Avisos da Semana: 25 de Dezembro de 2022 a 1 de Janeiro de 2023

24-12-2022 17:03

Avisos da Semana

Semana de 25 de Dezembro de 2022 a 1 de Janeiro de 2023

[No momento do OFERTÓRIO das missas do fim-de-semana]. A nossa diocese, respondendo a um apelo da Igreja da Ucrânia, solicita à nossa paróquia e a todas as paróquias da nossa diocese de Aveiro, que a recolha da partilha da comunidade nas missas de dia de Natal seja para ajudar a Igreja flagelada da Ucrânia no apoio de continuidade dos seus seminários. A nossa oferta é pois destinada neste dia de Natal para este propósito.

01. Este ano, na 6ª feira dia 30 de dezembro, celebramos a Festa da Sagrada Família; esta festa é celebrada habitualmente no Domingo entre o Natal e o Ano Novo, mas este ano de 2023 é feita na 6ª feira por não haver a oportunidade de calendário. Lembramos também nessa celebração de 30 de Dezembro todas as famílias, especialmente as que pertencem à nossa comunidade. Nesse dia há encontro do clero diocesano em Ílhavo.

02. Todos sabemos que no próximo Domingo é o primeiro dia do novo ano de 2023. É feriado, dia Santo de Guarda, solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. É também o 56º Dia Mundial da Paz cujo tema este ano esta centrado em «Ninguém pode salvar-se sozinho. Juntos, recomecemos a partir da Covid-19 para traçar sendas de paz». As missas são às mesmas horas que a um Domingo normal. Como celebração antecipada apenas haverá no Sábado dia 31 de Dezembro à tarde a missa às 16.30 horas [quatro e meia da tarde]. A missa da noite não se costuma fazer nesta véspera de ano novo, por coincidir com o tempo de festas de passagem de ano, havendo também aí valores a destacar tais como o optimismo, a esperança e a alegria de acolher um novo ano, e com ele o surgimento de novas possibilidades. Devemos começar o Ano Novo com as bênçãos de Deus, participando entre outras coisas na celebração da missa.

03. Sendo este mês de dezembro uma altura de muitas solicitações, deixou-se a recolha generosa da partilha por parte das famílias da nossa comunidade, feita no ofertório nas missas de fim de semana deste tempo de Natal, para daqui a 15 dias – na festa de Reis, a Epifania do Senhor, um pouco à semelhança dos magos que vieram adorar o Deus-menino e deixaram as suas oferendas junto do presépio. Na nossa comunidade essas ofertas recolhidas em dia de Reis serão orientadas para o fundo de obras da Igreja Matriz, que precisa de uma segunda fase de intervenção a acontecer com alguma brevidade, agora no telhado, na estrutura do tecto e forro interior. Depois, mais à frente terá que existir uma 3ª fase no interior da Igreja. A nossa dádiva este ano, é deste modo uma ajuda especial para a Igreja Matriz da nossa terra, a “prenda ao Menino Jesus” juntando o nosso gesto ao dos Reis Magos.

04. Lembramos uma vez mais que a interrupção da catequese de grupos neste tempo de Advento/Natal acontecerá do dia 19 de Dezembro, até 1 de Janeiro do novo ano. Os trabalhos da catequese retomam na 2ª feira dia 2 de Janeiro.

05. Recebida solenemente na nossa paróquia a 17 de dezembro, onde as nossas crianças do 3º ano realizaram a sua Festa da Luz, a Luz da Paz de Belém será distribuída na nossa Igreja para as famílias que assim quiserem, no final da missa vespertina do dia 24, na missa do dia de Natal de dia 25 e na celebração da véspera de Ano Novo de dia 31. As pessoas deverão trazer uma vela ou candeeiro para poderem depois levar para casa e até espalhar por vizinhos, amigos e outros familiares que assim desejarem. O transporte e cuidado com a chama, a cera e os candeeiros deverão ser tomados em especial atenção para não causar danos, incómodos ou acidentes.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Estêvão, Primeiro Mártir [no 2ª feira – 26 de dezembro]; S. João, Apóstolo e Evangelista [na 3ª feira – 27 de dezembro]; Os Santos Inocentes, mártires [na 4ª feira – 28 de dezembro]; S. Tomás Becket (de Cantuária), bispo e mártir [na 5ª feira – 29 de dezembro]; Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José [na 6ª feira – 30 de dezembro]; S. Silvestre I, papa [no Sábado – 31 de dezembro]; Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus [no domingo – 1 de janeiro].

- no domingo dia 1 de janeiro: lembramos o 56º dia mundial da Paz; o Papa Francisco convida, na sua mensagem para o 56.º Dia Mundial da Paz, a “mudar o coração”, no pós-pandemia, destacando que o impacto da Covid-19 deve reforçar o “sentido comunitário” e de fraternidade, na humanidade. “Deixarmos mudar o coração pela emergência que estivemos a viver, ou seja, permitir que, através deste momento histórico, Deus transforme os nossos critérios habituais de interpretação do mundo e da realidade”, escreve no texto da sua mensagem. A mensagem para a celebração de 1 de janeiro de 2023 tem como tema ‘Ninguém pode salvar-se sozinho. Juntos, recomecemos a partir da Covid-19 para traçar sendas de paz. A maior lição que a Covid-19 nos deixa em herança é a consciência de que todos precisamos uns dos outros, que o nosso maior tesouro, ainda que o mais frágil, é a fraternidade humana, fundada na filiação divina comum, e que ninguém pode salvar-se sozinho”. Quais são os novos caminhos que deveremos empreender para romper com as correntes dos nossos velhos hábitos, estar mais bem preparados, ousar a novidade? Que sinais de vida e esperança podemos individuar para avançar e procurar tornar melhor o nosso mundo?”. A mensagem conclui com votos de que todos possam aprender, no novo ano, a “caminhar juntos, valorizando tudo o que a história pode ensinar. O Dia Mundial da Paz foi instituído em 1968 por São Paulo VI (1897-1978) e é celebrado no primeiro dia do novo ano com uma mensagem papal.

- Relembramos que em julho e agosto de 2023 (no próximo ano) irão decorrer em Portugal a Jornada Mundial da Juventude com a presença do papa Francisco. Na semana de 26 a 31 de Julho de 2023, terão lugar os ‘Dias na Diocese’. Nesses dias, milhares de jovens chegarão ao nosso país para serem acolhidos nas várias dioceses e conhecerem melhor a região, cultura, igreja local e as suas especificidades. Um dos aspectos mais importantes é o contacto e a vivência com a comunidade local. Neste sentido, as famílias são desafiadas a acolher os jovens peregrinos em suas casas, num espírito de partilha, fraternidade e comunhão. Por isso QUEREMOS APELAR ÀS FAMÍLIAS DE AVANCA PARA SEREM ‘FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO’, famílias que se disponibilizam para receber e alojar pelo menos dois dos jovens peregrinos que vão participar nesta semana de 26 a 31 de julho de 2023. Inscreva a sua família como ‘Família de Acolhimento’ da Secretaria Paroquial de Avanca.

Os Padres e Diáconos que estão ao serviço da comunidade paroquial de Avanca desejam

a todas as famílias um bom Tempo de Natal, vivido na Paz, na Alegria e na Misericórdia.

Desde já, o desejo de um Santo Ano para 2023 com Saúde, Paz e Coragem!

 

 

Voltar