Avisos da Semana: 4 a 11 de Abril de 2021

04-04-2021 15:59

Avisos da Semana

4 a 11 de Abril de 2021

1. As grandes celebrações na Igreja e na vida têm uma preparação e uma continuação. Não ficam por isso restritas a um dia. A Festa da Páscoa teve uma preparação – a Quaresma, e vai ter oito dias de festa – a oitava de Páscoa, e mais 50 dias de Tempo Pascal. Ou seja, até pelo tempo é mais importante a vivência do Tempo Pascal de Cristo Ressuscitado, do que quaisquer outros preparativos. No próximo Domingo vamos ter o Domingo da Divina Misericórdia. Em cada domingo atualizamos a Páscoa e o poder do Ressuscitado nas nossas vidas.

2. Não vamos ter este ano, pelo segundo ano consecutivo, a Visita Pascal a proclamar a todas as casas de forma familiar e comunitária o anúncio de Cristo Ressuscitado. Nesta altura do ano era costume as pessoas oferecerem o chamado “folar” da Páscoa à Igreja (Fundo Económico Paroquial), num gesto de partilha com a comunidade cristã e as suas necessidades. Neste momento, a Igreja está a precisar muito, para fazer face às despesas que tem, de maneira a poder remunerar a quem trabalha a tempo inteiro na paróquia. Os recursos financeiros disponíveis que a paróquia tinha poupado foram investidos nos arranjos exteriores de conservação e preservação da antiga residência (2018) e na Igreja Matriz (2019), pouco antes da pandemia. É com esses fundos que se pagam – entre outras, as despesas de electricidade, as remunerações dos padres ao serviço da comunidade, do sacristão, e outros serviços de sustentação das pessoas e dos serviços que estão disponíveis na paróquia. Tem havido várias pessoas a falar no assunto e terá que fazer-se como em algumas paróquias vizinhas, que recolhem a contribuição - côngrua paroquial, de porta-a-porta. Temos já preparados alguns envelopes para entregar às famílias, de forma a aí colocarem a sua partilha com a comunidade nesse sentido de colaboração.

03. Estamos gratos uma vez mais a todos àqueles que colocaram uma cruz na consignação de 0,5% (meio por cento), na altura em que no ano passado fizeram a sua declaração de IRS, onde diz ‘IPSS’ e terem acrescentado o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca. Este ano pedimos então para não esquecerem o nosso Centro Social e Paroquial, indicando no lugar próprio das declarações de IRS (modelo 3 - campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição e neste momento toda a ajuda é necessária.

04. A Catequese Paroquial foi interrompida nos seus trabalhos desde o confinamento de há dois meses atrás (meados de Janeiro). O tempo pascal, e nele, a vida dos grupos de catequese, é igualmente um momento forte na transmissão de valores e de vida. Os pais e encarregados de educação deverão por isso ter em conta neste tempo especial, o dever de participar e acompanhar com os seus filhos os importantes da vida da comunidade cristã em período Pascal. O trabalho de catequese dos grupos, irá ser retomado esta 2ª Feira dia 5 de Abril por vários grupos. De forma gradual e progressiva, e de acordo com o que irá ser planeado em reunião de pais, cada grupo regressará aos trabalhos nos dias combinados. Os catequistas vão por isso dar as informações necessárias depois, junto dos seus grupos. Não enviem os vossos filhos sem terem indicações precisas do dia e horas do retomar de trabalhos do grupo dos vossos filhos. Daremos entretanto, semana-a-semana, outras informações oportunas. As reuniões e ações ligadas à catequese para esta semana que aí vem e a ter em conta são:

- Reunião de Pais do 1º ano – esta 5ª feira dia 8 de Abril às 21h., no Auditório do Centro Paroquial.

- Reunião de Pais do 5º ano – esta 6ª feira dia 9 de Abril às 21h., no Auditório do Centro Paroquial.

:: A Igreja convida neste tempo de quaresma a fazer uma partilha diferente – o chamado Contributo Penitencial [Renúncia Quaresmal], que deve ser o fruto de algumas privações vividas na Quaresma. Este ano, o produto desta renúncia, na nossa diocese de Aveiro, será destinado ao Fundo de Emergência Social, da Cáritas Diocesana, como forma de partilha com os que mais sofrem os efeitos desta pandemia. As razões destas escolhas prendem-se com a necessidade de ajudarmos as comunidades no apoio aos passam por situações de fome e de falta apoios vários.

:: No Domingo dia 28 de Março mudou a hora. Entrou-se na hora de Verão. Os relógios foram adiantados uma hora neste fim-de-semana, na passagem deste sábado para domingo. Com a mudança da hora que ocorreu, precisou-se de acertar por isso, alguns horários das celebrações. Assim, as eucaristias da semana na Igreja Matriz passaram a ser às 19.30 horas [sete e meia da noite], até começar o mês de Maio. Em Santa Ana e Santa Luzia a eucaristia passaram a ser às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passou a ser às 20.30 horas [oito e meia da noite]. A eucaristia da tarde de domingo passou para as 19 horas [sete da noite].

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar