Avisos da Semana: 27 de abril a 4 de maio de 2025

27-04-2025 15:50

Avisos da Semana

Semana de 27 de abril a 4 de maio de 2025

01. Neste Domingo da Pascoela, dia 27 de abril celebramos o Domingo da divina Misericórdia. Aproveitamos assim para manifestar a nossa alegria com a forma digna e o testemunho fraterno como decorreu a Visita Pascal deste ano 2025. O resultado das ofertas recolhidas no “folar” da Visita Pascal foi de 9.093,85 euros [nove mil e noventa e três euros e oitenta e cindo cêntimos]. Obrigado aos grupos que generosamente fizeram o compasso e a nossa gratidão pelo acolhimento e partilha a todas as famílias que colaboraram.

02. Ainda neste domingo dia 27 de abril, decorre em Travassô-Águeda, a grande festa dos Escuteiros, Dia da Região e Dia de "São Jorge". O nosso agrupamento de Escuteiros de Avanca participa com uma parte dos seus elementos no programa do dia e na eucaristia presidida pelo senhor bispo às 15 horas junto à Igreja de Travassô.

03. Também neste Domingo dia 27 de abril, a nossa comunidade cristã realiza o Dia Paroquial do Doente e Idoso. Celebraremos a eucaristia da tarde às 15 horas [três da tarde] e nela irá ser feita a administração do Sacramento da Unção dos Enfermos. Haverá, cerca de uma hora antes da eucaristia, pelas 13.45 horas [duas menos um quarto da tarde] um tempo de confissões, sobre tudo para doentes e idosos que queiram ter a oportunidade de o fazer. A seguir à celebração terá lugar no Centro paroquial uma merenda-convívio entre todos. Pedimos uma vez mais a colaboração das famílias, para que ajudem a trazer e participar neste programa os seus doentes, fragilizados e também os mais idosos, pois há alguma escassez de voluntários para esse fim-de-semana; ao mesmo tempo, esta será para os doentes, fragilizados e mais idosos uma circunstância de relevante contentamento, pois após o tempo da pandemia esta é uma oportunidade para encontrar outros em convívio e sã camaradagem.

04. Haverá Ultreia dos Cursistas de Cristandade do Arciprestado de Estarreja-Murtosa, excecionalmente na próxima 3ª Feira dia 29 de abril, às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial.

05. Nesta próxima 5ª feira dia 1 de maio, a Igreja Católica celebra a festa litúrgica de São José Operário, como forma de associar-se à comemoração mundial do Dia do Trabalhador. São José foi desde cedo apresentado como símbolo e exemplo de pai e de trabalhador, tendo sido declarado patrono da Igreja universal em 1870, por Pio IX. A celebração litúrgica de São José operário foi instituída no dia 1 de maio de 1955, pelo Papa Pio XII, diante de milhares de trabalhadores, onde afirmou: “Longe de despertar discórdia, ódios e violência, o 1º de Maio é e será um recorrente convite à sociedade moderna realizar aquilo que ainda falta à paz social”.

06. Os adolescentes do 9º ano da catequese paroquial, para preparar a Profissão de Fé vão ter a sua recoleção/retiro nesta próxima 5ª feira dia 1 de maio, devendo estar às 9 horas junto do Centro Paroquial para sair para o local dos trabalhos. Esta recoleção acabará ao final da tarde desse dia.

07. Vai começar também esta 5ª feira dia 1 de maio o mês dedicado a Nossa Senhora. Nesse dia 1 de maio começa a recitação diária do terço. Vamos por isso fazer um esforço de participação na devoção ao longo do mês de maio, que tem bastante impacto na nossa freguesia, pelas pessoas que vêm à Igreja e às outras capelas, o que tudo junto é muita gente: iremos continuar a seguir o princípio de serem lugares e grupos a organizarem em cada dia a celebração do terço e as leituras da missa à semana – a lista está no cartaz da Igreja. a celebração diária da missa semanal mantem-se às 20 horas [oito da noite], dando também a seguir oportunidade de outras reuniões de trabalho para os grupos da nossa paróquia. Sendo assim, na nossa Igreja Matriz, desde esta 5ª feira dia 1 de maio, começa a devoção do mês dedicado a Nossa Senhora, com a recitação do terço às 20 horas [oito da noite], seguindo-se-lhe a missa pelas 20.30 horas [oito e meia da noite]. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelos lugares/zonas e grupos da paróquia:

            5ª Feira/dia 1 de maio: Mato | Conferência Vicentina

            6ª Feira/dia 2 de maio: Igreja | Telhado | Todos os Grupos Corais da paróquia

Sábado e Domingo o terço começará meia hora antes da missa da tarde e da noite, mas vamos dar mais importância à Animação da Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

08. A 1ª sexta-feira do mês que vem, acontece esta semana no dia 2 de maio, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, onde lembramos a intenção do Santo Padre deste mês de Maio que é: Pelas condições de trabalho. Rezamos para que, através do trabalho, se realize toda a pessoa, sejam sustentadas as famílias com dignidade e se humanize a sociedade. No sábado dia 3 de maio: sendo o primeiro Sábado do mês, haverá recitação da oração do terço, junto ao monumento do Imaculado Coração de Maria às 15 horas [três da tarde], seguida de meditação na Igreja Matriz.

09. Há reunião do Grupo Paroquial de Visitadores de Doentes e Idosos, no próximo sábado dia 3 de maio, às 14 horas [duas da tarde], no Centro Paroquial.

10. No próximo sábado dia 3 de maio, o 8º ano da catequese paroquial celebra a ‘Festa da Vida’ na eucaristia das 16.30 horas [quatro e meia da tarde] na Igreja Matriz. E no Domingo dia 4 de maio, as crianças do 1º ano da catequese paroquial, celebram na missa das 11 horas a ‘Festa da Família’. Quer o 8º ano no sábado, quer o 1º ano no Domingo irão ter muito presentes as mães num dia em que têm destaque especial, pois se celebra no domingo o Dia da Mãe – lembraremos nas eucaristias do fim-de-semana as mães, vivas e já falecidas, todas elas educadoras da Fé e candeias firmes da misericórdia de Deus.

11. No contexto deste Jubileu 2025 do Nascimento de Cristo que estamos a atravessar, a Paróquia de Avanca vai receber na Igreja Matriz as Imagens dos Santos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, exemplos de vida e de virtude. Esta entronização é no próximo sábado o dia 3 de maio às 15.30 horas na Igreja Matriz, seguido da habitual missa vespertina às 16.30 horas. Nessa sessão de entronização contamos com a presença da irmã Ângela Coelho, Postuladora dos Santos Pastorinhos, que irá refletir com a comunidade o papel dos santos Jacinta e Francisco Marto e onde será oferecida à Igreja Paroquial, em nome da Fundação dos Pastorinhos, as relíquias dos Santos Francisco e Jacinta, devidamente assinadas e autenticadas pela Igreja. Era bom que todos estivessem presentes nesse dia na Igreja, de forma especial todas as crianças, adolescentes e jovens da Catequese Paroquial, assim como todas as famílias e grupos existentes na paróquia. Será um dia e um momento especial de bênçãos e graças para os habitantes da nossa paróquia e todos quantos por cá passarem.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Pedro Chanel, presbítero e mártir e S. Luís Maria Grignion de Montfort, presbítero [na 2ª feira – 28 de abril]; S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa [na 3ª feira – 29 de abril]; S. Pio V, papa [na 4ª feira – 30 de abril]; S. José Operário [na 5ª feira – 1 de maio]; S. Atanásio, bispo e doutor da Igreja [na 6ª feira – 2 de maio]; Santos Filipe e Tiago, Apóstolos [no sábado – 3 de maio].

- lembrança #01: O Tempo Pascal acontece do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, por isso, cinquenta dias na presença do Ressuscitado, a preparar-nos para receber o Espírito Santo prometido. O amor, a doação, a generosidade e a humildade geram ressurreição. Jesus dá-se a conhecer neste tempo de vitória sobre a morte e o pecado: ele ressuscita onde existe acolhimento, onde se presta serviço ao próximo. Cristo ressuscita onde se vive o novo mandamento do amor. Este é assim um tempo de reconhecer dAquele que Vive no meio de nós e junto de nós, mesmo no meio de dificuldades, frustrações e angústias.

- lembrança #02: Os dois Encontros de Preparação Para Baptismos, destinados a Pais e Padrinhos cujos baptizados decorram nos meses junho e julho, irão acontecer nas últimas 2ª.s feiras de maio, concretamente dia 19 e 26 de maio, às 20 horas [oito da noite], no Centro Paroquial. Pais e Padrinhos implicados devem assim programar com tempo a sua participação e inscrever-se na Secretaria Paroquial.

- lembrança #03: Está a chegar o tempo que que irão ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite agora que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 1 % (um por cento) dos seus impostos - que terá assim fins sociais. Visto 1 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respetiva consignação no local próprio da declaração é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa percentagem do seu IRS, o governo retirará na mesma esse valor e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS, na entidade a consignar 1 % do IRS, a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.

- No dia 28 de abril ocorre o Dia Mundial da Prevenção e Segurança no Trabalho. O objetivo deste dia é chamar a atenção das empresas e dos trabalhadores para a importância de tomar medidas preventivas que garantam a segurança no trabalho. Prevenir acidentes de trabalho é uma responsabilidade de todos, assim como a prevenção é um direito transversal a todos os trabalhadores.

- No dia 29 de abril ocorre o Dia Europeu da Solidariedade entre Gerações. Surge como um apelo a todas as sociedades para a importância de se construir uma europa amiga de todas as idades, onde os direitos das pessoas mais velhas sejam respeitados e se promova um envelhecimento ativo com qualidade e dignidade. O apoio mútuo e a cooperação entre diferentes faixas etárias a fim de alcançar uma sociedade onde as pessoas de todas as idades têm um papel a desempenhar, de acordo com as suas necessidades e capacidades, podendo beneficiar do seu progresso económico e social da comunidade em igualdade de condições é um dos pontos de reflexão deste dia. Promover a solidariedade entre gerações também é pensar no presente e no futuro de cada um dos segmentos etários sendo que todos têm um papel a desempenhar na sociedade. O aumento da esperança média de vida é sem dúvida uma conquista, mas que suporta desafios que não devem ser descurados e que visam sobretudo promover melhores condições de vida para as pessoas idosas e atenuar e eliminar muitos dos problemas que afetam o bem-estar destas pessoas.

- No dia 29 de abril ocorre também o Dia Mundial da Dança. A data foi criada em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO. A comemoração tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, que nasceu em 1727 e que foi um dos grandes nomes mundiais da dança. Esta celebração tem como objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas.

- No dia 1 de maio ocorre o Dia Mundial do Trabalhador. A origem da data remonta ao dia 1º de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

- No dia 4 de maio ocorre o Dia Internacional do Bombeiro. A data foi estabelecida em 1999, após uma intensa circulação comunicações pelo mundo gerada pela trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália. Em diversos países da Europa e do mundo celebra-se o Dia Internacional do Bombeiro a 4 de maio por este ser o dia de São Floriano, o padroeiro dos bombeiros. Em Portugal celebra-se o Dia Nacional do Bombeiro Profissional a 11 de novembro. Neste dia presta-se uma homenagem a todos os bravos bombeiros que deram e que dão as suas vidas para salvar a vida dos outros.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; 

São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

 

Voltar