Avisos da Semana: 31 de março a 7 de abril de 2024

02-04-2024 14:49

Avisos da Semana

Semana de 31 de março a 7 de abril de 2024

01. Neste Domingo de Páscoa, a Visita pascal vai ter o seu arranque às 12 horas [meio dia]. O compasso da visita pascal será assim um prolongar da vivência da Ressurreição feita em comunidade na nossa Igreja Matriz, e traduzida no anúncio de Cristo Ressuscitado nas nossas casas e às nossas Famílias. Os grupos seguem os itinerários habituais. As pessoas deverão assinalar as entradas das suas casas com alguns “verdes” - de forma visível junto às suas portas, para isso ser também um sinal indicativo aos grupos de que essas casas desejam receber o compasso da visita pascal.

02. O Tempo Pascal acontece do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, por isso, cinquenta dias na presença do Ressuscitado, a preparar-nos para receber o Espírito Santo prometido. O amor, a doação, a generosidade e a humildade geram ressurreição. Jesus dá-se a conhecer neste tempo de vitória sobre a morte e o pecado: ele ressuscita onde existe acolhimento, onde se presta serviço ao próximo. Cristo ressuscita onde se vive o novo mandamento do amor. Este é assim um tempo de reconhecer dAquele que Vive no meio de nós e junto de nós, mesmo no meio de dificuldades, frustrações e angústias.

03. Neste domingo dia 31 de março muda a hora. Os relógios VÃO ADIANTAR UMA HORA na passagem de sábado para domingo. Entramos assim na hora de Verão. Com esta mudança da hora que ocorre, serão acertados, na sua grande maioria a partir deste domingo dia 31de março, os horários das celebrações. Assim, desde 1 de abril as eucaristias nos dias da semana na Igreja Matriz serão às 20 horas [oito da noite] portanto de 2ª a 6ª feira. Em Santa Ana e Santa Luzia à semana a eucaristia será às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passa a ser às 20.30 horas [oito e meia da noite]. O acerto do horário da eucaristia da tarde de domingo acontece às 19 horas [sete da noite] já a partir deste domingo dia 31 de março.

04. No próximo Domingo dia 7 de abril celebramos o Domingo da divina Misericórdia. Quem incluiu esta designação no calendário da Igreja foi São João Paulo II, no ano 2000, ao canonizar Santa Faustina Kowalska. A base desta devoção, vem de revelações privadas a Santa Faustina, religiosa polaca – da povoação de Plock, que recebeu a mensagem de Jesus sobre a sua Divina Misericórdia. A primeira das sete semanas do tempo pascal é a assim chamada “Oitava da Páscoa”, a ser encerrada com o “Domingo da Oitava da Páscoa”. O “Domingo da Oitava da Páscoa” também costumava ser chamado «Domingo ‘in Álbis’» (ou seja, domingo “vestido de branco”), já que, nesse dia, os neófitos (novos batizados) depunham a túnica branca do batismo que tinha utilizado durante toda a oitava. Popularmente, também já foi chamado Domingo de “Pascoela”, ou “pequena Páscoa”, e, ainda, “Domingo do Quasimodo”, devido às duas primeiras palavras em latim (“quasi modo”) cantadas no introito da missa desse dia. A celebração da Divina Misericórdia é enriquecida com a possibilidade de indulgência plenária: “Para fazer com que os fiéis vivam com piedade intensa esta celebração, o mesmo Sumo Pontífice (João Paulo II) estabeleceu que o citado Domingo seja enriquecido com a Indulgência Plenária”, “para que os fiéis possam receber mais amplamente o dom do conforto do Espírito Santo e desta forma alimentar uma caridade crescente para com Deus e o próximo e, obtendo eles mesmos o perdão de Deus, sejam por sua vez induzidos a perdoar imediatamente aos irmãos” (Decreto da Penitenciaria Apostólica de 2002).

05. A Conferência de São Vicente de Paulo da nossa paróquia levou a efeito um peditório no final das eucaristias do passado fim-de-semana, 23 e 24 de março, destinado a ajudar famílias e pessoas em circunstâncias de emergência social. A recolha resultou em os 737,11 euros [setecentos e trinta e sete euros e onze cêntimos]. Os membros da conferência agradecem a generosidade de todos.

06. A 1ª sexta-feira do mês que vem, acontece esta semana no dia 5 de abril, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, onde lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de ABRIL que é: PELO PAPEL DAS MULHERES. Rezamos para que sejam reconhecidas em cada cultura a dignidade das mulheres e a sua riqueza, e cessem as discriminações de que são vítimas em várias partes do mundo. No Sábado dia 6 de março: sendo o primeiro Sábado do mês, haverá recitação da oração do terço, junto ao monumento do Imaculado Coração de Maria às 15 horas [três da tarde], seguida de meditação na Igreja Matriz.

07. Há Reunião do Grupo Paroquial de Visitadores de Doentes e Idosos, este próximo sábado dia 6 de abril, às 14 horas [duas da tarde], no Centro Paroquial.

08. A catequese paroquial interrompe, desde Domingo de Ramos os seus trabalhos. O tempo pascal, e nele, a vida dos grupos de catequese, é um momento forte na transmissão de valores e de vida. Os pais e encarregados de educação deverão por isso ter em conta neste tempo de férias escolares, o dever de participar com os seus filhos nos importantes espaços da vida da comunidade cristã em período Pascal. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá entre 24 de março e 8 de abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 2ª Feira dia 8 de abril. Exceptuam-se os grupos que tenham organizado a interrupção de outra forma, em virtude de outro ajuste.

09. Para todos os grupos que estiveram presentes neste tempo de celebrações da Semana Santa - as mais importantes de todo o ano litúrgico, nomeadamente o Grupo Coral, os Acólitos a Irmandade do Santíssimo Sacramento e todos os outros voluntários, a nossa Gratidão pelo esforço, pela participação e pelo empenho. Para todos vós, e para todas as famílias da nossa comunidade uma Santa Páscoa e a bênção de Cristo Ressuscitado.

10. O Grupo Amador de Teatro de Avanca (GATA) pede para divulgar que vai levar a cena nos próximos sábados, dia 6 e 13 de abril, a comédia o “Jornal da Bajouca”. É uma comédia divertida que não pode perder, da autoria de Óscar Fernandes numa encenação de Ana Maria. Será levada a cena no Auditório do Centro Paroquial, às 21 horas [nove da noite]. Os bilhetes podem ser adquiridos na secretaria paroquial ou junto dos membros do GATA. Se não quiser ir ofereça um bilhete a alguém.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias:

São Francisco de Paula, eremita [na 3ª feira – 2 de abril]; São Sisto I, papa [na 4ª feira – 3 de abril]; Santo Isidoro (de Sevilha), bispo e doutor da Igreja [na 5ª feira – 4 de abril]; São Vicente Ferrer, presbítero [na 6ª feira – 5 de abril]; São João Baptista de la Salle, presbítero [no domingo – 7 de abril].

- lembrança #01: Há adoração semanal ao Santíssimo Sacramento na 5ª feira, às 19.30 horas [sete e meia da tarde], imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá sempre adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz. Uma das exceções é esta semana (que não haverá na 5ª feira) devido às ‘24 horas para o Senhor’.

- Na 3ª feira dia 2 de abril ocorre o Dia da Consciencialização do Autismo. O Autismo é um distúrbio neurobiológico complexo que dura tradicionalmente toda a vida do seu portador. Esta doença apresenta-se como a mais séria e célere incapacidade de desenvolvimento a nível mundial. Acredita-se que 67 milhões de pessoas são afetadas pelo Autismo, tornando-se esta doença mais comum em determinados países do que o cancro, o HIV e a diabetes em conjunto.

- Na 5ª feira dia 4 de abril ocorre o Dia Internacional Contra as Minas Antipessoais. O dia foi criado pelas Nações Unidas em 2006, com o objetivo de sensibilizar o público sobre o perigo das minas terrestres antipessoais e de promover o processo de limpeza destas minas. As minas terrestres são armas que se compram a baixo custo e que se escondem facilmente debaixo da terra. Já a sua remoção é difícil e demorada. As minas são plantadas durante os conflitos armados, sem registo da sua localização, tornando as populações civis as principais vítimas, mesmo passados anos sobre os conflitos. Anualmente morrem cerca de 5 mil pessoas vítimas de minas terrestres, e muitas mais ficam mutiladas.

- Na 6ª feira dia 5 de abril ocorre também o Dia Nacional da Artrite Reumatóide. A data foi instituída, em 1999, pelo Ministério da Saúde tendo em conta o elevado número de pessoas que, em Portugal, padecem da doença. A instituição da data comemorativa teve também em consideração a necessidade de sensibilizar os cidadãos portugueses para os problemas de ordem pessoal, familiar e profissional que, diariamente, afligem quantos sofrem deste reumatismo crónico. A artrite reumatoide é uma doença reumática inflamatória crónica de etiologia desconhecida. Ocorre em todas as idades e apresenta, como manifestação predominante, o envolvimento repetido e habitualmente crónico das estruturas articulares e periarticulares. Pode, contudo, afetar o tecido conjuntivo em qualquer parte do organismo e originar as mais variadas manifestações sistémicas. Em Portugal existem cerca de 40.000 doentes diagnosticados com Artrite Reumatóide (AR). Esta é uma doença inflamatória crónica de etiologia desconhecida e de evolução crónica, que envolve primariamente as articulações

- Na 6ª feira dia 5 de abril ocorre o Dia Internacional da Consciência. O dia foi implementado através da resolução 73/329 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 25 de julho de 2019. O seu objetivo é destacar os valores da justiça, liberdade e democracia, tendo em vista a construção de uma sociedade pacífica e tolerante. Esta noção de cultura de paz surgiu no «Congresso Internacional sobre a Paz na Mente dos Homens» da UNESCO, que decorreu na Costa do Marfim, em 1989. Desde então, a cultura de paz tem vindo a ser cada vez mais reconhecida e promovida pela comunidade internacional.

- No sábado dia 6 de abril ocorre o Dia Mundial da Atividade Física. Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico. A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, entre elas: evita o excesso de peso e a obesidade; previne o aparecimento de doenças; reduz a tensão arterial; melhoria da auto estima; redução do stress; contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico; O recomendado pelos médicos é fazer 30 minutos de exercício físico por dia. A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

- No domingo dia 7 de abril ocorre o Dia Mundial da Saúde. Esta efeméride é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade, além de desenvolver atividades com vista à promoção do bem-estar das populações, tal como a promoção de hábitos de vida saudáveis.

- No domingo dia 7 de abril ocorre também o Dia Nacional dos Moinhos. Uma iniciativa de alcance nacional com o único objetivo de chamar a atenção para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos. Promovida desde 2007 pela Etnoideia esta iniciativa tem o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia sendo divulgada internacionalmente por todo o mundo.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar