Avisos da Semana: 4 a 11 de Fevereiro de 2024

04-02-2024 00:15

Avisos da Semana

Semana de 4 a 11 de Fevereiro de 2024

01. Haverá esta semana a eucaristia na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), nesta 2ª Feira dia 5 de fevereiro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

02. Vai haver reunião da Equipa do Clero Arciprestal de Estarreja/Murtosa, na 6ª Feira dia 9 de fevereiro, na Murtosa, desde as 9.30 horas até ao início da tarde.

03. Celebramos no próximo Domingo dia 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente - festa de Nª Sª de Lurdes. «’Não é conveniente que o homem esteja só’ (Gn 2, 18) - Cuidar do doente, cuidando das relações», é este o trecho do Génesis que se apresenta como tema da mensagem do Papa Francisco para este 32º Dia Mundial do Doente. Esperamos, mais adiante para a época da primavera, poder fazer a visita a doentes e organizar uma celebração, bem como um encontro-convívio com os enfermos e idosos da nossa comunidade –a aproximação aos mais doentes e frágeis das nossas comunidades é uma prioridade. Rezamos de forma especial pelos nossos enfermos e seus cuidadores.

04. Encontram-se abertas as inscrições para a preparação daqueles que irão casar ao longo deste ano de 2024 - os encontros do Curso de Preparação para Noivos. O curso irá decorrer a entre 15 e 17 de março no Centro Paroquial de Avanca. Nesta altura do ano a nossa paróquia de Avanca, não mais que uma vez apenas, vai promover estes encontros para os noivos e dado que nos concelhos de Estarreja e Murtosa não irá haver outros encontros deste género, tornando-se necessária a inscrição na Secretaria Paroquial, de forma a organizar os trabalhos.

05. Vai haver um Convivo Fraterno nos dias 10 a 12 de fevereiro em Eirol. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá fazê-lo junto da Secretaria Paroquial, junto do Padres da paróquia. O local de encerramento deste convívio será oportunamente divulgado.

06. Há reunião esta semana da Equipa Coordenadora da Catequese Paroquial, esta 6ª Feira dia 9 de fevereiro, no Centro Paroquial às 21 horas [nove da noite].

07. Também como acontece todos os anos, a paróquia disponibiliza às famílias alguma ajuda para a vivência do tempo da Quaresma, sendo que temos disponíveis a 1,50 euro os livrinhos de apoio à oração familiar para este Tempo de Quaresma. Aproveitemos.

08. A Peregrinação do nosso arciprestado de Estarreja-Murtosa à nossa catedral de Aveiro neste ano jubilar é no dia 25 de fevereiro. Há várias maneiras de se ir para Aveiro nesse dia, sendo as principais, o transporte particular ou então de comboio. Porque tem de se saber com tempo quem vai de comboio, marcou-se o prazo até ao próximo sábado dia 3 de fevereiro, pois o facto de se ir em grupo torna os bilhetes mais baratos. Está previsto que a inscrição seja de 1 euro, porque assim, quem se inscrever, vai receber um cachecol azul. Quem já tiver decidido ir e como vai na Peregrinação, já se pode inscrever no final das missas ou na Secretaria paroquial até 9 de fevereiro.

09. No próximo Sábado, dia 10 de fevereiro (do fim de semana “gordo”), não haverá catequese paroquial de grupos, devido à interrupção das atividades de catequese motivadas pelo tempo de Carnaval. Esta interrupção decorrerá também na semana de Carnaval. Entre o Sábado 10 de fevereiro e a 6ª feira 16 de fevereiro (inclusive) para todos os grupos da catequese paroquial não haverá trabalhos em grupo da catequese. As atividades dos grupos da catequese serão depois retomadas no Sábado dia 17 de fevereiro. Procuremos sim, entrar todos no tempo da Quaresma, participando em 4ª Feira de cinzas (dia 22 de fevereiro), cuja celebração da Igreja Matriz que será às 19.30 horas [sete e meia da noite].

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Águeda, virgem e mártir [na 2feira – 5 de fevereiro]; Santos Paulo Miki e Companheiros, mártires [na 3ª feira – 6 de fevereiro]; Festa das Cinco Chagas do Senhor [na 4ª feira – 7 de fevereiro]; S. Jerónimo Emiliano e S. Josefina Bakhita, virgem [na 5ª feira – 8 de fevereiro]; S. Escolástica, virgem [Sábado – 10 de fevereiro]; Nª Sª de Lurdes – [Domingo – 11 de fevereiro]

- lembrança: Na 1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS de fevereiro, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembram-se as intenções do Santo Padre deste mês de fevereiro: PELOS DOENTES TERMINAIS. Rezamos para que os doentes na fase terminal das suas vidas, e as suas famílias, recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano.

- Na 3ª feira dia 6 de fevereiro ocorre o Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina. O objetivo da data é combater a mutilação genital feminina, uma prática que afeta cerca de 8 mil mulheres por dia, e que é uma clara violação dos direitos humanos. A mutilação genital feminina ocorre em observação de rituais regionais e resulta em sérios problemas e risco de morte. Ela é mais frequente em jovens até aos 15 anos, na África e no Médio Oriente. Estima-se que existem cerca de 140 milhões de mulheres e meninas, espalhadas por 29 países do mundo, a viver com alguma forma de mutilação genital feminina.

- Na 3ª feira dia 6 de fevereiro ocorre também o Dia Internacional da Internet Segura. Este dia tem como objetivo de promover a utilização segura da internet pelas pessoas, sobretudo pelas crianças, mais propícias a riscos nesta rede mundial de comunicação. A iniciativa junta organizações que desenvolvem a utilização consciente da Internet.

- No Domingo dia 11 de fevereiro ocorre o Dia Mundial do Doente. A data foi instituída a 11 de fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II. Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”. A efeméride, em memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes (França), é celebrada todos os anos pela Igreja Católica.

- No Domingo dia 11 de fevereiro ocorre também o Dia Mundial do Casamento. A efeméride acontece todos os anos no segundo domingo de fevereiro por excelência para comemorar o sentimento do amor, o maior sentimento do ser humano. Esta data é um dia de homenagem aos cônjuges e ao casamento como meio de fundação de uma família e de união da sociedade. O Dia Mundial do Casamento celebra tudo o que está envolvido com a união matrimonial, sendo o dia ideal para lembrar os votos de casamento, para pedir à ‘cara-metade’ em casamento, ou mesmo para casar.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar