Avisos da Semana: 29 de Março a 4 de Abril de 2021

28-03-2021 15:17

Avisos da Semana

29 de Março a 4 de Abril de 2021

01. Neste Domingo dia 28 de Março, o último deste mês, muda a hora. Entramos na hora de Verão. Os relógios vão adiantar uma hora este fim-de-semana, na passagem deste sábado para domingo. Com a mudança da hora que ocorre, precisamos de acertar por isso, alguns horários das celebrações. Assim, as eucaristias da semana na Igreja Matriz passarão a ser às 19.30 horas [sete e meia da noite] – já nas próximas 2ª,3ª e 4ª feira e depois da Páscoa (de 2ªa 6ª feira) também as demais missas à semana, até começar o mês de Maio. Em Santa Ana e Santa Luzia a eucaristia será às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passa a ser às 20.30 horas [oito e meia da noite]. A eucaristia da tarde de domingo passa para as 19 horas [sete da noite].

02. Neste Domingo dia 28 de Março, é Domingo de Ramos – evocamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e damos início à Semana-Santa. A habitual bênção dos Ramos da missa das 11 horas será feita este ano APENAS dentro da Igreja Matriz. Cada pessoa deverá procurar trazer o seu ramo para a Igreja de forma a evitar manuseamentos partilhados e que podem de certa forma colocar em risco as pessoas que participam e outras até posteriormente.

03. Com a entrada na Semana Santa vamos celebrar os principais mistérios da Vida de Jesus: Ceia Pascal, Morte e Ressurreição. Um cristão alheado destas celebrações não entendeu o que é ser cristão. A iniciar o Tríduo Pascal temos a celebração da Ceia do Senhor que é na 5ª Feira Santa, dia 1 de Abril na Igreja Matriz – esta é uma celebração essencial na vida cristã. Na 6ª Feira Santa, também na Igreja Matriz, a liturgia irá estar centrada na paixão e morte de Jesus. A Vigila Pascal da Ressurreição do Senhor é a celebração mais importante de todo o ano. As celebrações do Tríduo Pascal, 5ª Feira Santa, 6ª Feira Santa e Sábado, na Vigília Pascal, começam todas à mesma hora: 21 horas [nove da noite]. Na 5ª Feira Santa da Ceia do Senhor, vai também haver a Missa Crismal, às 10 horas [dez da manhã] na Sé de Aveiro, concelebrada com a presença dos sacerdotes e diáconos da nossa diocese; nesta celebração, que é também um sinal de unidade e fraternidade diocesanas, vão ser consagrados os Santos Óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos - que depois irão ser partilhados por todas as paróquias da diocese, servindo na administração dos sacramentos. No próximo Sábado, como todos sabem e como é lógico, NÃO HÁ MISSA ÀS 16.30 HORAS, mas apenas a da Vigília Pascal às 21 horas. A habitual Eucaristia do dia de Domingo às 11 horas na Igreja Matriz será transmitida pela internet – através das redes sociais da paróquia de Avanca (Youtube e Facebook) assim como também serão transmitidas este ano as celebrações do Tríduo Pascal, na 5ª e 6ª Feira Santas, bem como na Vigília Pascal.

04. Nas eucaristias deste fim-de-semana, os sacerdotes irão administrar o sacramento da penitência (confissões) na modalidade de celebração da reconciliação de vários penitentes com “confissão e absolvição geral”. Desta forma, todos os fiéis que participaram na eucaristia poderão aí depois comungar sem constrangimentos. Essa “confissão e absolvição geral”, substitui assim o habitual momento de “confissões” do tempo da quaresma – que está suspenso ainda. Tendo recebido a “confissão e absolvição geral” os fiéis poderão comungar assim regularmente em consciência nas missas em que participarem, com a mesma validade da habitual “confissão e absolvição particular”. A “confissão e absolvição geral” têm a mesma validade da habitual “confissão e absolvição particular” na vivência religiosa cristã dos fiéis.

05. A Catequese Paroquial foi interrompida nos seus trabalhos desde o confinamento de há dois meses atrás (meados de Janeiro). O tempo quaresmal, e nele, a vida dos grupos de catequese, é um momento forte na transmissão de valores e de vida. Os pais e encarregados de educação deverão por isso ter em conta neste tempo especial, o dever de participar e acompanhar com os seus filhos os importantes da vida da comunidade cristã em período de Semana Santa e Páscoa. O trabalho de catequese dos grupos, irá ser retomado na 2ª Feira dia 5 de Abril. De forma gradual e progressiva, e de acordo com o que irá ser planeado em reunião de pais, cada grupo regressará aos trabalhos nos dias combinados. Os catequistas vão por isso dar as informações necessárias depois, junto dos seus grupos. Daremos entretanto, semana-a-semana, outras informações oportunas. As reuniões e ações ligadas à catequese para esta semana que aí vem e a ter em conta são:

- Reunião de Pais do 3º ano – esta 2ª feira dia 29 de Março às 21h., no Auditório do Centro Paroquial.

06. Os grupos da Catequese Paroquial, com crianças, adolescentes e jovens irão começar progressivamente os seus trabalhos, logo a seguir à Páscoa. Os catequistas vão dar as informações necessárias depois, junto dos seus grupos. Daremos entretanto, semana-a-semana, outras informações oportunas. As reuniões e ações ligadas à catequese para esta semana que aí vem e a ter em conta são:

- Reunião de Pais do 4º ano – esta próxima 6ª feira dia 26 de Março às 21h., no Auditório do Centro Paroquial.

:: Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todas dias de abstinência. O sentido da abstinência é comermos uma comida mais barata para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este o sentido do Contributo Penitencial.

:: Estamos gratos uma vez mais a todos àqueles que colocaram uma cruz na consignação de 0,5% (meio por cento), na altura em que no ano passado fizeram a sua declaração de IRS, onde diz ‘IPSS’ e terem acrescentado o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca. Este ano pedimos então para não esquecerem o nosso Centro Social e Paroquial, indicando no lugar próprio das declarações de IRS (modelo 3 - campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição e neste momento toda a ajuda é necessária.

:: A Igreja convida neste tempo de quaresma a fazer uma partilha diferente – o chamado Contributo Penitencial [Renúncia Quaresmal], que deve ser o fruto de algumas privações vividas na Quaresma. Este ano, o produto desta renúncia, na nossa diocese de Aveiro, será destinado ao Fundo de Emergência Social, da Cáritas Diocesana, como forma de partilha com os que mais sofrem os efeitos desta pandemia. As razões destas escolhas prendem-se com a necessidade de ajudarmos as comunidades no apoio aos passam por situações de fome e de falta apoios vários.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar