Avisos da Semana: 4 a 11 de Junho de 2023

04-06-2023 14:17

Avisos da Semana

Semana de 4 a 11 de Junho de 2023

01. Neste Domingo, dia 4 de junho, vamos ter a Primeira Comunhão das nossas crianças. Irão juntar-se às 10.30 horas [dez e trinta da manhã], junto da Capela de Santo António, para se poder organizar o cortejo e ir a caminho da Igreja de forma à missa começar mesmo às 11 horas [onze da manhã].

02. Vai também celebrar-se neste Domingo de 4 de junho a “Festa do Senhor”, organizada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nª Senhora do Rosário, iniciando-se a missa solene da festa às 17 horas [cinco da tarde]. Depois da missa haverá a procissão eucarística em que irão também participar as crianças da Primeira Comunhão. O final da procissão, na Igreja, irá introduzir a celebração dedicada a Nª Senhora - de consagração das crianças e suas famílias à Virgem Maria. É claro que neste dia a missa da tarde é excecionalmente às 17 horas [cinco da tarde], pelo que não haverá a missa das 19 horas.

03. Haverá esta semana a eucaristia na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), nesta 2ª Feira dia 5 de junho, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

04. Nesta próxima 5ª feira dia 8 de junho, é feriado Santo de Guarda – o Dia de Corpo de Deus. As missas deste dia (5ª Feira) seguem o mesmo horário das de Domingo. No dia anterior, 4ª Feira à noite - dia 7 de junho, a missa vespertina (antecipada) na Igreja Matriz será às 20.30 horas [oito e meia da noite] como é habitual.

05. Irá haver Reunião de todos os Ministros Extraordinários da Comunhão, nesta 5ª feira dia 8 de junho – dia de Corpo de Deus, às 17 horas [cinco da tarde] no Centro Paroquial.

06. Já estão abertas, na Secretaria Paroquial, as matrículas para o 1º ano da catequese das crianças que entram este ano pela primeira vez na escola. Os encarregados de educação deverão fazer essa inscrição até finais de junho, de forma a ser organizado o grupo de catequese do 1º ano que irá iniciar o seu trabalho.

07. Os responsáveis dos Escuteiros do Agrupamento 402 de Avanca, pedem para avisar que estão abertas as inscrições para crianças e adolescentes que queiram integrar as atividades desenvolvidas pelo grupo de escuteiros. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial, de 2ª a 6ª feira no horário de atendimento.

08. Recordamos que se encontram abertas, nos estabelecimentos escolares de ensino, as matrículas para o próximo ano letivo. A esse propósito, e após um diálogo sincero e construtivo com os filhos, os encarregados de educação deverão fazer a opção para que os seus filhos possam frequentar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, pois trata-se de uma disciplina de grande interesse e reflexão sobre os aspetos importantes da vida e do sentido da existência; sobre os valores de uma sociedade mais justa e fraterna, na participação dos deveres e direitos cívicos, e também acerca dos fundamentos das opções e projetos de realização pessoal na construção da felicidade. Não há, da parte das escolas e estabelecimentos de ensino, alternativa do mesmo género e com a mesma importância em relação a essa disciplina. A não opção por Educação Moral e Religiosa católica nas matrículas significa tempo desocupado no horário, permitindo muitas vezes situações de inquietação e confusão na vida escolar de alguns alunos. É também nestas oportunidades de opção, que a família cristã dá testemunho da Fé e da escolha consciente procurando o melhor caminho da educação dos filhos. Existem à saída alguns desdobráveis que poderão acrescentar informações importantes.

09. Neste mês estão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 % (meio por cento) dos seus impostos - que terá fins sociais. Visto 0,5 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respectiva cruzinha em "IPSS" é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 11, sobre a consignação de 0,5 % do IRS), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Bonifácio, bispo e mártir [na 2ª feira – 5 de junho]; S. Norberto, bispo [na 3ª feira – 6 de maio]; solenidade SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO [na 5ª feira – 8 de junho]; S. Efrém, diácono e doutor da Igreja [na 6ª feira – 9 de junho]; S. Anjo da Guarda de Portugal [no sábado– 10 de junho]; , Solenidade da Ss.ma Trindade [no domingo – 4 de junho].

- Lembramos também que este ano de 2023, concretamente no dia 25 de junho, o Padre Passionista Nuno Almeida celebra o seu jubileu de 25 anos de sacerdócio. Entre outras atividades, ele vai presidir à missa em Válega nesse dia às 9.30 horas e depois na nossa comunidade, na Igreja Matriz de Avanca, também nesse dia 25 de junho às 11 horas. Nesse domingo, depois dessa eucaristia celebrativa em Avanca, haverá um almoço/convívio na Senhora de Entre¬Águas em que vão estar diversas pessoas, de várias freguesias e que tenham adquirido o ingresso para este almoço. Entretanto dia 24 de junho de 2023 à noite, no Auditório do Centro Paroquial de Avanca decorre um Concerto Solidário de angariação de fundos, interpretado pelo ‘Vozes de S. Gabriel’ e ‘Compassos de S. Gabriel – Escola de Música’ de Santa Maria da Feira, revertendo a recolha dos ingressos para a obra social em Angola ‘Sopas Nutritivas’projeto dinamizado pelo Pe. Nuno Almeida; os bilhetes para este concerto podem ser adquiridos no Secretaria Paroquial.

- Nesta 2ª feira dia 5 de junho ocorre o Dia Mundial do Ambiente. É uma lembrança anual que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente. A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972. Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente em mais de 100 países, com variadas atividades programadas em função desse tema. Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas. Nas escolas esta data assume especial importância, com a chamada de atenção para a preservação do meio ambiente junto das crianças.

- Nesta 5ª feira dia 8 de junho ocorre o Dia Mundial dos Oceanos. A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992. Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial. A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera é um dos vários factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos. Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos. Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.

- No próximo Sábado dia 10 de junho ocorre o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal. Este é o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional. Pela sua importância, é um dos feriados civis que não foram eliminados pelo Governo. Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses". Após a revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar