Avisos da Semana: 24 de Fevereiro a 03 de Março de 2024

25-02-2024 15:44

Avisos da Semana

Semana de 24 de Fevereiro a 03 de Março de 2024

01. A Peregrinação dos cristãos das paróquias do Arciprestado de Estarreja-Murtosa por ocasião do jubileu dos 600 anos da nossa Catedral acontece este fim-de-semana. Os jovens partiram a pé para Aveiro, neste sábado de manhã. Neste domingo 25 de fevereiro os cristãos do Arciprestado irão peregrinar a Aveiro celebrando a sua fé e a vivência de comunidade. as pessoas que vão de comboio devem estar na estação de Avanca às 8.30 horas da manhã, pois o comboio é às 8.45 da manhã e terão de entrar todos os membros do grupo para a mesma carruagem. Para quem vai de transporte próprio e participa no programa deste domingo, está marcado estar no Seminário de Aveiro de manhã, para às 11 horas dar arranque a uma oração e reflexão com todos. O almoço será partilhado a partir do farnel que as pessoas levarem, e está marcado para as 12 horas, pois às 13 horas sai do Seminário o cortejo de Peregrinação em direção à Igreja da Misericórdia – a 1ª Sé de Aveiro; depois será a vez de ir ao túmulo de Santa Joana, para, por volta das 16 horas [quatro da tarde] na Catedral, iniciar a celebração da eucaristia – momento central da peregrinação, missa que será presidida pelo senhor Bispo de Aveiro.

02. Devido à Peregrinação do Arciprestado de Estarreja-Murtosa este domingo dia 25 de fevereiro, apenas em 3 paróquias terão missas no domingo de manhã - no fundo é uma maneira de dizer que é muito importante participar na Peregrinação do Arciprestado que vai acontecer em Aveiro. Então no domingo, apenas haverá de manhã uma missa às 8 horas na capela das Quintas do Norte (Torreira) e às 9 horas, uma na Igreja Matriz de Avanca e outra na Capela de Nossa Senhora do Monte (Salreu); não haverá, pois, missa às 11 horas na Igreja (mesmo que o sino toque), nem haverá de manhã em Santa Luzia nem em Santa Ana (Água Levada). O senhor Padre Valente virá celebrar no entanto a missa das 17 horas [cinco da tarde] na Igreja Matriz de Avanca.

03. Em cada ano, na Semana Santa a animação do canto na liturgia fica ao encargo de um grupo coral que reúne as vozes de todos os coros de serviço na comunidade, seja nas capelas seja na Igreja Matriz. Vai assim haver ensaios para todas as pessoas que queiram estar ao serviço nesses dias na animação do canto das celebrações. Os ensaios serão nas 3ª feiras de março, a começar no dia 5 de março, e acontecerão às 21 horas [nove da noite] na Igreja Matriz de Avanca. Apelamos à generosidade de todos, de forma especial aos membros dos grupos corais da Igreja Matriz, da Capela Paroquial de Santa Luzia (Areia) e da Capela Paroquial de Santa Ana (Água Levada).

04. Encontram-se abertas as inscrições para a preparação daqueles que irão casar ao longo deste ano de 2024 - os encontros do Curso de Preparação para Noivos. O curso irá decorrer a entre 15 e 17 de março no Centro Paroquial de Avanca. Nesta altura do ano a nossa paróquia de Avanca, não mais que uma vez apenas, vai promover estes encontros para os noivos e dado que nos concelhos de Estarreja e Murtosa não irá haver outros encontros deste género, tornando-se necessária a inscrição na Secretaria Paroquial, de forma a organizar os trabalhos.

05. Vai acontecer esta 2ª feira a 4ª edição das 'Conversa ComVida', um encontro de cerca de 90 minutos, desta vez para falar da circunstância à volta de: “A importância de morrer no sítio em que se deseja. É num momento de reflexão e partilha de testemunhos de doentes e/ou familiares que tiveram a experiência dos cuidados paliativos e que conta com a intervenção da Investigadora e Professora Doutora Bárbara Gomes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Irá acontecer nesta 2ª feira dia 26 de fevereiro, 2ª feira às 17 horas, no Cine Teatro de Estarreja e a entrada é livre.

06. No fim de semana de 16 e 17 de março próximo, o agrupamento de Escuteiros 402 de Avanca vai comemorar os seus 50 anos. Haverá eucaristia de ação de graças no sábado 16 na Igreja Matriz às 16.30 horas, à qual se seguirá uma Sessão Solene aberta a todos, às 18 horas no auditório do Centro Paroquial. É feito o convite a toda a comunidade, de forma especial a todos os antigos escuteiros, pedindo que na eucaristia de ação de graças e na sessão solene venham com o último lenço ao pescoço que usaram, ou outro, se ainda tiverem. Ainda no sábado à noite, na Escola da Bandeira, haverá um 'Fogo de Conselho' - momento de animação aberto a todos, que começa às 21.30 horas. Domingo dia 17 de março, também na escola da Bandeira, haverá um almoço de confraternização, aberto a todos os que se inscreverem junto dos Chefes do Agrupamento ou na Secretaria Paroquial – na inscrição são dadas mais informações. Esse almoço de domingo será antecedido pela bênção e inauguração da 'Torre de Vigia' dos escuteiros que se ergue esbelta junto à 'Escola da Bandeira' – essa pequena cerimónia será às 12.15 horas.

07. Vai haver na parte final do mês de março uma Peregrinação ao Santuário de Fátima aberta a todas as pessoas. Aproveitando a oportunidade, esta peregrinação irá ser feita no sábado em que decorre no Santuário o Encontro Internacional dos associados da Coração Imaculado de Maria - no dia 23 de março. A saída nesse sábado 23 de março será pelas 7 horas da manhã e as pessoas estarão de regresso a Avanca pelas 19.30 horas [sete e meia da tarde]. De forma a poder atempadamente providenciar autocarro de transporte, as pessoas que quiserem participar, podem inscrever-se na Secretaria Paroquial ou então junto do senhor Carlos Pinto, do Seixo.

08. A 1ª sexta-feira do mês que vem, acontece esta semana no dia 1 de março, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, onde lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de março que é: PELOS NOVOS MÁRTIRES. Rezamos para que aqueles que em várias partes do mundo arriscam as suas vidas pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário. No Sábado dia 2 de março: sendo o primeiro Sábado do mês, haverá recitação da oração do terço, junto ao monumento do Imaculado Coração de Maria às 15 horas [três da tarde], seguida de meditação na Igreja Matriz.

09. Há Reunião do Grupo Paroquial de Visitadores de Doentes e Idosos, este próximo sábado dia 2 de março, às 14 horas [duas da tarde], no Centro Paroquial.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Gregório de Narek, abade e doutor da Igreja. [na 3ª feira – 27 de fevereiro]

- lembrança #01: Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todos dias de abstinência. O sentido da abstinência é termos uma vida mais sóbria e simples, para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este também o sentido do Contributo Penitencial, cuja aplicação este ano será para partilhar com a diocese de Luena, em Angola, e com o Fundo de Emergência Social, da Cáritas Diocesana.

- lembrança #02: Há adoração semanal ao Santíssimo Sacramento na 5ª feira, às 19.30 horas [sete e meia da tarde], imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá sempre adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz.

- Na 4ª feira dia 28 de fevereiro: ocorre o Dia Mundial das Doenças Raras.

- Na 6ª feira dia 1 de março: ocorre o Dia Mundial da Proteção Civil.

- No sábado dia 2 de março ocorre o Dia Mundial da Oração. A data celebra-se anualmente na primeira sexta-feira de março, em mais de 170 países do mundo. O Dia Mundial da Oração é um movimento iniciado por mulheres no século XIX nos Estados Unidos e no Canadá que tinha como objetivo a defesa de mulheres e crianças. A comemoração reúne pessoas cristãs de todo o mundo, mas está aberto a todos, na observação de um dia comum de oração. O objetivo da data é aproximar as várias raças, culturas e tradições pela oração, melhorando o diálogo, a compreensão, o relacionamento e criando laços de amizade e de trabalho. A ideia subjacente ao dia é que a oração e a ação andem de mãos dadas, tendo ambas uma grande influência no mundo.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar