Avisos da Semana: 31 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024

31-12-2023 17:26

Avisos da Semana

Semana de 31 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024

01. Neste Domingo, dia 31 de dezembro, celebramos a Festa da Sagrada Família, festejada habitualmente no Domingo entre o Natal e o Ano Novo. A nossa Família é também sagrada. Participando em família na missa desse domingo (fim-de-semana), agradecemos a Deus e pedindo-lhe prosperidade para a vida familiar – haverá a Bênção das Famílias no final das celebrações. Lembramos também na celebração, todas as famílias, especialmente as que pertencem à nossa comunidade.

02. Nesta 2ª feira dia 1 de janeiro é o primeiro dia do novo ano de 2024. É feriado, dia Santo de Guarda, solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. As missas são às mesmas horas que a um domingo. Como celebração antecipada apenas haverá neste Domingo dia 31 de dezembro à tarde, às 17 horas [cinco da tarde]. A missa da noite não se costuma fazer nesta véspera de Ano Novo, por coincidir com o tempo de festas de passagem de ano, havendo também aí valores a destacar tais como o optimismo, a esperança e a alegria de acolher um novo ano, e com ele o surgimento de novas possibilidades. Devemos começar o Ano Novo com as bênçãos de Deus, participando entre outras coisas na celebração da missa.

03. Nesta 2ª feira dia 1 de janeiro, lembramos também o 57º DIA MUNDIAL DA PAZ; o Papa Francisco pede "um diálogo aberto sobre o significado das novas tecnologias, dotadas de potencial disruptivo e de efeitos ambivalentes". O Pontífice ainda lembra a necessidade de se estar vigilante e de se trabalhar para garantir que "uma lógica de violência e de discriminação" não estejam vinculadas ao se produzir e se usar esses dispositivos, em detrimento dos mais frágeis e excluídos. "Inteligências Artificiais e Paz", é esse o tema escolhido pelo papa Francisco para a mensagem do primeiro dia do ano. O Papa pede "um diálogo aberto sobre o significado dessas novas tecnologias" e de se trabalhar de "forma responsável" ao se produzir e usar esses dispositivos para estar "a serviço da humanidade e pela proteção da casa comum". Ao divulgar a inteligência artificial como tema de reflexão para o Dia Mundial da Paz de 2024 destaca-se a importância de se "proteger a dignidade da pessoa e o cuidado de uma fraternidade verdadeiramente aberta a toda a família humana" como condições indispensáveis para que o desenvolvimento tecnológico contribua para a promoção da justiça e da paz no mundo. O Dia Mundial da Paz foi instituído em 1968 por São Paulo VI (1897-1978) e é celebrado sempre no primeiro dia do novo ano com uma especial mensagem papal.

04. Recebida solenemente na nossa paróquia a 10 de dezembro, onde as nossas crianças do 3º ano realizaram a sua Festa da Luz, a Luz da Paz de Belém será distribuída na nossa Igreja para as famílias que assim quiserem, no final da missa de véspera de Ano Novo das 17 horas deste domingo dia 31 de dezembro. As pessoas deverão trazer uma vela ou candeeiro para poderem depois levar para casa e até espalhar por vizinhos, amigos e outros familiares que assim desejarem. O transporte e cuidado com a chama, a cera e os candeeiros deverão ser tomados em especial atenção para não causar danos, incómodos ou acidentes.

05. A interrupção da catequese de grupos neste tempo de Advento/Natal acontece entre dia 17 de dezembro até 1 de janeiro do novo ano. Mesmo não havendo catequese de grupos nestas semanas próximas do Natal, a ligação e a proximidade comunitária a Jesus e com Jesus passa a ter uma responsabilidade acrescida junto de cada família. Não participar na vida da comunidade, deixando conscientemente de rezar, de vir à missa vespertina ou do dia de Natal e do dia Ano Novo, é ignorar Jesus Cristo no seu apelo comunitário, assim como é o adotar a covardia de estarmos associados a Deus - na procura comum da paz, da concórdia e do entendimento entre todos - a começar por nós próprios. E mais grave ainda: é dar um péssimo exemplo de desrespeito e desinteresse para com Deus e os demais – mesmo os da nossa família. Os trabalhos da catequese de grupos retomam esta 3ª feira dia 2 de janeiro de 2024.

06. Há reunião de Pais da Crianças do 4º ano da Catequese, esta próxima 6ª feira 5 de janeiro, às 21 horas [nove da noite], no Centro Paroquial.

07. Há Reunião do Grupo Paroquial de Visitadores de Doentes e Idosos, este próximo sábado dia 6 de janeiro, às 14 horas [duas da tarde], no Centro Paroquial.

08. No próximo domingo dia 7 de janeiro celebra-se a solenidade da Epifania do Senhor, conhecida entre nós também como Festa dos Reis. Haverá na missa das 11 horas a apresentação à comunidade dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão, ao serviço da nossa comunidade cristã.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS –– Feriado e Festa de Guarda [na 2ª feira – 1 de janeiro]; Santos Basílio Magno e Gregório de Nazianzo, bispos e doutores da Igreja [na 3ª feira – 2 de janeiro]; Santíssimo Nome de Jesus [na 4ª feira – 3 de janeiro]; SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR [no domingo – 7 de janeiro]

- lembrança #01: A 1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS DE JANEIRO, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de janeiro: PELO DOM DA DIVERSIDADE NA IGREJA. Rezamos para que o Espírito ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais no seio da Igreja Católica. No Sábado dia 6 de janeiro: Sendo o primeiro Sábado do mês, haverá recitação da oração do terço, junto ao monumento do Imaculado Coração de Maria, às 15.30 horas [três e meia da tarde].

- lembrança #02: Também no Sábado dia 6 de janeiro: lembramos o Dia de Reis. O Dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro. Por norma, o Dia de Reis é celebrado já na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis. Este dia é também conhecido como Festa da Epifania e em muitos países, onde não é dia santo de guarda, celebra-se no domingo logo a seguir ao dia 1 de janeiro. Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do Oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra. É também o dia em que se cantam as Janeiras. O cântico das Janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao Dia de Reis. No dia seguinte ao Dia de Reis, as famílias começam a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas durante a época de Natal. Nos países onde esse dia não é feriado, celebra-se no domingo imediato a 6 de janeiro.

- Nesta próxima 5ª feira dia 4 de janeiro lembramos o O Dia Mundial do Braille. A data de 4 de janeiro assinala o nascimento de Loius Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite através do toque facilitar a vida das pessoas invisuais e a sua integração na sociedade. Louis Braille ficou cegou aos 3 anos de idade e aos 20 anos conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos que se alastrou pelo mundo e que ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas. O Braille é composto por 64 sinais, gravados em papel em relevo. Estes sinais são combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto. A leitura faz-se da esquerda para a direita.

Os Padres que estão ao serviço da comunidade paroquial de Avanca desejam

a todas as famílias um bom Tempo de Natal, vivido na Paz, na Alegria e na Misericórdia.

Desde já, o desejo de um Santo Ano para 2024 com Saúde, Paz e Coragem!

 

 

 

Voltar