Avisos da Semana: 4 a 11 de agosto de 2024

05-08-2024 15:57

Avisos da Semana

Semana de 4 a 11 de agosto de 2024

01. Haverá esta semana a eucaristia na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), nesta 2ª feira dia 5 de agosto, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

02. Decorre entre o próximo domingo dia 11 e o dia 18 de agosto, a 52ª Semana Nacional das Migrações. A celebração nacional desta semana está centrada na peregrinação nos dias 12 e 13 de agosto ao Santuário de Fátima. A Igreja Católica em Portugal é convidada e convocada nessa semana a refletir o tema: “Deus caminha com o seu povo” proposto pelo papa para o dia mundial do migrante e refugiado em setembro próximo. A Semana Nacional de Migrações é uma oportunidade de sensibilizar a Igreja e a sociedade civil, para os desafios levantados pelos tempos de hoje, mas de modo particular a mensagem deste ano volta o olhar para a essência do que é ser Igreja, a sinodalidade que recebemos por herança, marca a identidade e o modo de ser e estar no mundo: “Estamos a caminho, e não temos morada permanente”. As cerimónias serão presididas por D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e a vigília noturna será dinamizada pela Comunidade Católica da Diáspora no Luxemburgo, pelo Secretariado Diocesano de Migrações do Algarve, por Padres e Leigos Scalabrinianos da Europa, por Grupos Paroquiais da Diocese de Setúbal e do Patriarcado de Lisboa). O ofertório de domingo dia 18 de agosto é consignado à Pastoral da Mobilidade Humana (Migrações, Apostolado do Mar, Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos e Refugiados).

03. A ARCAL (Associação Recreativa e Cultural de Água-Levada) irá realizar a 11ª edição da sua atividade ‘Caça ao Tesouro’ no sábado dia 31 de agosto. Trata-se de um evento onde se poderão juntar famílias, amigos, jovens e crianças em equipas e partirem à aventura num ambiente de natureza em Água Levada, proporcionando a todos os participantes um dia de convívio e animação. As suas inscrições decorrem até ao dia 18 de agosto junto dos seus promotores em Água-Levada.

04. Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Estarreja e também da Junta de Freguesia de Avanca, vai realizar-se o Passeio Sénior 2024 no próximo mês, a 26 de setembro. O destino da viagem é a norte do país, concretamente à cidade de Barcelos e depois ao arraial minhoto na Quinta da Malafaia, em Esposende. Os interessados com mais de 65 anos, podem inscrever-se na Junta de Freguesia necessariamente até 30 de agosto. O custo de cada inscrição tem transporte e refeição incluídos.

05. Damos as boas-vindas aos emigrantes e conterrâneos que chegam por estas alturas a Avanca. Aos que saem de Avanca neste tempo de verão, para visitar alguém ou para usufruir de algum tempo de férias desejamos o bem-estar e a tranquilidade para aproveitarem da melhor forma estas ocasiões, e para além de boa viagem, tenham também um bom regresso. Aos que continuam na 2ª feira a sua atividade laboral, desejamos uma boa jornada de trabalho - aos que ficam de férias por aqui, um bom período de repouso. A todos uma boa e feliz semana.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior [na 2ª feira– 5 de agosto]; FESTA da Transfiguração do Senhor [na 3ª feira – 6 de agosto]; Santos Sisto II, papa, e Companheiros, mártires e S. Caetano, presbítero [na 4ª feira – 7 de agosto]; S. Domingos, presbítero [na 5ª feira – 8 de agosto]; S. Teresa Benedita da Cruz, virgem e mártir, Padroeira da Europa [na 6ª feira – 9 de agosto]; S. Lourenço, diácono e mártir [no sábado – 10 de agosto]; S. Clara, virgem [no domingo – 11 de agosto];

- lembrança #01: A adoração semanal ao Santíssimo Sacramento ocorre semanalmente às 5ª feiras, imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá este momento de adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz.

- lembrança #02: Na 1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembramos as intenções do Santo Padre deste MÊS DE AGOSTO que é: PELOS LÍDERES POLÍTICOS. Rezamos para que os líderes políticos estejam ao serviço do seu povo, trabalhando pelo desenvolvimento humano integral e pelo bem comum, cuidando daqueles que perderam o emprego e dando prioridade aos mais pobres.

- lembrança #03: O senhor Reitor completa 60 anos de sacerdócio no próximo dia 15 de agosto (5ª Feira) e 35 anos de dedicação pastoral ao serviço de Avanca em 24 de setembro (3ª Feira). São comemorações jubilares que a paróquia de Avanca irá salientar. No programa de celebrações destacamos, no dia 14 de agosto, às 21.30 horas (a seguir à missa) haverá uma Oratória Musical de Nossa Senhora na Igreja Matriz de Avanca. Dia 15 de agosto, na missa das 11 horas da Igreja Matriz iremos celebrar em ação de graças os 60 anos de ordenação sacerdotal do senhor Reitor, seguindo-se – também na igreja - uma singela sessão de memória e gratidão. A encerrar as celebrações jubilares, no domingo dia 29 de setembro, haverá missa de ação de graças às 11 horas da Igreja Matriz, seguida de um almoço de confraternização e comemorativo no espaço do Centro Paroquial. As inscrições para o almoço comemorativo poderão ser feitas na Secretaria Paroquial a partir de 19 de agosto até 20 de setembro.

- lembrança #04: No próximo dia 15 de agosto (5ª Feira), vamos ter um feriado que é dia Santo de Guarda: a Assunção de Nossa Senhora. Neste dia o horário das missas será como ao Domingo, às mesmas horas com excepção de S.ta Luzia onde não há missa às 8.30 horas, pois às 10 horas haverá missa campal em Fontela, junto à na capela de Nossa Senhora da Saúde. Na véspera deste feriado, na 4ª feira dia 14, a missa antecipada na Igreja Matriz é às 20.30 horas [oito e meia da noite]. Nessa Domingo 4ª feira dia 14, inicia-se às 21 horas [nove da noite] o cortejo processional de oração da Capela Paroquial de Santa Luzia para a Capela de Nossa Senhora da Saúde.

- Na 3ª feira dia 6 de agosto ocorre o Dia de Hiroshima. Foi às 8h15 (hora japonesa) de 6 de agosto de 1945 que se lançou em Hiroshima a primeira bomba nuclear do mundo sobre alvos civis. A bomba atómica de urânio apelidada de “Little Boy” saiu do bombardeiro B-29 norte-americano “Enola Gay” (o nome prestava homenagem à mãe do piloto do avião), caindo na cidade japonesa de Hiroshima, uma cidade portuária no oeste do país e uma importante base militar japonesa. Cerca de 80.000 pessoas morreram e 35.000 ficaram feridas com a explosão. Pelo menos mais 60.000 morreram até ao fim do ano com o efeito da bomba. Dos 90.000 edifícios da cidade restaram 28.000. Os incêndios espontâneos eram tantos que não se conseguiam contar. De 200 médicos na cidade, só 20 sobreviveram. O governo da cidade tinha colocado centenas de raparigas estudantes a trabalhar na rua limpando faixas de fogo em caso de ataques com bombas incendiárias. Todas estavam em campo aberto quando o Enola Gay deixou cair a sua pesada carga. A 6 de agosto a população de Hiroshima recorda as vítimas e os sobreviventes da queda da bomba nuclear. Os sinos da cidade tocam às 8h15 e a população faz silêncio em memória das vítimas. Também são lançados pombos, símbolos da paz, e são contados relatos de sobreviventes, entre outras iniciativas. Representantes de vários países fazem parte da cerimónia anual. 

- Na 4ª feira dia 9 de agosto ocorre o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Este dia tem o objetivo de promover e proteger os direitos das populações indígenas espalhadas por todo o mundo. É também um agradecimento aos povos indígenas pelo contributo para a proteção ambiental e um convite à participação da população em ações educacionais, na divulgação da data e das culturas indígenas. Muitas vezes marginalizados, os povos indígenas encontram neste dia uma oportunidade de serem ouvidos e de fazerem valer seus direitos. Pobreza, violência e discriminação marcam a vida de povos indígenas de todo o mundo. Segundo relatórios da ONU, estes povos estão 600 vezes mais vulneráveis à tuberculose e a sua esperança de vida é 20 anos inferior a dos povos não indígenas, além do que é deles a fatia que corresponde a 15% das pessoas mais pobres do mundo.  Estima-se que existem cerca de 400 milhões de pessoas indígenas no mundo, distribuídas por 70 países.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar