Avisos da Semana: 26 de Novembro a 3 de Dezembro de 2023

26-11-2023 16:56

Avisos da Semana

Semana de 26 de Novembro a 3 de Dezembro de 2023

01. Esta semana irá haver Reunião Geral de todos os Leitores (da Igreja Matriz e das capelas paroquias de Santa Ana e Santa Luzia), esta 2ª feira 27 de novembro, às 20.30 horas [oito e meia da noite], no Centro Paroquial. Outras pessoas que queiram integrar este grupo de trabalho, assim como participar no serviço de leitores, pode e deve participar nesta reunião.

02. Vai decorrer esta 4ª feira 29 de novembro o 1º Encontro de Reflexão Jubilar, para TODOS, catequistas, demais agentes de pastoral, pais das crianças da catequese, jovens, casais da nossa comunidade Paroquial de Avanca, e todo aquele que quiser ter um tempo de vivência cristã relevante. A nossa diocese está a viver um ano jubilar e estes encontros são oportunidades de reflexão e aprofundamento espiritual do modo de sermos cristãos de uma forma mais pratica e ativa. Este 1º encontro acontece no Centro Paroquial apenas durante uma hora, das 21 às 22 horas [das nove às dez da noite]. Nas outras 4ªs feiras seguintes, já no mês de dezembro, decorrem o 2º e 3º encontros.

03. Celebra-se a memória de Santo André nesta 5ª feira dia 30 de novembro, invocado na Capela Paroquial de Santo André. Haverá missa na capela às 18 horas.

04. Reúne esta semana o Grupo Paroquial de Acólitos, juntando também todos os que se inscreveram recentemente. A reunião é esta próxima 6ª feira dia 1 de dezembro (feriado) às 9.30 horas, no Centro Paroquial.

05. Há Reunião do Grupo Paroquial de Visitadores de Doentes e Idosos, este próximo sábado 2 de dezembro, às 14 horas [duas da tarde], no Centro Paroquial.

06. No fim-de-semana passado de 18 e 19 deste mês, a Conferência Vicentina fez o seu peditório anual de inverno no final das missas da nossa comunidade paroquial, sendo que o contributo recolhido importou em 952,16 EUR (novecentos e cinquenta e dois euros e dezasseis cêntimos). Agradecemos a generosidade de todos quantos colaboraram.

07. Também como acontece todos os anos a paróquia disponibiliza às famílias alguma ajuda para a vivência do tempo do Advento, sendo que temos disponíveis a 1,50 euros os livrinhos de apoio à oração familiar para este tempo de Advento/Natal. O preço dos materiais fez subir o valor, mas sendo vendidos nas livrarias a 2 euros a paróquia consegui um desconto se que traduz na disponibilidade do preço divulgado de 1,50. Aproveitemos.

08. Vai haver Convivo Fraterno para Jovens em Eirol nos dias 27, 28 e 29 do próximo mês de dezembro. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá fazê-lo ou junto da Secretaria Paroquial ou junto dos Padres José Henriques e Manuel Augusto. O encerramento deste convívio decorrerá aqui no Auditório do Centro Paroquial de Avanca a partir das 20.30 horas do dia 29 de dezembro. No dia 28 de dezembro haverá também uma oração de intendência pela realização do convívio - a hora e o local serão confirmados oportunamente.

09. A Direção da associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja pede para informar que os bombeiros estarão no próximo domingo dia 3 de dezembro, na nossa comunidade a fazer o peditório anual para a recolha de fundos para a atividade da corporação.

10. Esta próxima 6ª feira dia 1 de dezembro é a 1ª sexta-feira do mês de DEZembro, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de dezembro: pelas PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA. Rezemos para que as pessoas portadoras de deficiência estejam no centro de atenção das sociedades, e as instituições promovam programas de inclusão que valorizem a sua participação ativa. No Sábado dia 2 de dezembro: Sendo o primeiro Sábado do mês, haverá recitação da oração do terço, junto ao monumento do Imaculado Coração de Maria, às 15.30 horas [três e meia da tarde].

11. No próximo sábado dia 2 de dezembro vai haver na Igreja Matriz da Torreira, pelas 18 horas (depois da missa das 17 horas) um encontro de divulgação para Casais que queiram fazer a experiência de Equipas de Nossa Senhora, um movimento que ajuda e promove a espiritualidade conjugal. Pedimos aos casais da nossa paróquia, que aceitem o desafio pelo menos de ouvir as propostas indo à Torreira neste sábado (podendo aproveitar a circunstância até de participação na eucaristia das 17 horas).

12. Começa no próximo domingo dia 3 de dezembro um novo ano litúrgico, e com ele o tempo de Advento – que prepara o Natal deste ano 2023. A comunidade paroquial de Avanca faz também caminhada em sintonia com a nossa diocese e envolvendo também de forma especial todos os grupos de catequese. Esta caminhada terá como lema uma pergunta «PEREGRINAR NA ESPERANÇA» procurando ajudar a catequese paroquial e as suas famílias a descobrirem na comunidade, o sentido de caminhar unidos e em sintonia, assim como ir ao encontro de quem mais precisa, através de atitudes e de gestos concretos. Somos todos convidados a partilhar um pouco neste tempo de advento.

13. O próximo fim-de-semana de 2 e 3 de dezembro é ocasião de recolha de produtos e ofertas para o Banco Alimentar contra a fome. À porta dos supermercados que se associaram à iniciativa estarão centenas de voluntários que irão solicitar às pessoas que vão fazer as suas compras uma ajuda em angariar alimentos básicos, relativamente aos quais não existem excedentes (como leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno-almoço). Este gesto incentiva a partilha com as pessoas que não têm alimento à sua mesa e sensibiliza a comunidade para as carências alimentares que afetam muitas famílias. Ajudemos!

14. Vai realizar-se um Concerto musical com o cantor José Alberto Reis na 6ª feira dia 1 de dezembro às 21 horas no Auditório do Centro Paroquial de Avanca. Este é um concerto de angariação de fundos destina-se ao arranjo do telhado da Capela de S.ta Ana (Água Levada) e é organizado pela Comissão da Capela de S.ta Ana. Os ingressos podem ser adquiridos na Secretaria Paroquial, à saída de algumas das celebrações deste fim-de-semana, em Água Levada ou no próprio dia - à entrada do auditório.

15. Vai realizar-se um Evento Teatral de Comédia em Palco, organizado pela empresa Ribeiro Brites, no dia 2 de dezembro às 21 horas no Auditório do Centro Paroquial de Avanca. O espetáculo terá a participação dos comediantes Miguel Sete Estacas - João Seabra - Paulo Baldaia. Os ingressos podem ser adquiridos na Secretaria Paroquial, no Café Saldida - na Murtosa ou no próprio dia - à entrada do auditório.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. André, Apóstolo [na 6ª feira – 30 de novembro].

- lembrança #01: Apenas para os Jovens que se preparam para receber em 8 de dezembro deste ano o sacramento do Crisma (e que o ano passado frequentaram o 11º ano), há encontro no próximo Sábado, às 18 horas [seis da tarde] no Centro Paroquial. Haverá também ensaio no dia 7 de dezembro às 21 horas (depois da missa).

- lembrança #02: Todos sabemos que se vivem tempos de grandes dificuldades. Verificamos por vezes que existem produtos em excesso que não gostamos de estragar nem “deitar fora” e que podíamos oferecer a um vizinho ou a alguém mais necessitado. O próprio Centro Paroquial e Social, que precisa sempre de recolher e poupar para fazer arranjos e algumas obras de renovação, precisa também desse tipo de auxílio. Dar alguns desses produtos é uma forma de colaborar, seja fruta ou hortaliças (couves, cenouras, abóboras, batatas ou outros). Não deixemos estragar as coisas que porventura não precisemos: o Centro Paroquial e Social está em condições de encaminhar esses excedentes.

- lembrança #03: É possível que ao ir fazer compras ao Hipermercado Continente em Avanca, seja perguntado pelo operador de caixa se se quer fazer um donativo de 1 ou 5 euros para o Centro Paroquial e Social de Avanca. O centro paroquial e social acolhe centenas de pessoas, entre idosos, doentes e crianças nos seus serviços sociais, assim como proporciona condições o desenvolvimento de várias atividades e iniciativas para catequeses, grupos, eventos e outras realidades de apoio e desenvolvimento das realidades sociais com que se relacional. Um milhão de euros anual já não chega, pois para além de encargos e responsabilidade de social há a renovação, manutenção e conservação dos seus equipamentos. Esta forma de colaboração é bem-vinda neste período até ao Natal, e através do Hipermercado Continente, ajudar ao Centro Paroquial e Social de Avanca.

- Nesta próxima 5ª feira dia 23 de novembro lembramos o Dia das Cidades Pela Vida. Este dia global, conhecido como Cities for Life Day, é uma iniciativa aberta a todas as cidades do mundo. O objetivo é unir o mundo na questão da abolição da pena de morte, ainda vigente por legislação em 58 países do mundo. Dezenas de cidades portuguesas costumam aderir a esta iniciativa, iluminando (muitas vezes com velas) um monumento ou edifício público de referência, em protesto contra a pena de morte. É um ato simbólico, com a luz da vida a vencer a escuridão da morte. Este Dia das Cidades Pela Vida surgiu em 2002 por iniciativa da comunidade italiana de Sant’Egídio, tendo na altura a adesão de 80 cidades. Atualmente o número de cidades do mundo aderentes à iniciativa ultrapassa largamente o milhar (1600 em 2013, cerca de 2000 em 2014), em cerca de uma centena de países.

- Nesta próxima 6ª feira dia 1 de dezembro lembramos a Restauração da Independência em Portugal. Esta data relembra a ação de nobres portugueses, que a 1 de dezembro de 1640 invadiram o Paço Real e mataram Miguel de Vasconcelos, o representante da Espanha em Lisboa, aclamando D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal. A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa. A população estava descontente com a União Ibérica, entre Portugal e Espanha, que teve a duração de 60 anos (de 1580 a 1640). A União Ibérica originou problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos de Espanha. Com a morte do jovem D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por três reis D. Filipes de Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.

- Neste próximo sábado dia 2 de dezembro lembramos também o Dia Internacional para a Abolição da Escravatura. Apesar dos progressos registados, a abolição da escravatura é ainda uma meta em pleno século XXI, constituindo-se o dia 2 de dezembro como uma altura de reflexão e de luta contra esta realidade. A escravatura ainda se faz sentir nos dias de hoje de várias formas: trabalho forçado, servidão obrigatória, tráfico de crianças e mulheres, prostituição, escravatura doméstica, trabalho infantil, casamentos combinados, entre outros. Este Dia Internacional da Abolição da Escravatura foi criado em 2004 pela Organização das Nações Unidas (ONU) que estima que existam 21 milhões de vítimas de escravidão espalhadas pelo mundo. A data lembra a assinatura da Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outrem, a 2 de dezembro de 1949. A escravatura é um crime, sendo que aqueles que o cometem, permitem ou toleram devem responder perante a justiça.

- Neste próximo domingo dia 3 de dezembro lembramos também o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. Em Portugal as variadas instituições realizam distintas atividades para celebrar o dia, tais como seminários, concursos de frases e ideias, almoços de gala, corridas, entrega de prémios, espetáculos de teatro, dança e cinema, entre outros, apelando à participação da população. As atividades levadas a cabo neste dia têm como fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade. As comemorações nacionais deste dia estão a cargo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar