Avisos da Semana: 3 a 10 de Dezembro de 2023

03-12-2023 17:31

Avisos da Semana

Semana de 3 a 10 de Dezembro de 2023

01. Começa este domingo dia 3 de dezembro um novo ano litúrgico, e com ele o tempo de Advento – que prepara o Natal deste ano 2023. A comunidade paroquial de Avanca faz também caminhada em sintonia com a nossa diocese e envolvendo também de forma especial todos os grupos de catequese. Esta caminhada terá como lema uma pergunta «PEREGRINAR NA ESPERANÇA» procurando ajudar a catequese paroquial e as suas famílias a descobrirem na comunidade, o sentido de caminhar unidos e em sintonia, assim como ir ao encontro de quem mais precisa, através de atitudes e de gestos concretos. Somos todos convidados a partilhar um pouco neste tempo de advento.

02. Haverá esta semana a eucaristia na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), nesta 2ª Feira dia 4 de dezembro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

03. Vai decorrer esta 4ª feira 6 de dezembro o 2º Encontro de Reflexão Jubilar, para TODOS, catequistas, demais agentes de pastoral, pais das crianças da catequese, jovens, casais da nossa comunidade Paroquial de Avanca, e todo aquele que quiser ter um tempo de vivência cristã relevante. A nossa diocese está a viver um ano jubilar e estes encontros são oportunidades de reflexão e aprofundamento espiritual do modo de sermos cristãos de uma forma mais pratica e ativa. Estes encontros acontecem no Centro Paroquial apenas durante uma hora, das 21 às 22 horas [das nove às dez da noite]. Na 4ª feira seguinte decorre o 3º e último encontro.

04. Nesta próxima 6ª Feira, dia 8 de dezembro celebra-se a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria – Dia Santo de Guarda, sendo também o aniversário da sagração do altar da Igreja matriz de Avanca. É dia de irmos à missa em família. O horário das celebrações é o normal de um dia de preceito dominical, com o horário das missas como é ao domingo, sendo que nesse dia a missa da tarde será às 17 horas [cinco da tarde] e não às 19 horas [sete da tarde] como é habitual no horário de 2ª a 6ª feira. Lembramos ainda que a celebração antecipada na 5ª Feira dia 7 de dezembro é às 20 horas na Igreja Matriz e é a única missa vespertina para a celebração do preceito do dia a seguir, da Imaculada Conceição.

05. Também a 8 de dezembro – neste feriado Santo de Guarda, na missa na Igreja Matriz às 11 horas, será administrado o Santo Crisma na nossa paróquia de Avanca – Sacramento da Confirmação – na nossa paróquia a um grupo de dezassete de pessoas. Lembremos cada um deles e suas famílias nas nossas orações. Para os que vão receber na próxima semana o Crisma e suas famílias haverá CONFISSÕES neste domingo dia 3 de dezembro à tarde, das 17.45 horas [seis menos um quarto da tarde] até às 18.30 horas [seis e meia], e por fim no dia 6 de dezembro (4ª feira) das 19.30 horas [sete e meia da tarde] até às 20 horas [oito da noite], todos estes momentos decorrerão na Igreja Matriz. O sacramento do Crisma tem de ser recebido com a devida preparação e nas condições devidas para receção da graça de Deus, somando a isso a ocasião se estar em sintonia com o Evangelho de Jesus Cristo da celebração da Eucaristia onde isso vai acontecer de forma especial.

06. De forma especial, irá ser lembrada no próximo Domingo a memória de Santa Luzia, ela que é invocada na Capela Paroquial de Santa Luzia, na Areia. Nesse domingo dia 10 de dezembro, haverá missa às 10 horas (e não no habitual horário das 8.30 horas) na Capela Paroquial de Santa Luzia, a que se seguirá a habitual procissão, caso o tempo permita.

07. Nestas semanas que antecedem a celebração do Natal, os padres irão estar envolvidos no serviço de confissões – sacramento da penitência, nas várias freguesias do arciprestado de Estarreja-Murtosa. Não haverá verdadeiramente Natal sem o arrependimento sincero, sem a misericórdia de Deus. O momento de confissões na nossa comunidade paroquial com a presença de vários sacerdotes, é no dia 21 de dezembro (5ª Feira), na Igreja Matriz às 15 horas [três da tarde]. Estando presentes nesse momento vários padres, a demora vai ser pouca; e quando acabar o grupo de pessoas que se apresentaram para a confissão os senhores padres irão retirar-se. Nos cartazes da Igreja e das capelas está afixado o calendário para outras oportunidades de confissão.

08. Reúne novamente esta semana o Grupo Paroquial de Acólitos, juntando também todos os que se inscreveram recentemente. A reunião é esta próxima 6ª feira dia 8 de dezembro (feriado) às 9.30 horas, no Centro Paroquial.

09. Também como acontece todos os anos a paróquia disponibiliza às famílias alguma ajuda para a vivência do tempo do Advento, sendo que temos disponíveis a 1,50 euros os livrinhos de apoio à oração familiar para este tempo de Advento/Natal. O preço dos materiais fez subir o valor, mas sendo vendidos nas livrarias a 2 euros a paróquia consegui um desconto se que traduz na disponibilidade do preço divulgado de 1,50. Aproveitemos.

10. Vai haver Convivo Fraterno para Jovens em Eirol nos dias 27, 28 e 29 do próximo mês de dezembro. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá fazê-lo ou junto da Secretaria Paroquial ou junto dos Padres José Henriques e Manuel Augusto. O encerramento deste convívio decorrerá aqui no Auditório do Centro Paroquial de Avanca a partir das 20.30 horas do dia 29 de dezembro. No dia 28 de dezembro haverá também uma oração de intendência pela realização do convívio - a hora e o local serão confirmados oportunamente.

11. A Direção da associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja pede para informar que os bombeiros estarão neste domingo dia 3 de dezembro, na nossa comunidade a fazer o peditório anual para a recolha de fundos para a atividade da corporação.

12. Neste fim-de-semana de 2 e 3 de dezembro é ocasião de recolha de produtos e ofertas para o Banco Alimentar contra a fome. À porta dos supermercados que se associaram à iniciativa estarão centenas de voluntários que irão solicitar às pessoas que vão fazer as suas compras uma ajuda em angariar alimentos básicos, relativamente aos quais não existem excedentes (como leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno-almoço). Este gesto incentiva a partilha com as pessoas que não têm alimento à sua mesa e sensibiliza a comunidade para as carências alimentares que afetam muitas famílias. Ajudemos!

13. Vai realizar-se um Espectáculo de Dança e Música, organizado pela escola “Dream Dance”, no próximo Sábado dia 9 de dezembro às 21 horas no Auditório do Centro Paroquial de Avanca. O espectáculo terá a participação da DreamDance. Os ingressos podem ser adquiridos junto de membros ligados à escola “DreamDance”, ou no próprio dia - à entrada do auditório.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. João Damasceno, presbítero e doutor da Igreja [na 2ª feira – 4 de dezembro]; Santos Frutuoso, Martinho de Dume e Geraldo, bispos [na 3ª feira – 5 de dezembro]; S. Nicolau, bispo [na 4ª feira – 6 de dezembro]; S. Ambrósio, bispo e doutor da Igreja [na 5ª feira – 7 de dezembro]; Solenidade IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA,

Padroeira principal de Portugal [na 8ª feira – 8 de dezembro]; S. João Diogo [no sábado– 9 de dezembro]; Nª Sª do Loreto [no domingo – 10 de dezembro]

- lembrança #01: Todos sabemos que se vivem tempos de grandes dificuldades. Verificamos por vezes que existem produtos em excesso que não gostamos de estragar nem “deitar fora” e que podíamos oferecer a um vizinho ou a alguém mais necessitado. O próprio Centro Paroquial e Social, que precisa sempre de recolher e poupar para fazer arranjos e algumas obras de renovação, precisa também desse tipo de auxílio. Dar alguns desses produtos é uma forma de colaborar, seja fruta ou hortaliças (couves, cenouras, abóboras, batatas ou outros). Não deixemos estragar as coisas que porventura não precisemos: o Centro Paroquial e Social está em condições de encaminhar esses excedentes.

- Nesta próxima 2ª feira dia 4 de dezembro lembramos o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla. Esta data tenta chamar a atenção da população para a doença, desde os seus sintomas à sua gravidade e ao seu tratamento. Outro objetivo do dia passa por alertar para as necessidades das pessoas com esclerose múltipla e das suas vivências. Respeito e inclusão são dois motes para este dia. É uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central. Surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e tem maior incidência nas mulheres do que nos homens. Vários fatores podem estar na sua origem, desde a hereditariedade, o ambiente ou o sistema imunológico. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com esclerose múltipla. Em Portugal a estimativa desta doença é de 5.000 doentes.

- Nesta próxima 3ª feira dia 5 de dezembro lembramos o Dia Internacional do Voluntariado. A data tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo. A data foi proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas. Em Portugal, o voluntariado tem vindo a aumentar, tanto ao nível das organizações que promovem o voluntariado, como a nível da quantidade de voluntários existentes. O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo. Para o voluntário é também um ato recompensador, ajudando a alcançar o sentimento de auto-realização.

- Nesta próxima 6ª feira dia 8 de dezembro lembramos o dia da Imaculada Conceição. Este dia invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem mácula, ou seja, sem marca do pecado original, o que recebeu o título de dogma católico no dia 8 de dezembro de 1854. Assim, tem origem a celebração dessa comemoração, que é uma data de grande significado para a Igreja Católica. Mas, muito antes de ter sido considerado um dogma, a celebração da festa universal já havia sido decretada em 1476 pelo Papa Sisto IV. Em 25 de março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação à Espanha. Foi até a igreja de Nossa Senhora da Conceição, declarando-a padroeira e rainha de Portugal. Desde este dia, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição. Importa referir que durante séculos, o Dia da Mãe era comemorado no dia 8 de dezembro, tendo sido mudado para maio, por ser considerado o mês de Nossa Senhora.

- Neste próximo sábado dia 9 de dezembro lembramos também o Dia Internacional Contra a Corrupção. A data foi instituída pela ONU com a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, a 9 de novembro de 2003. A Convenção entrou em vigor em 2005. O objetivo da data é consciencializar sobre a corrupção a nível mundial e enaltecer o papel da ONU no combate à corrupção. Neste dia incentiva-se à denúncia de corrupção, à divulgação da data nas redes sociais, à criação de ações e de eventos de combate à corrupção e à doação de fundos a favor dos mais desprotegidos. Portugal surge na 14ª posição dos países mais corruptos da União Europeia. A nível mundial, Portugal é o 28º país menos corrupto do mundo (dados de 2015), segundo a Agência de Transparência Mundial que analisa a corrupção anualmente em 170 países do globo. Os países nórdicos são considerados os menos corruptos do mundo (1º Dinamarca, 2º Finlândia e 3º Suécia).

- Neste próximo sábado dia 9 de dezembro também lembramos também o Dia Internacional das Vítimas do Crime de Genocídio. A data foi criada em 2015 pela ONU, marcando o dia 9 de dezembro o aniversário da adoção da convenção do genocídio, intitulada de Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio, assinada em 1948. Os objetivos da data passam por chamar a atenção para a convenção do genocídio e o seu papel na prevenção e combate deste crime e por honrar todas as vítimas de genocídio. O genocídio é considerado um crime contra o Direito Internacional contrário ao espírito e aos fins das Nações Unidas e uma violação grave dos direitos humanos, que todo o mundo civilizado condena. Todos os 193 países membros da ONU são responsáveis por prevenir e por punir o crime do genocídio, cometido em tempo de guerra ou de paz.

- Neste próximo sábado dia 9 de dezembro também lembramos também o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Os objetivos do dia passam por sensibilizar a população para a situação das pessoas com deficiência e por promover a sua inclusão na sociedade. Neste dia debate-se a independência e a autonomia das pessoas com deficiência e a criação de condições de inclusão destes cidadãos, que dão o seu testemunho e deixam sugestões de inclusão. É hábito nesta data realizarem-se diversas atividades que contribuem para a felicidade das pessoas e das famílias que vivem com deficiência, tudo no sentido de tornar a sociedade mais solidária e justa.

- Neste próximo domingo dia 10 de dezembro lembramos também o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos. A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas. A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar