares de trabalhadores italianos, onde afirmou: “Longe de despertar discórdia, ódios e violência, o 1º de Maio é e será um recorrente convite à sociedade moderna realizar aquilo que ainda falta à paz social”. Vai começar também no próximo Domingo o mês dedicado a Nossa Senhora. Na 2ª feira, dia 2 de Maio começa a recitação diária organizada. Vamos por isso fazer um esforço de participação na devoção ao longo do mês de Maio, que tem bastante impacto na nossa freguesia, pelas pessoas que vêm à Igreja e às outras capelas, o que tudo junto é muita gente: iremos continuar a seguir o princípio de serem lugares e grupos a organizarem em cada dia a celebração do terço e as leituras da missa à semana – a lista está no cartaz da Igreja.

10. Decorre neste fim-de-semana um Convivo Fraterno para Jovens em Eirol. O local do encerramento deste convívio decorrerá no Auditório da Junta de Freguesia de São Roque (que fica a nascente de Cucujães) às 21 horas [nove da noite]. Rezemos pelos jovens que participam.

11. Deixamos a nossa gratidão a todos àqueles que colocaram uma cruz na consignação de 0,5% (meio por cento), na altura em que no ano passado fizeram a sua declaração de IRS, onde diz ‘IPSS’ e terem acrescentado o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca. Este ano pedimos então para não esquecerem o nosso Centro Social e Paroquial, indicando no lugar próprio das declarações de IRS (modelo 3 - campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição e neste momento toda a ajuda é necessária.

12. Acontece neste fim-de-semana mais algumas sessões da época de primavera do ALAVANCA, festival de teatro de Avanca. Neste Sábado dia 23 de Abril às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Auditório do Centro Paroquial de Avanca, será apresentado “Vinil", da Companhia ‘Quando Sais à Rua’. “Acende a Noite” pelo grupo ‘Quinta Parede’ será a proposta para o Domingo dia 24 de Abril às 16 horas [quatro da tarde], no Auditório do Centro Paroquial de Avanca. A informação de outras realizações do programa está disponível nas redes sociais.

:: A Comunidade Ortodoxa Ucraniana na nossa diocese em conjunto com as nossas Paróquias da diocese de Aveiro, continua a organizar neste momento uma recolha de ajuda humanitária para a Ucrânia. Os bens mais necessários de momento são: comida enlatada de abertura fácil, pronta a comer; barras energéticas, bolachas;- fruta seca ou desidratada; material de primeiros socorros; produtos de higiene e fraldas; roupa de criança para o inverno. As pessoas que queiram fazer a doação de alguns destes artigos, podem fazer a entrega no Centro Paroquial e Social entre as 9.30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira; ou então numas caixas ao fundo da Igreja Matriz ao fim-de-semana antes das missas, a partir de 12 de Março. A nossa Cáritas Portuguesa está a apoiar o trabalho da sua congénere na Ucrânia no terreno, “conforme as necessidades o exigirem”, com “alimentos, água potável, acomodações seguras e kits de higiene, bem como garantir transporte para que as pessoas possam chegar até áreas seguras”.

:: Vai começar o mês dedicado a Nossa Senhora. Haverá por isso um esforço de participação nesta devoção do mês de Maio que tem grande muito impacto na comunidade local, pelas muitas pessoas e famílias que vêm à Igreja e às outras capelas. Tal como já foi referido, irá continuar-se a ter o princípio de serem lugares e grupos a organizarem cada dia a celebração do terço e as leituras da missa à semana (a listagem dos grupos encontra-se divulgada em vários locais). Também com a chegada do mês de Maio e para termos uma maior presença na celebração semanal da devoção, irá muda a hora da missa semanal para as 20.30 horas [oito e meia da noite], dando também a seguir oportunidade de outras reuniões de trabalho e de grupos. Sendo assim, à semana, na nossa Igreja, desde o dia 2 de Maio (2ª feira), começa a devoção do mês de Maio às 20.30 horas, seguindo-se-lhe a missa. Ao fim-de-semana o terço poderá ser recitado, começando meia hora antes da missa e ficando concluído dez minutos antes desta começar.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar