Avisos da Semana: 28 de janeiro a 4 de Fevereiro de 2024

29-01-2024 16:15

Avisos da Semana

Semana de 28 de janeiro a 4 de Fevereiro de 2024

01. Com o tema ‘Rezar a Esperança’, a Semana nacional do Consagrado começou esta 6ª feira dia 26 de janeiro e vai até o dia 2 de fevereiro - quando a Igreja Católica celebra o Dia do Consagrado, na Festa litúrgica da Apresentação do Senhor. Somos consagrados a Deus pelo baptismo e alguns aceitaram o desafio da consagração na dedicação e serviço às comunidades de forma livre e a tempo inteiro. A vida consagrada é assim constituída – de forma especial - também por homens e mulheres que se comprometeram, pública e oficialmente, a viver (individualmente ou em comunidade) os votos de pobreza, castidade e obediência para toda a vida. Hoje inclui leigos, sacerdotes, religiosas e religiosos.

02. A festa da Apresentação de Jesus no Templo, conhecida vulgarmente por dia de Nossa Senhora das Candeias (ou da Candelária), celebra-se na próxima 6ª feira dia 2 de fevereiro. Quando Jesus foi apresentado no templo, o velho Simeão reconheceu Jesus como a "Luz das Nações". Nesse dia iremos fazer a bênção das velas (candeias) e um cortejo solene inicial, proclamando Jesus Cristo como Luz do mundo. Iremos fazer a habitual missa de bênção das velas na eucaristia das 19 horas da Igreja Matriz. A irmandade estará solenemente presente nesse dia integrando a bênção das velas. Quem tiver filhos pequenos pode trazê-los à Igreja neste dia para receberem uma bênção especial.

03. Esta semana irá haver novamente Formação paroquial para Leitores (leitores da Igreja Matriz e das capelas paroquias de Santa Ana e Santa Luzia), para os que não conseguiram vir na passada 2ª feira; esta formação será então esta 2ª feira 29 de janeiro, às 21 horas [nove da noite], no Centro Paroquial. Outras pessoas que queiram integrar este grupo de trabalho, assim como participar no serviço de leitores, pode e deve participar nesta reunião.

04. Há reunião esta semana da Equipa Coordenadora da Catequese Paroquial, esta 4ª Feira dia 31 de janeiro, no Centro Paroquial às 21 horas [nove da noite].

05. A 1ª sexta-feira do mês que vem, acontece esta semana no dia 2 de fevereiro, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, onde lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de fevereiro que é: PELOS DOENTES TERMINAIS. Rezamos para que os doentes na fase terminal das suas vidas, e as suas famílias, recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano. No Sábado dia 3 de fevereiro: sendo o primeiro Sábado do mês, haverá recitação da oração do terço, junto ao monumento do Imaculado Coração de Maria às 15 horas [três da tarde], seguida de meditação na Igreja Matriz.

06. Há Reunião do Grupo Paroquial de Visitadores de Doentes e Idosos, este próximo sábado dia 3 de fevereiro, às 14 horas [duas da tarde], no Centro Paroquial.

07. Também como acontece todos os anos, a paróquia disponibiliza às famílias alguma ajuda para a vivência do tempo da Quaresma, sendo que temos disponíveis a 1,50 euro os livrinhos de apoio à oração familiar para este Tempo de Quaresma. Aproveitemos.

08. A Peregrinação do nosso arciprestado de Estarreja-Murtosa à nossa catedral de Aveiro neste ano jubilar é no dia 25 de fevereiro. Há várias maneiras de se ir para Aveiro nesse dia, sendo as principais, o transporte particular ou então de comboio. Porque tem de se saber com tempo quem vai de comboio, marcou-se o prazo até ao próximo sábado dia 3 de fevereiro, pois o facto de se ir em grupo torna os bilhetes mais baratos. Está previsto que a inscrição seja de 1 euro, porque quem se inscreve vai receber um cachecol azul. Quem vai de comboio pagará 4 euros, sendo um euro para o cachecol e 3 euros para o comboio (ida e volta). quem já tiver decidido como vai na Peregrinação, já se pode inscrever no final das missas deste fim-de semana. Quem tiver dúvidas deverá inscrever-se até a 6ª feira dia 2 de fevereiro, na Secretaria paroquial, visto que no sábado os serviços de secretaria estão fechados.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. João Bosco, presbítero [na 4ª feira – 31 de janeiro]; Festas da Apresentação do Senhor [na 6ª feira – 2 de fevereiro]; S. Brás, bispo e mártir e S. Óscar, bispo [no sábado – 3 de fevereiro]; S. João de Brito, presbítero e mártir [no domingo – 4 de fevereiro].

- lembrança #01: A Semana do Consagrado, 26 de janeiro a 02 de fevereiro, tem como lema “Rezar a Esperança” e está em sintonia com o Ano da Oração que decorre ao longo de 2024 como preparação para o Jubileu de 2025 sob o lema “Peregrinos de Esperança”. A iniciativa pretende ser “um tempo de oração e de reflexão sobre a vida consagrada”.

- lembrança #02: Na 1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS de fevereiro, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de fevereiro: PELOS DOENTES TERMINAIS. Rezamos para que os doentes na fase terminal das suas vidas, e as suas famílias, recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano.

- No Domingo dia 4 de fevereiro ocorre o Dia Internacional da Fraternidade Humana. A comemoração foi criada através da Resolução 75/200 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 21 de dezembro de 2020. O seu objetivo é promover a tolerância e o diálogo entre povos de diferentes religiões e culturas e destacar o contributo de cada uma para a Humanidade. Pretende-se, também, sensibilizar para a necessidade de políticas que cumpram este propósito, especialmente na educação das crianças e jovens e numa altura em que o discurso de ódio tem vindo a fazer parte da agenda política.

- No Domingo dia 4 de fevereiro ocorre também o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro. O objetivo do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro é desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os fatos reais da doença. A celebração deste dia baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio. A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e do tratamento do cancro. Em Portugal morrem 70 pessoas por dia com cancro, o que significa que, a cada hora que passa, 3 pessoas morrem vítimas da doença. No total, por ano são registados 25.000 óbitos. Os cancros que mais matam são os do cólon, reto e ânus, assim como os cancros da laringe, brônquios, pulmão e estômago.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar