Avisos da Semana: 24 de novembro a 1 de dezembro de 2024

25-11-2024 14:55

Avisos da Semana

Semana de 24 de novembro a 1 de dezembro de 2024

01. Neste domingo dia 24 de novembro, duas jovens adultas vão ser batizadas na missa das 11 horas da nossa Igreja Matriz de Avanca, após um período de amadurecimento cristão e preparação pessoal que decorreu durante o passado ano pastoral, bem como depois de um acompanhamento feito nos últimos meses pelo senhor Reitor.

02. A 2ª sessão dos Encontros de preparação para Batismos, destinados a Pais e Padrinhos cujos batizados decorram nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025, acontece esta 2ª feira 25 de novembro, às 20 horas [oito da noite], no Centro Paroquial. A 2ª sessão é na outra 2ª feira, a seguir.

03. Haverá Ultreia dos Cursistas de Cristandade do Arciprestado de Estarreja-Murtosa, na próxima 5ª Feira dia 28 de novembro, às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial.

04. Vai haver reunião da Equipa do Clero Arciprestal de Estarreja-Murtosa, na 6ª Feira dia 29 de novembro, aqui em Beduído, das 9.30 às 11.30 horas.

05. Celebra-se a memória de Santo André no sábado dia 30 de novembro, invocado na Capela Paroquial de Santo André. No entanto, e devido a haver vários compromissos nesse sábado, véspera da celebração do Crisma na nossa paróquia haverá missa antecipada da memória de SANTO ANDRÉ na capela na 6ª feira dia 29 de novembro às 18 horas.

06. Apenas para os Jovens que frequentaram o ano passado o 11º ano, e os outros adultos que fizeram parte de um grupo de preparação de trabalho especial, vai haver o último encontro de preparação para a celebração do crisma, dinamizado pelo sr. Bispo de Aveiro no sábado dia 30 de novembro, às 10.30 horas no Centro Paroquial. São poucos, estes encontros, pelo ninguém pode faltar.

07. O Sacramento do Crisma, na nossa paróquia vai ser administrado pelo senhor Bispo de Aveiro D. António Moiteiro, no próximo domingo dia 1 de dezembro na nossa Igreja Matriz às 11 horas. São 22 pessoas, entre jovens adultos e outros adultos que foram fazendo a sua preparação ao longo dos últimos anos.

08. No próximo domingo dia 1 de dezembro, na missa na Igreja Matriz às 11 horas, será administrado o Santo Crisma na nossa paróquia de Avanca – Sacramento da Confirmação – na nossa paróquia a um grupo de 22 pessoas. Lembremos cada um deles e suas famílias nas nossas orações. Para os que vão receber na próxima semana o Crisma e suas famílias haverá 3 momentos de CONFISSÕES: na 4ª feira dia 27 de novembro, depois da missa, pelas 19.30 horas [sete e meia da noite]; por fim na 6ª feira dia 29 de novembro, à tarde, das 16 horas [quatro da tarde] até às 17.30 horas [cinco e meia da tarde], e ainda nesse dia depois da missa, pelas 19.30 horas [sete e meia da noite]; todos estes momentos decorrerão na Igreja Matriz. O sacramento do Crisma tem de ser recebido com a devida preparação e nas condições devidas para receção da graça de Deus, somando a isso a ocasião se estar em sintonia com o Evangelho de Jesus Cristo da celebração da Eucaristia onde isso vai acontecer de forma especial.

09. Neste ano que antecede o ano Jubilar de 2025 do nascimento de Cristo, o papa pede que o dedi-quemos à Oração. Iremos assim ter na nossa paróquia, a anteceder o dia da Imaculada Conceição e o aniversário da sagração do altar da Igreja Matriz de Avanca, uma jornada paroquial de oração no sábado dia 7 de dezembro, das 9.30 às 16 horas. Todos são convidados a passar pela Igreja Matriz, onde estará o Santíssimo Sacramento exposto, podendo rezar em grupo, ou de forma individual. Nesse mesmo sábado, na reta final da jornada de oração, haverá às 15 horas na igreja a oração do terço, seguida de uma meditação do 1º sábado do mês e da bênção do Santíssimo. Famílias, grupos de catequese e todos os grupos paroquiais, movimentos e obras terão nesta jornada, que ocorre em tempo de Advento, uma oportunidade para preparar o Natal de Cristo, o jubileu 2025 e celebrar o aniversário da sagração do altar da nossa Igreja Matriz.

10. Também como acontece todos os anos a paróquia disponibiliza às famílias alguma ajuda para a vivência do tempo do Advento, sendo que temos disponíveis a 1,50 euros os livrinhos de apoio à oração familiar para este tempo de Advento/Natal. O preço dos materiais fez subir o valor, mas sendo vendidos nas livrarias a 2 euros a paróquia consegui um desconto se que traduz na disponibilidade do preço divulgado de 1,50. Aproveitemos.

11. No fim de semana passado, em que se celebrou o 8º “Dia Mundial do Pobre” a Conferência Vicentina fez o seu peditório anual de inverno no final das missas da nossa comunidade paroquial, sendo que o contributo recolhido importou em 830,35 EUR (oito centos e trinta euros e trinta e cinco cêntimos). Além disso, recolheu-se da caixa de esmolas da igreja destinada à conferência 91,45 EUR (noventa e um euros e quarenta e cinco cêntimos). Agradecemos a generosidade de todos quantos colaboraram.

12. O Núcleo de Avanca da Fraternidade Nuno Álvares, tem em marcha um projeto que pretende ajudar 9 famílias carenciadas de Avanca. O projeto “NATAL PARA TODOS” tem por objetivo recolha de bens alimentares não perecíveis, que dia 21 de dezembro serão entregues às nove famílias indicadas pela Conferencia Vicentina de Avanca. A Fraternidade Nuno Álvares conta com todos. Os pontos de recolha são na Secretaria Paroquial e Junta de Freguesia de Avanca.

13. Vai haver dois Convivos Fraternos para Jovens, um no Seminário Diocesano de Aveiro, a começar já na próxima semana, nos dias 28 de novembro a 1 de dezembro e outro em Eirol a 27, 28 e 29 dezembro. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá fazê-lo ou junto da Secretaria Paroquial ou junto da Irmã Verónica. O encerramento do convívio que vai decorrer no Seminário de Aveiro será no domingo dia 01 de dezembro às 19h na Sé de Aveiro, seguido de sarau no Salão das Florinhas do Vouga (junto à Sé). O encerramento do convívio que vai decorrer em Eirol será no domingo dia 29 de dezembro às 21h no salão dos Bombeiros Voluntários de Fajões (Oliveira de Azeméis) com sarau e eucaristia final.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Catarina de Alexandria, virgem e mártir [na 2ª feira – 25 de novembro]; S. André, Apóstolo [no sábado – 30 de novembro]

- lembrança #01: A adoração semanal ao Santíssimo Sacramento ocorre semanalmente às 5ª feiras, imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá este momento de adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz.

- lembrança #02: Para ajudar as missões estão à venda na nossa paróquia: CALENDÁRIOS, ALMANAQUES E AGENDAS DAS MISSÕES. As pessoas interessadas em adquirir esses materiais poderão fazê-lo na secretaria paroquial de 2ª a 6ª ou na sacristia da Capela de S.ta Luzia - aos domingos no final da missa da manhã.

- lembrança #03: A 1ª sexta-feira deste mês, é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de novembro: POR QUEM PERDEU UM FILHO. Rezamos para que todos os pais que choram a morte de um filho ou filha encontrem apoio na comunidade e obtenham do Espírito consolador a paz de coração.

- lembrança #04: É possível que ao ir fazer compras ao Hipermercado Continente em Avanca, seja perguntado pelo operador de caixa se se quer fazer um donativo de 1 ou 5 euros para o Centro Paroquial e Social de Avanca. O centro paroquial e social acolhe centenas de pessoas, entre idosos, doentes e crianças nos seus serviços sociais, assim como proporciona condições o desenvolvimento de várias atividades e iniciativas para catequeses, grupos, eventos e outras realidades de apoio e desenvolvimento das realidades sociais com que se relacional. Um milhão de euros anual já não chega, pois para além de encargos e responsabilidade de social há a renovação, manutenção e conservação dos seus equipamentos. Esta forma de colaboração é bem-vinda neste período até ao Natal, e através do Hipermercado Continente, ajudar ao Centro Paroquial e Social de Avanca.

- No dia 25 de novembro lembramos o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus-tratos físicos e psicológicos. Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica. 85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres. A violência doméstica contra as mulheres abarca vítimas de todas as condições e de todos os estratos sociais e económicos. As vítimas de violência doméstica em Portugal podem recorrer à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), que além de prestar apoio às vítimas, organiza eventos especiais neste dia. A PSP (Polícia de Segurança Pública) também garante apoio às vítimas de violência doméstica, tendo implementado o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade na PSP (PIPP), que consiste no atendimento, acompanhamento, apoio e encaminhamento das vítimas. Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde então, essa data tem sido comemorada no mundo. A data está relacionada com a homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs tornaram-se um símbolo mundial de luta contra a violência que vitimiza as mulheres.

- No dia 25 de novembro lembramos também o Dia de Lembrança das Compras. O objetivo deste dia é lembrar as pessoas mais atarefadas e distraídas de que falta apenas um mês para o Natal, sendo esta a altura ideal para se planear as compras de todas as prendas natalícias. Ao se comprar as prendas de Natal com antecedência evita-se a azáfama das compras de última hora, assim como se fazem compras mais cuidadas e pensadas. É possível até encontrar promoções nesta altura de fim de novembro, como as oportunidades da Black Friday. Neste dia pode-se fazer uma lista de prendas para se comprar e oferecer, assim como se pode procurar os melhores preços online, preparando-se as compras com antecedência e com mais eficiência. A origem deste Dia de Lembrança de Compras (Shopping Reminder Day) é incerta, acreditando-se que a data faz um apelo ao consumismo no Black Friday, o dia de compras por excelência nos Estados Unidos da América. Mesmo que não aproveite as oportunidades da Black Friday para si, pode aproveitar para comprar algo para os outros, comprando prendas já para o Natal.

- No dia 26 de novembro lembramos o Dia Nacional do Empresário. Este dia tem como objetivos homenagear o empresário nacional que contribui para o desenvolvimento do país, e incentivar o empreendedorismo em Portugal, com a criação de novas dinâmicas. Neste dia são lembrados os jovens empresários e a promoção de contacto e de interação entre quadros empresariais. As forças vivas da sociedade são convidadas a incentivar um clima para a cooperação empresarial, tudo com o fim de reunir os empresários e de criar um clima de entreajuda, que permita a promoção de oportunidades, de ideias e de negócios.

- No dia 30 de novembro lembramos o Dia das Cidades Pela Vida. O objetivo deste dia é unir o mundo na questão da abolição da pena de morte, ainda vigente por legislação em 58 países do mundo. Dezenas de cidades portuguesas costumam aderir a esta iniciativa, iluminando (muitas vezes com velas) um monumento ou edifício público de referência, em protesto contra a pena de morte. É um ato simbólico, com a luz da vida a vencer a escuridão da morte. Este Dia das Cidades Pela Vida surgiu em 2002 por iniciativa da comunidade italiana de Sant’Egídio, tendo na altura a adesão de 80 cidades. Atualmente o número de cidades do mundo aderentes à iniciativa ultrapassa largamente o milhar (1600 em 2013, cerca de 2000 em 2014), em cerca de uma centena de países. A data de 30 de novembro foi escolhida para esta celebração por assinalar o aniversário da primeira abolição da pena de morte, no Estado europeu do Grão-Ducado da Toscana, no norte de Itália, em 1786. Já Portugal decidiu abolir a pena de morte em 1867 para crimes civis, e em 1976 para crimes militares.

- No dia 1 de dezembro lembramos o Dia Mundial de Luta Contra a Sida. Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente. A data tem ainda o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com a doença. A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas. No final de 2013 contavam-se cerca de 35 milhões de pessoas com a doença e 7.500 novos casos por dia.

- No dia 1 de dezembro lembramos a Restauração da Independência em Portugal. Esta data relembra a ação de nobres portugueses, que a 1 de dezembro de 1640 invadiram o Paço Real e mataram Miguel de Vasconcelos, o representante da Espanha em Lisboa, aclamando D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal. A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa. A população estava descontente com a União Ibérica, entre Portugal e Espanha, que teve a duração de 60 anos (de 1580 a 1640). A União Ibérica originou problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos de Espanha. Com a morte do jovem D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por três reis D. Filipes de Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar